[Resenha] O Filho de Netuno

30 de outubro de 2019

Título: O Filho de Netuno (Livro #2)
Autor: Rick Riordan
Editora: Intrínseca
Páginas: 432
Ano: 2012
Adicione ao Skoob
*Acervo pessoal
Sinopse: A vida de Percy Jackson é assim mesmo: uma grande bagunça de deuses e monstros que, na maioria das vezes, acaba em problemas. Filho de Poseidon, o deus do mar, um belo dia ele acorda de um longo sono e não sabe muito mais do que o seu próprio nome. Mesmo quando a loba Lupa lhe conta que ele é um semideus e o treina para lutar usando a caneta/espada que carrega no bolso, sua mente continua nebulosa. De alguma forma, Percy consegue chegar a um acampamento de semideuses, mas o lugar não o ajuda a recobrar qualquer lembrança. A única coisa que consegue recordar é outro nome: Annabeth.
Com seus novos amigos, Hazel e Frank, Percy descobre que o deus da morte, Tânatos, está aprisionado e que Gaia pretende reunir um exército de gigantes para dominar o mundo e reescrever as regras da vida e da morte. Juntos, os três embarcam em uma missão aparentemente impossível rumo ao Alasca, uma terra além do controle dos deuses, para cumprir seus papéis na misteriosa Profecia dos Sete. Se falharem, as consequências, é claro, serão desastrosas.

Não contém spoiler dos volumes anteriores
Conheça os outros livros da série Os Heróis do Olimpo, clique aqui
Resenha
Percy Jackson não se lembra de nada! Bem quase nada, ele tem algumas memórias aleatórias, mas nada que possa ajudá-lo a saber quem ele é ou de onde vem, Percy está completamente perdido.  Ele passou um longo período de sono e ao acordar a sua memória havia se perdido. O jovem semideus foi encontrado pela loba Lupa que lhe deu um pouco de treinamento, mas nenhuma informação sobre o seu passado que continua um mistério.

De uns dias para cá, Percy vem fugindo de monstros que não consegue matar e duvida de quanto tempo mais conseguirá fugir, então ele encontra uma senhora pelo caminho necessitando de ajuda. Ela é, na verdade, uma deusa disfarçada para testar Percy.  Ao ajudar a deusa, Percy acaba em um acampamento de semideuses gregos chamado Acampamento Júpiter, estão todos preocupados com os últimos acontecimentos por lá e a chegada de Percy pode deixá-los ainda mais confusos e temerosos.

A Águia do acampamento está perdida e com isso ele está mais vulnerável, monstros vêm atacando com mais freqüência e o acampamento vai ficando mais enfraquecido. Além disso, há algo de errado com a morte, alguns morrem e outros não, o que deixa as batalhas mais perigosas e cansativas. Quando Percy chega ao acampamento sem saber quem é ele traz à tona uma antiga profecia sobre as Portas da Morte. O jovem semideus ainda não sabe, mas ele tem um papel fundamental nessa profecia e precisará da ajuda de seus novos amigos para cumprir.

Hazel é a filha de Plutão, ela deveria estar morta. Seu passado esconde muitos segredos e ela não quer que eles sejam revelados, mas para salvar o mundo e ajudar os seus amigos ela vai precisar confiar neles. Hazel recebeu uma segunda chance e dessa vez vai fazer de tudo para que tudo fique bem, só que muitas coisas acontecem para atrapalhar seus planos e ela pode não conseguir cumprir com o seu dever. Quando Percy chega, Hazel vê nele a esperança para quebrar a sua maldição. Há muitos anos, Plutão contou que um dia um filho de Netuno apareceria para acabar com a maldição, Percy parece ser o rapaz da sua profecia.

Frank está abrigado no acampamento, porém seu pai ainda não o reclamou. Ele é um jovem desastrado e tem algumas habilidades específicas, mas nada que dê alguma pista de qual deus ele é filho. A família de Frank tem origens muito antigas, ele é descendente de deuses poderosos e por esse motivo ele possui um dom muito especial, Frank não sabe ainda qual é o seu dom ou a dimensão do seu poder, mas saberá no momento certo.

Percy Jackson, Hazel e Frank vão embarcar juntos em uma jornada perigosa e cheia de percalços, eles precisarão se unir para vencer os obstáculos que surgirão pelo caminho. Tânatos está aprisionado, Gaia planeja reunir os gigantes e começar uma guerra para destruir o Olimpo, o destino do mundo está nas mãos desses três jovens semideuses.
Minha impressão
O volume anterior – O Herói Perdido – terminou de uma maneira que me deixou bem ansiosa para ler esse, então comecei a leitura cheia de expectativas, não me decepcionei e fiquei ainda mais curiosa para ver o que vem pela frente. O final deste volume é em um momento aguardado desde o primeiro livro e a maldade do autor foi tanta que ele deixou isso para acontecer no próximo livro (assim espero!).

