[Resenha] Contumélia

3 de dezembro de 2018

Título: Contumélia
Autor: Lilian C. Peixe
Editora: Publicação independente
Páginas: 188
Ano: 2018
Adicione ao Skoob
*Publieditorial
Sinopse: Inês é uma jovem desesperada!
Ela completou 16 anos e D. Constância, sua madrinha com quem ela mora, decidiu que ela precisava de um noivo. O problema é que, miseravelmente, D. Constância escolheu um pretendente absolutamente intragável, o Sr. Macedo.
Agora a única esperança de Inês, para não acabar casada com alguém que ela não suporta ou ir para um convento, é o súbito interesse que Henrique, um velho amigo da família, passou a demonstrar por ela. Contudo, ela não sabe se as intenções dele são realmente sérias e antes que possa descobrir, é enviada numa viagem inesperada para o noivado de sua prima Cecília em Petrópolis.
Assim, em meio ao burburinho causado pelo misterioso assassinato do barão de Araribá em Paraíbuna, Inês e sua espirituosa companheira Teresa acabarão envolvidas em inusitadas e perigosas aventuras.
"Eu nunca havia cogitado a possibilidade antes, porém naquele instante me casar com o Henrique parecia uma ótima idéia. Ele não me causava náuseas como o Macedo e, além disto, não me arrastaria para uma fazendinha no meio do mato. Ele morava na agitada cidade de Paraibuna, onde ocasionalmente famigerados barões e filhos de viscondes de fama pouco honrosa duelavam por senhoras de má reputação. Além disto, ele também não era nada feio.
- Eu não acredito que as intenções do Sr. Azevedo sejam sérias. – retorquiu D. Constância.
- E se forem? Ele insistiu para que viéssemos almoçar aqui no próximo domingo.
- Almoçar aqui? D. Clarissa e sua mãe costumam almoçar aqui também, sabia? Ele que nos aguarde sentado. A melhor escolha é o Sr. Macedo que está aguardando apenas um empurrão seu para fazer o pedido.
- Eu prefiro empurrá-lo embaixo de um trem.
- Não fale assim, ele é um bom homem. – repreendeu D. Constância.
- Pode até ser, mas eu não o suporto.
- Você é muito geniosa, como sua mãe. Mas assim como ela, um dia vai ter que colocar um pouco de juízo na cabeça."
Resenha
Inês é uma jovem de dezesseis anos que mora com a madrinha e tem pela frente um futuro nada animador, como está com idade para se casar a madrinha quer que ela arranje um casamento e se isso não acontecer Inês deverá ir para um convento. O problema é que o único pretendente é um homem repulsivo e Inês prefere ir para o convento a se casar com ele.  Mas as coisas começam a mudar quando Inês vai a uma festa de casamento com a sua madrinha e lá reencontra um antigo amigo da família.

Henrique parece ter despertado um súbito interesse por Inês e na festa se aproxima bastante da jovem, o que desagrada D. Constância (madrinha da Inês). Henrique percebe o incômodo que causa à madrinha dela e se diverte com isso, contrariando-a sem cerimônia. Já ao final da festa, Henrique convida Inês e amadrinha para um almoço no próximo domingo e D. Constância trata de recusar dizendo que a afilhada precisa ir a Petrópolis para o noivado de uma prima.
Inês estava gostando do flerte, mas quer muito ir ao noivado da prima então resolve ir com a sua mucama Teresa. Na estrada acontece um imprevisto e a carruagem fica atolada, é quando aparece um homem oferecendo ajuda e consegue puxar os cavalos. Ele é André Guimarães, sua fama pela redondeza não é das melhores, circulam boatos de um caso dele com a baronesa de Araribá e há alguns dias André e o barão tiveram uma briga feia em um bar, pouco depois o barão foi assassinado e todos suspeitam de André, ele vem fugindo desde então.

Quando chega a uma hospedaria Inês é questionada sobre ter visto alguém na estrada e acaba falando sobre André, assim, sem saber, acaba entregando-o e agora ele está em apuros. Inês e Teresa saem para tentar ajudá-lo, mas as pessoas atrás de André são altamente perigosas e as duas precisam tomar muito cuidado para não serem vistas, se isso acontecer acabariam atrapalhando em vez de ajudar.
Em meio à fugas e a grandes aventuras, Inês e André passam a se conhecer um pouco melhor e cada vez mais ela desconfia de que ele não seja o verdadeiro assassino do barão, há mais coisas por trás de toda essa história e ela ainda não sabe o que são. Inês começa a sentir que está se apaixonando por André, porém ele tem um passado completamente conturbado e muitos mistérios escondidos. André também sente um novo sentimento por Inês, mas é um cavaleiro (ainda que sua fama diga o contrário) e jamais fará algo para prejudicá-la.
Minha impressão
Contumélia é um romance de época ambientado no Brasil Imperial e nos traz uma trama completamente envolvente, com personagens carismáticos e uma mistura de gêneros que dá muito certo, a autora insere uma boa dose de suspense à trama e isso deixa tudo mais interessante, os mistérios que essa história esconde se mantêm por toda a leitura e deixam o leitor curioso para tentar descobrir os segredos.

