[Resenha] Amigos Para a Vida

29 de novembro de 2018

Título: Amigos Para a Vida
Autor: Andrew Norris
Editora: Valentina
Páginas: 208
Ano: 2018
Adicione ao Skoob
*Cortesia da editora
Sinopse: Francis não tem amigos. Ele sofre bullying porque é diferente. Em casa, vive trancado no sótão, onde tem uma fabulosa coleção de bonecas vestidas com roupas que ele mesmo cria. Adora moda e pediu de aniversário uma máquina de costura.
Um certo dia na escola, na hora do intervalo, Francis vai se sentar num banco, no lado mais afastado do pátio, porque prefere a solidão a ser zoado.
Mas nesse dia, sentindo-se triste, ele vê alguém atravessar o gramado na sua direção. É uma menina de mais ou menos a sua idade, embora não a reconheça como aluna da escola. Ela se senta na outra ponta do banco, em silêncio.
Francis fica curioso. E então lhe estende a sua caneca de chá. A menina olha para ele, surpresa e chocada. Afinal, ela é um fantasma, chama-se Jessica, e Francis é a primeira pessoa que consegue vê-la desde que ela morreu.
Entre os dois surgirá uma amizade extraordinária e transformadora.
Amigos Para a Vida é uma delicada história de amizade – e seu poder transformador – entre quatro adolescentes fora dos padrões dominantes, celebra o direito de ser diferente e é leitura obrigatória para todos que combatem o bullying. Um livro divertido, corajoso e genuinamente emocionante.
Resenha
Francis é um menino solitário e por ser “diferente” sofre muito preconceito na escola e é vítima de bullying. Ele é apaixonado por moda, em casa a mãe dá total apoio, mas na escola ele é recriminado pelos demais alunos e é alvo de piadas maldosas que lhe ferem a alma. Francis tem uma linda coleção de bonecas que usam vestidos criados por ele mesmo, a ideia é fazer uma história ilustrada da moda nos últimos 50 anos.
“Se houvesse alguém com quem ele pudesse ir para a escola, sentar junto na aula, conversar durante o dia, talvez ele pudesse atravessar um período difícil sem muitos danos.”
Francis não se encaixa nos padrões que a sociedade impõe e os alunos da escola não o aceitam como ele é, então Francis se isola e esse comportamento está preocupando a sua mãe, ela acredita que o filho precisa de amigos com quem possa conversar.  Mas Francis não se sente bem com outros jovens, todos o tratam mal, ele prefere ficar sozinho. Na hora do intervalo ele gosta de sentar bem longe do movimento dos alunos, quando vê uma garota se aproximar e sentar ao seu lado ele estranha. Era Jessica, uma garota que morreu há um ano!
Jessica não lembra como morreu exatamente, lembra-se de algumas coisas de quando estava viva, mas o momento de sua morte é um borrão. Está vagando por aí desde o dia em que acordou em um hospital e se deu conta que havia morrido e de lá para cá ninguém consegue vê-la ou ouvi-la, quando Francis lhe oferece uma xícara do seu chá ela fica tão surpresa quanto ele.  Logo surge uma inesperada amizade entre eles e os dois juntos foram uma bela dupla. Mas não para por aí, em breve a dupla se transformaria em um quarteto.

A mãe de Francis está desesperada para conseguir um amigo para o filho e vê na nova vizinha a oportunidade perfeita para isso, a filha da vizinha é uma garota de personalidade forte e explosiva, ela adora esportes, sua aparência física muitas vezes desperta comentários terríveis a seu respeito e ela reage de maneira violenta, motivo pelo qual está sendo sempre expulsa dos colégios. Quando soube que Andi iria para o mesmo colégio que Francis a mãe dele pediu que o filho conversasse com ela.
Jessica ficou um pouco enciumada antes de conhecer Andi, mas quando descobriu que a jovem também conseguia vê-la as coisas mudaram e as duas se entenderam rapidamente. Francis ganhou duas novas amigas e o colégio se tornou menos solitário. Assim como Francis e Andi, Roland também está enfrentando sérios problemas na escola. Ele é um menino gordo que se isola na escuridão do seu quarto e que busca nos jogos um escape para a sua realidade. Roland desistiu de ir ao colégio e a mãe dele pede ajuda a Francis.
“[...] no fim... o fingimento é um grande esforço, e você fica tão cansado que tudo o que quer é que aquilo acabe. Que tudo acabe.”
E assim se forma o quarteto, três adolescentes que sofrem bullying e uma fantasma que não lembra como morreu.  Nenhum deles sabe o porquê conseguem ver a Jessica quando ninguém mais consegue, mas a ligação entre eles é forte. Os amigos vivos vão tentar descobrir o que aconteceu com Jessica e a  resposta para isso é surpreendente, o verdadeiro motivo deles terem se encontrado.
Minha impressão
Amigos Para a Vida aborda alguns assuntos muito complexos e que precisam ser cada vez mais discutidos, entre eles o bullying e as consequências que ele traz para a vítima. O autor consegue trazer uma leveza à obra através de cenas divertidas e ser intenso quando necessário, há momentos nos quais o coração aperta ao lermos sobre o que os personagens estão sentindo, eles estão sofrendo tanto que só conseguem enxergar uma saída para acabar com todo o sofrimento.

