[Resenha] Outsider

14 de setembro de 2018

Título: Outsider
Autor: Stephen King
Editora: Suma
Ano: 2018
Páginas: 528
Adicione ao Skoob
*Cortesia da editora
Sinopse: O corpo de um menino de onze anos é encontrado abandonado no parque de Flint City, brutalmente assassinado. Testemunhas e impressões digitais apontam o criminoso como uma das figuras mais conhecidas da cidade — Terry Maitland, treinador da Liga Infantil de beisebol, professor de inglês, casado e pai de duas filhas.
O detetive Ralph Anderson não hesita em ordenar uma prisão rápida e bastante pública, fazendo com que em pouco tempo toda a cidade saiba que o Treinador T é o principal suspeito do crime. Maitland tem um álibi, mas Anderson e o promotor público logo têm amostras de DNA para corroborar a acusação. O caso parece resolvido.
Mas conforme a investigação se desenrola, a história se transforma em uma montanha-russa, cheia de tensão e suspense. Terry Maitland parece ser uma boa pessoa, mas será que isso não passa de uma máscara? A aterrorizante resposta é o que faz desta uma das histórias mais perturbadoras de Stephen King.
Resenha
Um terrível assassinato aconteceu em Flint City, Frank Peterson, um menino de apenas onze anos, foi encontrado morto no parque, ele foi violentado e teve partes do corpo arrancadas a dentadas. A hipótese da polícia é que o assassino tenha levado como troféu ou, o mais provável, que ele tenha comido. O único suspeito de ter cometido esse ato hediondo é Terry Maitland, professor de inglês e treinador da liga infantil. Devido à brutalidade do assassinato e à ligação do suspeito com crianças, a polícia não perde tempo e o prede em meio a uma partida, com a casa lotada e a cobertura da imprensa local.

Logo toda a cidade está sabendo e um verdadeiro circo é montado na casa do treinador T., sua esposa e filhas não têm sossego nem privacidade e estão apavoradas. As pessoas ficam revoltadas, ninguém esperava que um homem como Terry fosse capaz de tamanha atrocidade. Todos querem a sua morte. Terry tem um bom álibi, porém todas as provas apontam para ele. Quando o seu advogado chega à cadeira, o treinador lhe conta onde estava na noite em que o garoto foi morto e começa, então, uma batalha para provar a sua inocência.
O detetive Ralph Anderson não tem dúvidas, Terry Maitland matou aquela criança. Todas as testemunhas afirmam tê-lo visto no local onde o corpo foi encontrado, ele tinha sangue nas roupas e no rosto. Segundo relatos, após sair do parque, o treinador foi a uma boate, trocou de roupas e pegou um táxi para a estação de trem. Mesmo assim, o treinador continua com a mesma versão, no dia em que o menino foi assassinado ele não estava na cidade.

Se por um lado a polícia tem provas suficientes para incriminar Terry, do outro lado o seu advogado exibe uma série de fatos dos quais a veracidade é inegável, além do testemunho de professores que estavam acompanhados de Terry a quilômetros de distância de Flint City, o advogado tem imagens de segurança que confirmam seu álibi. Aparentemente, o treinador T., estava em dois lugares ao mesmo tempo e, sabendo que isso não é possível, Ralph fará de tudo para provar que Terry é o assassino e está tentando enganar a polícia.
O detetive começa uma busca frenética pela verdade, seus instintos dizem que o treinador é o culpado, mas as suas certezas são abaladas a cada prova apresentada pela defesa e pelas suas descobertas ao se aprofundar nas investigações. Se Terry não for o verdadeiro assassino isso significa que um monstro está solto e a qualquer momento poderá violentar e matar outra criança. Ralph precisa encontrar o responsável pela morte de Frank antes que seja tarde demais.

