[Resenha] Favores Vulgares - A História Real do Homem que Matou Gianni Versace

17 de dezembro de 2018

Título: Favores Vulgares - A História Real do Homem que matou Gianni Versace
Autor: Maureen Orth
Editora: Vestígio
Páginas: 448
Ano: 2018
Adicione ao Skoob
*Cortesia da editora
Sinopse: A história real da caçada que inspirou American Crime Story: O Assassinato de Gianni Versace, a segunda temporada da aclamada série do canal FX.
Em 15 de julho de 1997, Gianni Versace foi morto a tiros nos degraus da entrada de sua mansão em Miami Beach pelo serial killer Andrew Cunanan. Mas, meses antes do assassinato de Versace, a premiada jornalista Maureen Orth já vinha investigando a história de Cunanan para a revista Vanity Fair. Escrito a partir de uma seleção de entrevistas com mais de 400 pessoas e insights obtidos de milhares de páginas de relatórios policiais, Favores vulgares conta a história completa de Andrew Cunanan, suas vítimas inadvertidas e o mundo opulento em que elas viveram… e morreram. Orth revela como Cunanan conheceu Versace e a razão pela qual a polícia e o FBI falharam repetidamente em capturá-lo. Esta é uma odisseia impossível de largar, que atravessa os Estados Unidos desde a rica comunidade gay da Califórnia aos modestos lares do Meio-Oeste, onde famílias se condoíam pela perda de seus filhos, chegando a uma decadente South Beach, na Flórida.
Favores vulgares é ao mesmo tempo uma obra-prima do jornalismo investigativo e um fascinante relato sobre um sociopata, seus crimes e os mistérios que ele deixou para trás.
Resenha
Gianni Versace, um dos maiores estilistas de todos os tempos, foi assassinado nos degraus da sua mansão, em 15 de julho de 1997. Andrew Cunanan o matou a luz do dia, diante de algumas testemunhas, e saiu andando tranquilamente pelas ruas de Miami Beach. Mas esse não era o seu primeiro assassinato e ele vinha sendo procurado pela polícia e pelo FBI, no entanto, as investigações estavam cheias de furos e foram negligenciadas desde o começo.

Favores Vulgares nos conta a história de Andrew Cunanan, como foi a sua infância e como se tornou o serial killer que atravessaria o país deixando vítimas pelo caminho. Nascido em uma família conturbada, Andrew cresceu em um ambiente violento ao mesmo tempo em que era mimando pelos pais. Foi uma criança muito bonita e chamava atenção por onde passava, criado como especial ele realmente acreditava ser diferente e queria sempre o melhor, o mais caro, queria estar em evidência e a ganância crescia cada vez mais.
Desde cedo Andrew aprendeu a mentir para conseguir aquilo que queria e passava às outras pessoas uma imagem completamente diferente da sua realidade. Começou com pequenas mentiras e a coisa foi se agravando com o passar do tempo, chegou ao ponto de Andrew assumir outras identidades e viver a partir delas como se fossem verdade. Com os anos ele conheceu o submundo da homossexualidade e se envolveu com drogas pesadas e sexo violento, o sadomasoquismo (não sei dizer se na época o termo BDSM era usado, este ganhou força mesmo a partir da década de 90) despertava um enorme interesse nele.
“Os anos de mentira patológica, combinados com seu uso habitual de metanfetamina e vício em pornografia violenta, deixaram Andrew perigosamente desequilibrado por baixo de várias camadas de fingimento envernizado. O momento em que Andrew perdeu as esperanças e pegou o martelo englobava não apenas toda a sua inveja e autocomiseração, mas também sua vontade a sangue frio de continuar a enganação. Ele manteria a máscara.”
E não é por se envolver com o sadomasoquismo ou por ser gay que Andrew se tornou um monstro cruel, não foi isso que eu disse e não é a ideia que o livro transmite, mas para entrar em sua mente e entender o porquê dos crimes era preciso avaliar sua personalidade e investigar a fundo cada um de seus passos. Trabalho este que a polícia e o FBI deveriam ter feito e não fizeram. A autora deste livro, Maureen Orth, antes mesmo do assassinato de Versace, já investigava Andrew e relatou nas páginas desta obra os furos cometidos pelos responsáveis pelo caso. Erros bobos (que eu jamais saberia, obviamente, mas pessoas experientes e treinadas para resolver casos como esse deveriam saber) foram cometidos e se o FBI tivesse um pouco mais de atenção essa história poderia ter sido diferente.
O final inesperado dessa caçada pode ter sido conveniente para muita gente, teria Andrew Cunanan se suicidado ou sido silenciado? As circunstâncias em que seu corpo foi encontrado apontavam um suicídio, porém fatos duvidosos não paravam de surgir. Novamente, as investigações deixaram a desejar e o caso foi encerrado mesmo com tantos questionamentos.
“A morte de Andrew foi um alívio tão grande para as forças policiais envolvidas que quase todas elas, especialmente o FBI, correram para fechar o caso. ‘Morto é morto, e o que foi feito está feito’, Scrimshaw falou cinicamente. ‘Eu acho que Cunanan foi usado – eu acho. Não tem nada no nosso relatório que afirme isso. Se eu não posso comprovar, então não entra’”.
A ligação entre Andrew e Versace não foi comprovada, os responsáveis pelo caso não foram capazes de explicar o assassinato do estilista, o ato foi friamente calculado e Cunanan executou seu plano da maneira que queria, mas ninguém soube responder a principal pergunta: Por quê?

