[Resenha] Sangue na Neve

23 de fevereiro de 2021

Título: Sangue na Neve
Autor: Lisa Gardner
Editora: Novo Conceito
Páginas: 479
Ano: 2013
*Leitura espontânea através do Kindle Unlimited 
Sinopse: A policial Tessa Leoni matou seu marido, Brian Darby, em legítima defesa. A arma do crime está à vista de todos e os hematomas no corpo de Tessa confirmam a ocorrência. A policial também não fez questão de fugir, ou de arrumar qualquer justificativa para explicar aquele corpo estendido no chão da cozinha, portanto, aparentemente, o que a investigadora D.D.Warren tem à sua frente é o desfecho de uma briga doméstica. Um caso simples.

No entanto, ao abrir o inquérito, D. D. terá uma surpresa: este não é o primeiro homicídio de Tessa Leoni e — afinal — onde está a filhinha de seis anos da policial? Será que a policial Leoni realmente atirou em seu marido para matá-lo? Uma mãe seria capaz de prejudicar intencionalmente sua filha?

D. D. Warren, a experiente detetive que acredita que desvendar um caso é como mergulhar na vida do criminoso, enfrentará mais uma investigação que a levará a uma busca frenética por uma criança desaparecida enquanto tenta encaixar as peças de um mistério familiar que a levará a quebrar os muros do corporativismo policial.

Resenha
Tessa Leoni é uma policial que acabou de matar o marido e alega ter sido legítima defesa, toda a cena do crime condiz com seu depoimento, está tudo certinho demais. Ela chegou em casa do trabalho no domingo pela manhã e foi agredia pelo marido, então precisou atirar nele para se defender. Ela apresenta hematomas e lesões bem sérias, claramente foi agredida e se não tivesse matado primeiro teria sido morta. Ela também tem um histórico de lesões não explicadas que podem ter sido provocadas pelo marido, o que só corrobora a sua afirmação de ser vítima de violência doméstica.

Mas a investigadora D.D.Warren não acredita nem um pouco no depoimento de Tessa e começa a procurar falhas... e as encontra. Além disso, a filha da policial está desaparecida. Sophie tem apenas seis anos e Tessa diz que não tem ideia de onde a filha possa estar, não sabe se Brian (seu marido) fez alguma coisa com ela, não sabe quem possa tê-la levado. E é justamente em relação à criança que D. D. mais tem dúvidas, a investigadora acredita que a policial possa ter arquitetado um plano perverso, acredita que ela matou o marido e a filha de maneira premeditada e que toda essa história é uma encenação. Mas por quê?
Tessa tem um passado misterioso, Brian não foi a primeira pessoa que ela matou. Durante a investigação D.D. descobre que na adolescência a policial atirou no irmão da sua melhor amiga e também alegou ter sido legítima defesa, segundo o depoimento, o irmão tentou violentá-la e o caso foi encerrado. Seria muita coincidência que a história se repetisse. E dessa vez tem um diferencial, Tessa é uma policial treinada, que estava em posse de seu cinturão onde poderia ter escolhido outras ferramentas de trabalho para neutralizar o ataque de Brian.

Enquanto tenta descobrir o que, de fato, aconteceu na casa da policial para que o marido dela acabasse morto a investigadora procura por Sophie desesperadamente. Toda a equipe se mobiliza para procurar a criança, um alerta âmbar é acionado e toda a mídia está falando sobre o desaparecimento. Quando mais os dias se passam mais as chances dela ser encontrada viva diminuem. É uma corrida contra o tempo e Tessa não faz nada para ajudar as buscas.
Brian estava agindo de maneira estranha nas últimas semanas, começou a frequentar uma academia e queria ganhar músculos, para a personal ele disse que queria apenas proteger a mulher e a filha (na verdade, enteada), mas a história vai ficando cada vez mais questionável à medida que a investigação avança. Ele estaria tendo problemas pessoais e Tessa não fala nada a respeito, a situação financeira do casal também apresenta problemas. Se a policial falasse a verdade, D. D. poderia poupar o precioso tempo que tem para intensificar a busca por Sophie, mas Tessa só dificulta as coisas. Tem alguma coisa acontecendo para que ela precise atrasar a investigação e isso irrita D.D.

E as coisas só pioram quando a polícia descobre algumas incoerências no depoimento de Tessa, D.D. tenta contestá-la, mas a policial não faz nada a não ser aceitar calada e implorar para que a investigadora encontre a sua filha. Tessa não se defende quando as acusações são feitas em relação ao assassinato de seu marido, não se defende quando o seu depoimento é invalidado, não se defende mesmo sabendo que vai para a cadeia se não contar a verdade... mas se defende ao falar que não matou a filha e está desesperada para que Sophie seja encontrada. O que terá acontecido naquela casa?  Uma investigação difícil, que pode ter um final ainda mais trágico.

Minha impressão

Sangue na Neve foi o livro escolhido para a leitura coletiva de fevereiro do meu clube de leitura (Um thriller com a Bia) e eu gostei muito da experiência dessa nossa primeira LC juntos, a gente surtou junto lá no grupo, criamos teorias, tentamos entender e vimos que as pessoas têm opiniões bem diferentes sobre um mesmo livro e isso é muito legal! Eu gostei demais do livro e precisei me controlar muito para seguir o cronograma, mas depois do primeiro debate eu não simplesmente não consegui mais parar de ler e terminei a leitura antes do prazo.

A premissa do livro é muito instigante! Uma policial que mata o seu marido e que tem uma filha desaparecida. Tessa alega ter matado Brian em legítima defesa, mas sua história é muito inconsistente e apresenta diversos pontos de falha. E a investigadora D.D. Warren não acredita em Tessa nem por um segundo, então vai fazer de tudo para desmascará-la. Mas o foco da investigação é encontrar a pequena Sophie que ninguém sabe se está viva ou morta. Tessa poderia ter matado a filha ou poderia ter matado Brian por ele ter feito algo com a sua filha.

A autora intercala a narração entre a policial (nesse caso, a suspeita) e a investigadora. Então vemos a investigação avançar e acompanhamos D.D. nas suas descobertas, mas ao mesmo tempo nós temos a versão de Tessa e ficamos divididos. A única coisa que se sabe é que a história não aconteceu como Tessa contou para a polícia. Ela está mentindo e só vamos descobrindo os motivos aos poucos. Nada é o que parece!

Sangue na Neve é o segundo livro da autora que leio, eu já tinha gostado do outro (Bem Atrás de Você), mas eu gostei ainda mais desse e quero muito ler mais livros dela. Foi uma leitura que me deixou apreensiva, eu não sabia o que tinha acontecido com Sophie e isso deixava a situação cada vez mais tensa. O final fica um pouco previsível depois que algumas coisas começam a ser reveladas, mas nada que tire o brilho da obra, pelo contrário, gostei da maneira como a autora conduziu a trama.

Quem  gosta de livros do gênero e quiser participar do meu clube de leitura é só clicar no link da bio. E quem quer começar a ler o gênero, vem também que vai ser legal! 

Minha nota para o livro

Nenhum comentário:

Postar um comentário