[Resenha] O Mar Infinito

21 de setembro de 2018

Título: O Mar Infinito (A 5ª Onda - Livro 02)
Autor: Rick Yancey
Editora: Fundamento
Páginas: 248
Ano: 2015
Adicione ao Skoob
*Cortesia da editora
Sinopse: COMO LIVRAR A TERRA DE 7 BILHÕES DE HUMANOS? TIRE A HUMANIDADE DELES.
Cassie Sullivan e seus amigos sobreviveram às quatro ondas de destruição provocadas pelos Outros. Agora, com a raça humana quase exterminada e a 5ª Onda encobrindo a Terra, os sobreviventes devem escolher: encarar o inverno e esperar o retorno de Evan Walker ou partir à procura de abrigo antes que o inimigo os alcance. Porque o próximo ataque é mais do que possível – ele é inevitável.
Os homens ainda não viram as profundezas até onde os Outros podem descer nem os Outros viram a que alturas a humanidade pode se erguer. Esta é a derradeira batalha entre vida e morte, esperança e desespero, amor e ódio.
Esse resenha não contém spoiler do livro anterior
Leia a resenha de A 5ª Onda aqui.
Resenha
“Prepare-se, porque, quando você arranca a humanidade dos humanos, você fica com humanos sem humanidade.
Em outras palavras, você recebe o que merece, seu filho da mãe.”
O planeta foi invadido por alienígenas e poucas pessoas ainda estão vivas. Mas os Outros (alienígenas) confundem a mente humana, eles se parecem com a gente e é quase impossível descobrir quem são Eles e quem somos nós. Por esse motivo, confiar em alguém é um ato extremamente perigoso. No volume anterior, o irmão de Cassie foi levado por um grupo de militares para um abrigo para crianças, mas ela descobriu que foi enganada e seu irmão corria perigo.

Cassie partiu em busca de seu irmão, esse era o seu único objetivo. No caminho ela se deparou com Evan Walker, um garoto completamente enigmático. Cassie decidiu usá-lo para resgatar o seu irmão e a cada instante a dúvida se poderia confiar nele ou não crescia dentro dela. Então, Cassie encontrou com um grupo e descobriu que não estava mais sozinha. Poderia confiar neles. Ei, não se preocupem, isso não é spoiler.  Só um resumo do volume anterior para que vocês consigam acompanhar a resenha.
Após um confronto devastador com os Outros, Cassie e seus amigos tentam encontrar um lugar para ficar em segurança. Cassie, Zumbi, Nugget, Pão de ló, Dumbo, Teacup e Especialista. São apenas crianças e adolescentes, mas nos últimos meses ganharam muita experiência em combate e aprenderam a identificar quem são os Outros disfarçados de humanos. Zumbi, o líder do grupo, está ferido e precisa de descanso, então Especialista resolve sair do hotel no qual estão escondidos para explorar as cavernas e ver se ela pode servir como abrigo temporário durante o inverno.

Outra coisa com a qual eles precisam lidar é o inverno. Como se não bastasse ter que fugir e se esconder de um inimigo brutal que pode ser facilmente confundido com um humano, agora a turma enfrenta um inverno rigoroso e eles temem não resistir.  Eles não podem acender fogueiras e os cobertores não os mantêm suficientemente aquecidos, além de estarem vulneráveis no hotel, deixar que Especialista saia em busca de um local seguro e quente é a única opção – mesmo sabendo que é arriscado.
E o pior realmente acontece, os Outros a interceptam e ela é levada para passar por todo aquele terror novamente, só que dessa vez ela tem informações que eles querem e isso coloca seus amigos em um risco ainda maior. Especialista luta o máximo que pode, mas é inútil. Eles são mais fortes, mais preparados e podem ver suas lembranças, ela não tem como guardar qualquer segredo. Enquanto Especialista está nas garras dos invasores, seus amigos estão no hotel e precisam sair dali o mais rápido possível, eles não têm como evitar o ataque dos alienígenas, nem prever quando vai acontecer, a única coisa que sabem é que o perigo está perto.

Depois que Especialista saiu, o grupo acabou dividido por causa de opiniões diferentes e conflitos surgiram entre eles. No entanto, quando é preciso se unir para a sobrevivência de todos eles se unem.  Os Outros enviaram uma arma poderosíssima, capaz de ultrapassar qualquer barreira levantada por eles e capaz de desestruturá-los completamente. Eles não podem revidar, não pode destruir essa arma, não essa.
Minha impressão
Eu sou uma pessoa muito ansiosa quando o assunto são continuações de livros, sério, eu fico na maior sofrência esperando o próximo volume. Vocês são assim também? Enfim, quando eu li A 5º Onda , fiquei completamente viciada na leitura e quando acabou eu só conseguia pensar no segundo livro. Então quando comecei a ler eu logo devorei o livro. Além de ele ter uma premissa instigante e a escrita do autor ser envolvente, muita coisa acontece e sabe aquela história de “vou ler só mais um capítulo”? Eu não conseguia largar o livro.

Bom, no primeiro livro eu me apeguei demais à Cassie e agora outra personagem rouba a cena, confesso que demorei um pouco para me envolver com a Especialista, não que ela seja ruim, mas deixar a Cassie de lado por algumas páginas me pegou desprevenida. Mas a jogada do autor é genial, a história que Especialista protagoniza é... bem, não dá para falar muito porque seria spoiler, ela é pega pelos alienígenas novamente e as coisas que ela descobre fazem toda a diferença. 