Andrew era uma pessoa invejosa, almejava o estilo de vida dos famosos e queria estar entre os ricos, no meio de todo o glamour, gabava-se de conhecer Versace, mas nenhum de seus amigos e conhecidos sabe dizer se isso era uma verdade, já que a mentira era constante para ele. Andrew sentia-se igual a Versace e ressentia-se por não ter tido a mesma sorte que ele.
Minha impressão
Embora romance policial seja o meu gênero literário preferido eu ainda não havia lido um livro de jornalismo investigativo e essa minha primeira experiência foi excelente. Senti um pouco de dificuldade no começo devido a tantos detalhes sobre os personagens que apareciam, mas depois me acostumei e achei a leitura viciante. É curioso porque já sabemos o que aconteceu, mas poder ver “os bastidores” da investigação é muito interessante.

Favores Vulgares traz detalhes da vida de Andrew e suas vítimas, a autora entrevistou muitas pessoas diretamente envolvidas e através delas reuniu informações para compor a obra, se a polícia ou o FBI tivessem tido essa mesma atenção possivelmente teriam evitado alguns assassinatos, as pistas que eles tinham à disposição não foram devidamente trabalhadas e ninguém se propôs a estudar a personalidade de Cunanan ou solicitar ajuda à Comunidade Gay (que se manteve o tempo todo disposta a ajudar). As conversas que a autora teve foram extremamente reveladoras.

O caso é mundialmente famoso, mas ver as coisas assim tão de perto é surpreendente. O livro inspirou a segunda temporada da série American Crime Story: O Assassinato de Gianni Versace (Canal FX). Ainda não tive a oportunidade de assistir à série e estou curiosa para conferir a adaptação. 

Minha nota para o livro

17 comentários:

  1. Estou de cara com essa obra! Não conhecia o livro, mas achei a temática incrível e como nunca li nada de jornalismo investigativo, vejo nessa narrativa uma ótima oportunidade para iniciar o gênero. É muito bom saber que sua primeira experiência com esse gênero foi satisfatória, espero ler e gostar tanto quanto você. Beijos do Wes ^^

    ResponderExcluir
  2. Olá, tudo bem? Caramba, eu ainda não conhecia o caso e nem assisti a série American Crime Story (quero muito), mas esse livro parece ser incrível. Nunca li nada de jornalismo investigativo, e parece ser um pouco pesado, tanto pelos temas tratados quanto pelos detalhes e tal. Amei a resenha!

    Beijos,
    Duas Livreiras

    ResponderExcluir
  3. Olá tudo bem?!
    Nossa, acredita que eu assisti a um episodio (não lembro de qual programa mas fala sobre crimes e acho que não é o American Crime story) que falou sobre este caso estes dias? E nossa fiquei pensando também em como teve furos, se fosse um livro de ficção com certeza acharíamos várias pontas soltas haha. Fico impressionada de saber que até hoje não acharam o motivo pelo qual Versace foi morto e qual era a ligação deles, já que pelo menos no episodio que eu vi, deu para perceber que Andrew era uma pessoa invejosa mesmo, mas sei lá, não acho que foi apenas inveja que o levou a matar Versace. Enfim, adorei a resenha e por já ter uma noção do caso, fiquei bem curiosa para ler!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI, Jaque.
      Eu estou muito curiosa para assistir à série, eu adoro ver séries assim e estou sempre vendo alguma. Essa sobre o Versace eu não sabia ainda e não vejo a hora de conferir. Achei bem interessante você ter visto uma sobre esse caso também, realmente o Andrew era uma pessoa invejosa (segundo relatos de amigos e conhecidos) e também não acredito que a inveja tenha sido o único motivo. No livro não fica claro se eles tinham algum envolvimento, mas fiquei com minhas dúvidas, e mesmo se não tivesse o assassinato poderia ter sido encomendado. Enfim, são muitas possibilidades, gostaria de que o caso tivesse respostas algum dia. Não apenas o assassinato do Versace, mas das outras vítimas de Andrew também, um deles chegou a ser tido como cúmplice e a família batalhou por muito tempo para conseguir juntar provas da inocência dele, mas ainda há muita coisa sem resposta.

