[Resenha] A Esperança

5 de novembro de 2019

Título: A Esperança
Autor: Suzanne Collins
Editora: Rocco Jovens Leitores
Páginas: 424
Ano: 2011
Adicione ao Skoob
*Cortesia da editora
SinopseDepois de sobreviver duas vezes à crueldade de uma arena projetada para destruí-la, Katniss acreditava que não precisaria mais lutar. Mas as regras do jogo mudaram: com a chegada dos rebeldes do lendário Distrito 13, enfim é possível organizar uma resistência. Começou a revolução. A coragem de Katniss nos jogos fez nascer a esperança em um país disposto a fazer de tudo para se livrar da opressão. E agora, contra a própria vontade, ela precisa assumir seu lugar como símbolo da causa rebelde. Ela precisa virar o Tordo. O sucesso da revolução dependerá de Katniss aceitar ou não essa responsabilidade. Será que vale a pena colocar sua família em risco novamente? Será que as vidas de Peeta e Gale serão os tributos exigidos nessa nova guerra? Acompanhe Katniss até o fim deste thriller, numa jornada ao lado mais obscuro da alma humana, em uma luta contra a opressão e a favor da esperança. Apenas um sobrevive. Best-seller da Veja, a trilogia Jogos Vorazes foi adaptada para o cinema e estrelada por Jennifer Lawrence.
Não Contém spoiler dos volumes anteriores
Leia as resenhas de todos livros da série, clique aqui
Resenha
O Massacre Quaternário não saiu como Katniss esperava, ela tinha tudo planejado e trabalhou incansavelmente para direcionar a situação, no entanto, Katniss não fazia ideia de que por trás dos Jogos havia um esquema muito maior no qual ela era o símbolo. Então seus planos vão por água abaixo e Katniss se depara com a rebelião em um nível sem volta, além de presenciar a fúria da Capital contra o Distrito 12 e conhecer novos aliados.
“Queimando. Ainda queimando, penso, entorpecida. As chamas nas minas de carvão soltam fumaça ao longe. Todavia, não sobrou ninguém para se importar com isso. Mais de noventa por cento da população do distrito está morta.”
Enquanto Katniss está ao lado da revolução, alguém de que ela gosta e se preocupa está em poder da Capital, aos poucos, essa pessoa perde o domínio da própria mente. A tortura intensa da Capital a transforma em puro ódio e a verdade lhe é roubada, no lugar, implantam lembranças modificadas tão fortes que são capazes de distorcer toda uma vida. Principalmente se as memórias envolverem a Katniss.
“—Não seja boba Katniss. Pense por você mesma. Eles transformaram você numa arma que pode ser instrumento da destruição da humanidade. Se você possui alguma influência real, use-a para frear essa coisa. Use-a para frear a guerra antes que seja tarde demais. Pergunte a si mesma: você realmente confia nas pessoas com quem está trabalhando? Você realmente sabe o que está acontecendo? E se você não sabe... descubra.”
A Capital ainda usa suas armas contra Katniss e tenta fazer com que ela ceda às chantagens para dar um fim ao levante, mas os distritos estão se unindo e a Capital está perdendo o controle, o que os faz atacar com ferocidade. Os rebeldes não deixam barato e a enfrentam. A guerra não pode mais parar. Para a população oprimida dos distritos, Katniss é o símbolo da rebelião, sua coragem e ousadia a transformaram no Tordo e eles precisam dela.

Mas Katniss se questiona até que ponto pode confiar nos líderes desse levante, quais são seus interesses reais na queda da Capital e seus planos para uma nova Panem. Para agir a favor da causa, Katniss precisa abrir mão de muita coisa e colocar, novamente, a sua família em perigo. Essa posição como Tordo lhe cobra um preço alto e Katniss não quer fazer parte disso, porém é preciso escolher um dos lados e o da Capital nunca foi uma opção.
Katniss está em um momento muito difícil de sua vida, ela não está bem psicologicamente nem fisicamente, os acontecimentos recentes a deixaram muito abalada, é só caos e destruição por todo lado, morte e sofrimento, dor e mais dor. Ainda assim, todos esperam que ela seja o rosto do levante, que esteja à frente, que mostre aos rebeldes que eles podem vencer e à Capital que a queda se aproxima.

O momento do grande confronto se aproxima, todos estão apreensivos e ao mesmo tempo ansiosos. É necessário ganhar, caso contrário a Capital transformará os Jogos Vorazes em algo muito pior (se é que isso é possível).
“O que eles querem é que eu assuma verdadeiramente o papel que designaram para mim. O símbolo da revolução. O Tordo. Não é o suficiente o que eu fiz no passado, desafiando a Capital nos Jogos, fornecendo um ponto de reorganização. Devo agora tornar-me a líder real, o rosto, a voz, o corpo da revolução. A pessoa com quem os distritos – a maioria dos quais estão agora abertamente em guerra com a Capital – podem contar para incendiar a trilha em direção à vitória.”
Minha impressão
Para mim, o melhor dos três livros! Os dois anteriores foram ótimos, mas o que Suzanne Collins fez nesse volume é algo que nos deixa perplexos com a maldade do ser humano e ao mesmo tempo maravilhados com a qualidade de sua obra.  Nesse volume temos mais ação, as batalhas são mais sangrentas, mas também temos um pouco mais de romance que nos anteriores e podemos ver a Katniss mais intimamente, todas as suas dúvidas e seus medos.

