[Resenha] Corações Quebrados

21 de janeiro de 2019

Título: Corações Quebrados (Livro 02)
Autor: Sofia Silva
Editora: Valentina
Páginas:344
Ano: 2018
Adicione ao Skoob
*Cortesia da editora
Sinopse: Com mais de um milhão de leituras no Wattpad, chegará às livrarias brasileiras o segundo volume da Série QUEBRADOS.
CORAÇÕES QUEBRADOS aborda a depressão, o luto e a deficiência física.
Entre as dores da perda e a incapacidade de seguir em frente, Emília vive os seus dias numa clínica. Está estagnada. É nesse inferno pessoal que ela conhecerá Diogo, alguém que também foi vitimado por uma tragédia.
Será que é possível dois corações quebrados encontrarem a felicidade?
Numa sociedade onde a nossa aparência continua a valer mais do que a essência, é difícil continuar a jornada da vida quando tudo nos é arrancado.
Passamos os dias a olhar a capa das pessoas. Julgamos sem compreender que nunca conheceremos totalmente uma história sem ler cada página. Sem compreender o seu início, meio e fim.
Duas pessoas fisicamente distantes.
Dois corações quebrados pela vida.
Dois sotaques que se misturam entre a dor, o riso e o amor.
Por isso, olhem sim a capa de cada pessoa, mas virem a página.
Resenha
Emília é uma jovem com muitos planos para o futuro, mas todos os seus sonhos são destruídos quando ela perde a sua família em um grave acidente de carro no qual somente ela sobreviveu. A dor da perda a consome e Emília entra em depressão profunda. Naquele dia ela perdeu tudo, inclusive a sua vontade de viver.
“As únicas certezas que tenho são dolorosas e reais. Às vezes, penso que o meu coração vai parar por não aguentar tanta dor. Não consigo ver além de hoje. Apenas sei que fui espancada pela vida. – Olho para mim. – Mesmo que eu quisesse me recuperar, o espelho me relembra dia após dia tudo o que aconteceu.”
O acidente deixou feridas na sua alma e no seu corpo e diariamente Emília precisa lidar não apenas com o sofrimento por ter perdido a todos que ama, mas também tem de aceitar a si mesma. Ela não se vê mais como uma mulher bonita e atraente, esconde-se atrás de suas barreiras e não permite que ninguém se aproxime.
Diogo é um ex-militar e único sobrevivente de um atentado, mesmo depois de tanto tempo as lembranças daquele dia continuam vívidas em sua memória. O Dr. Leonardo (terapeuta do Diogo) é amigo de muitos anos da Dra. Rafaela (Terapeuta da Emília) e eles percebem que têm pacientes que podem se ajudar se conversarem, então querem fazer um tipo de tratamento experimental.

A proposta é que Diogo e Emília possam trocar mensagens através de um chat, no começo Diogo fica com receio de ter de encontrar com a Emília, mas quando descobre que ela mora no Brasil (ele mora em Portugal) ele fica mais tranquilo e aceita conversar com ela. Os dois passaram pelas mesmas coisas, os dois têm traumas, os dois podem se entender e se ajudar.
“Pela sua tristeza eu me interessei. Pela sua dor eu me preocupei. Pela sua força eu me apaixonei. Mas foi nas suas respostas curtas, secas e sem desejo, que eu percebi o quanto queria fazê-la sorrir.”
E ao trocarem as primeiras mensagens Diogo logo percebe que Emília não está disposta a falar muito sobre si, suas respostas são sempre curtas e ela evita falar sobre o dia do acidente, cada vez que Diogo toca no assunto ela se afasta. Aos poucos Diogo e Emília vão se conhecendo e se aproximando, Diogo se encanta pelo jeito dela e se apaixona pela brasileira. Emília, por sua vez, não está pronta para se entregar ao amor, mas sente essa conexão com Diogo e pede que ele não desista dela.
Minha impressão
Eu sou apaixonada pela escrita da Sofia Silva, ela tem uma sensibilidade incrível para tratar assuntos sérios e seus livros trazem mensagens que podem ajudar pessoas. Em Corações Quebrados a depressão é um dos temas abordados pela autora, mas temos alguns outros que vemos serem explorados ao longo das páginas.

A história é bonita e tem pontos muito marcantes e emocionantes, no entanto, dessa vez, eu não consegui me envolver com os protagonistas como eu esperava. Sim, tanto Emília quanto Diogo têm muito a nos oferecer, os dois sofreram demais e através de seus relatos temos grandes lições, mas demorei para vê-los como um casal.

Logo no começo percebemos uma grande carga emocional que nos acompanha durante toda a leitura, é um livro bastante intenso e a escrita poética da autora transmite muita emoção. A Emília sofre de depressão profunda por ter sido a única sobrevivente de um acidente que matou toda a sua família, além disso, ela tem marcas pelo corpo que a impedem de se sentir bem consigo mesma. Diogo já passou por tudo isso e agora está melhor, quando os terapeutas propõem que os dois conversem através de um chat ambos percebem que podem contar com alguém que os entende.

