[Resenha] Vendaval Maria

9 de julho de 2024

Após se dar conta de que o casamento está acabando, Maria vai ser obrigada a se reinventar para viver uma nova fase e ter um reencontro consigo mesma.


O que tem no livro:
Personagens maduros
Cidade pequena
Drama familiar
Dilemas da vida real
Recomeço
Trama intensa

Em Vendaval Maria, Priscila Tavares traz um romance de formação que nos encanta ao mesmo tempo em que nos angustia. Com uma escrita fluída, a autora conta essa história de uma forma calma, porém, com muita intensidade e é possível sentirmos todas as dores de Maria. Em muitos momentos ao longo da leitura eu me vi com o coração apertado, sofrendo e chorando com ela, querendo um caminho diferente, com a vontade de abraçá-la e ajudá-la a superar tudo o que estava por vir.

Maria cresceu em uma cidade pequena e em uma família muito tradicional, o pai não permitia que ela estudasse e demorou até que a pequena aprendesse a ler. E logo ela se apaixonou pela escrita. Maria queria se tornar uma jornalista e passou por muitos obstáculos para conseguir seguir seu sonho. Nesse meio tempo, conhece Eduardo, com quem fica casada por longos anos e tem com ela uma filha. Então as adversidades aumentam e os anos se passam com inúmeras dificuldades. Quando se depara com a maior provação de sua vida, Maria terá a oportunidade de retornar para onde tudo começou e se reencontrar, se redescobrir como mulher e como mãe.

A obra aborda assuntos importantes e atuais como a vi0lênc1a doméstica, s3xualidade feminina, dependência emocional, solidão e outros. Eu já tinha lido outro livro da autora (Salto Noturno) e gostado bastante da escrita dela, mas Vendaval Maria ganhou meu coração de uma maneira totalmente nova e única, foi uma leitura emocionante do começo ao fim. É um livro com uma personagem mais madura, que passa por problemas e situações que poderíamos encontrar na vida real.

E o final, meus amigos, o que foi aquilo? Eu já estava quase tendo um treco, queria ler rápido para descobrir a decisão da Maria, mas também queria ler devagar para sentir tudo com ela e deixar as emoções se aflorarem. Só digo uma coisa: A Priscila foi impecável na construção dessa trama.

Minha nota para o livro


Nenhum comentário:

Postar um comentário