[Resenha] Romance Tóxico

7 de janeiro de 2019

Título: Romance Tóxico
Autor: Heather Demetrios
Editora: Seguinte
Páginas: 416
Ano: 2018
Adicione ao Skoob
*Cortesia da editora
Sinopse: Uma história contemporânea, comovente e incrivelmente honesta sobre como encontrar forças para se libertar de relacionamentos tóxicos.
Grace quer sair de casa. Ela se sente sufocada pelo padrasto agressivo e pela mãe obsessiva, que a faz esfregar o chão até toda a poeira (que só ela enxerga) sumir. Quer ir embora da cidadezinha onde mora, na Califórnia, pequena demais para seus sonhos. Quer fugir da vida que leva e se tornar uma artista em Paris, uma diretora de teatro em Nova York… qualquer futuro que seja distante do medo e da solidão que sente.
Então ela se aproxima de Gavin: charmoso, talentoso e adorado por todos da escola. Quando os dois se apaixonam, Grace tem certeza de que aquele romance é bom demais para ser verdade. Mas as suas amigas enxergam um outro lado do garoto — controlador e perigoso —, que, com o tempo, vai transformar o relacionamento dos dois em uma prisão da qual Grace será incapaz de escapar sozinha.
Resenha
“Garotas não se apaixonam por cretinos manipuladores que as tratam como merda e as fazem questionar seriamente suas escolhas. Elas se apaixonam por cretinos manipuladores (que as tratam como merda e as fazem questionar seriamente suas escolhas) que elas acham que são príncipes encantados.”
Grace está no ensino médio e seu maior desejo é sair de casa. Sua estrutura familiar é uma ruína, o pai pouco se importa com ela e raramente liga ou aparece, a mãe vive à sombra do marido (padrasto de Grace) e se omite sempre que ele é violento, Grace é alvo constante das paranoias da mãe - que tem mania de limpeza, ela precisa de tratamento médico para o TOC e não percebe isso.

Dentro de casa Grace presencia o relacionamento abusivo da mãe e não entende como ela ainda consegue aturar o Gigante (apelido que Grace deu ao padrasto), ele é um homem extremamente agressivo e descontrolado e faz o ambiente dentro de casa um inferno. Em pouco tempo, Grace estará presa em um relacionamento abusivo também e não vai se dar conta, não vai perceber que aquele menino tão gentil, protetor e atencioso é um monstro.
“Você está construindo um muro ao  nosso redor, mantendo longe todo mundo que conheço e amo. Em pouco tempo, vai ficar difícil pular esse muro.”
Para Grace, a escola é um refúgio. Lá ela pode esquecer os problemas e fingir ser uma adolescente normal, suas amigas a ajudam bastante e são seu alicerce. Ela é apaixonada por Gavin há anos, mas ele tem uma namorada e Grace nunca imaginou que o cara mais lindo olharia para ela, só que o namoro dele terminou e Gavin tentou se matar. A ex-namorada dele disse coisas horríveis sobre Gavin e ninguém acreditou, ainda mais ele tendo cortado os pulsos por ter ficado deprimido após o fim do relacionamento.

Grace se sentiu muito mal e escreveu uma carta para ele. Ela não sabia onde estava entrando, não imaginava do que Gavin era capaz. Só queria confortá-lo e dizer que o entendia. A partir deste momento Gavin fica obcecado por ela, se aproxima de Grace como um amigo e pouco a pouco vai conquistando sua confiança, fazendo com que ela entregue tudo a ele, sua liberdade, suas escolhas, sua vida.
“Algo em mim está se apagando, algo que já sei que não vou conseguir recuperar. Mas você vale a pena. Vale, sim. Direi isso a mim mesma por vários outros meses. E, quando perceber que você não vale a pena, vai ser tarde demais.”
Grace fica deslumbrada com o namorado, ele é perfeito demais para ser verdade, todo carinhoso, todo romântico e a faz se sentir amada. Gavin a ajuda a enfrentar as dificuldades em casa, ele a salva. Ela não percebe que aquela preocupação toda e cuidado excessivo eram sinais do verdadeiro Gavin. Ele começa a colocar regras para que os dois possam namorar, ela aceita por acreditar que ele só quer o seu bem. Logo ela estará com medo de falar com qualquer um do sexo oposto, de olhar para alguém, de conversar, tudo vai parecer errado, qualquer coisa poderá ser motivo para irritar o namorado.

