[Resenha] A 5ª Onda | Livro

18 de julho de 2018

Título: A 5ª Onda (Livro 01)
Autor: Rick Yancey
Editora: Fundamento
Páginas: 368
Ano: 2013
Adicione ao Skoob
*Cortesia da editora


Sinopse: Depois da primeira onda, só restou a escuridão. Depois da segunda onda, somente os que tiveram sorte sobreviveram. Depois da terceira onda, somente os que não tiveram sorte sobreviveram. Depois da quarta onda, só há uma regra: não confie em ninguém. Agora A QUINTA ONDA está começando... Cassie está sozinha, fugindo dos Outros. Ela vive em uma Terra devastada, onde qualquer pessoa, até mesmo uma criança, pode ser o inimigo. Um inimigo que parece humano, que espreita em todos os lugares, pronto para aniquilar os últimos sobreviventes. Permanecer sozinha é permanecer viva - Cassie acredita nisso até encontrar Evan Walker. Mas será que ela pode confiar nele? Será que ele pode ajudá-la a resgatar o irmão? Chegou o momento em que Cassie deve escolher entre a esperança ou o desespero, entre enfrentar os Outros ou se render ao seu destino, entre a vida ou a morte. Entre desistir ou lutar!

Resenha
"A 1ª Onda: Apagam-se as luzes
A 2ª Onda: Começa a arrebentação
A 3ª Onda: Pestilência
A 4ª Onda: Silenciador"
Cassie é uma adolescente de dezesseis anos, que tem como objetivo resgatar o seu irmão. Partindo do pressuposto de que ele ainda esteja vivo, claro. Seu irmão Sam, com apenas cinco anos, foi levado por um grupo militar que passou no acampamento no qual estavam alojados para resgatar apenas as crianças. No entanto, Cassie descobriu da pior maneira possível que esse grupo não era confiável. Se quiser continuar vivo, não confie em outra pessoa por ela se parecer um humano. Isso porque os Outros (como Cassie se refere aos alienígenas), estranhamente, se parecem com a gente. 

Há alguns meses a Terra foi invadida por alienígenas, mas eles não se pronunciaram, ninguém os viu e ninguém sabe nada sobre eles. Há muita especulação sobre o motivo pelo qual vieram à Terra, mas nada concreto. A população mundial entrou em desespero, líderes tentaram fazer contato, porém sem sucesso. Mas depois de 10 dias começou, o planeta foi atingido pela primeira onda.
Foi como as pessoas começaram a morrer. Depois veio a segunda onda e trouxe catástrofes naturais que levaram à morte milhões de pessoas. A terceira onda começou de dentro para fora, uma peste terrível matou lenta e dolorosamente mais uma considerável parcela de pessoas em todo o mundo. Os que sobreviveram a ela estavam destroçados pela perda de pessoas queridas, mas tinham que continuar vivendo. A quarta onda mostrou o quão astutos são os Outros, pois há muito estavam adormecidos e começaram a despertar, provocando um enorme silêncio no planeta.
"A 4ª Onda nos obriga à solidão. Somos minoria, enlouquecemos lentamente devido ao isolamento, ao medo e à terrível expectativa pelo inevitável."
A quarta onda tem como regra não confiar em ninguém e seguindo-a à risca, Cassie tem conseguido se manter viva. Mas ela precisa resgatar seu irmão. Ele foi arrancado de seus braços ao ser levado pelos soldados para um suposto abrigo, mas ela tem motivos para acreditar que esses soldados não estão do lado certo dessa guerra e, sim, do lado dos Outros.
É quando Cassie está em sua jornada para resgatar Sam que ela conhece Evan Walker e fica dividida entre seguir sozinha ou acreditar que ele não quer lhe fazer mal, afinal, ele já a resgatou, cuidou dela e teve inúmeras chances para matá-la, mas continua afirmando que só quer ajudar. Evan é muito misterioso, mas ao mesmo tempo não desperta medo nela, pelo contrário, é a primeira pessoa na qual ela - aparentemente - pode acreditar.

Entretanto, é a sua vida e a do seu irmão que estão em jogo e Cassie não pode simplesmente decidir confiar em Evan, ela precisa saber mais sobre ele. Então, quando consegue ultrapassar os limites por ele impostos, Cassie descobre a verdade por trás de tudo aquilo que Evan já havia lhe contado. Se ele é confiável ou não, só lendo para descobrir! E quanto à quinta onda? é um método tão eficaz como nas ondas anteriores, mas com um diferencial, esta nova onda pode ser a que vai tirar a humanidade dos remanescentes e acabar de vez com as pessoas, liberando o planeta para os Outros.
Minha impressão
Eu estava louca para ler esse livro, então imaginem que minhas expectativas estavam lá nas alturas. E não me decepcionei nem um pouco. A 5ª Onda é uma obra fascinante, capaz de confundir completamente a cabeça do leitor a todo momento e isso só aumenta a curiosidade para saber qual das linhas é a verdadeira e quem realmente é digno de confiança.

