[Resenha] 100 Pedaços de Mim

16 de março de 2022

 

Título: 100 Pedaços de Mim
Autor: Lucy Dillon
Editora: Arqueiro
Páginas: 416
Ano: 2021
*Cortesia da editora
Sinopse: Depois de um fim de relacionamento difícil, Gina Bellamy ainda está tentando se recuperar e descobrir como viver sozinha. De repente, ela se dá conta de que os objetos aos quais deu valor durante tanto tempo simplesmente não se encaixam mais em seu novo momento.
Determinada a recomeçar do zero, Gina decide se livrar de todas as coisas materiais, exceto as 100 que considera imprescindíveis.
Mas o que vale a pena preservar? As cartas do único homem que ela já amou? Uma lembrança do pai que nunca conheceu? Ou um vaso de vidro azul que capta perfeitamente a luz do sol entrando pela janela, mesmo nos dias mais cinzentos?
À medida que deixa o passado para trás, Gina relembra tudo de bom que já aconteceu em sua vida e também se reconcilia com as coisas ruins. Durante esse ritual de autoconhecimento, descobre que todos os dias têm algo para ser aproveitado. E quando ela decide fazer exatamente isso, abre espaço para que a mágica aconteça...

Resenha
Após o término de um relacionamento do qual Gina não se recuperou totalmente, a jovem está em busca de se encontrar, de descobrir como é morar sozinha depois de tanto tempo. Foram anos idealizando o seu felizes para sempre com a pessoa a quem amou intensamente, ela achava que eles envelheceriam juntos, que passariam seus últimos anos ao lado um do outro. Mas agora está destroçada com o fim dessa relação e sem saber ao certo como as coisas vão ser daqui para frente.

Com o casamento arruinado e com a sua vida um verdadeiro caos, Gina se muda para um apartamento e se encontra em um dilema: o que levar? Em seu novo lar não vai caber todas as suas coisas, ela tem um apego emocional pelos materiais e não quer se desfazer dos objetos que tanto ama. Mas será necessário. Então Gina decide que já que é para recomeçar, que seja do zero! 
Bom, ela não pode simplesmente jogar tudo fora ou colocar para doação, entre os bens que possui alguns deles lhe trazem lembranças tão intensas que seria impossível se desfazer deles. É quando ela tem uma ideia, vai escolher somente os 100 objetos que achar essencialmente importantes, aqueles dos quais sentiria um vazio no peito se fosse separada deles, vai ficar somente com os cem objetos que julgar imprescindíveis.

Gina está vivendo uma nova fase agora, mas ao mesmo tempo está revisitando os eu passado. Enquanto está desempacotando as coisas no apartamento novo, ela sente cada objeto retirado da caixa, toca com ternura, e – principalmente – revive os momentos que passou com eles ou lembra-se das pessoas que foram suas donas antes dela. Cada um dos objetos passa por uma análise crítica na qual Gina se questiona se eles são ou não extremamente importantes para ela. 
Não estava em seus planos adotar um cachorro, mas em sua jornada de autodescoberta e descontrução isso aconteceu e seu novo amigo Buzz vai ser um verdadeiro companheiro. A relação mútua de confiança entre eles vai se dar aos poucos e Gina vai encontrar no cachorrinho o apoio do qual precisava, assim como ele vai encontrar nessa humana o cuidado e o amor que tanto necessitava.

Sem ter ideia do que o futuro reservou para ela, Gina simplesmente vai abrir o seu coração para que as coisas boas possam acontecer. Só depende dela, ninguém mais está em seu caminho. Ela pode fazer o que quiser, qualquer coisa que tiver vontade. E seu recomeço está sendo marcado por libertações e mudanças.
Minha impressão
100 Pedaços de Mim é uma leitura que por vezes nos emociona, mas que também nos traz momentos de descontração. O livro faz parte da coleção Romances de Hoje e, apesar de ter gostado da leitura, de todos os volumes da coleção esse foi o que eu menos me envolvi. Não consegui me envolver com a Gina e seus questionamentos, mas é inegável que sua nova jornada traz mensagens importantes aos leitores e momentos emocionantes que deixam nossos corações transbordando.

Ela acabou de sair de um casamento e o fim da relação a deixou machucada, ela não se recuperou e está vivendo uma fase difícil. As coisas acabaram de uma maneira que Gina jamais imaginou. Pensava que o seu casamento seria para sempre e está completamente destroçada. Mas é preciso seguir em frente, apesar de não ter ideia de por onde começar, Gina sabe que precisa fazer alguma coisa.

Ela se muda e resolve levar para o novo apartamento apenas os 100 itens que julgar serem essenciais. Então enquanto desempacota as coisas da mudança ela vai escolhendo o que vai ficar e o que vai se desfazer. E, assim, o livro se desenvolve entre cenas do passado e os momentos atuais. Gostei de ver como a autora dividiu as mudanças de tempo e de como ela nos apresenta o passado de Gina, podemos entender como ela chegou até onde está, como seu caráter foi construído, como sua personalidade foi moldada.

Gostei bastante do final e das mensagens que a autora nos traz.

Embora não tenha sido a leitura que eu esperava quando comecei, estou satisfeita por ter tido essa experiência. Foi uma leitura gostosa, sim, eu só esperava algo mais, queria ter me envolvido mais com a Gina e as questões que ela levanta ao longo da trama.

Se recomendo a leitura? Claro! Um livro impacta de maneiras diferentes a cada leitor. Gostei dele, mas você pode gostar ainda mais.

Minha nota para o livro



Nenhum comentário:

Postar um comentário