[Resenha] Asas de Fogo - A Profecia dos Dragões

10 de dezembro de 2018

Título: Asas de Fogo - A Profecia (Livro 01)
Autor: Tui T. Sutherland
Editora: Fundamento
Páginas: 296
Ano: 2017
Adicione ao Skoob
*Cortesia da editora
Sinopse: Sete tribos de dragões vivem em guerra há gerações, travando uma batalha interminável por um antigo tesouro há muito perdido. Uma organização secreta chamada Garras da Paz resolve pôr fim ao conflito e para isso conta com a ajuda de uma... profecia! Uma profecia que prevê grandes sacrifícios, mas que ninguém sabe como será cumprida.
Lamur é um dragão da raça Asas de Lama. Ele e outros quatro dragões vivem em uma caverna escondida embaixo da terra para onde foram levados antes de seus ovos serem chocados. Mas mesmo sem contato com o exterior, Lamur sabe que existe uma terrível guerra lá em cima – uma guerra que ele e seus companheiros estão destinados a encerrar, como diz a antiga profecia.
Porém, quando o perigo realmente se aproxima de Lamur e seus amigos, eles finalmente podem fazer uma escolha. Podem decidir pela liberdade em vez de cumprirem seu destino... podem deixar a montanha... e lançar o mundo dos dragões em uma direção que ninguém poderia prever.
Quais as consequências de suas escolhas? Aonde elas os levarão? O que Lamur e os outros encontrarão nos Reinos dos Dragões? E será que eles conseguirão mesmo fugir de seu destino?
Antigos segredos, batalhas épicas, reviravoltas, muita ação e fantasia aguardam você nas páginas de Asas de fogo!
Resenha
Sete tribos de dragões vivem em guerra há anos, para restabelecer a ordem e a harmonia uma organização secreta (Garras da Paz) decide entrar em ação e busca meios de cumprir uma profecia. No entanto, algumas rainhas têm muito a perder se a guerra chegar ao fim e vão tentar impedir que a profecia se realize. O mundo está um verdadeiro caos e alianças se formam. Mas está chegando o tempo em que os dragonetes virão e com eles, a esperança.

Seis anos atrás, cinco ovos (um de cada tribo descrita na profecia) foram roubados e ao nascerem os dragões deveriam ser treinados pelos próximos oito anos, quando retornariam os Garras da Paz. Porém, um imprevisto aconteceu, o ovo de Asas do Céu foi destruído e em seu lugar foi colocado um de Asas de Chuva. Os protetores tinham a missão de manter os dragonetes vivos e instruí-los. Só que as coisas não acontecem tão bem quanto o planejado.
Embora os dragonetes estudem muito sobre o mundo, as tribos, suas habilidades, a profecia e tudo o que os instrutores achem necessário, eles não conhecem nada do mundo lá fora. São mantidos sob constante vigilância e jamais saíram do esconderijo. Eles não sabem o quão perigoso seria viver fora dos limites e que muitos dragões os querem mortos. Cresceram cientes de que são os dragões da profecia e que precisam acabar com a guerra, mas não têm a menor noção de como farão isso.

Lamur, Glória, Tsunami, Voador e Solana são um grupo bem unido, o que é estranho para dragões de tribos diferentes. São extremamente leais e cuidam uns dos outros. A cada dia os treinamentos ficam mais e mais severos, Francelha (a líder) exige demais dos pequenos dragões e os castiga rigorosamente. Francelha está sempre mostrando a eles os seus defeitos, faz questão de apontar os erros de cada um e essa sua atitude gera baixa autoestima em alguns.
Ainda falta dois anos para os dragonetes poderem sair das cavernas e eles não aguentam mais isso, então tentam arquitetar um plano de fuga ao mesmo tempo em que não têm certeza se estão realmente prontos, afinal, em dois anos poderiam aprender muito. Só que as coisas mudam quando um dragão do grupo corre perigo, os Garras da paz não ficaram satisfeitos com a troca do ovo e a situação piora para o grupo a cada instante.

É quando os dragonetes vão descobrir que o mundo fora das cavernas é ainda mais perverso do que imaginavam. Se Francelha parecia malvada, as rainhas que precisam da guerra são muito pior.
Minha impressão
Como eu amei esse livro, gente! Tramas com dragões são sempre muito interessantes (pelo menos para mim) e acho incrível como histórias com eles podem ter tantas surpresas e universos totalmente novos a serem explorados. E esse primeiro volume da série é sensacional e nos traz uma linda história, com mensagens sobre amizade, superação e confiança, nos mostra que precisamos acreditar em nós mesmos, acreditar que somos capazes, ainda que todos ao nosso redor digam que não.

