[Resenha] Win

15 de março de 2022

 

Título: Win
Autor: Harlan Coben
Editora: Arqueiro
Páginas: 320
Ano: 2021
*Cortesia da editoraa
Sinopse: Neste suspense inédito de Harlan Coben, o protagonista é o milionário Windsor Horne Lockwood III – ou simplesmente Win, como é chamado pelos (poucos) amigos, entre eles Myron Bolitar.
Coben já teve suas obras traduzidas para 45 idiomas, contando mais de 75 milhões de exemplares vendidos. Vários de seus livros foram adaptados para o cinema e para séries de streaming, entre eles O inocente, lançada pela Netflix.
Em uma cobertura em Nova York, um homem recluso é encontrado morto. Junto ao corpo, há duas peças dignas de nota: uma pintura de Vermeer e uma mala de couro com as iniciais WHL3 gravadas.
Levado até o local pelo FBI, Win não faz ideia de como sua mala e o quadro que foi roubado de sua família anos atrás foram parar lá.
Mas ele decide que vai descobrir, principalmente depois de saber que o homem assassinado pode estar ligado ao sequestro de sua prima, ocorrido há mais de 20 anos. Na época, ela conseguiu fugir, mas seus captores e os objetos roubados nunca foram encontrados.
Dono de uma apurada capacidade de observação, Win tem três coisas a seu favor para desvendar esse mistério: uma ligação pessoal com o caso, uma enorme fortuna e um estilo único de fazer justiça.

Resenha
Há mais de vinte anos anos, a prima de Win foi sequestrada e mantida em cativeiro no que ficou conhecido como Cabana dos Horrores. Ela passou semanas ali, era torturada e estuprada. Foram dias de completa agonia, só que ela conseguiu fugir e escancarar para o mundo as crueldades que aconteciam naquele lugar. No dia do sequestro, o pai dela foi assassinado, dois quadros valiosíssimos foram roubados e uma mala cara da família também foi levada junto.

Mas esse passado tão cruel deu forças à Patrícia para fazer algo bom e criar uma instituição de apoio a garotas e adolescentes vítimas de abuso. Todo o sofrimento daquela época foi mantido trancado no interior da mente de Patrícia e a família nunca mais comentou sobre o assunto. No entanto, ela terá de reviver cada detalhe e ter a sua vida virada de cabeça para baixo novamente.
Um homem foi encontrado morto em um prédio luxuoso, a vítima era um homem recluso, ninguém sabia nada sobre ele, nem mesmo seu nome. O FBI entra na investigação e na cena do crime foram encontrados dois objetos que os levam a Win. Um quadro valioso e raro, pertencente à família Lockwood, estava no apartamento, além disso, uma mala com as iniciais de Win também estava lá. Transformando Windsor Horne Lockwood III em um suspeito.

Tanto o quadro quanto a mala desapareceram da casa da família vinte anos atrás, quando Patrícia foi sequestrada. Quando a Cabana dos Horrores foi descoberta, tais objetos não foram encontrados e seu paradeiro era um mistério até então. Agora Win precisa entender o que está acontecendo, como um homem assassinado acabou em posse desses objetos roubados no sequestro da prima? Ele seria um dos envolvidos com a Cabana dos Horrores? E, um dos pontos mais importantes, quem matou o homem e por quê.
O passado da família Lockwood é coberto de segredos e quanto mais Win esmiúça os mistérios que a família esconde mais ele descobre sujeiras embaixo do tapete. A família tem um nome de peso, é uma das mais tradicionais e ricas, seus membros conseguem tudo o que querem e isso pode impactar de diferentes maneiras cada um. Win foi moldado segundo suas vivências, precisou aprender a agir por conta própria, aperfeiçoar suas técnicas e saber diferenciar aqueles em que pode confiar. Por isso, é um homem de poucos amigos e muitos desafetos.

Dono de uma herança imensurável e um charme inegável, Win precisará usar seus recursos para conseguir entender o que está acontecendo e se livrar da suspeita que recai sobre ele. Mas ao final de tudo deverá pensar em cada descoberta feita e ponderar e vale a pena revelar as coisas que descobriu.
Minha impressão
Windsor Horne Lockwood III, o tão famoso Win, coadjuvante nas histórias de Myron Bolitar, agora é o protagonista no novo suspense de Harlan Coben e conquista o leitor desde o começo. Como fã do autor, eu estava cheia de expectativas para essa leitura, foram muitos livros que cultivaram essa curiosidade por saber mais sobre o Win, por ver uma história só dele. E desde que o autor anunciou que estava escrevendo sobre esse personagem tão peculiar a ansiedade só aumentava.

Senti falta de Myron? Obviamente! estava tão acostumada com essa dupla que ver apenas um dos lados me deixou com uma pontinha de saudade, mas o Myron está passando por outra fase agora e entendo isso – o que não quer dizer que eu não sinta vontade de ler mais uma de suas aventuras. Enfim, Harlan Coben não deixa a desejar e nos entrega uma história instigante e com o humor ácido de Win que já conhecemos.

Dessa vez, Win se envolve em um caso de assassinato que está ligado ao sequestro de sua prima anos atrás. Em um edifício luxuoso é encontrado um homem assassinado, ninguém sabe nada sobre ele, mas a polícia encontra na cena do crime uma obra de arte valiosíssima e uma mala com as iniciais WHL3 gravadas nela, são as iniciais de Win. Ao que tudo indica, o homem morto fora um dos sequestradores e estupradores de sua prima. Win é alvo do FBI e precisa provar a sua inocência, é uma busca frenética pela verdade e em meio à investigação ele descobre segredos sombrios. Será que vale a pena revelá-los depois de tantos anos?

Leitura obrigatória para fãs do Harlan Coben! Quem ainda não leu nada do autor também é uma ótima indicação para começar (e depois se jogar de cabeça nos demais livros dele). Win é um personagem politicamente incorreto, que nem sempre concordamos com suas atitudes, mas que sempre torcemos por ele. Ah, e para quem já leu a série Myron Bolitar, tem uma personagem que aparece nesse livro que vai deixar o leitor na maior dúvida se gosta do envolvimento dela ou não.


Minha nota para o livro


Nenhum comentário:

Postar um comentário