[Resenha] Sob a Luz da Escuridão

17 de janeiro de 2019

Título: Sob a Luz da Escuridão (Livro 01)
Autor: Ana Beatriz Brandão
Editora: Verus
Páginas: 336
Ano: 2018
Adicione ao Skoob
*Cortesia da LC Agência de Comunicação
Sinopse: O mundo não está a salvo dos humanos. Da autora de O Garoto do Cachecol Vermelho.
Guerras e destruição, causadas pela ganância de um homem, quase levaram a raça humana à extinção. Com a radiação das bombas nucleares, o DNA humano sofreu mutações e uma nova espécie surgiu: os metacromos, seres especiais, com poderes extraordinários. Em meio ao caos de um mundo pós-apocalíptico, Lollipop e Jazz são resgatadas do instituto onde eram mantidas prisioneiras. Com as memórias apagadas, elas não sabem por que estavam ali nem quem as libertou.
E, enquanto buscam respostas sobre suas origens, só lhes resta lutar pela sobrevivência. Evan, um vampiro milenar, lidera com mãos de ferro uma das mais poderosas áreas do planeta. Mas quando, por obra do destino, ele reencontra a mulher que pensou estar morta há décadas, tudo desmorona e ele é obrigado a enfrentar o passado.
Resenha
O mundo está um caos e as pessoas vivem em um cenário pós-guerra. Faltam recursos básicos e para consegui-los é preciso arrancar de outras pessoas, roubando ou matando e não há mais leis. Uma civilização foi dizimada por um ditador, quando estourou a Quarta Guerra Mundial e o líder morreu ninguém mais queria partidos políticos, cada um lutava apenas por si mesmo. Assim está o mundo no qual os personagens dessa história se encontram.

Devido ao uso de bombas nucleares começou um problema com radiação e muitas doenças surgiram, sem hospitais ou medicação só restava às pessoas esperar pela morte, após muitos anos os sintomas diminuíram e uma pequena parcela da humanidade possuía alterações em seu DNA que eram quase imperceptíveis, no entanto, no decorrer do tempo essas alterações foram transmitidas entre as gerações e deram origem aos Metacromos. Pessoas geneticamente modificadas que têm habilidades especiais.
Os humanos comuns os chamam de impuros e eles preferem se chamar “singulares”. Há um Instituo que caça os Metacromos para usá-los como cobaias a fim de produzir vacinas para gerar novos humanos modificados. Os que são capturados pelo Instituto são submetidos aos mais terríveis tratamentos. É quase impossível escapar, mas Lollipop e Jazz conseguiram... Na verdade, foram resgatadas.
"Eles matam, estraçalham e acabam com qualquer um que não seja como nós. Têm tecnologia de ponta a seu favor. E, de acordo com o que sei, trabalham para o Instituto com o objetivo de capturar os singulares mais talentosos e descobrir uma vacina que poderia transformar todas as pessoas em seres com habilidades sobrenaturais."
As amigas não lembram como foram parar no Instituto ou como eram as suas vidas antes dele, mas ao serem resgatas elas descobriram um mundo completamente destrutivo. E os “Eles” não param nunca, estão sempre à procura de metacromos e conseguiram descobrir o refúgio delas, então uma nova fuga começa. Dessa vez sem ajuda de ninguém, apenas as duas.
 "Respirei fundo. Ok. Agora éramos nos duas contra o mundo, como eu havia dito a Jéssica antes. Um mundo que não conhecíamos, um mundo selvagem e cruel. Provavelmente não sobreviveríamos nem uma semana, mas precisávamos tentar. Era isso ou morrer ali."
É quando aparece o Evan, o líder de um dos grupos de resistência. E com ele vem uma história que deixa a cabeça de Lollipop confusa, ela descobre que realmente não sabia nada sobre o próprio passado. Evan lhe conta detalhes de uma vida inteira, nomes, lugares, intrigas e amores. Os dois têm muita história juntos e aos poucos tudo vai vir à tona.

Lollipop e Jazz vão aprender a controlar os seus poderes e ver que são capazes de muito mais, ambas possuem habilidades incríveis. Sam ajuda Jazz com seus treinamentos por ter os mesmos poderes que ela e Evan ajuda a Lolli, ele a conhece melhor do que ninguém, melhor do que ela mesma. E no meio caos no qual o mundo se encontra ainda há lugar para a esperança e o amor. Lolli e Jazz podem estar confusas quanto aos seus sentimentos, mas com o tempo vão se permitindo viver.
Minha impressão
Sob a Luz da Escuridão é uma distopia que leva o leitor para dentro das páginas e o seu cenário apocalíptico é tão bem escrito e desenvolvido que em muitos momentos se assemelha à nossa realidade. Há algumas cenas nas quais podemos ver claramente o retrato do que vivenciamos nos últimos tempos, não digo só aqui no Brasil, mas pelo mundo; e em outras cenas desejamos que a ficção criada pela autora não saia das páginas e jamais se concretize. É tudo muito cruel.

