[Resenha] Escola de Contos Eróticos Para Viúvas

18 de agosto de 2021

 

Título: Escola de Contos Eróticos para Viúvas
Autor: Balli Kaur Jaswal
Editora: Essência
Páginas: 304
Ano: 2021
*Cortesia da editora
Sinopse: Nikki, filha de imigrantes indianos, passou a maior parte de seus vinte e tantos anos distanciando-se da tradicional comunidade sikh em que nasceu, preferindo uma vida mais independente e, em outras palavras, ocidental. No entanto, após a morte repentina de seu pai, sua família acaba ficando com problemas financeiros. Sentindo-se na obrigação de ajudar a mãe e a irmã, Nikki encontra a oportunidade perfeita de um trabalho extra: dar aulas de escrita criativa em um centro comunitário no coração da comunidade punjabi, em Londres.
Quando chega lá, percebe que as viúvas sikh que serão suas alunas precisam primeiro aprender inglês para escrever pequenas cartas e ler placas... e não contos literários. Frustrada, Nikki duvida que seja apta a essa tarefa. Porém, ao notar uma das mulheres compartilhando um livro de contos eróticos com a turma, Nikki percebe que, por baixo de suas vestimentas brancas, suas alunas escondem uma enorme riqueza de fantasias e memórias. Logo, Nikki e as viúvas embarcam em uma jornada juntas, contando e escrevendo essas histórias que estavam guardadas dentro delas.
Resenha
Nikki é uma jovem filha de indianos que não segue muito bem as tradições, é completamente avessa à ideia de um casamento arranjado e nem está pensando em casamento por enquanto, ela gosta de curtir a sua vida independente como quiser. Sua irmã, ao contrário, está justamente procurando por um marido e – apesar de poder escolher o homem com quem vai se casar – distribuiu uma espécie de currículo com suas preferências na expectativa de encontrar um pretendente compatível. 

A família de Nikki é mais liberal que as demais, mas ainda assim ela sofreu muita pressão por não seguir os padrões impostos pela tradição. O pai de Nikki queria que ela fosse advogada, a jovem até tentou, mas acabou abandonando o curso e brigando com o pai. O que causou um grande desconforto em casa e ela acabou indo morar sozinha para ter mais liberdade. Porém, quando o pai dela morreu, Nikki se sentiu muito culpada e ainda pensa que sua briga com ele pode ter desencadeado o infarto que o matou. 
Ela trabalha em um bar que está à beira da falência e mora em um apartamento no andar de cima, preocupada com suas condições financeiras em um futuro próximo, ela se candidata a uma vaga de emprego que lhe chama atenção e parece até bom demais para ser verdade. Dar aulas em um curso de escrita criativa, que não precisa de experiência, com um horário flexível e com um bom salário. Ela gosta muito de ler, gosta de corrigir textos, gosta de ajudar as pessoas, então se animou muito com o emprego no centro comunitário. Mas as coisas não são bem como ela imaginou e Nikki vai se surpreender muito!

Bom, o curso não era de escrita criativa, era um curso para ensinar viúvas da comunidade punjabi  aprenderem a ler e escrever em inglês, elas não sabem nem mesmo escrever os próprios nomes. Nikki fica frustrada, a pessoa que fez o anúncio de emprego mentiu descaradamente, mas ela gosta de um bom desafio e está mesmo precisando do emprego, então não desiste. É uma turma pequena e algumas das mulheres não são tão mais velhas que ela, embora algumas sejam umas senhoras já bem idosas. Só uma das mulheres consegue entender bem o inglês ao ponto de poder ajudar Nikki a traduzir algumas frases para o indiano e vice-versa. E ela vai traduzir cada frase, cada história que as pessoas jamais imaginariam que foram criadas por velhinhas viúvas.
Quando Nikki conta às viúvas que esperava ensiná-las a escrever histórias e não a ler e escrever as senhoras gostam da ideia de colocar em um papel aquilo que criam em suas cabeças, o problema é que elas não sabem escrever, e aí  entra Sheena com a ajuda na tradução. E o que elas vão contar, começa a revolucionar a comunidade. Tudo começou quando Sheena encontrou um livro erótico de Nikki na sala de aula e achou que fosse para a turma, então comecou a ler para as senhoras. Isso as deixou empolgadas e confortáveis para compartilhar aquelas histórias secretas que fantasiavam apenas em pensamentos. 

Obviamente, contos eróticos dentro de um templo são estritamente proibidos e elas precisam manter segredo, serem discretas o máximo possível. Só que os contos começam a ser lidos por mulheres de fora do curso que pedem mais contos e compartilham com as amigas, em poucos dias, toda a comunidade punjab está comentando sobre histórias eróticas e ninguém sabe ao certo quem as criou ou de onde vieram. Mas as pessoas começam a investigar os rastros. Há um grupo de homens chamado Os Irmãos que visam colocar a ordem no lugar assustando as pessoas para que elas não saiam da linha e contos eróticos dentro do templo é exatamente o tipo de coisa que eles abominam. E Nikki, ainda por cima, é uma jovem ocidental demais e cheia de costumes liberais, ela acredita que está sendo vigiada pelos Irmãos e não quer se tornar alvo deles. 
Minha impressão
Escola de Contos Eróticos para Viúvas é uma leitura totalmente envolvente e gostosa, a escrita da autora é tão fluída que é como se tivéssemos dentro do livro, vivenciando as experiências junto com a protagonista. Uma jovem indiana que cresceu em Londres e não é nada tradicional, o que causa desentendimento com a família algumas vezes. Ela mora sozinha, trabalha em um bar, não quer se casar (como é esperado de toda jovem indiana), não é mais virgem, fuma, bebe e tem costumes muito liberais. 

Ela tem uma baita surpresa quando vai dar aulas de escrita criativa em um centro comunitário e descobre que suas alunas serão viúvas que não sabem nem ler nem escrever e ela terá de ensiná-las do zero. Mas a surpresa maior ainda estava por vir! Seu livro erótico foi parar nas mãos das alunas por engano e elas gostaram da ideia, ficaram confortáveis para compartilhar algumas de suas fantasias secretas e foi então que tudo começou. O que era para ser um curso para viúvas aprenderem a ler e escrever se torna em uma reunião onde elas contam histórias eróticas. 

A autora nos apresenta muito da cultura indiana, vemos sobre sua culinária, seus costumes, religião. Mas também vemos como a vida de uma viúva indiana pode ser, são excluídas pela sociedade e muitas delas tiveram um casamento no qual o marido só as usava, eram violentos, as proibiam de fazer quase tudo. Então as histórias que elas contam são suas fantasias mais secretas. Há resistência das senhoras no começo em relação à Nikki, por ela ser liberal demais e as senhoras serem muito tradicionais, mas depois elas se conhecem melhor e desenvolvem mais intimidade. 

Também temo um mistério que só completou a obra e deixou a leitura ainda mais interessante, há alguns anos, uma jovem morreu sob circunstâncias duvidosas e a família não acredita na versão da polícia de suicídio, eles acham que houve um assassinato. Embora fique um pouco claro o que realmente aconteceu, a autora guarda algumas surpresas para o final. 

É um livro que recomendo, uma leitura rápida, divertida e muito gostosa!  


Minha nota para o livro

Nenhum comentário:

Postar um comentário