Em alguns meses o namorado perfeito terá se tornado uma prisão, aquele menino que era a sua salvação terá se tornado seu pior pesadelo. Ela estará sufocada, apavorada. Mas o Gavin sabe como atingi-la, sabe como entrar na sua cabeça e ferrar com tudo. Sabe exatamente o que fazer para mantê-la como sua prisioneira e vai usar cada uma de suas armas.
“Você é um labirinto, todo cercas altas e voltas infinitas. Não consigo encontrar a saída, não consigo ver por onde passei. Corro, perdida em sua escuridão. Aprisionada. Independente de para onde corro, encontro um beco sem saída. Fico voltando para o início.”
Minha impressão
Romance Tóxico é uma leitura intensa e aborda a relação abusiva de uma maneira realista, não há romantização e podemos ver as consequências do abuso na vida da mulher. A protagonista é ainda tão jovem, apenas 17 anos, e passa por situações terríveis. Começando dentro de casa, o padrasto não abusa fisicamente, mas a tortura psicologicamente; a mãe é negligente e precisa de ajuda médica, mas não enxerga isso.  A mãe de Grace está presa em um casamento abusivo do qual não consegue mais sair, assumiu o papel de esposa submissa e aceita todas as ordens do marido, até mesmo as que afetam sua filha. Ela tenta lidar com isso através de sua mania de limpeza e desconta em Grace suas frustrações

Quando Grace começa a namorar o Gavin ela acha que as coisas podem melhorar um pouco e não vê que ele a manipula e faz com ela as mesmas coisas que o padrasto faz com a sua mãe. Suas amigas a alertam, sua irmã (que foi para a faculdade) a alerta e Grace diz que é exagero, afinal, o Gavin é tão bom para ela, tão amável, jamais seria capaz de fazer aquelas coisas ruins.

Quando Grace percebe os sinais, Gavin dá desculpas, todas as vezes ele sabe exatamente o que fazer para  enganá-la. Então ela começa a se sentir um fardo para ele, Gavin faz com que ela se sinta assim. Ele abre mão de tantas coisas para estar com ela, faz tantos sacrifícios pelo namoro dos dois, por que ela não pode ceder só um pouquinho? Gavin tentou se matar quando sua ex-namorada terminou com ele, agora Grace carrega esse peso para si, não quer ser a responsável pela morte dele, precisa aguentar mais um pouco, é só uma fase, logo vai passar e ele vai voltar a ser o garoto por quem ela se apaixonou. Mas não é assim e ela vai descobrir isso da pior maneira possível.

Eu queria falar muito mais sobre esse livro, é uma leitura que precisa ser lida, pode ajudar muita gente que está passando por isso e talvez ainda não tenha se dado conta, pode ajudar quem sabe que precisa de ajuda e não sabe como pedir socorro. É um livro não só para jovens, é para todas as idades. E o final é angustiante, dá vontade de entrar na história e resgatar a Grace. 

Mina nota para o livro

27 comentários:

  1. Olá Beatriz!
    Fiz a leitura desse livro e terminei com uma sensação muito boa pela leitura realizada. Grace me surpreendeu e adorei o fato da autora não ter colocado o Gavin como vítima, o enredo foi muito bem trabalhado e sem dúvidas é uma leitura extremamente necessária para as pessoas, mesmo que tenha tantos gatilhos.
    Beijos!

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também gostei muito dela não ter vitimizado o Gavin e não ter romantizado a relação abusiva. É um livro que mexe muito com a gente e é uma excelente leitura.