Katniss é ma personagem completa, ela é cheia de garra, luta para salvar aqueles que ela ama e para fazer o que acredita ser o certo. Katniss não deixa que lhe digam o que fazer, não abaixa a cabeça, há momentos certos para seguir ordens, mas se ir contra elas é o melhor a ser feito a Katniss não hesita. Uma das protagonistas mais fortes e corajosas que eu já vi.

Finalmente teremos o tão esperando confronto dos rebeldes com a Capital e com isso vamos descobrir que nem todos são confiáveis. Uma das cenas finais me partiu o coração, tudo o que Katniss fez foi para evitar isso e ver acontecendo foi triste, ainda mais nas circunstâncias em que aconteceu, e descobrir o culpado dá à Katniss a resposta para o que fazer a seguir.

As críticas socioeconômicas estão ainda mais presentes e é impossível ler e não parar para refletir sobre o assunto. A guerra em Panem é o resultado de uma tirania, a população dos distritos estava no limite com os Jogos Vorazes, com as humilhações constantes, as privações, a pobreza, a fome, o ato de rebeldia de Katniss na arena no primeiro livro só deu aos distritos a motivação que faltava para eles se levantarem contra a Capital.

Eu recomendo demais a leitura dessa trilogia, ela se tornou uma das minhas preferidas.

Minha nota para o livro

8 comentários:

  1. Oi Bea! Gente fui lendo sua resenhae lembrando do filme. Eu acha va que nunca leria esta obra. Daí aceitei a proposta do meu esposo e assitimos juntos. Como eu me arrependo. Kkk

    Mas ainda dá tempo não é!? Realmente esta última parte é sangrenta, mas a dose de romance compensa!

    Um beijinho pra ti!

    ResponderExcluir
  2. Eu quero dar chance pra essa série no próximo ano. Eu sou alguém que ficou muitos anos presa no mesmo nicho de leitura, e estou, depois dos 30 anos é que comecei a me deixar envolver com outros universos. E estou gostando!! Meus preferidos pra moderar minhas leituras pesadas são os infanto-juvenis. hahahaha
    Mas, voltando a seu post, eu fico muito empolgada quando leio uma resenha que fala tão bem de um livro e que no final atribui uma nota dessas.
    Abraços

    Carol, do Coisas de Mineira

    ResponderExcluir
  3. esse livro fecha a trilogia com chave de ouro, minha nossa! E pensar que eu comprei o box dos livros e eu tava de férias e li todos em 7 dias ahahahahaha
    Eu amo distopias e essa trilogia foi o meu primeiro contato com o genero, eu adorei a leitura e guardo com muito carinho até hoje!
    Fico muito feliz de saber que cê gostou do livro, me deixa de coração quentinho! <3

    ResponderExcluir
  4. Oi!

    Tudo bom?
    Então, embora tenha a trilogia ainda não li a mesma. Entretanto, assisti as adaptações cinematográficas e gostei do que vi. Esse é um livro que estou aguardando o momento certo para ler, mas assim como você concordo que a autora com certeza tem uma imaginação e escrita impressionantes, digo isso pq raramente (e muito raro mesmo) o cinema surpreende as palavras, então, se nas telas foi aquela maravilha acredito que o livro seja mil vezes melhor.

    Abraços!

    ResponderExcluir
  5. Oi, preciso encontrar tempo para ler essa trilogia logo. Bom saber que esse terceiro livro está mais eletrizante que os anteriores, a Katniss parece ser uma personagem maravilhosa.

    ResponderExcluir
  6. Comecei a ler o primeiro, mas a vida aconteceu e eu acabei deixando pra lá. Vou tentar nas férias porque eu tenho certeza que vou ler toda a trilogia assim. Espero que eu goste!

    ResponderExcluir
  7. O que mais me encanta nessa série são as críticas pinceladas nos livros, sabe? Muitos momentos paramos e avaliamos a sociedade na qual vivemos e fazemos esse comparativo. Acho incrível! De todos, o meu preferido ainda é "em chamas". Fico feliz que tenha curtido essa saga <3

    Beijos,
    Blog PS Amo Leitura

    ResponderExcluir
  8. Pra mim Katniss é uma das personagens mais fortes e icônicas da literatura juvenil mais recente, não atoa os filmes bombaram com uma personagem feminina no poder, lutando e sendo guerreira de modo nada esperado nas telas, lembro que na época do bum desses livros foi lendo resenhas desse terceiro que me senti com vontade de ler a obra.

    ResponderExcluir