[Resenha] Expiração

27 de agosto de 2021

 

Título: Expiração
Autor: Ted Chiang
Editora: Intrínseca
Páginas: 416
Ano: 2021
*Cortesia da editora
Sinopse: Em nova coletânea, um dos principais autores contemporâneos de ficção científica continua a estimular reflexões sobre as grandes questões da humanidade.
Depois um dos contos de História da sua vida e outros contos ter inspirado o filme A Chegada–, Ted Chiang volta a nos apresentar nove histórias, sete delas publicadas entre 2005 e 2015 e duas inéditas.
O conto que dá título ao livro, ganhador do prêmio Hugo em 2009, é a mensagem alarmante de uma civilização muito mais avançada e já extinta de seres com órgãos mecânicos. Com cilindros de ar no lugar de pulmões, eles acreditam que viverão para sempre, até que um cientista resolve investigar a si mesmo e faz uma incrível descoberta: o ar respirável só existe porque seu fluxo no universo está em desequilíbrio, numa espécie de osmose.
Já “O Grande Silêncio” mostra os esforços dos seres humanos em busca de vida inteligente alienígena, apesar de não conseguirem conviver sequer com outras espécies no próprio planeta. Em “A ânsia é a vertigem da liberdade”, Chiang cria um mundo onde se questiona o tempo inteiro a existência do livre-arbítrio, uma vez que existe um dispositivo que permite que as pessoas se comuniquem com versões de si mesmas em universos paralelos. Se hoje dispomos de gadgets com inteligência artificial em uma fase quase inicial de desenvolvimento, em “O ciclo de vida dos objetos de software” vemos como a ideia de animais e pessoas robotizadas com níveis de inteligência artificial elevados ao extremo nos faria repensar os conceitos de “ser vivo” e “direitos”.
Misturando doses certas de ficção científica às nossas questões mais antigas enquanto espécie e indivíduos, a narrativa de Chiang impressiona e estimula profundas reflexões sobre o homem, a humanidade, a sociedade e o livre-arbítrio.

Resenha
“As pessoas são feitas de histórias. Nossas lembranças não são o acúmulo imparcial de cada segundo que vivemos, são uma narrativa que montamos a partir de momentos selecionados. É por isso que , mesmo quando experimentamos os mesmos acontecimentos que outro indivíduos, nunca construímos narrativas idênticas: os critérios usados para selecionar momentos são diferentes para cada um de nós e refletem nossa personalidade.” – A verdade dos fatos, a verdade dos sentimentos, página 246.

Através de nove contos, Ted Chiang nos traz tramas envolventes e que levantam alguns questionamentos durante a leitura, vemos temas como: a essência de cada um, livre-arbítrio, o poder de nossas ações e as consequências de cada uma delas e a busca por indícios de vida inteligente fora da Terra, entre outros. Os contos são bem desenvolvidos e deixam mensagens marcantes.
O conto que dá abertura ao livro se chama “O mercador e o portal do alquimista” e nos conta a história de um homem assolado pela culpa, ele daria qualquer coisa para voltar àquele ponto em que tudo mudou. O alquimista oferece a seus clientes a possibilidade de fazer uma viagem através do portal com uma diferença de vinte anos para o futuro e, lá no outro portal, o cliente pode atravessar de volta e fazer o caminho inverso para vinte anos atrás, ou seja, voltando ao presente de quando atravessou o portal pela primeira vez.

O mercador, apesar do seu imenso desejo de voltar ao passado, é desconfiado quanto ao que poderia encontrar no futuro e sua maior vontade é voltar, não avançar os anos. Há uma única maneira, mas ele estaria mesmo disposto a confrontar o passado e pagar o preço cobrado por isso? Ele sabe que não existe um meio de alterar os fatos, porém, pode enxergá-los de outra forma e fazer descobertas se conseguir analisar as coisas por outros ângulos.
O conto que dá título ao livro, Expiração, é o relato de uma civilização avançada que descobriu que sua vida é finita e tenta deixar vestígios de sua existência quando o fim é iminente. Outro conto que merece destaque é “O ciclo de vida dos objetos de software”, onde vemos a história de dois personagens que desenvolvem uma ligação forte devido ao seu trabalho com inteligências artificiais. A empresa para a qual trabalham desenvolvem animais digitais que estão cada vez mais desenvolvidos, as pessoas anseiam por um desses e a empresa obtêm lucros significativos.

Os animais, chamados de digientes, têm características incomuns como a fala, manuseio de objetos, pensamento crítico e aprendem com facilidade. Se tornam uma febre em todo o mundo, até que chega o momento em que ficam exigentes demais e a empresa começa a enfrentar problemas. O último conto do livro traz uma trama na qual os personagens podem interagir com outras versões suas em universos paralelos, as pessoas usam tal artifício para entender se suas decisões foram certas ou erradas, se existe uma versão na qual estão melhores financeiramente, se são felizes... uma infinidade de informações que podem descobrir, mas, e suas vidas em suas próprias dimensões? Até que ponto o saber pode influenciar?
Minha impressão
Expiração é uma coletânea que reúne nove contos do autor Ted Chiang e nos traz histórias que abordam assuntos complexos de maneira exemplar, os contos são bem trabalhados e nos deixam mensagens marcantes, alguns também são emocionantes e todos nos envolvem por completo. Temos personagens que passam por situações inusitadas, aqueles que precisam fazer escolhas difíceis, outros confrontam suas memórias, os que questionam suas crenças e muito mais.

Alguns contos me agradaram mais que outros, e isso é normal, mas em todos eu pude tirar algum aprendizado. Acho que essa é a característica principal desta obra, as reflexões que o autor levanta e os ensinamentos ao final dos contos. O que eu mais gostei foi “O mercador e o portal do alquimista”, onde vemos que o mercador quer entrar no portal do tempo para voltar vinte anos no passado para ter a oportunidade de ver as coisas por outros ângulos e, quem sabe, acabar com a culpa que carrega dentro de si.

Outro conto que me marcou bastante e merece destaque é “O ciclo de vida dos objetos de software”, ele é o conto mais longo desta coletânea. Ao questionar direitos legais de inteligências artificiais e a liberdade que se pode dar a elas podemos fazer um paralelo com a responsabilidade e as dúvidas dos pais em relação a seus filhos e o mundo. “A verdade dos fatos, a verdade dos sentimentos” é uma história emocionante sobre um pai e uma filha que se distanciaram após a partida da esposa/mãe, aconteceu uma situação que os afastou definitivamente e cada um deles lembra dela de uma maneira diferente, qual das duas será a verdade? Nesse conto, existe um dispositivo que grava as memórias e os dois vão revisitar aquele momento para saber quem vem errando durante todos.

Expiração é uma leitura rápida e que eu gostei bastante, foi o meu primeiro contato com a escrita do autor e espero poder ler mais obras dele. 


Minha nota para o livro

Nenhum comentário:

Postar um comentário