Detetive e advogado trabalham em busca da verdade, e o que eles descobrem vai além da compreensão de qualquer pessoa.  Terry não poderia estar nos dois lugares ao mesmo tempo, para solucionar esse dilema será preciso abandonar a razão e entrar em um território desconhecido, assustador e onde os piores pesadelos se concretizam.
Minha impressão
Stephen King me surpreende cada vez mais com as suas obras. Outsider é um livro que resgata aqueles pesadelos de infância e nos coloca frente a frente com os nossos medos. Vemos uma história que por anos nos aterrorizou ser explorada ao longo das páginas. Qualquer criança já teve medo do personagem que King trouxe para a trama, é algo do qual todos já ouviram. E o autor adicionou seus toques a essa lenda, transformando o que já era apavorante em uma coisa ainda pior.

A escrita do autor, como sempre, é completamente envolvente e a maneira como ele desenvolve a trama nos deixa grudados no livro para descobrir o que está acontecendo. As primeiras páginas de Outsider me deixaram chocada, ver a brutalidade do assassinato de uma criança me enojou e precisei dar um tempo antes de continuar a leitura, dava para ver que tudo ia piorar. Mas eu não estava nem perto de saber o quão horrendo seria.

Além do suspense e do terror, o enredo também conta com um lado investigativo muito presente e eu gostei bastante, o gênero policial é o meu preferido e adorei acompanhar o detetive em sua busca pelo verdadeiro assassino, com um toque sobrenatural fica ainda melhor... e um tanto perturbador.

É uma ótima leitura, um dos melhores livros que já li!

Minha nota para o livro

24 comentários:

  1. Bom, nunca li nenhum livro do autor, apesar de ter interesse tenho muito receio, pois sou aquela pessoa medrosa. Enfim sei que suas histórias são envolvente, e prende o leitor durante a leitura, e nos aterroriza. Principalmente por nos colocar frente aos nossos medos, quem sabe futuramente tenho coragem de dar uma chance a obra.

    ResponderExcluir
  2. Olá!! :)

    Eu não conhecia este livro, mas ainda bem que gostaste de fazer a leitura! QUero ler algo do autor já há muito tempo!

    Enfim, adorei a parte de investigação e também o terror! Que bom que o medo de infância tem esse peso na trama!

    Boas leituras!! ;)
    no-conforto-dos-livros.webnode.com

    ResponderExcluir
  3. Oi Bea, eu fujo um pouquinho de terror, mas sempre fiquei muito curiosa pra ler King, a minha unica experiência foi em Sobre a escrita, onde é algo totalmente diferente do que ele esta habituado a escrever, mas ainda assim foi uma experiência bem interessante pra mim. Esse livro em especial eu vou deixar de lado porque pela sua resenha, é algo que me deixaria com um pouquinho de medo haha mas certamente comprarei de presente pra um amigo.

    ResponderExcluir
  4. Oiee Bia ^^
    Eu sempre enrolei para ler alguma coisa do King, pois não gostava - e nem gosto muito - dos gêneros que ele escreve, mas há algumas semanas decidi arriscar. Acabei não gostando muito da escrita dele :/
    Ainda não conhecia esse livro, e fico feliz em saber que foi uma leitura muito boa e envolvente para você, mas acho que não o leria tão cedo :/
    MilkMilks ♥
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Oi Bea, tudo bem? Eu acho que teria problemas em ler a parte do assassinato tb, é muito forte pra mim. Eu li alguns conto do King e o romance Belas Adormecidas, quero ler esse tb, mas vou me preparar para as cenas fortes. Uma excelente dica!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  6. Olá Bia, tudo bem? Estou em um grupo de leituras do whatss que tem esse livro como indicação do mês e, apesar de já estarmos no meio dele eu ainda não iniciei a leitura por causa das cenas fortes de assassinato! Eu tenho uma imaginação muito fértil e costumo imaginar detalhes da leitura enquanto vou lendo e, essas cenas eu não quero guardar na minha mente. Fora isso, eu tenho muito interesse em ler outras obras do autor principalmente, depois que realizei a leitura de "It a coisa" no inicio desse ano, fiquei apaixonada pela escrita, narrativa do livro e a construção dos personagens.

