[Resenha] Um Corpo na Biblioteca

19 de dezembro de 2018

Título: Um Corpo na Biblioteca
Autor: Agatha Christie
Editora: Nova Fronteira
Páginas: 184
Ano: 2014
Adicione ao Skoob
*Acervo pessoal
Sinopse: Ruby Keene, uma bela jovem, é encontrada morta na biblioteca da mansão do casal Bantry, aparentemente estrangulada. Dolly Bantry, a dona da mansão, chama sua amiga, a detetive amadora Miss Marple, para tentar descobrirem juntas quem é a garota, como foi parar lá, quem a matou e qual foi o motivo.
Tudo se complica ainda mais quando chega até eles a notícia de outra adolescente morta, carbonizada dentro de um carro incendiado em uma pedreira. Qual será a possível conexão entre os dois incidentes?
Resenha
“A dificuldade neste caso é que todo mundo tem sido crédulo e ingênuo demais. Não se pode simplesmente dar-se ao luxo de acreditar em tudo que as pessoas nos dizem. Quando há algo de suspeito, nunca acredito em nada! Conheço muito bem a natureza humana.”
Miss Marple tem pela frente um caso um tanto curioso, ao tomar ciência do crime ela já sabe que há algo errado e com seus métodos nada convencionais vai tentar encontrar o responsável pelo assassinato. Um corpo foi encontrado na biblioteca dos Bantry, era uma jovem loira, com um vestido barato de seda, unhas cortadas, maquiagem forte e uma completa desconhecida. A polícia é imediatamente chamada, mas a Sra. Bantry não perde tempo em chamar a sua velha amiga, uma detetive amadora.

A fama de Miss Marple vai longe, ela e a polícia já tiverem alguns encontros e a solteirona sempre está um passo à frente. Dessa vez não é diferente. Quando vê o corpo ela percebe alguns detalhes que a polícia deixa passar despercebidos. Nada naquela cena parece real. O primeiro suspeito é Sr. Bantry, a polícia (assim como todos os vizinhos) logo imagina se tratar de uma amante da qual ele queria se livrar, mas se fosse o caso ele não deixaria o corpo em sua própria biblioteca, deixaria?
Mas as coisas começam a ficar ainda mais estranhas quando a polícia recebe o aviso de desaparecimento de uma jovem dançarina que reside a muitos quilômetros do local e não conhecia os donos da casa. Uma prima faz o reconhecimento do corpo e então se descobre sua identidade (Ruby) , mas ainda falta o motivo pelo qual foi assassinada. Não houve crime sexual e ela foi estrangulada, segundo o perito o crime pode ter sido cometido tanto por um homem quanto por uma mulher.

Vasculhando o passado da jovem em busca de pistas de seu assassino a polícia descobre algumas informações importantes, mas nada que leve a dançarina à casa dos Bantry. Ela foi levada pela prima para trabalhar em seu lugar como dançarina e era uma moça muito carismática, em pouco tempo conquistou o coração de um senhor que perdeu a família em um terrível acidente onde somente ele sobreviveu, o Sr. Jefferson perdeu o movimento das pernas e vive confinado em uma cadeira de rodas.
O Sr. Jefferson é milionário e não tem parentes diretos, apenas sua nora e seu genro que embora o tratem muito bem não são, de fato, sua família. Por se sentir muito solitário ele decidiu adotar Ruby e deu entrada na alteração do testamento, com a sua morte a moça receberia uma grande quantia. A notícia pegou a nora e o genro desprevenidos e não os agradou em nada, mas se conformaram, afinal, quando se casaram os seus respectivos cônjuges receberam sua parte na herança.

A partir dessa descoberta a polícia levanta algumas hipóteses, mas quando um segundo corpo é encontrado dentro de um carro incendiado é preciso parar e reavaliar os fatos. É quando Miss Marple mostra toda a sua genialidade e, mais uma vez, desvenda o mistério antes da polícia. Nada é o que parece.
Minha impressão
Agatha Christie é a minha autora preferida, meu primeiro contato com um livro depois dos infantis foi com O Caso dos Dez Negrinhos (hoje se chama E Não Sobrou Nenhum) e eu me apaixonei pelo gênero, já li tantos livros dela que até perdi a conta. Lembro-me de ter lido esse livro quando estava no colégio, meu lugar preferido na escola era a biblioteca e eu pegava alguns livros lá. Mas faz tanto tempo que ao reler agora foi como se fosse a primeira vez, uma ou outra coisinha eu até lembrava, mas no geral foi tudo surpreendente para mim, ainda mais por eu ter lido só uma vez. Alguns livros dela eu releio várias vezes.