      Excluir
  2. nossa, deve ser uma leitura intensa e que da raiva e vontade de chorar, mas te faz refletir
    adorei a sinopse vou incluir na minha lista

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Milca. É intenso demais mesmo, dá vontade de chorar e nos traz muitas reflexões. Espero que você possa ler. Beijos!

      Excluir
  3. “Garotas não se apaixonam por cretinos manipuladores que as tratam como merda e as fazem questionar seriamente suas escolhas. Elas se apaixonam por cretinos manipuladores (que as tratam como merda e as fazem questionar seriamente suas escolhas) que elas acham que são príncipes encantados.” só isso aqui me fez querer ler o livro.
    Adoro esse tipo de livro reflexivo e que fala sobre relações abusivas, acho que é um assunto que precisa ser colocado em pauta mais vezes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Bianca. É um assunto cada vez mais frequente tanto em livros quanto em filmes e séries e isso é muito bom, precisamos mesmo disso.

      Excluir
  4. Desde que me deparei com a primeira resenha a respeito desse livro que fiquei interessada na leitura, até porque adoro história que abordam esse tipo de tema. E me parece pela sua descrição que a autora consegue trazer uma sensação de desconforto pro leitor, de forma a embarcar diretamente na vida da personagem que além de sofrer dentro de casa com seu relacionamento familiar abusivo, ainda consegue encontrar um cara que a manipula, e a trata da mesma forma. Enfim, quero muito embarcar nessa leitura, acredito que vou gostar dessa história.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Lana. Eu espero que você tenha a oportunidade de realizar a leitura, sei que vai gostar.

      Excluir
  5. Nossa que livro pesado, fico com muita vontade de ler a história, mas quando Gavin entra na vida dela... não tenho mais vontade de ler, acho que é preciso ter "estômago", não sei como dizer, eu como sou, é bem provável de chorar e ficar irritada com o livro e me esquecer que é só um livro.
    Sua resenha ficou maravilhos!
    Beijos ❤
    Jardim de Palavras

    ResponderExcluir
  6. Oi, tudo bem?
    Meu Deus, todo mundo está falando desse livro, estou doida por ele agora e não estou podendo comprar kkkkkk
    Bom, eu acho que já até comentei no seu post do insta, mas esse livro parece ser realmente muito interessante, o assunto abordado é importante e parece que foi tudo muito bem desenvolvido.
    Enfim, apesar de ser uma leitura angustiante, eu espero fazer em breve, pois acredito que vou gostar.

    Beijos :*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Lari!
      Mulher, que livro bom!!! Tenho certeza de que você vai gostar da leitura, assim que tiver a oportunidade leia porque não vai se arrepender.

      Excluir
  7. Olá, tudo bem? Estou DOIDA para ler esse livro! Mais um assunto que precisa e MUITO ser debatido e citado! Desde que a editora divulgou seu lançamento tenho ficado de olho nele, e agora que estou começando a ver as resenhas positivas sobre, fico mais instigada ainda. A sua também fazer coro aos elogios, me deixando bem curiosa e contente em notar que irei achar uma boa obra. Dica mais que anotada!
    Beijos,
    http://diariasleituras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Oi, Beatriz! Tudo bem?
    Eu já tinha ficado curiosa para ler esse livro, desde que vi essa capa incrível. Porém, não sabia muito sobre a história. Agora fiquei ainda mais interessada em ler, pois acho muito importante livros que trazem esse tipo de alerta. Infelizmente, relacionamentos abusivos são muito comuns e nem sempre é fácil perceber no início o comportamento do agressor. Então, por mais que essa pareça ser uma leitura difícil e intensa, acredito que seja muito necessária.
    Adorei a sua resenha e espero poder ler esse livro em breve.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  9. Oi Bea, só de ler a sua resenha eu já senti um apertinho no peito, imagino como deva ser a sensação com o decorrer da leitura, esses assuntos geralmente são muito delicados. Eu não conhecia a obra mas fiquei muito interessada, obrigada pela dica.

    ResponderExcluir
  10. Oi!!

