Mitos e Verdades sobre os leitores [Parte 1]

18 de fevereiro de 2021

Oi, gente! Hoje eu vou começar um quadro novo aqui, Mitos e Verdades sobre os leitores.⁣
A ideia surgiu quando vi um vídeo de uma moça da área do marketing falando sobre perfis literários. Ela queria dar algumas dicas para produzir conteúdo, mas acabou caindo em um dos grandes mitos sobre os leitores. A moça em questão fez uma pergunta, queria saber o que os leitores costumam procurar na internet e a resposta foi algo parecido com "essas pessoas que gostam de ler gostam muito de português".⁣
Quem nunca surpreendeu alguém ao dizer que não conhece um autor? Qual leitor nunca foi abordado por amigos ou familiares para falar o significado de uma palavra só porque lê muito?⁣
Então eu reuni algumas dessas situações sobre leitores para falar se são verdade ou mentira, continuem lendo e vejam as primeiras cinco situações que separei! Fiz algumas imagens, vocês podem usar desde que não retirem a marca do blog (@bemcomaleitura).
1- Para ser um bom leitor precisa ler livro clássico.
MITO. Não tem essa de bom ou mau leitor, é não é por não se interessar que clássicos que uma pessoa é menos leitora que a outra. Toda leitura é válida!
2- Quem gosta de ler gosta de português.
MITO. Sim, muitos leitores gostam de português e até fazem Letras, mas não é unanimidade. Nem todos que gostam de ler curtem português e isso não é problema algum. Dá para ser leitor e gostar de matemática, física, biologia...
3. Leitor não gosta de ser interrompido.
VERDADE. Mas não quer dizer que ninguém possa falar com a gente enquanto estamos lendo, fazemos uma pausa, damos atenção e depois voltamos para a leitura. Não fique com medo de interromper uma pessoa lendo, mas use o bom senso de não atrapalhar a leitura por besteira. 
4- Se é leitor é muito inteligente.
MITO. Sim, a leitura expande o vocabulário, ajuda a melhorar a memória e muitos outros benefícios, mas leitores não são dicionários ambulantes e nem conhecem todas as normas do português. Então não se surpreenda se perguntar o significado de uma palavra e a pessoa não souber.
5- Leitores conhecem todos os autores.
MITO. Muitas vezes as pessoas se surpreendem quando um leitor não conhece um determinado autor ou livro, não tem como conhecer todos, seria como dizer que alguém conhece todos os atores pelo mundo. Seria preciso ter uma enciclopédia no lugar do cérebro para termos todo esse conhecimento.

Espero que vocês tenham gostado do novo quadro! 

Me mandem sugestões para os próximos posts, é só enviar um e-mail para beatrizandraderj@gmail.com e colocar no assunto "Mitos e verdades sobre os leitores". Vou adorar contar com a ajuda de vocês. 

Beijos e até a próxima!

Um comentário:

  1. Olá Beatriz,
    Adorei esse novo quadro e adianto que só li verdades nas suas respostas. É bem irritante quando nos questionam algo como se fossemos os sabedores da razão, só por gostar de ler. Uma das coisas que cansei de ouvir (e acredito que quase todo leitor também já passou) é me perguntarem porque estava no curso de engenharia, que deveria era fazer direito. Era de me fazer morrer de raiva.

    Beijo!
    www.amorpelaspaginas.com

    ResponderExcluir