[Resenha] A Padaria dos Finais Felizes

23 de outubro de 2019

Título: A Padaria dos Finais Felizes
Autor: Jenny Colgan
Editora: Arqueiro
Páginas: 336
Ano: 2019
Adicione ao Skoob
*Cortesia da editora
Sinopse: Olá! Aqui estou eu de novo para contar a você sobre a história deste livro. Ela é bem simples: Polly abre uma padaria!
Mas, para mim, o verdadeiro tema do livro é a coragem. É sobre continuar lutando quando tudo está contra você. Sobre se atrever a cair fora de uma competição. Sobre o prazer de fazer as coisas com as próprias mãos e compartilhar com os amigos e vizinhos. Sobre como uma simples ação criativa com um toque de farinha e fermento pode produzir algo mágico.
Também é sobre como as coisas simples podem nos trazer alegria. As estações do ano, o mar, trabalhar duro... tudo isso pode fazer a gente feliz, mesmo quando a vida tenta com toda a força nos colocar pra baixo. Além disso, há um monte de piadas idiotas sobre papagaios-do-mar. Provavelmente em excesso. Fiquei muito apegada àquele pássaro.
Espero que você goste.
Beijos,
Jenny
Um balneário tranquilo, uma loja abandonada, um apartamento pequeno. É isso que espera Polly Waterford quando ela chega à Cornualha, na Inglaterra, fugindo de um relacionamento tóxico.
Para manter os pensamentos longe dos problemas, Polly se dedica a seu passatempo favorito: fazer pão. Enquanto amassa, estica e esmurra a massa, extravasa todas as emoções e prepara fornadas cada vez mais gostosas.
Assim, o hobby se transforma em paixão e logo ela começa a operar sua magia usando frutos secos, sementes, chocolate e o mel local, cortesia de um lindo e charmoso apicultor.
A Padaria dos Finais Felizes é a emocionante e bem-humorada história de uma mulher que aprende que tanto a felicidade quanto um delicioso pão quentinho podem ser encontrados em qualquer lugar.
Conheça os outros livros da coleção Romances de Hoje, clique aqui
Resenha
Durante muitos anos Polly viveu presa a um casamento que lhe fazia mal, Chris, seu marido, se tornou uma pessoa amargurada com a vida e descontava em Polly as suas frustrações. No começo eles eram um casal apaixonado e um apoiava o outro, então eles abriram uma empresa que estava indo bem, até começar a despencar financeiramente e eles precisarem abrir falência.O Casamento deles começou a afundar, qualquer sugestão que Polly dava era ignorada por Chris, ele não fazia nada para mudar, só ficava se lamentando e se sentindo culpado.

Polly e Chris decidiram se separar por um tempo, mas ambos sabiam que o divórcio era inevitável. Ele foi morar com a mãe, ela pegou o pouco de dinheiro que tinha e procurou um cantinho para alugar, mas nas suas condições só conseguiu encontrar um apartamento caindo aos pedaços em uma cidadezinha completamente afastada de tudo e de todos cujo acesso só era possível através de uma ponte móvel. Como não podia escolher muito, Polly pegou as suas coisas e se mudou.
Ao chegar à Cornualha, Polly não tinha ideia do quando a sua vida mudaria dali em diante, o que começou como um escape logo se tornaria a sua paixão. O apartamento velho precisava de muita reforma e aos poucos Polly foi dando ao lugar ares de uma casa de verdade, as pessoas da região se mostraram hospitaleiras e gentis, mas a proprietária do apartamento era uma velha rabugenta que não queria turistas na cidade e gostava de deixar as coisas como sempre foram.

A proprietária do apartamento também era a dona da única padaria da cidade, mas tudo à venda era terrível e Polly decidiu voltar a fazer algo que sempre gostou, assar pães. Era um hobby, só que Chris dava inúmeras desculpas para não comer os pães e ela acabou deixando de lado, mas ali Polly sentiu vontade de voltar a prepará-los e testar novos sabores. Ela começou a oferecer um pouco de seus pães aos novos amigos e todos que provavam ficavam maravilhados, no entanto a Sra. Manse não ficou nada satisfeita com uma concorrência e tratou de intimidar Polly e disse que era melhor ela parar de assar pães.
Polly não iria deixar aquela senhora encrenqueira lhe dizer o que fazer, ela não estava vendendo pães, oras.  Acontece que as pessoas começaram a procurá-la clandestinamente com encomendas e as coisas poderiam se complicar se a Sra. Mande descobrisse. Enquanto isso, Polly estava cada vez mais encantada com o lugar e começou a voltar a se divertir, sua vida parecia estar voltando aos eixos.