Nossa protagonista está longe de ser a mocinha indefesa, ela é destemida e audaciosa e com seus superpoderes ela tenta fazer as coisas certas. A Lollipop (nome engraçado, eu sei, mas faz todo o sentido depois que se lê o livro) é muito Girl Power, a Ana Beatriz Brandão sempre nos traz mensagens sobre empoderamento feminino em seus livros.

A obra também tem fantasia, ação, suspense, aventura e uma boa dose de romance para aquecer nossos corações. O final é destruidor e se não fosse não seria livro da Ana! Preciso desesperadamente do próximo volume porque esse termina com uma notícia bombástica e estou louca para descobrir o que vem pela frente.

Eu adorei a leitura e recomendo demais!

Minha nota para o livro

23 comentários:

  1. Olá, tudo bem? Nunca li nada da autora, mas tenho bastante vontade, pois só vejo elogios. Não conhecia essa obra ainda, mas fiquei bem curiosa com toda essa coisa de cenário apocalíptico, pois nunca li nada com o tema. Adorei tua resenha e fiquei louca para ler o livro!

    Beijos,
    Duas Livreiras

    ResponderExcluir
  2. Olá!
    Nunca li nada da autora, mas vários livros dela estão na minha lista de desejados. E estou bem ansiosa para ler Sob a luz da escuridão.
    Amo livros nacionais, e isso me deixa com mais vontade de ler.
    Já li várias resenhas positivas, e sua me deixou bastante empolgada para conhecer a obra.
    Não sabia que esse era o primeiro volume, bom saber. Rs Fico feliz que você tenha gostado tanto da leitura, é ótimo quando um livro mexe tanto com nossos sentimentos.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Olá! Pelo nome do livro, a capa e temática eu imaginava que seria sobre zumbi e não metacromos - humanos com habilidades especiais. Apensar de ser uma história fantasia que bom que se assemelha á nossa realidade. Bom que seja bem escrito e desenvolvido. Adoro personagens destemida e audaciosa. É muito bom quando um livro consegue trazer uma mistura de gênero. Depois dessa resenha não teve não adicionar o livro nos desejados. Beijos'

    ResponderExcluir
  4. Oiii, meu amor, tudo bem?
    Eu amei a capa desse livro de cara, realmente parece ser uma leitura bem gostosa e interessante de se fazer! Sua opinião foi muito importante para mim, para enfim decidir se iria ou não comprar a obra, e realmente deve ter sido uma leitura ótima, amei a edição e linda resenha. Quero ler.
    Bjs

    ResponderExcluir
  5. Esse livro da Ana Beatriz eu provavelmente não irei ler este ano, priorizei pra minha meta de leitura deste ano livros mais leves.
    Eu achei essa capa muito bonita.
    Bom quando a gente termina a leitura e fica ansiosa pra continuação né? KKkkkkkkkk
    Da uma agonia essa espera.
    Adorei sua resenha.
    Parabéns.

    ResponderExcluir
  6. Adorei sua resenha, esse livro ta na minha lista a um tempo, mas ainda não conhecia o que ele realmente era, e pela capa não aparenta ter essa história toda. Parabéns pela resenha^^

    ResponderExcluir
  7. Como não amar os livros da Ana Beatriz Brandão, não é mesmo? Desde que li O garoto do cachecol vermelho, ela se tornou uma das minhas autoras favoritas! Infelizmente ainda não tive a oportunidade de ler esse lançamento, mas está na minha lista de desejados. Saber que você gostou tanto assim, me deixa ainda mais animada para comprar meu exemplar.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  8. Oiii bea

    Que legal que o final conseguiu manter teu interesse a expectativas à espera pelo próximo, estou curiosa em ler esse livro, principalmente por ter vários elementos que curto além da distopia,como romance e suspense. Esse cenário apocaliptico criado parece ser bem realista, daqueles que deixam a gente com um pouco de terror mesmo, e numa distopia acho que esse tipo de realismo é fundamental.