Inês é uma protagonista que nos conquista logo, uma jovem que foge de um casamento arranjado e tem uma visão bem diferente das demais moças da sua idade, mas por ser muito nova também acaba sendo um pouco imatura em alguns momentos, o que é natural. Ela está quase certa de que vai para um convento, já que não aceita o marido que a madrinha lhe arranjou, mas quando Henrique começa a cortejá-la seus planos mudam, embora ela não tenha certeza se as intenções do rapaz sejam sérias.

Mas é quando André entra na história que Inês sente o coração bater mais forte e deseja que ele sinta o mesmo por ela, no entanto André é um fugitivo e cada minuto ao seu lado é um risco que ela corre. Inês vai precisar pensar muito sobre o futuro, seu coração diz uma coisa e a razão lhe diz outra, deverá escolher viver um grande amor ou fazer aquilo que a família acha o certo?

Uma coisa que eu gostei muito no livro é o romance leve, bem diferente dos romances de época que muitas vezes acabam puxando mais para o lado hot, em Contumélia vemos uma protagonista de 16 anos que ainda está se descobrindo e seus sentimentos são novos para ela, a autora não transforma isso em erotismo e adorei, é uma leitura que pode ser realizada por qualquer idade. Outro ponto superpositivo é a ambientação, temos lugares lindos sendo descritos com detalhes que nos permitem ter uma fácil visualização daquilo que lemos.

Minha nota para o livro

22 comentários:

  1. Olá!
    Adoro romances de época que se passam no Brasil, acho um diferencial quando o autor consegue trabalhar o enredo dentro do nosso país e deixá-lo envolvente. Legal ver o cuidado da autora em abordar o crescimento do sentimento sem dar rumos precipitados a trama.
    Vou procurar pra conhecer!
    Beijos!

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
  2. Fiquei fascinada de saber a ambientação do livro. Nunca li uma obra que se passasse nessa época no Brasil, então fiquei bem animada pela leitura. Vou ler se tiver oportunidade, e adorei poder conferir sua resenha.
    beijos

    ResponderExcluir
  3. Oi, Beatriz!
    Nossa, nunca vi um romance de época usando o período do Brasil Imperial como cenário e achei a ideia super interessante. Outra coisa que gostei foi do fato da protagonista se interessar por Henrique inicialmente, mas depois perceber que se apaixona por André. Imagino que isso represente uma quebra de expectativas para os leitores que começam a torcer pra que ela fique com o Henrique quando o conhece. Foi uma ideia inesperada! hahaha Ótima resenha! Beijos!

    Jéssica Martins
    castelodoimaginario.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Livros sem "forçar" este lado hot? Já quero! primeiro a capa é linda, e por ser um romance leve já me interessa e muito! Adorei estou começando a ler romances de época agora e este já vai pra listinha!

    ResponderExcluir
  5. Heey!
    Adorei sua resenha, principalmente por se passar no Brasil (mesmo que seja o período imperial, acho legal quando a ambientação é um lugar que a gente conhece pelo menos um pouco).
    Sempre gostei de ver protagonistas jovens mostrando que também tem vontades independente do costume da época, então Inês já tem vários pontos comigo.
    Fiquei curiosa para saber afinal com quem ela acaba ficando, só descartei o tal do sr. Macedo. Mas agora... Henrique ou André? Hahaha
    Como é um livro curto vou ver se pego para ler ainda essa ano!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Olá, tudo bem? Caramba, ainda não conhecia esse livro, mas depois de ler tua resenha fiquei mega curiosa para lê-lo. Duas coisas aumentaram ainda mais minha vontade de ler a obra: a época em que o livro se passa e a forma como a personagem descobre coisas novas sem tudo ser transformado em erotismo. Ótima resenha, obrigada pela dica!

    Beijos,
    Duas Livreiras

    ResponderExcluir
  7. Acho que nem cabia erotismo em uma história que a protagonista é tão jovem ne? Eu nao conhecia a obra e achei a premissa bastante interessante principalmente por se passar no Brasil imperial, ótima dica!

    ResponderExcluir
  8. Oi, Beatriz! Tudo bem?
    Eu ainda não conhecia esse livro, mas achei a premissa bem interessante. Adoro romances de época, mas percebi que esse foge bastante dos padrões. Pelo que você falou na sinopse, me pareceu que a trama tem um toque de aventura, além de ser uma leitura bem leve. Os romances de época que tendem para o hot não me incomodam (desde que não seja nada em excesso), mas achei legal o fato desse livro não possuir cenas mais quentes. Acho que tem faltado opções de romances de época que leitores mais jovens possam ler.
    Enfim, adorei a resenha e já anotei a dica. Fiquei bastante curiosa para ler também.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  9. Olá adorei o título do livro, sua resenha me cativou muito, principalmente pela abordagem do livro ser diferenciada, e mais públicos poderem ler a obra, gostei disso. Confesso que não conhecia a leitura e fiquei muito animada para ler espero ter a oportunidade em breve!