Com Neil ao seu lado, Polly se sentia feliz novamente, eles havia se tornado inseparáveis. Neil, um papagaio-do-mar, era uma ave muito esperta que tornava os dias de Polly mais divertidos, ele foi o primeiro amigo dela lá, ninguém entendia ao certo a amizade dela com uma ave tão comum na região, mas os dois se davam muito bem. Porém nem tudo são flores, a maré de azar volta com tudo e Polly se vê diante de situações desesperadoras e sem ter ideia do que fazer. No meio de tantas coisas acontecendo ao mesmo tempo ela acaba tendo que lidar com a padaria local e, embora as circunstâncias tenham sido terríveis, isso foi a melhor coisa que poderia ter lhe acontecido.
Minha impressão
A Padaria dos Finais Felizes é o segundo livro que eu leio da Jenny Colgan e mais uma vez me apaixonei pela leitura! É uma obra muito gostosa de ler e eu me envolvi completamente! Polly é uma personagem corajosa, tudo à sua volta dá errado e ela não desiste, pelo contrário, se reinventa para fazer as coisas darem certo.

Polly saiu de uma relação tóxica e estava falida, precisou se mudar para um lugar acabado, mas o único que ela tinha condições de pagar. Cornualha é longe de tudo e o acesso é bem difícil, apenas por uma ponte móvel, em dias chuvosos o pessoal da região fica ilhado. Mas Polly está muito feliz, apesar de tudo ela está tendo a chance de fazer as coisas que gosta e curtindo o novo estilo de vida. Assar pães é como uma terapia, com o tempo ela descobre que pode fazer isso profissionalmente, enfrenta algumas dificuldades e procura os meios certos para superá-las.

Há um romance leve que segue o mesmo estilo de A Pequena Livraria dos Sonhos, então não foi muita surpresa quando as coisas começaram a acontecer, mas ainda assim foi uma leitura encantadora. Polly não estava procurando se envolver em um relacionamento, mas quem pode mandar no coração? Ela só não esperava que o destino lhe pregaria uma peça.

A Padaria dos Finais Felizes é um livro que indico de olhos fechados, tem drama, romance, diversão e momentos que nos inspiram. Os personagens são bem construídos, e um deles merece destaque. O Neil. Ele é um papagaio-do-mar muito fofo, foi o primeiro amigo da Polly na nova casa e os dois não se desgrudam. E essa capa linda? Os Romances de Hoje estão arrasando com essas capas.

Minha nota para o livro

5 comentários:

  1. Olá!! :)

    Eu confesso que nao conhecia este livro ainda, mas que fiquei algo curioso com a leitura, depois da tua resenha.

    Enfim, que bom que gostaste de fazer a leitura da autora outra vez, e que ela foi bastante leve e ao teu gosto.

    Boas leituras!! ;)
    no-conforto-dos-livros.webnode.com

    ResponderExcluir
  2. Olá. Este romance deve ser daqueles que lemos num domingo, né? Personagens que passam por coisas difíceis e se ajeitam depois sempre me da uma coisinha boa durante a leitura.

    Silviane, blog Memento MoriParticipe do Top Comentarista de Outubro

    ResponderExcluir
  3. Oi Bea, adorei sua resenha já tinha visto algo sobre o livro e tinha ficado curiosa, agora lendo a resenha sinto que preciso te-lo por aqui para leitura!

    ResponderExcluir
  4. Olá,
    Eu amo história das quais mulheres encontram um sonho e o tornam realidade, parece ser meu tipo de livro. Nunca li nada da autora, mas com certeza vou gostar desse.

    Debyh
    Eu Insisto

    ResponderExcluir
  5. Que livro bonitinho, nunca li nada da autora e esse parece interessante para me tirar da ressaca literária que estou no momento, uma história simples e de entretenimento para ler em poucas horas.

    ResponderExcluir