Cassie é uma personagem forte, mesmo sendo tão jovem e estando tão apavorada ela faz de tudo para encontrar o seu irmão. Os alienígenas dizimaram o planeta e colocaram as pessoas umas contra as outras, são tempos extremamente difíceis e confiar significa morrer, mas as suas certezas são abaladas quando ela conhece o Evan; não por se atrair por ele, mas por querer usá-lo para salvar o seu irmão, ele pode ser de grande ajuda, porém ela não sabe se pode acreditar nele.

Evan mostra-se pronto para ajudar Cassie no que for preciso, mas ele tem um segredo e o que ele esconde é algo que pode trazer para Cassie as respostas que ela procura ao mesmo tempo em que pode tornar as suas dúvidas ainda maiores. Mas temos mais personagens que merecem destaque. Zumbi, um jovem audacioso que desenvolve um importante papel nessa trama ao confrontar seus superiores para salvar alguém; Nugget, um menino indefeso e amedrontado, mas que mostra muita coragem; e Especialista, uma garota confiante e estrategista, talvez a única a entender a grande jogada dos Outros (os alienígenas).

Eu gostei muito desse volume e estou ansiosa pelo próximo!!! Nem preciso dizer que recomendo a leitura, né?

Minha nota para o livro

14 comentários:

  1. Olha, confesso que tentei pegar esse livro para ler a alguns anos mas não fluiu para mim, então peguei o filme para ver e também não funcionou, achou que não é uma história para mim, essa é a verdade, mas de qualquer forma esta e a minha opinião, o que importa é ter notado o quanto ela lhe agradou.

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Oii, tudo bem?
    Fico feliz que tenha gostado da leitura. Seus comentários sobre o livro me deixaram muito empolgada para lê-lo, o enredo parece ser interessante.

    Beijinhos!!

    ResponderExcluir
  3. Sempre vi pessoas falando desse livro mas nunca parei para ler nada a seu respeito, e adorei saber que fala de aliens, o que é bem diferente para mim que lê geralmente livros de romance. Fiquei bem curiosa a respeito do livro e suas continuações. Já adicionado na minha lista do skoob.

    Bjus** http://imagine-livros.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Olá!
    Vi muitos comentários positivos a respeito dessa obra, apesar de não ter lido nenhum dos livros.
    Acredito que para quem gosta da temática distópica com alienígenas vai ser uma boa leitura.
    Que bom saber que entrou na sua lista de favoritos, no momento estou lendo livros mais leves.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  5. Oi Beatriz!
    Essa é uma das séries que está na minha lista a algum tempo, mas ainda não tive a oportunidade de ler.
    Sempre vejo comentários positivos e a cada resenha aumenta a minha curiosidade, mas como não tenho os livros físicos, vou ficando só na vontade por aqui. rsrs
    Parabéns pela resenha!
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Olá! Eu ouvi falar tanto sobre esse livro quando lançou o filme, acho que cheguei a assistir (tô aqui tentando puxar da memória), mas como faz algum tempo eu já não lembro dos detalhes. Ainda não tive a chance de ler, mas espero ter em algum momento, pois só leio coisas positivas sobre ele. Adorei sua resenha, reviveu minha curiosidade!
    Abraços

    ResponderExcluir
  7. Oi Beatriz, eu também adorei esta leitura, temos que ficar bem atentos, uma distração e a gente já deixa de entender alguma coisa. Já li o segundo e estou louca para conhecer o desfecho final.
    Assim como tu, eu também estava com as expectativas altas e não me decepcionei. Adorei tua resenha.
    Bjos
    Vivi
    http://duaslivreiras.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. Olá,

    Desde que li Obsidiana, tenho estado muito interessada em outras obras sobre alienígenas, é um assunto tão antigo, mas que ainda faz sucesso. Enfim, tenho muita vontade de ler essa trilogia, espero fazê-lo em breve.

    Beijos,
    oculoselivrosblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Oi, tudo bem?
    Eu já tive muita curiosidade de ler esse livro, principalmente na época que o filme foi lançado. No entanto, o interesse passou e eu nem vi o livro e nem assisti ao filme. Confesso que hoje ainda não recuperei a curiosidade. Nunca fui muito fã de histórias envolvendo alienígenas e confesso que não estou muito no clima para esse tipo de livro.
    Porém, fico feliz que o livro tenha atendido suas expectativas e você tenha gostado tanto da leitura. Vou passar a dica desta vez, mas adorei sua opinião sobre o livro e espero que a continuação seja ainda melhor.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  10. Já tinha visto o livro, mas não conhecia a fundo a premissa dele Bia, então saber que a obra é fascinante me anima a querer conhecer um pouquinho mais Cassie. Acho que esse livro é do filme né?! Nunca consegui ver o filme todo, sempre acontece alguma coisa que me tira atenção, mas pela resenha parece ser bom, vou dar uma olhada nisso também.

    Abraços.
    https://cabinedeleitura0.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É o livro do filme sim, muito bom, Camila. Leia que você vai gostar! Eu estou bem curiosa com o filme, pretendo ver logo logo.

      Excluir
  11. Que bom saber que você curtiu essa leitura, é um livro que estou bem curiosa pra ler. Amo histórias que tenham irmãos e já quero saber se a protagonista pode mesmo confiar nesse personagem em sua busca pelo caçula. Ótima resenha.

    ResponderExcluir