[Resenha] Eternidade?

29 de janeiro de 2019

Título: Eternidade? (O Protetorado da Sombrinha - Livro 05)
Autor: Gail Carriger
Editora: Valentina
Páginas: 336
Ano: 2018
Adicione ao Skoob
*Cortesia da editora
Sinopse: Alexia Tarabotti enfrenta uma série de atribulações sociais, quiproquós e saias justas (embora compridíssimas) em plena sociedade vitoriana. Alexia Tarabotti, Lady Maccon, finalmente encontrou a felicidade doméstica. Desnecessário dizer que, em se tratando dela, essa felicidade inclui algumas imposições, como integrar lobisomens à alta sociedade londrina, morar no terceiro melhor closet de um vampiro e lidar com uma garotinha precoce que tende a se transformar em sobrenatural com ou sem o consentimento dos pais. Mas essa existência paradisíaca só dura até Lady Maccon receber uma convocação que não pode ser ignorada. Com o marido, a filha e uma companhia de teatro a reboque, a preternatural embarca em um navio a vapor para atravessar o Mediterrâneo rumo ao Egito. Só que ali há mistérios que surpreendem até mesmo nossa indomável heroína. O que será que a rainha vampiro da Colmeia de Alexandria realmente quer dela? Por que a Peste Antidivindade começou a se expandir de repente? E como Ivy conseguiu se tornar a atriz mais popular do império britânico, da noite para o dia?
Não contém spoiler
Resenha dos volumes anteriores: Alma? | Metamorfose? | Inocência? | Coração? 
Resenha
Alexia Tarabotti está de volta para mais aventuras e trapalhadas, dessa vez ela não é a única a ser mal vista e temida pela sociedade sobrenatural, uma nova personagem já chega causando o maior reboliço. Prudence é só uma criança, mas seu toque é tão perigoso quanto o de Alexia. A pequena sem alma além de neutralizar o poder sobrenatural de sua vítima (não há palavra melhor para o caso) ainda apropria-se dele.

Prudence evolui rapidamente, mas ainda é só uma criança e precisa aprender coisas básicas como andar normalmente, falar, comer... e controlar seus poderes, o que não é uma tarefa nada fácil com sua pouca idade. Ela é criada e educada por Lorde Akeldama (a quem ela carinhosamente chama de Dama), mas Alexia também é muito presente em sua vida e a única que consegue pôr limites na menina, o toque preternatural da Alexia inibi as ações de Prudence.
Alexia e Prudence foram convocadas pela rainha dos vampiros da Colmeia de Alexandria, dizem que é a vampira mais velha do mundo e é muito poderosa, aparentemente Alexia deveria sentir-se honrada por ser chamada pela Rainha Matakara. No entanto, Alexia e os vampiros sempre tiveram seus desentendimentos, é só surgir a oportunidade que eles tentam matá-la, nada que uma sombrinha prá lá de bem equipada não resolva. Então é natural que ela fique receosa.

Ao mesmo tempo, a neta de Lorde Maccon ( Lady Kingair, a Alfa da antiga alcateia dele) vem a Londres para pedir ajuda, seu beta estava em missão no Egito e não voltou, ela não conta detalhes do que ele investigava, mas Alexia pressente que tem algo a ver com a Peste Antidivindade. Lorde Maccon fica curiosíssimo para saber mais sobre a peste e o Egito esconde muitos segredos, é assim que ele acaba acompanhando Alexia na viagem.
Para não levantar suspeitas, Alexia arma um plano, ela e seu marido são patronos da companhia de teatro de sua amiga Ivy, Alexia leva toda a companhia para se apresentarem no Egito. E como ela precisa ficar de olho em algumas questões em Londres, Alexia recruta mais um integrante para sua sociedade secreta, O Protetorado da Sombrinha. Mocassim Bicolor (claro que eu  não vou revelar quem é o dono desse codinome) faz muitas descobertas na ausência de Lady Maccon e transmite tudo a ela através de mensagens codificadas.

