[Resenha] Querido Intruso

13 de novembro de 2020

 

Título: Querido Intruso
Autor: Camila Alkimim
Editora: Publicação independente
Páginas: 335
Ano: 2020
*Acervo pessoal

Sinopse: Os dias de Bárbara não têm sido nada fáceis. Entre estudar, trabalhar e suportar o namorado imprestável da mãe, ela se sente exausta. Até que, certa noite, um evento a leva ao limite e a faz partir sem olhar para trás.

Quando passa a dividir apartamento com seu melhor amigo, Barb sente que tudo está melhorando, mas é ao encontrar um lindo intruso invadindo a sua cozinha, que a vida passa a ter emoção. Felipe não é o que ela esperava encontrar, mas talvez fosse exatamente o que ela precisava ter.

Resenha
Há um mês a vida de Bárbara mudou completamente e ela se viu sem ter onde morar, a solução foi pedir ajuda ao seu melhor amigo Bruno e ele atendeu prontamente, não deixaria sua amiga na rua depois dela ter passado por tanta coisa. Bárbara morava com a mãe e o padrasto, ela chegava cansada do trabalho e da faculdade e em vez de poder descansar ela ficava tensa com o que poderia encontrar. O namorado da mãe era viciado em bebida e seu comportamento sempre a assustava, até que uma noite ele passou dos limites e tentou violentá-la. Depois desse episódio, ela saiu de casa e agora mora com o amigo e não tem uma boa relação com a mãe.

Bárbara e Bruno são amigos de infância e ele a apoia em todas as decisões. Ela tem uma vida muito corrida, é só trabalho e faculdade, quase não tem tempo para sair e na noite em que completa um mês que está morando com Bruno ela tem a ideia de pedir uma pizza para comemorar, mas Bárbara tem uma bela surpresa. Em vez de encontrar o seu amigo ela se depara com um estranho no meio da sua cozinha! Imediatamente Bárbara coloca o estranho para fora e ameaça chamar a polícia. Para piorar a situação, ela estava de toalha!

O estranho logo se defende, diz que não arrombou a casa e culpa Bruno pela confusão. Era para o Bruno tê-la avisado que Felipe iria dormir na casa porque ele queria sair com a namorada e como Felipe estava precisando de um lugar para passar a noite Bruno disse que ele poderia usar a casa e se encarregou de avisar à amiga. Só que Bárbara não viu a mensagem de Bruno, por isso se assustou com aquele estranho na cozinha. Depois de tudo resolvido, ela permite que Felipe entre novamente.

Bárbara e Felipe passam uma noite bastante agradável juntos, comeram a pizza que ela ia pedir com Bruno, jogaram vídeo game, Felipe ainda ajudou em uns cálculos da faculdade que ela estava com dificuldade. Mas depois dessa noite Bárbara não esperava encontrar com aquele intruso gato novamente, só que morando com Bruno seria natural acabar se deparando com Felipe em algum momento e esse reencontro aconteceu mais rápido do que ela podia esperar. E a ocasião não foi tão agradável quanto a noite na qual se conheceram.

Pensando na amiga que só estuda e se mata de trabalhar, Bruno a leva para um churrasco com mais alguns amigos dele e a apresenta para o pessoal. Bárbara não quer se envolver em um relacionamento agora, até porque ela mal tem tempo para si mesma imagina ter tempo para outra pessoa, mas ela se permite aproveitar o momento e flerta com um rapaz. Porém, seus pensamentos vão para Felipe, aquele maldito intruso gato que não sai de sua cabeça. Felipe é do mesmo círculo de amizade e acaba aparecendo no churrasco também, e ver Bárbara flertando com outro cara não o deixa muito animado, mas entre eles não aconteceu nada – apesar dos dois terem se interessado um pelo outro.
Minha impressão
Querido Intruso foi exatamente a leitura que eu esperava e terminei de ler muito satisfeita por ter dado uma chance à obra. Conheci o livro e a autora através de uma hashtag de e-books nacionais e quando vi a capa eu a achei linda, então cliquei no post de divulgação da autora e vi um comentário sobre o livro que me deixou curiosa, não perdi tempo e fui na Amazon para ver a sinopse, acabei comprando!

A escrita da autora é muito fluída e ela nos traz personagens envolventes e apaixonantes, o livro é um romance com cenas mais picantes, mas ao mesmo tempo temos cenas mais leves e divertidas. No prólogo nós conhecemos Bárbara algum tempo atrás, quando ela morava com a mãe e o padrasto e descobrimos o porquê dela ter saído de casa. O padrasto tentou abusar dela e a mãe age de maneira negligente com a filha o tempo todo, esse episódio foi o estopim, o namorado da mãe quase conseguiu abusar dela! Então Bárbara sai de casa e vai morar com o amigo Bruno, que é praticamente um irmão para ela.

E quando completa um mês que ela está morando com o amigo, acontece uma situação inusitada: um intruso no meio da cozinha quando ela está completamente sozinha em casa e de toalha! Só que era tudo um mal entendido, Bruno havia avisado a ela que o amigo dele iria passar a noite lá, mas Bárbara não viu a mensagem. Bárbara e Felipe não começam a namorar de cara, se é isso que vocês estão pensando, não mesmo! Aqui temos um casal que não dá o braço a torcer mesmo quando está na cara que eles estão interessados um no outro. E adorei a maneira como a autora conduziu a trama, sem apreçar as coisas e sem enrolar na relação do casal, foi tudo na hora certa.

Achei interessante, também, que a autora nos trouxe uma questão pouco abordada nos livros: nem toda mãe e perfeita! É difícil falar sobre isso, mas muitas filhas se sentem culpadas pela sua relação com a mãe e seus sentimentos em relação a elas, poucas obras falam sobre isso e gostei de encontrar o tema em Querido Intruso. Mas não é um aprofundamento nisso, é uma pincelada através da negligência da mãe da Bárbara e como a filha se sente.

É uma leitura que eu recomendo, dá para ler em um final de semana! 

Minha nota para o livro


Nenhum comentário:

Postar um comentário