    O livro é muito original e o título descreve bem todo o enredo. Embora estejamos na contemporaneidade a violência de vários tipos atinge as mulheres e as dependências por seus companheiros são as mais diversificadas. Fiquei um pouco assustada com a protagonista adolescente já vivenciando isso, não que fuja da realidade, mas ainda assim é impactante.
    Obrigada pela dica.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  11. Comecei a ler esse livro esses dias, está parado pois a carga emocional dele é muito pesada, seja por parte de sua relação familiar ou amorosa, mas quero retomar assim que possível, ainda mais por saber que as coisas nessa relação podem piorar, fiquei curiosa.

    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Camila.
      É mesmo um livro muito intenso e com uma grande carga emocional. A gente se sente na pele da Grace, dá uma baita agonia ver e sentir o que ela está sofrendo. Sei que você vai gostar da leitura quando voltar para o livro. Depois me conta o que achou.

      Excluir
  12. Olá,
    Ando meio cansada de livros sobre relacionamentos abusivos, sei que o tema é importante e deve ser tratado, mas enjoei um pouco deste tipo de história.

    Debyh
    Eu Insisto

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Debyh. Eu gostei bastante da leitura, realmente é um assunto que importante e que precisa ser abordado. Também teno visto obras tratando cada vez mais do assunto, mas ao contrário de você eu não me cansei, essas leituras me estimulam. Espero que algum dia você consiga ler, é uma leitura que vale a pena.

      Excluir
  13. Oi Beatriz, sua linda, tudo bem?
    Para tudo!!!! Assim que lançaram o livro eu o coloquei na minha lista, achei essa capa muito diferente e os tons de cores usados ficaram lindos. Eu fico feliz toda vez que vejo uma editora apostando em livros com essa temática, pois as estatísticas são assustadoras. Precisamos nos conscientizar e denunciar. Adorei sua resenha.
    beijinhos.
    cila.

    ResponderExcluir
  14. Olá

    Gosto de obras fortes, marcantes e viscerais que deixam os leitores com a atenção em alerte e em modo reflexivo.
    Li alguns livros sobre este assuntos. Quase todos sem romantização nenhuma e agradeço a eles por abrirem meus olhos e um que me decepcionou, porque a autora fez uma péssima escolha em naturalizar o comportamento machista do personagem.

    Lerei sem dúvida esta obra.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  15. Olá
    Me senti lendo um pouco do livro só pela resenha não sabia que o livro se tratava de relacionamento abusivo e estou bem curiosa e irei colocar esse livro na minha lista de desejado. Pois estou super animada com a leitura dica anotada

    ResponderExcluir
  16. Nossa, me parece uma obra muito forte. Que coisa mais triste, mãe e filha com essa sina de relacionamento abusivo...
    Confesso que era um tema de que eu corria, até ler um livro que me tocou profundamente e me fez ver esse tipo de história com outros olhos. Fiquei com bastante vontade de ler essa obra, e achei a capa incrível!

    ResponderExcluir
  17. Que livro mais interessante, li muitas resenhas dele hoje, já coloquei me minha meta de leitura, conheci a obra a pouco e já está me minha meta de leitura.

    ResponderExcluir
  18. Olá Beatriz, eu não conhecia esse livro, mas pelos seus comentários a autora conseguiu desenvolver o enredo e todo esse relacionamento abusivo de forma muito realista trazendo a visão da protagonista *-* Adorei a dica e espero ter a chance de lê-lo em breve também *-*

    ResponderExcluir
  19. Ola Bia!!

    Nossa, que livro é esse! Confesso que não o conhecia e fiquei bem impressionada com a sua resenha... deu uma dor no coração só de imaginar e acredito que por conta disso, hoje não é o tipo de leitura que eu gostaria de realizar, mesmo ela sendo bem intensa e infelizmente realista.

    beijos

    ResponderExcluir
  20. Desde o lançamento anseio loucamente por esse livro! É essa temática intensa que chama minha atenção, sem contar que a narrativa discuti uma questão extremamente importante. Espero l~e-lo o quanto antes!

    Beijos do Wes ^^

    ResponderExcluir