Alexia terá muitas surpresas pela frente, mas a maior de todas será com Ivy, que sofrerá uma enorme transformação e vai se tornar, além de uma atriz muito famosa, uma mulher bem poderosa. No Egito mistérios serão revelados e Alexia terá bastante material de pesquisa, ela também vai, enfim, desvendar o passado de seu pai e ter respostas para alguns questionamentos. Mas é no Egito, também, que ela vai se sentir vulnerável e entender que até mesmo ela tem limitações no que diz respeito ao seu poder preternatural.
Minha impressão
Sabe quando você fica na dúvida se quer ler rápido para descobrir o que vai acontecer ou se quer ler bem devagar para o livro não acabar? Pois é, foi o que aconteceu comigo, Eternidade?  é o último volume da série O Protetorado da Sombrinha e eu não estou pronta para me despedir dos personagens, queria mais uns dez livros! Gail Carriger construiu uma série completamente envolvente e viciante, estou triste por ter acabado, mas ao mesmo tempo feliz por esse volume ter fechado a série com chave de ouro.

Como o de costume, vemos Alexia nas mais diversas situações e sempre acompanhada de sua sombrinha (ou seria melhor dizer sua arma?), ela sempre dá um jeito de se meter em confusão! Ao ficar frente a frente com a rainha da Colmeia de Alexandria ela não consegue entender o que a vampira mais velha do mundo quer dela, tudo em volta parece dizer uma coisa, mas os olhos da rainha dizem algo que Alexia não entende. Contudo, em breve ela vai saber exatamente o que é, mas sua vida dependerá da decisão que vai tomar.

E o final do livro (e da série) não poderia ser melhor. Mas meu coração de leitora ficou com vontade de mais, a autora abriu novas possibilidades e desejo muito que spin-offs venham, dois personagens se destacaram e os dois têm potencial para mais livros, um é uma rainha vampira e o outro é um lobisomem que descobriu ser alfa. Eu adoraria ver mais histórias com esses dois e ver um pouco sobre a família Maccon também. Mas se não tiver mais livros, a série está absolutamente perfeita do jeito que está!

Minha nota para o livro

14 comentários:

  1. Quando essa série iniciou ela me foi bem indicada, mas na época eu não tava com tempo e depois o clima, a vontade de conferir a história passou. Fico feliz em saber que nesse último volume você gostou tanto que ficou na dúvida de ir rápido ou não. Mas no momento deixarei essa série nas leituras futuras.

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Oi, tudo bem?

    Eu lembro que no lançamento deste último livro foi um reboliço nas redes sociais, mas eu acreditava se tratar de um romance de época hahaha jamais pensaria que haveria vampiros e coisas sobrenaturais. Sua resenha ficou muito boa e bem detalhada sobre todos os detalhes do livro. Estou curiosa para ler a série toda.

    Beijos,
    Blog Diversamente

    ResponderExcluir
  3. Eu acompanhei essa série única e exclusivamente por conta das suas resenhas, a capa nunca me chamou a atenção mas eu adorava acompanhar suas impressões sobre, então esse sentimento de não querer se despedir dos personagens acaba chegando em mim também hahaha. Acho que vou reconsiderar e dar uma oportunidade para a leitura.

    ResponderExcluir
  4. Eu tinha vontade de ler essa série.
    Quando esse livro foi lançado, eu ainda tinha parceria com a editora e pensei que conseguiria dar uma chance desde o primeiro. Mas infelizmente a forma da editora trabalhar não facilitou. Eles me ofereceram esse livro, porém como não tinha lido os anteriores, pedi que me enviassem o primeiro pelo menos, mas NÃO podiam pq não estava na lista de lançamentos e os parceiros só liam lançamentos sem ter acesso a todo o catálogo.
    Desculpa o desabafo, mas fiquei tão chateada com a posição da editora, que desfiz a parceria hauhauhauhauhauha

