[Resenha] A Armadilha das Dietas

31 de julho de 2016

Título: A Armadilha das Dietas
Autores: Jason Lillis, JoAnne Dahi e Sandra M. Weineland
Editora: Cultrix
Páginas: 224
Ano: 2016
Skoob: Adicione
*Cortesia da editora


Já tentou fazer várias dietas mas o resultado nunca é satisfatório e por mais que emagreça sempre acaba voltando a ganhar peso? Leia a resenha e conheça algumas armadilhas que encontramos nas dietas e em nosso comportamento.

O livro parte do princípio que o leitor já tenha tentado emagrecer por meio de dietas e esteja com dificuldades, os métodos que encontramos trazem uma nova visão. Um livro dinâmico onde temos muitos exercícios de curto e longo prazo que nos apresentam novos caminhos para perder peso, mas o objetivo não é exatamente o emagrecimento e sim uma vida mais saudável.

A Terapia de Aceitação e Compromisso (ACT) é uma abordagem diferente em que não se segue uma dieta rigorosa, mas sim uma mudança comportamental em não lutar contra os pensamentos pessimistas. É muito comum que durante uma dieta, a pessoa que come um chocolate  (por exemplo) fique se martirizando por não ter resistido.
O livro não contém inúmeras receitas ou dicas de dietas, o objetivo é outro, embora tenha sim no último capítulo algumas instruções, não sobre o que comer ou deixar de comer, mas a maneira correta de se organizar a alimentação. O propósito é levar uma vida saudável e como consequência a perda de peso ou manter o peso estável.

Sentimentos negativos são naturais, mas aprender a não lhes dá valor é o que encontramos. Ansiedade, raiva, frustração... São sentimentos comuns mas geralmente tentamos impedi-los e acabamos descontando na comida, principalmente quando estamos seguindo alguma dieta e isso só se agrava quando a quebramos. Com exercícios mentais vamos aprender a deixar que eles surjam, observá-los e deixá-los passar, para agir com consciência em relação à eles.
São exercícios que proporcionam um autoconhecimento para evitar a sabotagem que nosso cérebro tenta nos fazer. A Armadilha das Dietas foi escrito por três psicólogos especialistas em perda de peso e obesidade. 
Minha impressão
Eu não sabia o que encontrar quando comecei a leitura, ainda não conhecia a Terapia de Aceitação e Compromisso (ACT) e foi uma novidade a abordagem que encontrei. Com o final da leitura eu posso dizer que não vejo o livro apenas para quem quer emagrecer, o método abrange muito mais do que a perda de peso e achei incrível os autores o terem usado como uma técnica para se obter uma vida mais saudável. 

Encontramos muitos exercícios e é preciso ter um caderno sempre por perto para realizá-los, alguns são imediatos e outros são diários ou semanais. Não é um livro que se leia rápido pois para melhor aproveitá-lo é necessário seguir certinho e aprender as técnicas ensinadas. Mas você também pode lê-lo todo para conhecer e ter uma ideia,depois pode voltar e reler com mais calma para realizar os exercícios e fazer as anotações necessárias. Eu fiz dessa maneira.

Aprendemos a não fugir daquilo que nos incomoda mas sim encarar de frente e ver quais são nossos reais valores. Se sua meta é ter uma vida mais saudável e aprender a lidar com as emoções o livro é indicado. 

Minha nota para o livro

Nenhum comentário:

Postar um comentário