[Resenha] Os Amadores

24 de setembro de 2020

Título: Os Amadores (Livro #1)
Autor: Sara Shepard
Editora: Rocco Jovens Leitores
Páginas: 320
Ano: 2020
Clique aqui para comprar pela Amazon e ajude o blog
*Cortesia da editora
Sinopse: Há cinco anos, a estudante do ensino médio Helena Kelly desapareceu do quintal de sua casa em Dexby, Connecticut. Ninguém nunca ouviu falar dela, e sua família ficou sem respostas sobre quem sequestrou e matou Helena ou o porquê. Quando Seneca Frazier, de dezoito anos, vê uma postagem desesperada no site Caso Não Encerrado, ela sabe que é hora de mudar isso. Afinal, o desaparecimento de Helena é o motivo de ela ter ficado obcecada por casos não resolvidos e estar nesse site.
Determinada a desvendar o mistério, ela resolve passar o recesso de primavera em Connecticut trabalhando no caso junto com Maddy Wright, sua principal conexão do site Caso Não Encerrado. Mas desde o momento em que ela sai do trem, tudo começa a dar errado. Maddy não é quem ela esperava que fosse, e Aerin, a irmã de Helena, parece não querer nenhuma ajuda.
Além disso, Seneca tem um segredo que pode colocar em cheque toda a investigação. Junto com outro usuário do site, Brett, eles vão descobrindo aos poucos os segredos que Helena mantinha até as semanas que antecederam seu desaparecimento. Mas o assassino está por perto... e está determinado a manter esse caso sem solução.
O primeiro livro da série, surpreendente e assustador, Os amadores vai te deixar sem fôlego, esperando pela próxima história!"
Resenha
Cinco anos se passaram desde que Helena Kelly sumiu no quintal de sua casa, ela estava fazendo um boneco de neve com a irmã mais nova quando simplesmente sumiu, a polícia nunca conseguiu encerrar o caso e alguns anos depois do desaparecimento a Helena foi encontrada morta. Sua morte foi violenta e os ossos de sua pélvis tinham muitos traumas. Ninguém foi preso. Aerin, a irmã de Helena, não aceita que o caso nunca tenha sido resolvido e quer continuar investigando, para isso, vai pedir a ajuda de especialistas, ela chama o pessoal do Caso Não Encerrado.

Caso Não Encerrado é um site no qual amadores investigam casos em que a polícia não tenha chegado a uma conclusão e na maioria das vezes eles têm sucesso na resolução, o que aumenta a credibilidade o grupo. Aerin deixou uma mensagem desesperada lá no site e não sabia ao certo o que esperar, ela não acreditava que alguém iria querer investigar um caso já tão antigo e que foi coberto pela mídia com tamanha intensidade, mas alguns membros querem ajudá-la e vão tentar solucionar o caso.

Quando Aerin pesquisou sobre o Caso Não Encerrado ela não imaginava que as mentes por trás dele fossem só alguns jovens que estão em idade de entrar na faculdade ainda, ela pensava que seriam pessoas bem mais velhas, bem mais experientes. Então quando ela foi procurada por três usuários do site e viu quão jovens eles são ela se surpreendeu, em um primeiro momento não quis dar continuidade à investigação, mas pensando melhor entende que mal não vai fazer e aceita a ajuda. Começa, então, uma busca intensa pela verdade e enquanto eles investigam o desaparecimento e assassinato de Helena ao mesmo tempo vão desvendar alguns segredos dentro do próprio grupo.

Seneca tem só dezoito anos e é uma usuária assídua do site, ela gosta muito investigação, só que prefere manter a identidade em segredo. Ela é bem reservada. Seneca quase não tem amigos, mas um outro nome dos mais frequentes do site é Maddy, Seneca começou a conversar com Maddy nos fóruns e logo estavam trocando mensagens de  e-mail, tendo conversas íntimas e sem relação com os casos investigados. Maddy também é de Dexby, local do desaparecimento de Helena, e quando Aerin pede ajuda, Seneca tem a ideia de ir passar alguns dias com Maddy.

Assim que Seneca chega em Dexby ela começa a ter alguns problemas, o primeiro é Maddy que não é exatamente quem Seneca achou que fosse. Além do mais, Aerin não foi muito amigável quando eles a procuraram para oferecer ajuda. Eles deixam as diferenças de lado e se concentram no caso, é um grupo muito bom, ainda que eles sejam só amadores cada um dos membros dessa equipe contribui de alguma forma para que eles se aproximem da verdade.

Tudo o que envolve o desaparecimento de Helena é um completo mistério e conforme eles investigam vão descobrindo que ela tinha seus segredos. Alguns suspeitos surgem, novas pistas aparecem. Eles estão no caminho certo e isso está irritando alguém que quer deixar as coisas como estão, sem solução. Situações de risco acontecem, eles correm perigo, mas não vão desistir. Helena merece que seu assassino seja preso. E para a família dela, depois de tantos anos sem respostas, será que mexer com tudo isso de novo vai trazer algum conforto no final ou vai reabrir as feridas?
Minha impressão

Quando eu eu li a sinopse de Os Amadores já fiquei completamente curiosa com a leitura, eu gosto muito de livros investigativos e a premissa desse me pareceu ser muito instigante, e de fato é. Os Amadores é um livro com um suspense que dura por toda a trama, mas que tem um lado investigativo mais juvenil, quando comecei a ler eu me lembrei de Scooby-Doo e até tem um referência aos personagens da série, mas no decorrer da leitura percebi que é bem diferente.

Temos um grupo de jovens amadores que investigam casos nos quais a polícia não chegou a uma solução, eles são membros do site Caso Não Encerrado. Três usuários do site vão investigar o caso de Helena Kelly a pedido da irmã mais nova dela. Helena desapareceu há cinco anos e teve uma grande comoção na mídia, mas alguns anos depois ela foi encontrada morta e o caso jamais foi solucionado. Os amadores cobrem todas as pistas já investigadas pela polícia, mas também fazem novas descobertas e vão chegando cada vez mais perto da verdade.

Não se engane, não é um livro bobo para adolescente! Embora os personagens sejam jovens, as situações que eles enfrentam são bem tensas. Alguém não quer que esse caso seja solucionado e vai fazer de tudo para impedir que esse grupo consiga chegar ao final da investigação. Eles não se deixam intimidar, ficam com medo, claro, mas continuam e incomodam quem está por trás do crime. O que aconteceu com a Helen foi muito cruel e esse assassino ainda está solto e muito, muito mais perto do que todos imaginam.

O final me deixou chocada! Eu não esperava que o assassino fosse quem é e fiquei realmente muito surpresa. Eu tinha até pensando nesse personagem, mas descartei a hipótese tão rapidamente que fiquei me sentindo uma boba quando sua identidade foi revelada. E o epílogo traz um gancho para o próximo volume que me deixou angustiada com o que pode acontecer e já quero ler!

Minha nota para o livro



Nenhum comentário:

Postar um comentário