    Mesmo assim, preciso dizer que amei a premissa e quem sabe um dia darei uma chance.
    Beijos

    Sai da Minha Lente

    ResponderExcluir
  5. Já me deparei com muitos elogios a respeito dessa série, mas nunca tive oportunidade de adquirir as obras. No entanto, fico feliz ao saber que a série tenha se finalizado com chave de ouro, e que a trama mais um mais te cativou e te envolveu. As vezes tem livros que queremos ler rapidamente para saber o que irá ao acontecer, mas ao mesmo tempo quer que a história não acabe rápido, super entendo, pois já passei por isso.

    ResponderExcluir
  6. Oi, acho muito interessante essa série, com uma sombrinha que pode ser uma arma, e agora tem a Prudence com esse poder peculiar. Amei conferir suas considerações sobre esse volume final, também vou ficar na torcida para ter algum livro extra.

    ResponderExcluir
  7. eu passei por isso com filhos de sangue e osso, eu não sabia se queria ler logo e ver no que iria dar ou se ia devagar pra curtir por mais tempo kkk.
    eu nunca li o protetorado da sombrinha, acho as capas lindas, tenho os ebooks (senão me engano) mas sempre vou deixando pra depois, minha amiga elis do eu insisto ama e vive mandando eu ler, mas cadê tempo? cadê que lembro kkk? mas cada resenha cheia de amor, como a sua, vai me deixando curiosa e querendo <3

    ResponderExcluir
  8. Oi, tudo bem? Não tenho interesse nesse tipo de livro, mas saber que ele traz o sobrenatural me deixa curiosa. Leria um dia, mas não é prioridade agora. Acho as capas bem bonitas dessa série. Tem livro que é assim mesmo, a gente não sabe o que fazer haha. Que bom que foi uma leitura ótima! Adorei a dica!

    Love, Nina.
    www.ninaeuma.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Olá,
    O melhor dessa série é o quanto os personagens possuem seus defeitos tão marcantes que em alguns casos os definem como são, não podemos colocar um vampiro que tem séculos de experiência ao lado de uma humana com poucas décadas e esperar que ele sempre aja no nível do humano, mesmo que o humano seja seu amigo, é bem real e é isso que torna a história tão especial.

    Debyh
    Eu Insisto

    ResponderExcluir
  10. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  11. Eu já disse que adorei a premissa dessa série lá no insta. Se não fosse seu blogue eu não a conheceria. Eu espero ter a oportunidade de ler, mesmo sendo uma série, coisa que eu fujo. Dificilmente eu termino uma série.

    ResponderExcluir
  12. Sempre ouvi falarem muito bem dessa série, mas ainda não me senti atraída por ela. Se trata de um steampunk, certo? Sua resenha ficou muito boa, clara e objetiva... e eu entendo você sobre querer ler rápido, mas não querer acabar o livro. Na dúvida sempre leio rápido pra descobrir logo o que acontece kkkk

    ResponderExcluir
  13. Oi, tudo bem?
    Eu já vi vários comentários sobre essa série e tenho muita curiosidade, pois ela parece ser realmente bem bacana, Fiquei feliz em ver que esse último volume fechou a série com chave de ouro, porque nem sempre isso acontece com as séries, né? Lendo suas impressões deu para notar que é uma história envolvente e viciante mesmo, por isso fiquei ainda mais curiosa com toda a trama. Enfim, adorei conferir sua resenha, espero um dia ler a série e gostar também.

    Beijos :*

    ResponderExcluir
  14. Olá, tudo bem Beatriz?

    Eu já ouvi falar dessa série, inclusive ela foi super elogiada pela minha amiga Grazi, o mais interessante é por ser steampunk, um subgênero da ficção científica que me agrada muito. Parabéns pela resenha, fico contente que gostou da leitura e também parabéns pela dica!
    Abraço!

    ResponderExcluir