E gostei bastante que aqui não temos humanos, achei bem diferente e adorei essa proposta. No começo demorei um pouco para entender as tribos e qual dragão fazia parte de qual tribo, mas depois que acostumei eu não conseguia mais largar o livro, tanto que li de um dia para o outro. Os personagens são tão cativantes que é impossível não se envolver com eles.

Nas primeiras páginas temos um mapa e um guia com ilustrações de dragões representantes de cada tribo, descrição física, habilidades, sua rainha e as alianças, logo depois temos a profecia completa. A diagramação está belíssima, o livro é todo muito charmoso e essa capa eu achei muito linda!

Recomendo demais a leitura, é uma série que com certeza agrada a todos os públicos.

Minha nota para o livro

11 comentários:

  1. Eu acho muito interessante a mente de quem cria fantasias, mas confesso que eu já passei dessa fase e hoje não me vejo mais lendo isso de maneira alguma. Eu gostei muito da sua resenha mas sinceramente não me vejo lendo, meu momento de fantasia já acabou, mas agradeço sua indicação e fico feliz por você ter gostado tanto.

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Olá Beatriz!
    A edição está muito bonita e acho um diferencial quando trazem mapas e qualquer outra forma de agregar junto a nossa imaginação.
    Histórias envolvendo dragões não são os meus preferidos, mas as vezes curto sair da zona de conforto e me impressiono com algumas leituras. Pelo visto essa é uma que vale a pena conhecer.
    Beijos!

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
  3. Olá, tudo bem? Caramba, eu nunca li nada com dragões, mas esse livro parece ser incrível... Já tinha visto o livro por aí, mas não sabia que era tão bom assim. Sem dúvidas vou ler!

    Beijos,
    Duas Livreiras

    ResponderExcluir
  4. Olá!
    Olha, já estou apaixonada por este livro. Não conhecia, mas também acho tramas com dragões interessantes, e se o autor souber desenvolver a história é melhor ainda. Adorei, já quero ler

    ResponderExcluir
  5. Oi Bia,
    Também gosto de livros com dragões e fiquei mega curiosa por essa história, já que a proposta parece ser fascinante. Achei interessante a questão de não termos humanos e fiquei curiosa para saber como tudo vai funcionar, pois tenho medo de os dragões terem sido humanizados, sabe?
    Adorei sua resenha e vou anotar a dica :)

    ResponderExcluir
  6. oii tudo bem ?
    Dragões adoroooo ainda não conhecia a obra mais fiquei bem curiosa em conhecer a historia e pelo jeito a historia parece incrível e certeza que irei adorar fico muito contente por voce ter nos trazido uma dica muito boa obrigado :)

    bjs

    ResponderExcluir
  7. Olá,
    Eu nunca li nada sobre dragões e estou bem interessada nesse livro eu vou procurar por ele e espero gostar assim como gostou pois chamou minha atenção e além de sair de sair da minha zona de conforto por ser um livro com personagens tão diferentes do que estou acostumada a ler

    ResponderExcluir
  8. Oi Bea, quanto foto linda em um post só! Achei bastante bacana ser uma história só sobre dragões e nada de humanos, meu irmão ama esse tipo de história entao certamente vou repassar a dica pra ele.

    ResponderExcluir
  9. Olá Beatriz, eu não conhecia esse livro, mas pelos seus comentarias parece estar bem bacana, gostei de saber que o enredo se passa todo com dragões e sem nenhum humano *-* Além disso parece ter uma mensagem bem bacana *-* Dica anotada.

    ResponderExcluir
  10. Oi Beatriz!
    Não conhecia o livro, mas achei super interessante o fato de não existir humanos, apenas dragões. Gostei da premissa e da tua resenha, fiquei realmente curiosa em realizar a leitura. Espero conseguir em breve.
    Bjs

    ResponderExcluir
  11. Olá, tudo bem? Como grande fã de fantasia, eu tenho mega curiosidade sobre esses livros! Desde que achei um marcador perdido na vida, eu me interessei pelo enredo, e sua resenha só me embasou mais ainda para adquiri-lo. Com certeza dica anotada. Gostei de saber que não temos humanos na história, pois isso condiz com a proposta trazida na sinopse. Amei <3
    Beijos,
    http://diariasleituras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir