[Resenha] A Praça do Mercado

23 de janeiro de 2019

Título: A Praça do Mercado
Autor: Jorge Sá Earp
Editora: 7 Letras
Páginas:128
Ano: 2018
Adicione ao Skoob
*Cortesia da Oasys Cultural
Sinopse: As histórias de Jorge Sá Earp têm um sabor próprio, sofisticado, com um intertexto de referências explí¬citas ou ocultas – das artes plásticas, da música, do cinema, da literatura – e ao mesmo tempo a fluência de uma narrativa impecável, que conduz o leitor pelos cenários e diálogos como num filme. O autor tran¬sita com desenvoltura pelos mais diversos cenários, do grand monde ao submundo, desvelando amores improváveis ou impossíveis, e capturando com precisão os matizes e as sutilezas das relações humanas. Por trás de cada enredo, a prosa envolvente do autor é sempre um convite irresistível à leitura.
Resenha
Jorge Sá Earp traz em sua obra contos sobre os mais variados temas e personagens marcantes, cada um com as suas peculiaridades e todos conseguem envolver o leitor de alguma forma, seja pelos dramas que vivenciam ou pelas suas personalidades.

Algo muito presente na escrita do autor, e que eu adorei, são os detalhes sobre os lugares por onde as histórias se passam, como uma boa carioca eu achei tudo maravilhosamente bem escrito e pude visualizar cada lugarzinho – o autor se preocupou em dar atenção aos detalhes e isso nos permite imaginar bem o que estamos lendo.
Eu gostei de todos os contos, mas o que mais me agradou foi o primeiro, A Marca do Zorro. Nele temos um personagem que está preso a um relacionamento que o faz mal, física e mentalmente, no entanto ele não consegue enxergar o quanto essa relação está lhe prejudicando.
“E o silêncio abismal da madrugada – como uma onda escura surgida de surpresa – veio sussurrar-lhe a certeza há muito contida: finalmente conseguira amar alguém.”
O segundo conto (A Praça do Mercado) eu também gostei demais, ele relata um pouco sobre a rotina de um garoto de programa do Rio de Janeiro e por mais que seja uma ficção é impossível não sentir como se fosse algo real.
Eu gostaria de poder falar um pouco sobre cada conto, mas a resenha ficaria enorme, então destaco apenas esses dois, no entanto, os demais contos também são muitos bons e de fácil compreensão.
Minha impressão
A Praça do Mercado é uma obra que me atraiu logo pela capa e quando comecei a ler eu não conseguia mais parar. A escrita do autor é muito envolvente e os contos me deixaram curiosa para ver o desenrolar dos fatos. Embora alguns momentos tragam pontos mais pesados, a leitura é leve e o livro pode ser lido em poucas horas.

Duas coisas que eu gostei bastante foram a maneira como o autor descreve os locais nos quais as suas histórias se passam e o fato de ter muitas referências culturais ao longo da leitura.

É um livro agradável de ser lido e que nos permite viajar para dentro de suas páginas ao acompanhar os dilemas dos personagens em cada conto.

Minha nota para o livro

14 comentários:

  1. Olá, tudo bem? Caramba, como eu ainda não conhecia esse livro? Eu adoro ler livros compostos por contos, e esse parece ser realmente incrível. Acredito que eu também vá gostar bastante do conto "A marca do zorro". O segundo parece ser bem pesado mesmo. Adorei a resenha e dica!

    Beijos,
    Duas Livreiras

    ResponderExcluir
  2. Olá!
    Ainda não conhecia a obra, mas fiquei bastante curiosa.
    Amo livros de contos, a minha última obra foi uma antologia de contos e amei. Essa também parece ser uma ótima obra, fiquei curiosa para conhecer um pouco mais sobre os demais contos.
    Vou anotar sua dica, beijos!

    ResponderExcluir
  3. Oi Bea, essa me parece ser uma leitura muito rapidinha, do tipo que como você comentou, a gente começa a ler e não para mais. Eu não conhecia a obra mas saber que os detalhes sobre os lugares são bem descritos me deixa muito animada, obrigada pela dica.

    ResponderExcluir
  4. Ola Bia!!

    Que livro mais interessante!! Não o conhecia de fato, mas pela sua resenha, pude perceber que ele contêm contos reais e isso é algo realmente interessante de se encontrar hoje em dia. Infelizmente, eu não gosto muito de ler contos, então, acredito que esse livro não seja algo que eu venha ler no momento, mas muito obrigada por me apresentá-lo!

    beijos

    ResponderExcluir
  5. Olá Bia!
    Eu não conhecia o livro mas gostei bastante da capa também, então vou coloca-lo na listinha porque fiquei super animada para ler, pois adoro livros de contos ainda mais envolventes assim como você citou, destes que não conseguimos largar.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Oi, tudo bem?
    Eu ainda não conhecia o livro e nem o autor, mas fiquei feliz de ver o quanto você gostou da leitura. Confesso que não é o tipo de livro que me atraia muito, principalmente por eu não ser muito de ler contos. Além disso, fiquei com a impressão de que os temas dos contos também não me atrairiam muito.
    Enfim, vou passar a dica desta vez só porque realmente não parece ser o tipo de leitura que me agrada, mas adorei ler sua resenha e fico feliz que tenha gostado tanto da obra.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  7. Amo obras com boas descrições do ambiente. Acho que isso ajuda o leitor se conectar com a história. Eu já disse no insta que a capa é muito instigante, mas repito aqui. Vou anotar a dica.

    ResponderExcluir
  8. Tenho minha queda por contos, ainda mais por saber que trazem peculiaridades. Como não conheço o Rio fiquei curiosa para ler o livro e ver para onde sua ambientação vai me levar, quem sabe não consigo visualizar estes lugarzinhos também, sem dizer que referencias culturais tornam a leitura ainda mais enriquecedora.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  9. Olá, tudo bem? Não conhecia o livro, porém fiquei curiosa com a premissa. Gosto de ler contos quando bem escritos, e esse parece ser o caso com as referências culturais e descrições de locais, o qual amo. Também amo leituras rápidas e enredos que a gente devora. Adorei a resenha e com certeza dica anotada!
    Beijos,
    http://diariasleituras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Oi Beatriz.

    Eu gostei das informações que deixou sobre o livro, pois não conhecia e parece ser bem interessante. Vou anotar a dica literária, quem sabe terei uma chance de conhecer a escrita do autor. Parabéns pela resenha.

    Bjos
    https://historiasexistemparaseremcontadas.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  11. Olá!

    Não conhecia o livro, mas gostei. O fato de ser um livro de contos me chama atenção, principalmente pelo autor ter uma peculiaridade em cada um. Fiquei curiosa para conhecer mais.

    Beijos,
    www.psamoleitura.com

    ResponderExcluir
  12. Nunca tinha ouvido falar da obra, mas fiquei bem instigada com primeiro conto justamente por falar de relações tóxicas, acredito que leria pra conhecer o primeiro conto, já que falou dele é fiquei curiosa em ver como foi desenvolvido.

    ResponderExcluir
  13. Oii, tudo bem?
    Normalmente eu não sou muito de ler livros de contos, mas confesso que esse me chamou muito a atenção pela riqueza de detalhes e pelo tipo de contos que o autor traz, pode ter certeza de que ele já esta na minha listinha.

    ResponderExcluir
  14. Oi Bia, não conhecia o livro e achei bem interessante o autor agregar em seus textos referências culturais.
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir