[Resenha] Queime Depois de Escrever (Rosa)

16 de março de 2022

 

Título: Queime depois de escrever (Rosa)
Autor: Sharon Jones
Editora: Sextante
Páginas: 144
Ano: 2021
*Cortesia da editora
Sinopse: Mais de um milhão de exemplares vendidos.Você consegue ser sincero quando ninguém está olhando? Está na hora de fazer o jogo da verdade com você mesmo.Com perguntas instigantes, questionários e jogos de associação de palavras, você vai pintar um retrato fiel de si mesmo.Divirta-se nessa exploração e, se preferir, queime depois de escrever.Queime depois de escrever é um livro sobre você e para você.Ninguém mais terá acesso a ele, então você pode finalmente dizer a verdade sobre sua personalidade, suas preferências, seus medos e seus desejos.Quem é você? Para onde está indo? Por que está indo para lá?Revele-se. Descubra-se.


Resenha
Surpreendentemente intenso e divertido na mesma proporção, “Queime depois de escrever” traz uma abordagem íntima e que pode ser mais simples ou mais complexa, depende da situação, depende o quanto você está disposto a responder com sinceridade.

A proposta da obra é fazermos uma autoavaliação e respondermos a perguntas instigantes sobre nós mesmos. Alguns exercícios, brincadeiras e jogos mentais compõem o livro e nos deixam reflexivos.
O mais importante aqui é fazer tudo com sinceridade, o que nem sempre é fácil quando ela pode doer, nos machucar. Relembrar assuntos delicados, mexer em feridas que não foram cicatrizadas ainda, enfrentar aqueles traumas que nos assolam. Mas quando colocado para fora é libertador, é como se um peso saísse lá do interior e podemos sentir a leveza que esse ato traz.

E você não precisa se preocupar com nada porque ninguém vai ler, ninguém vai saber o que está escrito nessas páginas. É como se fosse um diário que conversa com você, que te questiona sobre todo tipo de situações e te faz pensar sobre eles após deixar transparecer os sentimentos no papel. Simplesmente pegue uma caneta e escreva aquilo que vier à sua mente, deixe as coisas fluírem. E depois, sim, pense sobre o que escreveu.
Ah, e sobre o título: queimar ou não queimar? Eis a questão. Bom, isso depende de cada um. É um livro que nos explora pouco a pouco, que tira de nós aqueles segredos mais bem guardados, que nos faz confessar, que nos ajuda a passar por uma transformação interna (caso haja a necessidade), que nos ajudar a traçar metas, sonhos... E como é tão íntimo, um verdadeiro retrato nosso, pode ser que você não queria queimar. E tudo bem!

Se você vai enterrar e fazer uma capsula do tempo, vai fundo. Se vai queimar, então se joga. Se vai simplesmente guardar na estante e abrir vez ou outra, desfrute esses momentos! Não importa o que você vai fazer após finalizar o livro, o que importa mesmo é senti-lo, é aproveitar cada pedacinho dele e ser sincero com você mesmo.


Minha nota para o livro


Nenhum comentário:

Postar um comentário