Mesmo com a Emília evitando falar sobre o acidente o Diogo sente que tem algo que ela não contou. Nas primeiras páginas eu gostei de como surgiu a amizade, mas depois eu comecei a sentir a leitura um cansativa e achei Diogo invasivo com ela. Emília não quer contar e ele insiste, não gostei disso, entendi a mensagem de que muitas pessoas que precisam de ajuda se retraem e se afastam quando alguém está se aproximando demais, porém achei que ele a pressionou muito.

O Diogo me incomodou em certos momentos, mas reconheço que ele tem as melhores intenções. Tirando esse ponto, eu gostei muito do sotaque português dele, achei charmoso. Algo muito legal que a autora inseriu foi a tradução de palavras de um português para o outro, Diogo falava uma palavra de Portugal e mostrava como ela era traduzida no Brasil e Emília fazia o mesmo.  


Enfim, mesmo com contratempos a leitura pode nos surpreender e o final nos traz momentos emocionantes. Achei que a capa passa bem o que esperar da leitura e achei muito lindo o significado dos pássaros.

Minha nota para o livro

24 comentários:

  1. Quero muito ler esse livro :)

    https://www.submersaempalavras.com/

    ResponderExcluir
  2. Oiii, meu amor, tudo bem?
    Nunca li nenhum livro da Sofia e confesso que fiquei meio assim se leria, não curti a segunda capa e achei meio estranha essas cores. Sua resenha ficou ótima e sempre tão sincera, amei!
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. OIII,
    Finalizei esse livro e simplesmente amei tudo. Assim como vc eu amei tradução das palavras. A gente sentiu que estava conversando com um português. Eu gostei do romance porque achei real e Diogo me encantou de um jeito. Favoritei e tudo. kkk Ansiosa por livro da Rafaela porque minha amiga seguia autora e falou que é o melhor de todos e depois tem livro do garoto abusado e esse vai ser sofreência na certa. Bjos

    ResponderExcluir
  4. Olá, tudo bem? Eu li "Sorrisos quebrados" e curti bastante a leitura, apesar de algumas coisinhas terem me incomodado. Estou louca para ler esse livro, pois, como tu disse, a autora fala de temas pesados com grande sensibilidade, além de ter uma escrita muito poética. Adorei a resenha!

    Beijos,
    Duas Livreiras

    ResponderExcluir
  5. Eu ainda não li nenhum dos livros, mas eu sei que o primeiro é pra fazer chorar, esse segundo então, meu deus, deve ser de nadar em um rio de lagrimas.

    Eu gosto muito da proposta da autora de falar sobre esses assuntos, acho que são assuntos que deveriam entrar mais em pauta. Adorei o post!!

    ResponderExcluir
  6. Sou louca para ler os livros dessa autora, exatamente porque ela consegue trazer histórias com temas profundos e emocionante, de uma maneira muito real. Enfim, uma pena que você não conseguiu ter uma conexão com os personagens o que fez com a leitura não fosse tão bem aproveitada. Quero muito ler essa obra, e espero profundamente não me decepcionar.

    ResponderExcluir
  7. Olá!
    Poxa que pena que a leitura não foi tão boa para ti. Também achei Diogo um tanto invasivo mas entendi que ele tinha as melhores das intensões e não forçou Emília a contar seu segredo de certa forma. Mesmo assim adorei sua resenha e saber sua opinião sobre a obra

    ResponderExcluir
  8. Oi, tudo bem?
    Que pena você não tenha se envolvido com os personagens como esperava. É ruim quando a leitura não atende completamente nossas expectativas. Mas que bom que, mesmo com esses problemas, a história seja bonita e tenha conseguido te emocionar. Mesmo com as ressalvas, parece que a leitura valeu a pena. Ainda não li nada desta autora, mas tenho vontade de ler seus livros algum dia.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  9. Oiii bea

    Fiquei curiosa com o significado dos pássaros.
    Que bacana saber que a autora soube lidar com o tema, que ela tem a sensibilidade para relatar a doença sem dramatizar demais ou deixar a leitura pesada. Infelizmente, nem sempre a gente se conecta com os personagens protagonistas, e é sempre complicado pra leitura fluir quanto isso ocorre, mas o fato de o final ter te emocionado é sinal que valeu a pena a leitura, pois a mensagem em si teve seu impacto.

    Beijos

    www.derepentenoultimolivro.com

    ResponderExcluir
  10. Olá, tudo bem?

    Confesso que até o momento não li nada da autora, apesar do sucesso de suas obras, confesso ainda que ww premissas, tanto de sorrisos quanto de corações quebrados não conseguiu despertar meu interesse. o.o

    Achei legal você destacar os pontos que lhe incomodaram, acho wue pressionar demais uma pessoa com depressão não é legal. Enfim, quem sabe um dia...