Uma das mensagens mais bonitas que o livro nos traz é a de que não há nada de errado em ser diferente. Francis é um menino apaixonado por moda e que ama costurar, Andi é uma garota de corpo robusto que adora esportes e Roland é um menino gordo e sensível. Os três tiveram que aprender a se defender do seu jeito, os meninos se isolaram e Andi partia para a briga. O autor falar sobre isso também, não se pode aceitar o bullying, é preciso denunciar e reagir, mas não como a Andi, assim ela acaba sendo vista como a errada e não como a vítima.

A morte da Jessica é a chave para eles terem se encontrado e o verdadeiro motivo por ela ainda estar por aqui mesmo após ter morrido, há uma missão que precisa ser cumprida e os amigos vão tentar ajudá-la, é quando buscam informações sobre ela que eles entendem tudo e descobrem que também precisam de ajuda.

Eu recomendo demais a leitura, é um livro voltado para o público infanto-juvenil, mas que pode ser lido por leitores de qualquer idade, garanto que será uma leitura envolvente e que ao final te deixará reflexivo.

Minha nota para o livro

11 comentários:

  1. Ahh estava ansiosa por essa resenha aqui.
    Desde que vi sobre a capa e o lançamento, fiquei curiosa pela história.
    Dificilmente essa editora publica um titulo que me atrai, mas gostei desse! Ainda mais por falar sobre bullying. Adicionado na lista de desejados =D

    Sai da Minha Lente

    ResponderExcluir
  2. esse livro está aqui na minha estante implorando para ser lido e eu nao vejo a hora de ler ele.
    eu adorei a premissa e depois da sua resenha quero ler mais do que nunca

    ResponderExcluir
  3. Oi Bia,
    Quando vi que esse livro seria lançado, fiquei bem curiosa para ler, a sua resenha só reafirmou isso. gosto quando histórias abordam personagens diferentes e como eles sofrem com isso. Também gostei muito de você ter dito que o livro traz ensinamentos, vou super anotar a dica e tentar comprar logo.
    Beijos ♥

    ResponderExcluir
  4. Oi, Beatriz! Tudo bem?
    Eu acabei de ver um post divulgando esse livro e até me surpreendi por não conhecê-lo ainda e nem o autor, pois vi que já receberam vários prêmios. No entanto, confesso que o enredo não me animou muito. Eu me decepcionei muito com os últimos livros infanto-juvenis que li e não sei se o problema eram os livros ou se sou eu que não estou no clima.
    No entanto, adorei ler sua resenha e fico feliz que tenha gostado tanto da leitura. Parece que o livro traz mensagens muito bonitas mesmo. No momento, eu não pretendo ler, mas quem sabe futuramente né?
    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Oi Bia, não tinha visto este livro ainda. E importante sempre abordar temas assim, ainda mais ligados aos jovens. Bom que a autora soube chamar atenção de forma leve. Vou procurar até para mostrar para meus filhos.
    Bjs Rose

    ResponderExcluir
  6. Adorei a resenha!
    Concordo plenamente, este livro pode e deveria ser lido por pessoas de qualquer idade. Eu amei demais a leitura e o jeito leve que o autor narrou toda história!

    ResponderExcluir
  7. Eu penso que todos esses livros que falam sobre bullying deveriam ser leitura obrigatória na escola. Gostei muito da premissa, e já fiquei com o coração apertado. Acho que vou gostar bastante da leitura. A editora sempre lança livros impactantes. ♥
    beijos

    ResponderExcluir
  8. Olá
    Livros com essa temática me interessa e muito pois trata de assuntos bem importante estou bem curiosa pois o livro trata de bullying e tem uma fantasma que não sabe como morreu é bem interessante. Vou procurar o livro e ver se tem como alugar pelo kindle.

    ResponderExcluir
  9. Olá Beatriz, estou muito feliz em ler a sua resenha desse livro, não sei se você sabe mas, esse ano estou procurando livros sobre esse tema! Tenho alguns alunos que precisam de ajuda para combater o bullying em que sofrem então, acho muito importante ler livro sobre o assunto. Depois que leio esses livro, faço várias indicações durante as minhas aulas e, resenho os melhores no blog.

    Bia, eu amei a sua resenha! Achei a história muito triste e necessária, para esse rapaz estar conversando com um fantasma a vida dele está muito solitária e vazia, até mesmo dentro de casa. E assim, como várias outros professores acredito que todos os bons livro sobre racismo, bullying, xenofobia, etc; deveriam ser leituras obrigatórias na escola.

    Parabéns pela sua resenha e obrigada pela dica! Amei as fotos.
    Beijos e Abraços Vivi
    Resenhas da Viviane

    ResponderExcluir
  10. Que história maravilhosa! Estou apaixonada! Vai para lista de leitura com certeza .

    ResponderExcluir
  11. Ola!
    Que livro fofo, e que história incrível, um pouco de fantasia misturado a vida real para debater assuntos tão importantes na infância. Crianças podem e na maioria das vezes são cruéis, e isso pode causar ferimentos incuráveis.
    Amei o livro.

    Beijokas

    ResponderExcluir