O Mar Infinito é um ótimo livro, dá continuidade ao que encontramos no primeiro, abre novas possibilidades, nos confunde ainda mais que o primeiro e termina em um momento crítico, o que me deixou louca para ler o terceiro volume – e já é a minha próxima leitura. Logo vai ter a resenha dele por aqui. 

Minha nota para o livro

12 comentários:

  1. Desde que eu vi o filme baseado no primeiro livro que fiquei interessada em adquirir a série, apesar de ainda não ter o feito. Bom, fiquei feliz em saber que nessa continuação a trama fica mais eletrizante e estingante quanto ao primeiro livro, o que fez com que eu ficasse ainda mais interessada em comprar logo as obras. Enfim, acredito que foi uma leitura que te prendeu do começo ao fim, e isto me instigou bastante.

    ResponderExcluir
  2. Oi Bia! Acredita que não li ainda???sou louca para ler, nem vi o filme por conta disso. Que bom que a continuação foi tão boa quanto o primeiro volume.
    Bjs Rose

    ResponderExcluir
  3. Oie Bea, essa é uma série que eu ando enrolando pra ler, e nem sei o motivo, mas só de saber que o primeiro volume foi uma boa experiencia pra ti, fico feliz demais! Já vou dar um jeitinho de encaixar pelo menos os dois primeiros volumes nas próximas leituras.

    ResponderExcluir
  4. Já ouvi falar de A 5a onda mas não imaginava que tivesse continuação. Gostei de saber mais sobre a história, me parece ter uma atmosfera bem intensa e com muita ação, bem do jeito que gosto.

    ResponderExcluir
  5. Amei demais esse livro e o anterior. E sim, também surto esperando por continuações. Mas minha memória é um lixo e, apesar de ter comprado o terceiro volume da série há pouco tempo, não comecei a ler porque acho que vai ser melhor reler os anteriores antes. Mal vejo a hora de fazer isso, mas os dois primeiros estão encaixotados e ainda devo levar um tempo pra trazer pra onde estou morando agora. Espero que ame o próximo volume!

    ResponderExcluir
  6. Oiii Bea

    Essa trilogia estava há um tempão na minha lista mas ia sempre passando outras na frente, aí veio a adaptação e jurei que ao menos essa ia conferir, porém acabei esquecendo de novo...rsrs É uma daquelas histórias que me chama muito a atenção e tenho quase certeza que vou gostar mas... aidna falta aquela faísca de curiosidade que me faça querer ler o livro pra ontem. Ainda assim pretendo ler a trilogia futuramente, quando tiver um tempinho extra. Adorei saber que a segunda parte mantém o bom ritmo do primeiro livro. Segundas partes geralmente são mais arrastadas, mas pela resenha deu pra notar que essa mantém o interesse e isso já me animou bastante. Espero que a desfecho final te surpreenda e te encante.

    Beijos

    www.derepentenoultimolivro.com

    ResponderExcluir
  7. Olá!
    Eu li muitos comentários positivos a respeito dessa série e de fato parece ser muito interessante. Raramente leio livros de ficção científica e a premissa desse tem uma dose de distopia, mas para quem gosta muito do gênero, aparenta ser uma ótima indicação. Que bom que você gostou do livro e já está ansiosa pelo terceiro volume.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  8. Oi Beatriz, também me senti assim ao terminar o primeiro livro, eu precisa ler o segundo e li. Achei menos emocionante que o primeiro, mas foi bem angustiante, mas as revelações foram maiores, então, acho que compensou. Neste segundo livro, chegamos a um ponto que não sabemos qual personagem é nosso favorito. Ainda não li o terceiro, mas estou bem ansiosa, mas temo que a resenha se torne ainda mais difícil do que foi neste segundo livro.
    Bjos
    Vivi

    ResponderExcluir
  9. Olá!
    Essa trilogia me parecia ótima, mas depois que li alguns comentários sobre ela fiquei muito desanimado. Adoro livros de ação, suspense e ficção. Porém os comentários me deixaram com receio. Adorei a resenha, meu deu até um vontade que querer ler.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  10. Olá, pela sua resenha eu fiquei bem curiosa para ler esse livro (e o anterior), bom saber que a leitura é cativante, imagino como deve ter sido tensa a situação da protagonista, ainda mais com esse inverno rigoroso.

    ResponderExcluir
  11. olá, Bea. Eu só vi o filme baseado no primeiro livro, e apesar de ter curtido, não me senti empolgada pra começar a série dos livros haahhaha
    espero que a ambientação desse segundo volume no cinema seja bem feita... quem sabe mais pra frente eu dê uma chance pros livros, mas atualmente não tá dando. xD

    pensei na questão do inverno com os personagens, deve ser muito foda. =T

    bjs...

    ResponderExcluir
  12. Olá, tudo bem? Ah adoro quando ficamos vorazes com os próximos volumes numa série pois isso mostra que a história está fluindo. Confesso que por mais que tenham lançado o filme e tudo mais, ainda não tive o interesse em ler a série. Gostei de ver o quanto você gostou dos personagens. Espero que o próximo seja uma ótima leitura também!
    Beijos,
    http://diariasleituras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir