[Resenha] Inocência?

4 de junho de 2018

Título: Inocência? (O Protetorado da Sombrinha - Livro 3)
Autor: Gail Carriger
Editora: Valentina
Páginas: 302
Ano: 2015
Adicione ao Skoob
*Cortesia da editora


Sinopse: Alexia Tarabotti enfrenta uma série de atribulações sociais, quiproquós e saias justas (embora compridíssimas) em plena sociedade vitoriana. Ao abandonar a residência do marido e se mudar de volta para o lar de sua terrível família, Lady Maccon se tornou o escândalo da temporada em Londres. Além disso, a Rainha Vitória dispensa Alexia do Conselho Paralelo, e a única pessoa capaz de ajudar a esclarecer os fatos, Lorde Akeldama, inesperadamente deixa a cidade. Como se não bastasse, Alexia é atacada por joaninhas mecânicas assassinas, indicando – como apenas joaninhas são capazes de fazê-lo – o fato de que todos os vampiros londrinos estão muito interessados em vê-la rigorosamente morta. Enquanto Lorde Maccon concentra seus esforços em ficar cada vez mais ébrio e o Professor Lyall se desdobra para que a Alcateia de Woolsey se mantenha coesa, Alexia deixa a Inglaterra em direção à Itália em busca dos misteriosos Templários. Somente eles têm o conhecimento sobre os seres preternaturais que Alexia precisa para entender sua crescente e inconveniente condição, mas eles podem ser piores que os vampiros – e estão armados com molho pesto. A série de STEAMPUNK mais cultuada do mundo! Best-seller do New York Times e finalista do Goodreads Choice Award na categoria Paranormal Fantasy.

Não contém spoiler
Leia as resenhas dos volumes anteriores:
Resenha
Após o final destruidor do segundo volume, encontramos Alexia lutando para provar a sua inocência e sendo julgada por toda a sociedade, ela se tornou o mais novo escândalo de Londres e recebe olhares acusadores por onde quer que passe. Como se isso não bastasse, sua vida está correndo perigo e ela precisa fugir.

Depois dos recentes acontecimentos (em Metamorfose?, não vou comentar sobre para não dar spoiler), Alexia está sem a proteção da alcateia, foi retirada do Conselho Paralelo e acaba indo morar com a família, no entanto a convivência com eles não dá muito certo e ela acaba sendo expulsa de casa. E as coisas para ela só pioram...
Por ser uma preternatural (sem alma), Alexia representa riscos para todos os seres sobrenaturais, pois com o seu toque qualquer um deles perde os seus poderes e os fantasmas são exorcizados. Ela está passando por uma situação incomum, um preternatural feminino é extremamente raro, então pouco se sabe a respeito delas, mas Alexia está a causar um verdadeiro rebuliço com a sua descoberta - motivo pelo qual Lorde Maccon desconfia da esposa.

Essa situação reflete em toda a comunidade sobrenatural, ninguém sabe ao certo como foi possível ou quais perigos o fato representa, mas eles temem que algo muito pior do que Alexia possa surgir e os vampiros querem matá-la. Lorde Akeldama é o único vampiro em que ela pode confiar e o único que poderia lhe explicar o que está acontecendo, mas ele desapareceu e lhe deixou apenas um recado alertando-a a sair de Londres.
Alexia foge para a Itália, país de origem de seu pai - também um preternatural -, onde poderá encontrar respostas para todas as suas perguntas. Ela conta com a ajuda de Madame Lefoux (uma inventora francesa, dona da chapelaria) e de Floote (que trabalhava para o pai dela), no caminho eles enfrentam novos atentados à vida de Alexia e ela tem a oportunidade de usar a sua sombrinha para proteger a todos, sombrinha toda trabalhada nos esconderijos e armas.

Na Itália é inaceitável a vida após a morte e a missão dos Templários é exterminar qualquer um desses seres, eles também não aceitam os preternaturais e repudiam Alexia, porém precisam dela. OS Templários possuem manuscritos antiquíssimos e Alexia também precisa da ajuda deles para entender tudo o que está acontecendo.
Minha impressão
Ai, gente, me apaixono cada vez mais por essa série! Acho a escrita da autora muito envolvente e os personagens são encantadores. A trama é genial, bem trabalhada e com detalhes que nos permitem adentrar ao universo criado pela autora, que mistura ficção científica com romance de época e sempre com muito humor.

Alexia não decepciona! Ela continua sem freio e fala o que dá vontade mesmo, é uma personagem divertidíssima. Mesmo passando por uma situação pra lá de complicada e correndo risco de vida, Alexia mantem a pose. No final do segundo volume eu terminei a leitura com uma raiva gigantesca do Lorde Maccon, e no começo desse a minha vontade era de dar na cara dele. Mas quando ele percebe que foi um babaca ele tenta se redimir, mas Alexia não é de bobeira e conseguir o perdão dela é tarefa praticamente impossível.

Esse volume foi o meu preferido até agora e estou muito curiosa para saber o que Alexia vai aprontar nos próximos volumes.

Minha nota para o livro

18 comentários:

  1. Oi.
    Tudo bom?
    Eu já tive a oportunidade de ler esse livro é fiquei impressionada como Alexia apareceu ainda mais forte.
    Maccon foi realmente um babaca no segundo e inicio do terceiro, esse foi meu favorito também.
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Olá,
    Preciso dizer que os diálogos do livro são extremamente interessantes, o pensamento é lógico e enquanto eu lia me via respondendo a Alexia, concordando com ela. Inocência é esse tipo de livro, que te envolve até que você sente que está participando da história.

