[Resenha] Lições Inesperadas Sobre o Amor

11 de agosto de 2021

 

Título: Lições Inesperadas Sobre o Amor
Autor: Lucy Dillon
Editora: Arqueiro
Páginas: 336
Ano: 2021
*Cortesia da editora
Sinopse: Jeannie sempre sonhou com uma grande paixão, e agora finalmente está vivendo um romance avassalador com Dan, um jovem veterinário. Depois de menos de um ano de namoro, ele a pede em casamento durante um fim de semana romântico em Nova York.
Os meses de noivado voam e de repente ela se vê no carro a caminho do casamento. Tudo parece perfeito e mágico demais para ser verdade. Mas ela não consegue afastar do peito a sensação sufocante de que está tomando a decisão errada.
Jeannie tem uma última chance de voltar atrás. Porém, quando decide agarrá-la, um golpe do destino joga tudo o que ela conhece pelos ares.
Com o futuro parecendo incerto e sombrio, Jeannie mergulha uma jornada de autodescoberta e constata que, para amar totalmente outra pessoa, primeiro precisamos aprender a ouvir nossos próprios desejos e necessidades.

Resenha
Jeannie estava vivendo um verdadeiro sonho, sua história de amor parecia até um conto de fadas. Um namorado encantador, romântico, que faz tudo por ela, ama os animais. Os dois se conheceram através de um site de relacionamentos e em pouco tempo já estavam namorando. As coisas estavam indo muito bem e ela achava que não poderiam melhorar. Mas aí Dan a surpreendeu e fez o pedido de casamento mais lindo de todos, no meio de uma ponte em Nova York, com as pessoas em volta sorrindo e aplaudindo.

Foi tudo tão rápido. Do primeiro encontro ao dia do casamento foi um ano. E de repente Jeannie não tem mais certeza de que é isso que ela realmente quer. Essa dúvida vinha lhe corroendo há algum tempo, mas ela acreditava que seria só o nervosismo com o grande dia chegando. Só que não parecia isso. Ela não estava animada como as noivas deveriam estar. Não ansiava pelo casamento, não se alegrava com os detalhes que tinham que resolver, com as escolhas para o dia, com nada. O evento parecia estar acontecendo com outra pessoa.
Dan é um veterinário apaixonado pelo que faz e ainda trabalha como voluntário em um abrigo que resgata cães foram mal tratados ou abandonados, o abrigo está sempre precisando de ajuda tanto financeira como com voluntários também e é um lugar que precisa, mais que tudo, de pessoas dispostas a dar muito amor e carinho pelos cachorrinhos que já sofreram tanto. Dan e Jeannie estavam tão felizes juntos, ele a ama demais e ela... bem, ela gosta bastante dele.

Jeannie sabe que o casamento é um marco importante na vida de qualquer pessoa e sabe que sua vida nunca mais era a mesma depois que disser o sim. A vida que parecia perfeita estava sufocando-a, ela sentia o peito apertar, não tinha mais a certeza de que queria se casar. E agora ela está a caminho do seu casamento, com a sensação de que está fazendo a coisa errada. Então ela não pode continuar com isso. Mas, e agora? O que fazer com os convidados, com o bolo, com as reservas para a lua de mel? E o pior de tudo, o que falar para Dan? Ela vai magoá-lo profundamente e sabe disso. Ele já está esperando, está ansioso esperando a mulher que será a sua esposa. Faltam apenas alguns minutos e ela vai destruir o coração dele em milhões de pedacinhos. Não pode fazer algo assim, pode?
E então ela tem a chance de desistir, não pode sacrificar toda a sua vida por causa de um único dia e Dan não merece que ela se case com ele por pena. Ele merece uma mulher que o ame e que fará de tudo para vê-lo feliz, essa mulher não é Jeannie. Ela não pode simplesmente desaparecer sem dar qualquer explicação, ela precisa falar com ele. Aparecer na igreja só vai despertar os olhares dos curiosos e tornar a situação ainda mais difícil para ambos. Ela decide ligar para Dan e pedir que ele se afaste das pessoas e possa conversar com ela em um lugar reservado.

Mas é justamente nesse momento que algo acontece e pode dar a essa história um final totalmente diferente. Jeannie tem uma terrível decisão a tomar. Ela pode continuar como se sua ligação para Dan nunca tivesse acontecido ou pode encarar os fatos e desistir do casamento de uma vez por todas. Mas ela tem algum tempo para decidir. Nesse período, Jeannie vai embarcar em uma jornada de autoconhecimento, vai aprender que é preciso ouvir seus sentimentos e vai entender que para amar outra pessoa é preciso se amar, se conhecer antes de qualquer coisa. Ela merece ser feliz, não pode basear a sua felicidade em não magoar outra pessoa. Mas, e Dan? O que ele terá a dizer sobre tudo isso? Ele ansiava pelo casamento ou escondia seus medos assim como Jeannie? A única certeza nessa história é que ambos precisam ser sinceros um com o outro.
Minha impressão
Que romance mais gostoso de ler! Foi uma leitura que me envolveu desde as primeiras páginas e me encantou do começo ao fim. É uma história que fala sobre autoconhecimento, entender os próprios sentimentos, se colocar em primeiro lugar sem culpa. Um livro no qual vemos a protagonista amadurecer, se aceitar e se colocar no centro da própria vida rumo a um futuro incerto, mas com a certeza de que fará aquilo que seu coração desejar.

Aqui não temos um romance fofo ou intenso, pelo contrário, a história começa justamente com o fim de um relacionamento. Mais que isso, tudo começa quando Jeannie desiste de se casar a poucos metros do local em que a cerimônia aconteceria. Seu namoro e noivado com Dan foi tão corrido, tão rápido. Um ano! Jeannie se deixou levar, mas começou a se sentir sufocada, não aguentava mais a sensação de que estava fazendo a coisa errada.

Ela estava no carro, quase chegando lá, quando resolveu ligar para o noivo e cancelar o casamento. E nesse momento acontece algo tão, mas tão inesperado que eu não acreditei naquilo que estava lendo, fiquei muito surpresa e queria ler o mais rápido possível para saber o que aconteceria. Se a decisão de cancelar o casamento já havia sido difícil, agora fica ainda pior! Ela ainda pode ir embora e desistir de tudo, mas seria tão cruel com o Dan. E quanto a sua vida? Seria justo consigo mesma permanecer ao lado dele e se anular para deixá-lo feliz?

Eu gostei bastante do rumo que a autora deu à trama, e adorei ver temas importantes sendo abordados de maneira leve. Um dos assuntos tratados é a exploração de animais, um dos nichos do livro é um abrigo de cães e achei a forma como a autora falou do assunto muito interessante. E ainda temos vesitos de noiva sendo doados para ajudar a manter o abrigo e a cada novo vestido que chega nós vemos a história por trás dele!

É uma leitura que vale e eu recomendo demais! A coleção Romances de Hoje fica cada vez melhor, quem ainda não leu, escolhe um livro da coleção e se joga na leitura que não vai se arrepender. 


Minha nota para o livro

Nenhum comentário:

Postar um comentário