    Sua resenha ficou ótima, eu sempre fico tentada a ler obras que tenham detetives destemidos e que seguem a sua intuição mas, sinceramente não pretendo ler esse livro tão cedo.

    Beijos e Abraços Vivi
    Resenhas da Viviane

    ResponderExcluir
  7. Olá
    Eu sou uma pessoa que não ler terror de jeito nenhum,mais esse livro com essa premissa me deixou extremamente curiosa para saber quem matou a criança e quem é essa criatura e como o treinador pode ter um bom álibi e mesmo assim ter sido acusado. Vou tentar dá uma chance ao livro

    ResponderExcluir
  8. Oie Bia!
    Eu não tenho coragem e estomago para ler os livros do King, principalmente esse que contém abuso de crianças, não são o meu estilo, mas confesso que fiquei curiosa para saber qual dos nossos pesadelos ele trouxe para o seu livro! Para os fãs do gênero deve mesmo ser uma leitura incrível!

    Com carinho,
    Ana | Blog Entre Páginas
    www.entrepaginas.com.br

    ResponderExcluir
  9. Oiii bea

    Do King só li Misery e apesar de ter amado a construção da vilã, achei a trama bem parada e depois disso não li mais nada dele. Eu não leria Outsider no momento, simpelsmente não tenho estômago. Qualquer coisa que envolve crianças me choca demais e acho que a cena do assassinato me deixaria pasada por dias, um baque, além disos como vc ressaltou há outras partes tb horrendas e bom, por enquanto, me falta coragem pra encarar uma leitura dessas.... Quem sabe um dia...

    Beijos

    www.derepentenoultimolivro.com

    ResponderExcluir
  10. ANtes de mais nada preciso fazer duas observações:
    1) QUE FOTO MARAVILHOSA, amei a composição fotográfica do livro.
    2) Faz tempo que não leio nada do autor e quero fazer isso agora no mês do Halloween.

    Eu comprei esse livro para presentear uma amiga que é fã e me arrependi de não ter comprado uma edição pra mim tbm. Sunto falta da narrativa do mestre e acho incrível o dom que ele tem de nos assustar. Amo esse lado investigativo e isso me deixou mais curiosa ainda. JA QUERO PRA ONTEM>

    Sai da Minha Lente

    ResponderExcluir
  11. Oi Beatriz sua linda, tudo bem?
    Eu já disse algumas vezes que não consigo ler os livros desse autor por serem muito descritivos. Mas quando esse foi lançado, me chamou a atenção pela parte investigativa. Acabei vendo alguns vídeos falando sobre ele. Parece que ele tem spoiler sobre um livro anterior e tem uma personagem de um livro anterior também. Mas eu não sabia sobre esse tal ser que nos assustou quando éramos crianças. OMG!!! Que personagem é esse que toda criança tem medo? Estou mega curiosa, maldade sua, risos.. Para quem é fã do autor com certeza é imprdível. Sua resenha ficou ótima!!!
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  12. Olá!
    Sou louco para ler algum livro do Stephen King, mas os livros dele são bem grandinho isso me desanima. Adorei a premissa do livro, essa questão do assinanto e a investigação por trás. O escritor tem que ser muito inteligente para escrever algo realmente bom. Fiquei curioso com a seu resenha.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  13. Oi, Beatriz.
    Não sou nada fã de livros de terror e por isso acabei nunca lendo nada do Stephen King. Já me indicaram livros dele que não são do gênero, mas ainda não me animei! Tenho certeza que, para quem gosta de livros assim, deve ser uma delícia mesmo!!
    Beijos
    Camis - blog Leitora Compulsiva

    ResponderExcluir
  14. Olá.

    Eu confesso que cada resenha que leio deste autor eu fico totalmente sem reação e com vontade de ler algo! Gente, sua resenha está ótima e me criou muito interesse, apesar de não ser tão fã do gênero. Como quero me aventurar em novas coisas, esse vai entrar para a minha wishlist.

