24 de julho de 2016

[Resenha] Seja o Empresário da Sua Ideia

Título: Seja o Empresário da Sua Ideia
Autor: Natanael Oliveira
Editora: Gente
Páginas: 160
Ano: 2014
Skoob: Adicione
*Cortesia da editora


Natanael Oliveira nos dá dicas para começar e manter um negócio com a ajuda da internet. Leia a resenha completa para saber um pouco mais sobre o livro.
Há alguns anos, o autor estava passando por uma situação complicada em seu trabalho, não gostava do método e sentia-se mal por ser obrigado a vender para conseguir ganhar comissão. Ele trabalhava com vendas em uma companhia telefônica e o rendimento não estava indo nada bem.

Natanael estava muito insatisfeito com seus resultados e decidiu criar uma conta no Twitter com seus contatos e o trabalho que fazia. Em pouquíssimo tempo ele teve um grande retorno e precisou se organizar um pouco mais. Criou um site e passou a dar mais opções aos visitantes que ele já via como futuros clientes. A ideia deu tão certo que a empresa na qual ele trabalhava entendeu que ele estava sendo um concorrente, eles já tinham o próprio site e ele estava fazendo algo paralelo. Foi impedido de continuar e todos os seus contatos foram removidos. Frustrado, Natanael não conseguiu continuar com as atividades e pediu demissão.
Mas ele percebeu que a internet era um mundo de opções, se em pouco tempo atingiu um excelente resultado para uma empresa, percebeu que poderia fazer algo por conta própria e foi assim que tudo começou. Natanael tornou-se um mestre no ramo, com poucas pessoas fazendo o que ele fazia, a procura começou a ser maior do que ele esperava e precisou expandir seus negócios. Em 2014 (ano de publicação do livro) além de ter uma agência de marketing digital, o autor também possuía uma empresa de treinamentos, onde formava consultores e ensinava profissionais a venderem através da internet. 

No  livro, Seja o empresário da sua ideia, o autor nos dá algumas dicas para criar um negócio começando do zero. Algumas das dicas podem parecer simples, já outras parecem mais complexas, porém, todas são importantes para quem está em busca de um negócio rentável e tendo a internet como ferramenta. Existem meios onde se pode começar um negócio sem gastar nada ou gastando muito pouco. Todo negócio precisa de investimento, claro, mas utilizando as ferramentas certas é possível atingir um grande número de visitantes gastando pouco.
Os meios que o autor nos mostra e ensina a trabalhar com eles são as redes sociais e os blogs (plataformas como blogger e wordpress, por exemplo). Claro que o autor não vai ensinar a personalizar um layout completo, mas mostra muitas dicas para quem ainda não sabe trabalhar com esses meios e, além disso, ainda ensina como alavancar as divulgações utilizando o Google
  • Aumentar as chances de visualizações não pagas nas ferramentas de busca;
  • Deixar o site mais agradável aos olhos do visitante;
  • Criar uma lista de contatos;
  • Criar um conteúdo de acordo com o seu público;
Essas, são apenas algumas das dicas encontradas no livro, mas podemos ver muitas técnicas de SEO (Search Engine Optimization - estratégias para melhorar o posicionamento do site nos mecanismos de busca) . O autor mostra com detalhes como amadurecer uma ideia, colocá-la em prática e mantê-la. 
Minha impressão
Não dá para falar muito sobre o livro pois é basicamente um manual, na verdade, pode até ser um pequeno curso de marketing digital. Durante a leitura, alguns assuntos precisam de um pouco mais de atenção e, quando isso acontece, o autor deixa o link de uma página de seu site onde o assunto está melhor abordado e podemos encontrar mais detalhes. 

Para quem não está familiarizado com o universo de blogs, as dicas são muito úteis e com certeza ajudam bastante. Para quem já está nesse meio, algumas dicas já são bem conhecidas mas o autor consegue trazer complementos e ainda ensina como deixar o blog ou site mais equilibrado, mais limpo e a melhorar o conteúdo. 

É um livro inspirador. Além de sua própria história, o autor acrescenta ao longo das páginas muitas histórias verdadeiras de pessoas que começaram do nada, que mudaram de ramo, que abandonaram tudo para partir para outra área... Enfim, pessoas que estavam com uma ideia e a levaram em frente e hoje são profissionais bem sucedidos e líderes em seus negócios. 

Minha nota para o livro
(Bom)

Nenhum comentário:

Postar um comentário