    Beijos

    www.derepentenoultimolivro.com

    ResponderExcluir
  9. Olá,
    Eu li o livro, é bom, mas você tem que trata-lo como um livro teen, já que a distopia e a aventura mesmo foi bem esquecida no livro. Mas eu gostei sim.

    Debyh
    Eu Insisto

    ResponderExcluir
  10. Oi Bia, tudo bem? Eu sigo a autora no instagram faz alguns meses e, tenho gostado muito do conteúdo que ela tem postado nas redes sociais. Mesmo acompanhando a autora, não sabia que esse livro é uma distopia tão interessante, estou realmente com muito vontade de conhecer mais sobre a história.

    Beijos e Abraços Vivi
    Resenhas da Viviane

    ResponderExcluir
  11. Olá Bia!
    Menina quero muito ler este livro e sua resenha me instigou mais ainda pra ler. Mas não sabia deste fato da protagonista Girl Power. Adoro personagens assim, ainda mais com super poderes. Adorei!

    ResponderExcluir
  12. Oi, Beatriz! Caramba, sua resenha me animou com esse livro! Não conhecia a história, mas adorei saber do final destruidor, esses finais são os melhores! rsrs
    Bjos
    Lucy - Por essas páginas

    ResponderExcluir
  13. Olá Beatriz, eu não conhecia esse livro, mas pelos seus comentários a autora conseguiu criar um mundo apocalíptico muito bem feito e colocar protagonistas femininas bem fortes *-* Sem duvida vou querer lê-lo também.

    ❤ Jéssica ❤ Meu Mundo, Meu Estilo

    ResponderExcluir
  14. Os outros livros da autora não fazem muito meu estilo, mas esse lançamento parece bem legal, pois adoro distopias, ainda mais com essa premissa tão diferente de tudo que já li. Gostei da dica, ainda mais por ser um nacional. Os nossos autores tem se sobressaindo bastante ultimamente no quesito distopias.

    ResponderExcluir
  15. Olá Bea!
    Eu to curiosa com as postagens desse livro. Parece ser um enredo cheio de aventuras e personagens incríveis, mas acho que vou deixar pra ler quando o próximo volume sair, assim não fico curiosa com as continuações hahaha
    Beijos!

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
  16. Eu já tinha ouvido falar dessa autora e até tenho interesse de ler as histórias dela, mas não esta. O livro em si não me atraiu, apesar de eu apreciar muito as distopias.

    A única coisa que chega a despertar uma curiosidade em mim é o tal passado em comum que a Lollipop e o Evan parecem ter. Fico pensando no que poderá se esconder no fato de ela não se lembrar de nada disso.

    Deus nos livre de uma terceira e uma quarta guerra mundial. Mas do jeito que o mundo está caminhando algumas coisas presentes nesta distopia, e até mesmo a questão de futuras guerras mundiais, podem ser bem possíveis de acontecer. :(

    ResponderExcluir
  17. Gostei do fato da personagem central não ser indefesa e está bastante atenta ao contexto em que está inserida, vi outra postagem desse livro em seu blog e estou animada pela leitura

    ResponderExcluir
  18. Oi!


    Ainda não li nada da autora, embora ouça e leia muito sobre ela. Pelo que entendi vai ser uma série, já que tem outro livro. A personagem pelo visto também tem características peculiares e é uma heroína e não uma mocinha indefesa, enfim, o livro parece ser surpreendente.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  19. Oi, li o livro na leitura coletiva também e curti isso de a Lolli não ser uma mocinha indefesa, e a escrita da Ana é super fluida, né? Gostei de conferir sua opinião.

    ResponderExcluir
  20. EU tenho um certo receio com distopias, mas gostei de saber que essa mistura diversos elementos que eu gosto bastante, além disso, fiquei bem curiosa para saber como acaba
    bjo

    ResponderExcluir
  21. Oii Beatriz, tudo bem? Já li um livro da Ana e a escrita dela é bem fluida mesmo, super envolvente. Adoro distopias e essa premissa me deixou mega empolgada! Espero conseguir ler e gostar bastante também :) Adorei a resenha.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  22. Olá, tudo bom?
    Eu não curto muito distopias e fantasias, então acho que não seria um livro para mim. No entanto, adorei saber o quão bem construído é esse mundo pós apocalíptico, como a autora soube construir uma protagonista girl power e claro, sobre esse final devastador que é algo que adoro. Realmente deve ser um ótimo livro para os que curtem o gênero!
    Ótima resenha!
    Beijos!

    ResponderExcluir