    Beijos,
    Blog PS Amo Leitura

    ResponderExcluir
  15. Nossa que resenha maravilhosa, parabéns pela leitura e resenha.
    Estou indo aos poucos embarcando nos livros do King, mas esse especificamente eu ainda não tinha visto. Muito interessante o enredo. E com certeza eu ficaria chocada com a mesma cena que vc citou. Enfim, valeu pela dica, fiquei curiosa. Beijos

    ResponderExcluir
  16. Olá Beatriz,
    Confesso que não li nada do King ainda, mas pretendo ler, está na lista. Vou participar de uma leitura coletiva do It a Coisa. É aforei sua resenha, tenho lido outras sobre esse livro. ParsbePa.
    Bsj

    ResponderExcluir
  17. Olá, tudo bem? Confesso que thriller/terror são gêneros que saem muito da minha zona de conforto e por isso até hoje li praticamente 0 livros deste tipo hehehe Mas por você falar que existe um lado policial em Outsider, me animei um pouco mais. Com certeza é um prato cheio para quem curte, entretanto no momento estou colocando na pilha quem sabe num futuro?! haha Adorei a resenha e fotos!
    Beijos,
    http://diariasleituras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  18. Olá
    Sou uma pessoa muito medrosa, antes quando lia o nome King passava do outro lado da rua de tanto medo, mas por incrível que pareça ultima mene ando me interessando por alguns livros dele e até eu estou assustada comigo mesmo. A premissa desse livro é fantástica, amo tudo que envolve investigação. Fiquei curiosa para saber se realmente foi o professor que matou o garoto ou se existe uma teoria da conspiração. Parabéns pela resenha.

    ResponderExcluir
  19. Olá, Beatriz!

    Está aí um livro que não quero ler!kkkkkkk... Se já tenho medo dos livros do Stephen King após ler a resenha dessa história mais pavor sinto. O gênero terror não me atrai, pelo contrário, me provoca pesadelos. Sou do tipo que sonha com as histórias que lê imagina se lesse isso! Ficaria dias sem conseguir dormir!rsrs

    Embora o suspense sim me interesse (é o meu segundo gênero preferido) quando mesclado com terror, não. E além disso tem o fato da vítima ser uma criança, o que por si só já deixa meu coração apertado. Detesto ler histórias e assistir filmes sobre crianças que são torturadas ou assassinadas. É algo que me deixa muito mal.

    Enfim... Sem chances de eu apostar nessa história.

    Bjs!

    ResponderExcluir
  20. Esse não faz mesmo o meu estilo de leitura, mas fico super feliz por ele ter sido uma leitura incrível para vc!

    ResponderExcluir
  21. Meu Deus, que livro é esseeeee? Eu sabia que Stephen King era um autor incrível do gênero terror e suspense, mas não sabia o quanto. Fiquei arrepiada com essa resenha e mega curiosa pra descobrir se o Terry é mesmo o assassino. Amei a sua resenha e irei adicionar esse livro na minha lista. Bjos!

    ResponderExcluir
  22. Oi, Beatriz! Tudo bem?
    Acredita que eu nunca li nada do Stephen King? Eu sou muito medrosa, então, sempre fujo de livros de terror e a maioria dos de suspense. Por causa disso, confesso que não fiquei interessada em ler este.
    No entanto, adorei ler sua resenha e fico feliz que tenha sido uma leitura tão boa. Parece que o autor desenvolveu muito bem a trama e que, para quem gosta do gênero, é uma ótima leitura. Vou passar a dica desta vez, porém, vou recomendar para amigos que gostam de livros de terror.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  23. Oi Beatriz, eu li poucos livros do King, mas todos que li, amei demais e por isso tenho curiosidade para ler mais coisas e os mais famosos. (It será o próximo). Eu gostei da pegada de investigação que você pontuou na resenha e acho que isso é o forte que me atrai na leitura.
    beijos

    ResponderExcluir
  24. Adoro Sk e desejo demais ler esse livro, mas ainda não tive a oportunidade ainda. Ano que vem irei inicar a leitura de uma obra dele a cada 2 meses pelo menos.

    ResponderExcluir