    Que bom que você conseguiu tirar proveito da leitura, apesar das resalvas.

    Beijo.

    ResponderExcluir
  11. Oii, tudo bem?

    Achei a arte da capa muito linda e a premissa interessante. Mas é uma pena quando a gente não consegue se conectar com os personagens, parece que toda a leitura fica mais pacata.
    Tinha visto a resenha do primeiro livro e já tinha colocado na minha lista de desejados, e esse com certeza será o próximo.

    Ainda bem que mesmo com os contratempos, ainda é emocionante e traz coisas importantes.
    Obrigada por compartilhar!!
    Beijinhos!!

    ResponderExcluir
  12. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  13. quero muito ler esse livro
    ja li tantas coisas boas sobre ele que nao aguento mais esperar, vou ver se compro ainda essa semana. Achei a moça da capa de corações quebrados a cara Sophie Turner rsrs
    gosto muito de temas sobre saude mental ainda mais quando de um lado tem alguem que nao entende o problema que é uma depressão. É uma boa indicação para pessoas assim na vida real
    obrigada pela indicação =)

    ResponderExcluir
  14. Ainda não conheço a escrita da Sofia, mas sou muito curiosa, inclusive o primeiro livro está na minha lista de desejos a algum tempo. Apesar da carga emocional que o livro tem e sua intensidade é uma leitura que quero fazer, sem dizer que fiquei curiosa para saber o que Emília deixou de contar e ainda que tenha tido contratempos nessa leitura eu anoto a dica.

    Abraços
    https://acabinedeleitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  15. Oi, Beatriz!
    Eu li o primeiro livro da autora, mas algo na leitura me incomodou e não sei dizer o que é, tanto que estou na dúvida se leio esse livro ou não. Em todo o caso, a trama é diferente da do primeiro, então talvez eu acabe lendo de qualquer forma.
    bjos
    Lucy - Por essas páginas

    ResponderExcluir
  16. Oi Bia!!

    Ah menina, eu sou louca para ler os livros da Sofia, mas acredito que eu não deva justamente por causa da carga emocional e do tema da mesma... tenho recomendações de nao chegar perto de nada que envolva a depressao e todo o resto,entende o que digo?

    beijos

    ResponderExcluir
  17. Olá,
    Esse livro eu estou louca para ler e confesso que minhas expectativas estão bem altas em relação a esse livro pois eu gostei muito de sorrisos quebrados. A Emilia e o Diogo é um casal que sua resenha me deixou curiosa para ler e confesso que tô com um pouco de medo do modo invasivo dele espero que não me atrapalhe. Amei a resenha dica anotada

    ResponderExcluir
  18. Oi, li Sorrisos Quebrados e fiquei curiosa para ler outros livros da autora, quando surgir a oportunidade vou ler esse também. Interessante isso de termos uma brasileira e um português na história, mesmo que não tenha te cativado cem por cento.

    ResponderExcluir
  19. Olá,
    Eu gostei do primeiro livro dessa série, principalmente por ela ter essa escrita mais poética e confesso que mesmo gostando do primeiro casal não sei se o romance foi o principal para mim, já que o drama parecia bem mais interessante. Vamos ver o que me aguarda neste!

    Debyh
    Eu Insisto

    ResponderExcluir
  20. Olá, tudo bem? Vergonha alheia, mas ainda não consegui ler o primeiro livro da série hehehe por isso a leitura do segundo está bem longe da realidade rs. Já ouvi muitos elogios para a escrita da autora, e espero me encantar também! Ouvi falar também que temos assuntos sérios sendo tratados no livro, e fiquei curiosa em como a autora conduzirá isso. Ótima resenha!
    Beijos,
    http://diariasleituras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  21. Estou lendo e amando. Tamb´[em gostei bastante de ver essa coisa da diferença dos sotaques nas falas dos dois personagens, estou achando esse livro muito lindo e emocionante. Até o momento só tenho elogios.
    Abraços, Mary.

    ResponderExcluir
  22. Nunca li nada da autora... do outro livro só ouvi elogios e até comprei um exemplar, mas ainda não consegui encaixar na fila de leitura. Agora esse, sinceramente, ainda não sei se quero ler. Você não é a primeira pessoa que vejo que teve essa impressão sobre os protagonistas, acredito que essa questão do Diogo parecer invasivo com a Emília acabaria me incomodando bastante e atrapalharia a leitura.

    ResponderExcluir
  23. Oi.

    Gostaria muito de começar a ler esses livros mas tem uma coisa que me incomodou bastante, as capas! a do primeiro volume é linda mas a outra... nada a ver. Todo mundo fala que esses livros são bons, acho que está na hora de eu comprar o meu!

    www.paginasamais.com

    ResponderExcluir
  24. Oiee Bea,
    Estou com esse livro aqui na estante, será uma das minhas próximas leituras. Espero gostar tanto quanto gostei de Sorrisos Quebrados.

    ResponderExcluir