Gostei bastante de poder acompanhar a narrativa com Percy Jackson e seus amigos, assim como Jason (livro um) ele também acordou sem memória e foi parar em um acampamento para semideuses, mas no caso de Percy ele acordou em um acampamento romano. Há séculos, gregos e romanos têm um histórico de rivalidade. Os deuses, embora sejam os mesmos, têm personalidades totalmente distintas quando passam de gregos para romanos e Percy vai entender essas diferenças ao longo de sua estadia no Acampamento Júpiter.

Há uma ligação entre Jason e Percy Jackon que é revelada no volume anterior e nesse livro nós podemos entendê-la melhor. Cada um dos dois semideuses tem a sua missão e há muitos mistérios que os cercam, há uma antiga profecia sobre as Portas da Morte que pode destruir ou salvar o mundo.

Hazel e Frank foram personagens que me conquistaram, simpatizei com Hazel desde o começo, mas foi o Frank que mais me agradou, ele é desajeitado e se sente inferior, mas não sabe o quanto é poderoso e que tem um dom especial. Nesse livro eles dois formam um trio com o Percy e vão juntos enfrentar muitas dificuldades.

O Filho de Netuno é uma leitura que eu recomendo, ele traz mais sobre a mitologia romana dessa vez e eu gostei bastante, só demorei em me acostumar com os nomes dos deuses do grego para o romano, mas isso não atrapalhou a minha leitura.

Minha nota para o livro

10 comentários:

  1. Olá, confesso que nunca li nada do autor o que pretendo mudar assim que possível, adorei sua resenha e se tratando de mitologia acredito que irei amar a leitura!

    ResponderExcluir
  2. Excelente resenha, o blog é muito bem desenvolvido, super facil e pratico de mexer, achei muitos conteudos bacanas, tudo muito bom de ler, irei acompanha-lo todos os dias.

    Gostaria muito de um comentario seu em meu site, abraços!

    Meu site: Portal Sobre Jogos

    ResponderExcluir
  3. Olá Bea! quanto tempo! Bom ver que as coisas aqui andam a todo vapor! =D
    Menina estou louca para ler algo do Rick Riordan, até já comprei o livro "um Ladrão de raios" mas sempre deixo passar a leitura! Fico achando que vou me enrolar e acabar não entendendo nada... Mas aí venho e leio resenhas como a sua e a vontade volta todinha novamente! Acho que vou arriscar de vez!

    Um beijinho pra ti!

    ResponderExcluir
  4. Oiii Bia

    Nossa, li muito Rick Riordan, o Percy Jackson ainda é um dos meus personagens favoritos da vida, acho a escrita do Riordan uma delicia e as estórias sempre bem gostosinhas de se ler, mas sabe quando a gente vai perdendo o interesse com o tempo? Não sei se fiquei saturada, ou velhinha demais, ou sei lá, mais chata, mas ultimamente. ele já não chama minha atenção como antes. Ainda assim, quem sabe qualquer dia ainda volto a ler as séries que ainda não li dele e finalizar as que não terminei.

    Beijos

    www.derepentenoultimolivro.com

    ResponderExcluir
  5. Oi Beatriz, amei conferir sua opinião sobre esse livro e um pouquinho do que vai rolar com o Percy nesse volume, eu tenho muita vontade de ler os livros do autor mas ainda não consegui encaixá-los nas minhas leituras, espero conseguir fazer isso no ano que vem.

    ResponderExcluir
  6. Sempre fujo da leitura de Percy Jackson, mesmo sendo um livro tão diferente de coisas que ja li ate o momento. A trama deste volume parece ser muito boa e cheia de aventura para seus personagens.

    Silviane, blog Memento Mori• Siga no Instagram: @kzmirobooks

    ResponderExcluir
  7. Olá!
    Ah, eu amo demais esses livros da serie Heróis do Olimpo! Li faz algum tempo, quando eles estavam lançando. Depois de ler sua resenha eu fiquei ate com vontade de reler. E como você, eu adoro o Frank, mas (voce conheceu no anterior) o meu favorito dessa série é o Leo <3
    Vou acompanhar para saber o que achou dos demais, porque eu amo esses livros de verdade! hahahaha

    ResponderExcluir
  8. Oi Beatriz. Adorei seu post. Eu amo demais Percy Jackson. Sou daquelas que todos olham torto por amar mais PJ do que HP. hahahaha Esse livro é narrado de uma forma diferente e nos coloca em contato com um universo de possibilidades. Confesso que AMEI os 5 livros desse box. Não vejo a hora de terminar de ler todos os infanto-juvenis do Riordan pra poder reler PJ desde o início.
    Beijão

    Carol, do Coisas de Mineira

    ResponderExcluir
  9. Toda vez que eu vejo um livro com mapa já me atraio hauhauhauah
    faz tempo que não leio NADA desse autor e preciso muito retomar e finalizar essa série. Nem lembro pq parei, pois estava amando tanto. <3

    Sai da Minha Lente

    ResponderExcluir
  10. Olá, tudo bem? Já espero curtir demais a história, pois também terminei o primeiro querendo ler muito esse, e ainda não tive oportunidade. Adorei a sua resenha, que me deixou bem ansiosa do que posso esperar. Torço para curtir também!
    Beijos,
    http://diariasleituras.blogspot.com/

    ResponderExcluir