    ResponderExcluir
  10. Olá
    Em romances de época eu tenho um fascino por mocinhas obstinadas, sério. Achei a premissa fantástica, uma pitada de suspense sempre faz bem, né? Gostei de saber que nesse livro temos um romance mais leve. Fiquei super interessada na premissa desse livro♥
    Adorei sua resenha, beijos.

    ResponderExcluir
  11. Olá. Ainda não conhecia o livro, mas a premissa é bem bacana. A capa também é muito linda. Sua resenha me deixou bem curiosa. Espero poder ter a oportunidade de lê-lo mais pra frente.

    beijos

    ResponderExcluir
  12. Oi Bia, sua linda, tudo bem?
    Eu adoro romances de época e adoro um bom mistério, então, a autora me conquistou quando uniu os dois nessa história. Ah, tá na cara que o verdadeiro assassino está usando ele para sair impune. E provavelmente pode ser alguém conhecido deles. Já estou aqui tentando investigar esse caso, risos..E que bom que é mais leve, sinto tanta falta de livros assim às vezes. Fiquei louca para ler, pena que é versão digital, torcendo para a publicação do livro físico. Sua resenha ficou ótima!!!
    beijinhos.
    cila.

    ResponderExcluir
  13. Olá, tudo bom?
    Amo muito romances de época e não tinha ouvido falar deste ainda. Adorei saber que é ambientado no Brasil Imperial e que não tem aquela pegada mais erótica que os romances de época geralmente tem. Fiquei bem curiosa pelo desfecho da trama e para saber quem é o real assassino. Dica mais que anotada!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  14. Ola Bia, tudo bem?
    Nossa, não conhecia esse livro, achei a capa extremamente encantadora e ela me pareceu remeter bem o que você disse a respeito da inocencia que é transpassada pela obra. Ultimamente ando meio saturada de romances de epoca, mas esse definitivamente anotei sua dica!

    beijos

    ResponderExcluir
  15. Olá, tudo bem Beatriz?

    Eu (Yvens) não conhecia esse livro e achei o título um pouco estranho e isso é mais pelo fato de eu não conhecer ou ler essa palavra até o momento, é mais pelo desconhecimento mesmo. Eu particularmente não tenho o hábito de ler romance de época, mas "Contumelia" parece ser uma boa leitura. Gostei da premissa, da sua resenha e dica!
    Abraço!

    ResponderExcluir
  16. Oi! Gente, que delícia conhecer essa história! Tive a sensação de estar vendo uma daquelas novelas de época que tanto passavam na tv. Amei a ambientação e gostei muito dos personagens. Quero muito saber o que vai acontecer com Inês, e saber que o romance mantém um equilíbrio devido a idade dela também é bem legal. Obrigada pela resenha!

    Bjoxx ~ www.stalker-literaria.com ♥

    ResponderExcluir
  17. Que capa minha gente!!!! Acho que uma edição física deste livro chamaria super a atenção em uma livraria. Gostei da premissa e ainda não li um romance de época nacional escrito nos últimos tempos e este enredo aqui já me envolveu.
    beijos

    ResponderExcluir
  18. Estou aqui muitooooo interessada nessa história, adorei a sinopse, sua resenha me cativou, essa capa tá a coisa mais linda, a ambientação do enredo também.... Quero ler!!! Beijos

    Nara Dias
    Viagens de Papel

    ResponderExcluir
  19. Não conhecia o livro, ou mesmo a autora, mas amando o gênero eu fico no minimo curiosa para conhecer pessoalmente essa história, ainda mais por se passar no nosso país. Gostei muito de saber que a autora não erotizou o romance de uma menina de 16 anos, confesso que isso sempre me incomoda nestes livros. Quero ler e descobrir quem vai falar mais alto, o coração ou as tradições.

    Beijocas.

    ResponderExcluir
  20. Oiee Beatriz ^^
    Antes de mais nada, eu amo romances de época, principalmente os que se passam no Brasil ♥ Ainda não conhecia esse, e apesar de a premissa não ter me chamado totalmente a atenção, fiquei curiosa para conferir a história da Inês. Fico feliz em saber que não há erotismo na história :)
    MilkMilks ♥
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  21. Oi,
    Sou apaixonado por romances de época, principalmente deste jeito leve e com um romance marcante. Ainda não conhecia a obra, mas fiquei interessado pelos personagens que você trouxe na resenha, dica anotada.

    ResponderExcluir
  22. Olá Beatriz!!!
    Uma coisa que fiquei confusa, mas que percebi que foi só um pretexto é que eu jurava que a protagonista ia se apaixonar pelo amigo que reencontrou mas vejo que não é isso.
    Eu gosto de romances de época e achei bastante intrigante o título desse mesmo.
    Adorei a resenha!!!

    lereliterario.blogspot.com

    ResponderExcluir