Eu nunca fui muito fã da Miss Marple, gosto mais do Hercule Poirot (meu personagem preferido até hoje), mas reconheço o quanto ela é perspicaz. Sua mania de fazer paralelos do caso a ser resolvido com o cotidiano da aldeia onde mora me irrita, cada vez que aparece ela tem sempre uma história para contar sobre algo parecido e fica cansativo, se fosse uma vez ou outra eu até deixava passar, mas o tempo todo me dá nos nervos. Tirando isso, ela é uma excelente detetive e seus métodos diferentes sempre dão muito certo.

Eu passei o livro todo suspeitando de uma pessoa e estava errada, quer dizer, em partes, o motivo pelo assassinato é bem óbvio durante a leitura, mas a autora nos leva a acreditar nas coisas que nos são ditas e quando Miss Marple revela tudo é bem surpreendente. A pessoa está acima de qualquer suspeita.

A narrativa é em terceira pessoa e ora acompanhamos os detetives ora acompanhamos Miss Marple, assim podemos ter uma visão mais ampla da investigação e ligar o que os dois lados descobriram. Ah, não existe uma briga entre eles, pelo contrário, ambos se ajudam para poder solucionar o caso.

Para quem gosta de livros policiais é uma leitura que vai agradar bastante e quem ainda não leu nada do gênero ou da autora também é uma leitura que recomendo.

Minha nota para o livro

17 comentários:

  1. Oi, Beatriz! Tudo bem?
    Eu não sou muito de ler suspense, mas gostei muito dos contatos que eu tive com a escrita da Agatha Christie. O primeiro que eu li foi Assassinato no Expresso do Oriente e até hoje considero um livros mais surpreendentes que já li.
    Ainda não tive a oportunidade de ler nenhum dos livros protagonizados pela Miss Marple, porém, comprei um box com 5 histórias dela e estou ansiosa para começar. Uma das histórias que veio é justamente Um corpo na biblioteca e sua resenha me deixou ainda mais empolgada para começar esses livro. Saber que você desconfiou o tempo todo de uma pessoa e errou foi o maior incentivo para eu querer ler também, pois adoro quando o livro consegue surpreender dessa forma.
    Enfim, adorei a resenha e espero conseguir incluir esse e outros livros da Agatha Christie nas minhas leituras em breve.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Olá, tudo bem? Não costumo ler muitos livros policiais, mas essa autora é uma que tenho bastante vontade de ler os livros. Adorei a premissa dessa e minha curiosidade de ler as obras da autora só aumentou!

    Beijos,
    Duas Livreiras

    ResponderExcluir
  3. Oi, Beatriz!
    Ai Agatha é uma escritora maravilhosa <3 Gosto bastante da Miss Marple justamente pelas histórias-comparações que ela faz, para mim essas histórias ajudam no desenvolver da linha de raciocínio dela - o que é um ponto característico bastante distintivo de outros detetives da literatura. Faz uma vida desde que li Um Corpo na Biblioteca, mas ainda lembro que a leitura é muito fluída e que a forma de narrar da Agatha nunca falha.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Olá!
    Eu já comecei a ler esse livro, mas infelizmente não consegui terminar. Fui até a página 80-100. Para chegar nessas poucas páginas foi extremamente difícil para mim e acabei ficando bastante decepcionada.
    Após isso acabei pedindo indicações dos livros da Agatha, e me falaram que com essa Miss Marple é mais difícil a leitura, e que muitos preferem o Poirot.
    Tenho outro livro da Agatha para ler na estante que é o Assassinato no expresso do oriente, estou bem ansiosa com esse livro e espero ficar apaixonada pela escrita da autora. Já me disseram que esse livro é bem interessante.
    Gostei da sua resenha e conhecer sua opinião, beijos!

    ResponderExcluir
  5. Esse é um dos livros da Agatha Christie que ainda não pude ler. A vida corrida às vezes me priva de certas leituras haha

    Adorei sua resenha e a forma como deu sua opinião. Eu amo os livros dela e pretendo ler mais em 2019.

    Bjs

    ResponderExcluir
  6. Oi, tudo bem?
    Eu confesso que nunca li nada da autora, mas tenho muita curiosidade, então sempre que vejo uma resenha sobre alguma obra dela, eu fico animada. A premissa dessa obra é bem curiosa e gosto de livros em que a gente suspeita de algum personagem e no fim estamos errados. Enfim, gostei de conferir sua resenha, espero um dia ler um livro da autora.

