[Resenha] Esplêndida

3 de agosto de 2021

 

Título: Esplêndida (Livro #01)
Autor: Julia Quinn
Editora: Arqueiro
Páginas: 336
Ano: 2021
*Cortesia da editora
Sinopse: “Um livro leve e de narrativa ágil, com um delicioso toque de humor.” – RT Book Reviews
Esplêndida é o romance de estreia de Julia Quinn e inaugura a trilogia Damas Rebeldes.
Consagrada autora da série Os Bridgertons, que se tornou um verdadeiro fenômeno de audiência na Netflix, Julia Quinn já vendeu mais de 2 milhões de livros no Brasil e 15 milhões no mundo.
Existem duas coisas que todos sabem sobre Alexander Ridgely. A primeira é que ele é o duque de Ashbourne. E a segunda, que é um solteiro convicto.
Isso até uma linda jovem se jogar na frente de uma carruagem para salvar a vida do sobrinho dele. Ela é tudo que Alex nunca pensou que desejaria em uma mulher: inteligente e engraçada, cheia de princípios e corajosa. Mas é uma criada, inadequada para um nobre. A menos que, talvez, ela não seja bem o que parece...
A herdeira americana Emma Dunster pode estar cercada por ingleses, mas isso não significa que pretenda se casar com um, mesmo tendo concordado em participar de uma temporada em Londres.
Quando ela sai da casa dos primos vestida como criada, só quer um último gostinho de anonimato antes de ser apresentada à sociedade. Em vez disso, vai parar nos braços de um duque perigosamente lindo. Em pouco tempo, fica claro para Emma que o amor floresce quando menos se espera e é capaz de derreter até o mais teimoso dos corações.

Resenha
Emma Dunster está em Londres para passar a sua temporada, mas ela não quer um marido. Emma é herdeira de um importante estaleiro e certamente não precisa se casar por dinheiro, porém, os negócios da família não sobreviveriam nas mãos de uma mulher porque os clientes não confiariam nela, afinal, mulheres não têm competência para administrar negócios e deveriam ficar em casa cuidando da família. Então o pai de Emma a manda para a casa da tia Caroline em Londres.

Arranjos de flores, listas de convidados para o baile, cardápio... tantas coisas para fazer e que Emma e sua prima Belle não têm o menor interesse. As duas decidem dar uma escapulida dessas coisas e se escondem na cozinha, tentando fazer alguma coisa para passar o tempo sem que Caroline as encha falando do baile o tempo todo e as colocando para fazer coisas para o baile. E essa fugidinha para a cozinha vai render uma bela história!
Emma quer se sentir livre, quer saber como é andar pelas ruas sem que as pessoas a reconheçam ou pelo menos sem que as pessoas a fiquem olhando e julgando cada passo que ela possa dar. Quando a cozinheira precisa de alguém para ir comprar ovos, Emma tem a brilhante ideia de se voluntariar. Obviamente, seu pedido é negado, mas todos os demais criados estão ocupados e ela promete que vai se comportar, que vai rapidinho. Emma se disfarça, fica quase que irreconhecível com o uniforme de uma empregada da cozinha, toda suja de farinha, com os cabelos presos.

Alexander Ridgely está acostumado com mulheres em busca de casamento, ela é um importante duque e sabe que todas as solteironas que correm atrás dele só estão interessadas na sua fortuna. Alex é um libertino assumido, não esconde suas amantes e deixa claro para todos que não quer se casar. Ele sabe que em alguns anos precisará se casar e fazer um herdeiro, mas não está se preocupando com isso agora. Ele tem um lindo sobrinho com quem gosta de passar algum tempo e uma irmã que sempre insiste para que ele se case, mas que respeita sua opinião.
Emma estava voltando para casa com os ovos quando viu um menino atravessar a rua correndo sem olhar, ela não teve tempo para pensar em mais nada, só se atirou em cima do menino bem a tempo de salvá-lo. Ele seria atropelado por uma carruagem. Ela bateu forte com a cabeça, teve um desmaio, mas não se feriu. A criança era o sobrinho de Alex. E tanto Alex quanto sua irmã ficariam eternamente agradecidos à Emma. Alex fica imediatamente interessado naquela linda e corajosa jovem, em pouco tempo de conversa ele descobre que ele é tão inteligente e audaciosa, mas é uma empregada, um relacionamento com ela seria inadmissível para alguém em sua posição. E Emma também se sentiu atraída por aquele arrogante duque!

Alex resolve ir ao baile que a tia de Emma está dando para apresentá-la à sociedade, mas sua intenção é ver se descobre algo da empregada que salvou seu sobrinho. E a surpresa dele vai ser imensa ao perceber que a empregada, na verdade, é uma herdeira. Tanto Alex quanto Emma não conseguem parar de pensar um no outro, mas ao mesmo tempo não conseguem ficar perto um do outro sem trocar farpas. Eles vão se desentender muitas vez e sentir desejo outras tantas. Até quando vão negar que estão se apaixonando? Um libertino que foge de casamento e uma donzela que não tem a menor intenção de se casar. Um casal completamente inusitado que teima em não ficar junto mesmo sabendo que essa é a vontade de seus corações.
Minha impressão
Eu comecei a ler os livros da Julia Quinn no ano passado e me encantei com a escrita dela, me apaixonei pelos seus romances. Fiquei bem empolgada quando vi a trilogia Damas Rebeldes e logo fui ler Esplêndida, o primeiro volume. Foi uma leitura leve e divertida, que me fez suspirar em alguns momentos e ficar tensa em outros. Esse é o primeiro livro da Julia Quinn e, em carta, a autora diz que tem um grande carinho por ele, apesar de a história não ser tão lapidada quanto suas demais obras.

Gostei bastante da leitura, no entanto, algumas atitudes do Alex me incomodaram e não simpatizei com ele de início. Já a Emma me ganhou desde a primeira página. Ela é uma herdeira americana que vai a Londres (obrigada pelo pai, claro) para ser apresentada à sociedade, ela não quer um marido e deixa isso bem claro. Emma é divertida, inteligente e sem papas na língua. Seu jeito espontâneo e seu carisma conquistam Alex antes mesmo dele saber quem ela é.

Achei bem diferente a maneira como os dois se conheceram. Emma vestida de empregada se jogando em cima do sobrinho dele para salvar o menino de ser atropelado. Ela não contou sua verdadeira identidade para não gerar um escândalo, mas seu disfarce é rapidamente descoberto (isso não é um spoiler) e os dois começam a se alfinetar desde então. Eu amo um casal gato e rato e gostei muito de como a autora conduziu essa relação dos dois.

Apesar de não ter me envolvido tanto com o Alex, foi uma leitura que me agradou bastante e a Emma é uma personagem bem espirituosa que nos arranca algumas risadas. Estou curiosa com os próximos volumes, o segundo livro conta a história de Belle, prima de Emma e já quero ver o que ela vai aprontar porque nesse primeiro livro ela e a Emma se enfiam em cada confusão!


Minha nota para o livro

Nenhum comentário:

Postar um comentário