    Debyh
    Eu Insisto

    ResponderExcluir
  3. Essa série de livros me instiga bastante, quero muito lê-los, principalmente por conta das capas e por se tratar de um ar steampunk, nunca li nada com essa temática. E ainda tem seres sobrenaturais? Meu Deus, eu realmente não sei porque ainda não li essas belezuras.

    www.sonhandoatravesdepalavras.com.br

    ResponderExcluir
  4. Oi Beatriz, sua linda, tudo bem?
    OMGGGGGG!!!! Amo essa série. É diferente de tudo o que já tinha lido antes. Sou fã eterna agora da autora. Estou de coração destroçado porque acabou a série. Eu fiquei muito triste pela Alexia, o que fizeram foi imperdoável. Prepare seu coração para o próximo livro. Não vou te contar nada, risos.... Adorei sua resenha!!!
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Oi Beatriz,
    Tenho muito interesse em ler essa série. A Editora Valentina arrasa com os títulos super diferentes. Só li elogios até agora, e sua resenha só reforçou minha vontade.
    Bjs.
    Pri.
    http://nastuaspaginas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Olá! Quando fui ler a sinopse, fiquei completamente confusa e perguntando-me "isso é uma comédia", mas aí entendi de qual série era o livro, uma que já ouvi falar, e tudo fez sentido hahaha Não tomei uma decisão de anotar a dica ou não, pois, mesmo as resenhas sendo sempre positivas, quando leio as sinopses, elas nunca me prendem de verdade, mas é legal conhecer através das suas palavras!
    Abraços

    ResponderExcluir
  7. Olá não sei bem o motivo mais eu nunca sentir vontade de ler esses livros até ler essa resenha fiquei curiosa vou tentar ler o primeiro mês que vem dica anotada

    ResponderExcluir
  8. Oi Beatriz, eu tenho acompanhado as resenhas desta série e estou cada vez mais fascinada, queria muito ler, pena que são vários livros e no momento, não conseguiria dar conta, mas estão na minha listinha infinita de desejados.
    Bjos
    Vivi
    http://duaslivreiras.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  9. Oie! Assim como vc, acho a escrita da autora envolvente.
    Adoro steampunk e ainda mais tendo sobrenatural envolvido. Fiquei com muito medo da editora não finalizar a série, então foi um alívio qdo mudaram de ideia.
    Eu choro de rir com a Alexia e nesse livro tive vontade é de bater com a sombrinha dela na cabeça do lorde Maccon p ver se ele “enxergava o erro dele” . Como pode , né?
    Até mais

    ResponderExcluir
  10. Oi, tudo bem?
    Sempre que vejo resenhas sobre os livros dessa série, são tantos elogios que eu começo a ficar curiosa para ler. O enredo é bem original e a leitura parece ser muito fluida. Porém, por mais que a escrita da autora seja envolvente, eu tenho muita preguiça de livros envolvendo lobisomens e vampiros (tirando Harry Potter e os livros da Cassandra Clare). Tenho muita dificuldade para dar uma chance a livros que tenham esse toque mais sobrenatural e, por isso, ainda não me interessei em ler essa série.
    No entanto, adorei sua resenha e fico feliz que tenha gostado da leitura. Se esse foi o seu livor favorito da série, é um sinal de que ela está ficando melhor a cada livro e espero que os próximos sejam ainda melhores.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  11. Adoro a proposta dessa série e nunca li nada com essa pegada sobrenatural em um "romance de época", realmente é uma trama genial e saber que você se apaixona cada vez mais me anima mais ainda.
    Espero ter a oportunidade de conhecer Alexia e todo esse universo criado pela autora.

    Abraços.
    https://cabinedeleitura0.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  12. Uma sersé que infelizmente ainda não li. Acho ótimo que os livros vem crescendo e conquistando ainda mais os leitores.
    Vj Rose

    ResponderExcluir
  13. Olá, só li o primeiro livro e quero logo ler o restante dessa série. Parece que nesse volume a situação não está fácil pra protagonista. Bom saber que curtiu a leitura. Ótima rensenha.

    ResponderExcluir
  14. Oi Bia, tudo bem?
    Ainda não li nenhum livro dessa série, mas tenho muita vontade, pois as capas são lindas e a premissa também. Fiquei muito contente por saber que você vai se apaixonando cada vez mais por eles e intrigada para saber como funciona essa coisa da alma, visto que não conheço muito a série.
    Vou super anotar a dica.
    Beijos

    ResponderExcluir
  15. Além de conter uma história bem envolvente, os personagens parecem ser apaixonantes. Adorei a sua resenha, que bom que a história só melhora com o passar dos volumes. Irei anotar a sua dica, com certeza. Bjss

    ResponderExcluir
  16. Olá, ainda não conhecia os livros dessa série mas confesso que não me interessei por conta de alguns elementos sobrenaturais apesar de parecer ser uma leitura bem envolvente e as capas serem lindas não consegui sentir curiosidade pelo enredo.
    Porém, fico feliz que tenha gostado do livro e que esteja ficando cada vez melhor, espero q os proximos te agradem muito!

    Beijos,

    ResponderExcluir
  17. Eu li o primeiro livro da série e achei a escrita da autora bem estruturada apesar de não ter sentindo vontade de continuar, infelizmente, talvez não fosse o momento certo para mim, confesso que quando o livro chegou em minhas mãos, faz um tempinho, estava num momento bem amargo da vida. Espero mais pra frente ler toda a série e me encantar tanto quanto você.

    ResponderExcluir
  18. Oie, tudo bom?
    Ah, que capa linda, mulher! Amei suas fotos também!
    Nunca li nada da autora mas o enredo parece ser bacana, com toda essa pegada mais sobrenatural! Espero ter a oportunidade de ler em breve!

    ResponderExcluir