      Excluir
  4. Olá, eu não sabia desse assassinato, que tenso ter tido tantos furos na investigação policial, mas pelas sua excelente resenha tenho a impressão de que a autora conseguiu fazer um excelente trabalho investigativo.

    ResponderExcluir
  5. Eu também não conhecia a obra e fiquei completamente impressionada com o conteúdo abordado, mas principalmente porque a trama foi muito bem construída, e pelo visto a cada virar de página ficamos ainda mais interessados na leitura. Bom esse não é um gênero que costumo ler, e por isso que acredito que fico perdida no começo como você, porém vamos logos sendo surpreendidos, e gostando do que no deparamos. Espero ter a oportunidade de ler essa obra.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Lana!
      É um livro baseado em uma história real, o assassinato de Gianni Versace aconteceu em 1997 e muitos furos foram deixados pela polícia, o assassino foi encontrado morto e oficialmente o caso foi fechado como suicídio, no entanto há controversas. Foi o meu primeiro livro de jornalismo investigativo e gostei.

      Excluir
  6. Olá
    Não conhecia o livro e o caso dos assassinatos é desconhecidos por mim mais estou bem curiosa e inclinada a realizar essa leitura que me deixou curiosa para assistir o programa dica anotada

    ResponderExcluir
  7. Ola

    Assim como voce amo os romances policiais. Nao conhecia esse livro, porem, lendo a sua resenha fiquei muito curiosa para conhecer a obra que no caso seria tambem o meu primeiro contato com o jornalismo investigativo. Tenho muita curiosidade em saber mais a fundo as questões jornalisticas tao famosas e meio absurdas

    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Oi, tudo bem? Nunca ouvi falar desse crime, acredita? Não tenho interesse nesse tipo de história, apesar de me interessar pela psicologia por trás delas. Não leria, porque não é um tipo de leitura que busco, mas vou procurar o seriado. Acho que deve ser meio pavoroso fazer uma leitura como essa, mas acho importante para entendermos mais as pessoas. Ótima resenha :)

    Love, Nina.
    www.ninaeuma.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Mão conhecia o livro, assim como nunca tinha ouvido falar nesse Andrew Cunanan, mas curiosa como sou iria adorar essa leitura, ainda mais por saber que foi uma experiência excelente para você, então é dica anotada, quero conhecer essas conversas reveladoras.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  10. Olá Beatriz, já li alguns livros de jornalismos investigativo e gosto bastante do gênero *-* Não conhecia esse livro, apesar de já conhecer o caso, e fiquei mega curiosa para saber todos os detalhes por trás de Andrew Cunanan *-* Adorei a dica.

    ResponderExcluir
  11. Oi Bia,
    Gosto muito de livros policiais também e já ouvi falar sobre esse caso, mas nunca li mais a fundo sobre. Eu só não sei como vou lidar com um livro jornalístico investigativo como esse, sabe? Tenho medo de a leitura ficar um pouco cansada de ler, mas, como fã do gênero, vou super anotar a dica de leitura!
    Adorei suas impressões.
    Beijos,
    @umoceanodehistorias_

    ResponderExcluir
  12. Olá, tudo bem? Nossa, pra mim é uma surpresa ver um livro trazendo jornalismo investigativo. Como não tenho grandes conhecimentos sobre livros policiais, não achava que teríamos uma temática assim, e fiquei mega curiosa de ler. Até porque quando menor gostava muito dessas investigações de grandes casos. Dica mais que anotada, e ótima resenha! Conhecia o caso por causa dos noticiários, mas nada aprofundado.
    Beijos,
    http://diariasleituras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  13. Olá!
    Eu não sabia desse assassinato mega famoso, talvez porque sou um pouco desligada ou só desinformada mesmo, mas achei a premissa muito intrigante. Eu nunca li um livre de investigação policial, então não tenho ideia se iria gostar ou não. Mas eu fiquei bem curiosa. Como a série é um acesso mais rápido, acho que vou assistir em breve!

    ResponderExcluir
  14. Sei que vai parecer bobagem, mas para mim um erro da edição foi não contar com nenhuma galeria de fotos. Considero que seria essencial para completar a experiência da leitura.

    ResponderExcluir