    Beijos :*

    ResponderExcluir
  7. Tenho essa mesma impressão da Miss Marple, e por isso não curto muito quando ela resolve os mistérios, mas ainda assim amo. A Agatha é muito rainha e eu adoro a forma como ela nos faz acreditar que o assassino é um personagem quando na verdade não é, isso é magnífico. Estou louco para ler "E Não Sobrou Nenhum", pois está entre os mais famosos dela. Amei suas considerações, deu até vontade de reler. Beijos do Wes ^^

    ResponderExcluir
  8. Eu tenho uns quatro livros da autora, mas ainda não li nenhum. Na verdade, nunca li nada dela. Mas agora em 2019 eu quero mudar isso. Gostei bastante da trama desse livro, vou procurar para saber se um dos que eu tenho é ele, porque já quero ler logo!
    beijos

    ResponderExcluir
  9. Tem tempo que li esse livro, a Agatha é incansavelmente sensacional, também amo sua obra e sempre indico aos alunos, considero uma leitura imprescindível. Um corpo na biblioteca é um dos que mais gosto dela, a primeira vez que li foi literalmente na biblioteca da escola.

    ResponderExcluir
  10. Eu amo os livros dessa autora, seja com Poirot ou com Missa Marple como protagonista é certo que vou ler e amar. Esse livro eu li a muito tempo, mas tenho certeza que eu errei o palpite quanto ao assassino, eu sempre erro. Mas adorei a resenha, eu nunca consigo resenhar os livros da Agatha Christie, acho muito complexo para resumir, então parabéns, pois fiquei com vontade de reler.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  11. Olá!
    Eu gosto muito de livros policiais e confesso que estou devendo conhecer mais de perto a escrita da autora. Essas edições são bem coloridas e me chama atenção.
    Os personagens me dão a impressão de serem bem perspicazes e a frente do seu tempo. Para 2019 pretendo incluir algumas obras da autora na meta de leitura e essa vai pra listinha.
    Beijos!

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
  12. Olá!
    Eu faço parte daqueles que nunca leram nada da autora e fico feliz que este seja um bom começo para quem quer conhecer a escrita dela, como eu. Além de ser um livro curtinho , fico feliz que seja um suspense policial tão bom! Vou tentar ler em breve!

    ResponderExcluir
  13. Oi, tudo bem?
    Eu gosto bastante de ficar lendo resenha dos livros da Agatha, mas até hoje não criei coragem para ler, isso porque eu não sou muito fã do gênero, então acabo sempre deixando para depois kkkkk
    Bom, não tenho dúvidas de que esse seja um livro bem desenvolvido, gostei de saber que a narrativa possibilita uma visão mais ampla da investigação, e também gostei de saber que embora o motivo do assassinato seja óbvio, o responsável por ele não é.
    Enfim, não sei se lerei esse livro algum dia, mas gostei de saber mais sobre ele.

    Beijos :*

    ResponderExcluir
  14. Oi Bia!

    Assim como você sou muito fã de livros policiais, por isso, a Agatha é uma das minhas autoras preferidas da vida! Ainda não tive a oportunidade de ler esse livro em questão, mas amei a sua resenha e pude perceber um padrão Agatha nesse livro... ninguem adivinha o assassino kkkkk

    beijos

    ResponderExcluir
  15. Oiii, nunca li nada da autora, mas morro de vontade, sei que ela tem dois personagens iconicos a Miss Marple protagonista deste e o Poirot que vc disse ser o seu preferido, não sei bem por qual livro começar, ql vc recomenda?
    Voltando ao livro, não sei se gostaria desses paralelos com a aldeia dela, se forem relevantes ok, se não provavelmente me irritaria tb
    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Um dos melhores livros dela é E Não Sobrou Nenhum, sempre que alguém me pergunta por qual começar eu indico esse. Foi o primeiro que eu li e me apaixonei pela escrita dela.

      Excluir
  16. Olá, tudo bom?
    Da autora até hoje eu só li os casos do Poirot, que simplesmente adoro! Que personagem fascinante.
    Essa outra detetive eu ainda não conheço, mas já vou ler preparada para essas histórias repetitivas da aldeia dela, que enchem um pouco o saco. No mais, estou curiosa para conferir essa história imprevisível! Dica anotada ♥
    Beijos!

    ResponderExcluir