[Resenha] O Homem que Fotografou Deus

5 de setembro de 2018

Título: O Homem que Fotografou Deus
Autor: Maciel Brognoli
Editora: Cia do E-book
Páginas: 32
Ano: 2015
Adicione ao Skoob | Compre na Amazon
*Publieditorial
Sinopse: Para José, de nada servia ser considerado um dos seres humanos mais inteligentes do planeta, se não fosse capaz de um ato extraordinário que marcasse a história da humanidade.
Um dia, após sua pequena filha, Ana, perguntar “onde Deus mora?”, José ficou sem palavras diante da indagação, aparentemente simples. A pergunta que não pôde ser respondida com certeza absoluta mexeu com seu ego, e despertou nele o desejo juvenil, adormecido, de viajar pelo Universo.
Decidiu então que construiria uma Nave Espacial e partiria em viagem, somente para tentar encontrar Deus e tirar uma fotografia Dele para dar de presente à filha.
Resenha
José cresceu em uma cidadezinha no sul do Brasil, ainda criança mostrou ter uma inteligência elevada e ele logo se destacou. Aos vinte e seis anos já era doutor em Física e Astronomia e não queria ser apenas considerado o homem mais inteligente do mundo, José queria usar o seu conhecimento para fazer algo marcante para a humanidade.
"Por isso, ele vivia a pensar num jeito de desvendar algum mistério oculto do Mundo. De modo que José não tinha dúvidas: no devido tempo, a sua criatividade, inteligência e persistência o levariam a alcançar lugares jamais antes explorados pelos homens."
José tinha um sonho de adolescência, ele queria construir uma nave espacial para poder explorar o universo e trazer para a Terra informações novas. Era um projeto audacioso e com uma tecnologia avançada, a nave seria capaz de viajar na velocidade da luz e chegar a lugares onde nenhum outro homem jamais havia imaginado chegar.
O tempo passou e o sonho de José adormeceu, ele se casou e teve uma filha chamada Ana. Sua filha tinha um coração bom e amava muito o pai, José também a amava mais que tudo e sabia que faria qualquer coisa que ela lhe pedisse. Nas noites estreladas, pai e filha deitavam no gramado da casa para observar as estrelas.

Em uma dessas noites Ana fez uma pergunta que o deixou sem saber o que falar. Ela lhe perguntou onde Deus mora. José não afirmou nada que não podia comprovar, então não sabia exatamente o que dizer à filha. Poderia citar argumentos científicos para provar a inexistência de Deus, ou também poderia usar os argumentos religiosos para falar sobre a existência Dele.
Sem uma resposta concreta para a filha, ele lhe fez uma promessa. Se Deus realmente existisse ele o encontraria e ainda o fotografaria para mostrar a todos que, de fato, o viu. José, então, resolve tirar do papel seu projeto de adolescência e começa a construir a nave espacial para viajar pelo universo a procura de Deus.

Começava a jornada de José, cheia de aventuras e descobertas incríveis. Será que ele vai conseguir encontrar Deus e tirar uma foto? Bem, o título sugere que sim, não é verdade? Mas como será que vai ser essa experiência? Por quais caminhos José precisará passar para concluir o seu objetivo? José vai ter uma surpresa e aprender uma grande lição!
Minha impressão
O Homem que Fotografou Deus é uma obra curtinha e de leitura rápida, mas também cheia de mensagens e que nos proporciona momentos de reflexão.

Embora seja uma obra de cunho mais religioso, ela abrange outras questões também e não tenta passar uma ideia forçada sobre a religião A, B ou C. No livro, Maciel Brognoli aborda o conceito de Deus para cada um e não a religião.

Além disso, temos temas importantes retratados no decorrer da trama, como, por exemplo: o mal que o homem tem feito ao planeta; a necessidade de se plantar árvores e cuidar do meio ambiente; e aproveitar o tempo e fazer boas escolhas.

José foi um personagem que no começo eu não simpatizei com ele, ele sempre foi muito arrogante e e agia como se fosse superior aos outros por ser considerado o homem mais inteligente. Porém, ao logo da leitura, o autor foi moldando a personalidade dele e o deu uma grande lição, aliás, duas lições e sobre a outra não posso falar para não dar nenhum spoiler.

A narrativa é simples e com uma linguagem que pode alcançar de crianças a adultos.

Minha nota para o livro

6 comentários:

  1. Oi Bea, tudo bem? Acho que só pelo titulo eu já fui fisgada pela obra, ele já dá uma crise existencial enorme na gente hahaha eu achei a premissa muito bacana, e meio que coloca em pauta aquela velha história de Religão x Ciência, ne? Apesar do cunho religioso, achei a obra muito interessante, valeu pela indicação!

    ResponderExcluir
  2. Olá, tudo bem? De cara parece ser um livro somente para crianças, mas lendo tua resenha descobrimos que é uma leitura ótima para qualquer idade. Gosto muito destes livros curtinhos que nos trazem alguma reflexão e temas importantes.

    Beijos,
    Duas Livreiras

    ResponderExcluir
  3. Ele aparenta ser um livro bem simples e religioso, mas através da sua resenha vemos que se trata de muito mais na verdade. Interessante ver o quão reflexivo e profundo um livro pode ser mesmo em poucas páginas, ótima dica!

    ResponderExcluir
  4. Olá!! :)

    Eu acho ótimo que tenhas gostado de fazer a leitura, mesmo que com algumas reservas… Fiquei curioso!

    Enfim, que bom que e uma leitura simples e que ao mesmo tempo nos da para refletir nas suas mensagens!

    Boas leituras!! ;)
    no-conforto-dos-livros.webnode.com

    ResponderExcluir
  5. Olá!

    Quando eu li o título dei uma torcida de nariz, não costumo ler nada que envolva religião. Mas lendo sua resenha percebi que fui precipitada e fico feliz que a obra não aborde a religião em si e sim Deus. Achei bem interessante e fiquei curiosa para saber como os temas são abordados e quais lições são essas afinal. Obrigado pela dica.

    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Oi, Beatriz! Bom saber que a história não tenta puxar a sardinha de nenhuma religião. Histórias asim me dão nos nervos. Achei bacana a premissa do livro, fiquei aqui imaginando como ele mostrou pra filha onde Deus mora. rsrs
    Bjos
    Lucy - Por essas páginas

    ResponderExcluir