[Resenha] Deixada Para Trás

26 de novembro de 2020

Título: Deixada Para Trás
Autor: Charlie Donlea
Editora: Faro Editorial
Páginas: 368
Ano: 2017
*Acervo pessoal
Sinopse: Nicole Cutty e Megan McDonald são alunas do ensino médio na pequena cidade de Emerson Bay, Carolina do Norte. Quando elas desaparecem de uma festa na praia em uma noite quente de verão, a polícia inicia uma busca maciça. Nenhuma pista é encontrada e a esperança é quase perdida, até Megan milagrosamente aparecer depois de escapar de um bunker no fundo da floresta.

Um ano depois, o best-seller de sua provação transformou Megan de heróina local para celebridade nacional. É uma história triunfante e inspiradora, exceto por um detalhe inconveniente: Nicole ainda está desaparecida.


A irmã mais velha de Nicole, Livia, é uma perita forense e espera que em um breve dia o corpo de Nicole seja encontrado e entregue a alguém como ela para analisar as provas e finalmente determinar o destino que sua irmã teve. Em vez disso, a primeira pista para o desaparecimento de Nicole vem de outro corpo que aparece no necrotério, de um jovem ligado ao passado de Nicole. Livia vai até Megan para pedir ajuda, esperando descobrir mais sobre a noite em que as duas foram levadas. Outras meninas também desapareceram e Livia está cada vez mais certa de que os casos estão conectados.

Mas Megan sabe mais do que ela revelou em seu livro best-seller. Flashes de memória estão se juntando, apontando para algo mais escuro e mais monstruoso do que sua memória descreve. E quanto mais ela e Livia cavam, mais elas percebem que às vezes o verdadeiro terror está em encontrar exatamente o que você está procurando.

Resenha
Nicole e Megan, duas jovens estudantes no último ano do ensino médio, elas não se dão bem, mas quando há um sequestro suas vidas ficarão para sempre conectadas. As duas desaparecem em uma noite na qual acontecia uma festa à beira do lago, ninguém vê nada e não há nenhuma pista que possa revelar o que aconteceu com elas. A polícia começa uma busca frenética e durante semanas não encontra nada, até que Megan consegue voltar para casa.

Megan passou dias aprisionada e quando teve a oportunidade fugiu de seu cativeiro, correu o mais rápido que pode e pediu ajuda a um caminhoneiro que passava na estrada. Sua história logo atraiu os olhares curiosos e a mídia caiu em cima dela. Ela foi transformada em uma heroína, uma história sobre superação, determinação e coragem na qual as pessoas poderiam se inspirar. As buscas por Nicole continuaram, porém sem sucesso e seu caso foi arquivado.
Um ano depois de ter fugido Megan escreve um livro contando como foram as duas semanas que passou em cativeiro, ela revela seus pensamentos mais íntimos e alimenta a curiosidade mórbida daqueles que anseiam por detalhes de seu sequestro. O que Megan não fala em seu livro é que aqueles dias ainda são um borrão em sua mente, ela precisa fazer terapia constantemente e não está bem como aparenta. Megan tenta ser a filha que os pais querem porque assim eles param de pegar no pé dela, inclusive a ideia do livro foi justamente para aplacar a preocupação extrema de seus pais que mais parecem interessados na melhora dela pelo status deles do que realmente preocupados com a saúde mental e o bem estar da filha.

Lívia é a irmã mais velha de Nicole e não esqueceu da irmã como o restante do pais que só se interessa pela história de Megan, dia após dia ela tem esperanças de encontrar a irmã... o corpo da irmã. Lívia é aluna de patologia forense e espera pelo dia em que terá em sua mesa o corpo de Nicole e poderá, enfim, descobrir o que aconteceu a ela. Muitos meses já se passaram, mas cada vez que uma jovem com as características de Nicole aparece ela acha que é a irmã e tem um misto de decepção e alívio quando descobre que não é. O caso se Nicole já foi arquivado há muito tempo e não teria motivo para a polícia reabrir, no entanto, Lívia fez algumas descobertas que precisa investigar antes de pedir ajuda da polícia.
Um homem foi encontrado morto e Lívia fez a autópsia dele, só que há algumas divergências entre o que ela descobriu durante o exame do cadáver com o que a polícia falou. O homem teria sido dado como suicida, aparentemente ele se jogou de uma ponte e morreu afogado, mas nada em seu corpo mostra indícios de um suicídio, muito menos de que tenha morrido afogado. Lívia encontra muitos ( e motivos bem consistentes) que a levam a acreditar que ele foi assassinado de maneira brutal e que tentaram simular um suicídio. As coisas ficam ainda mais estranhas quando a foto e o nome do homem o ligam á sua irmã Nicole.

Pelo que Lívia averiguou, o homem morreu meses atrás e seu corpo permaneceu enterrado todo esse tempo, por algum motivo, o assassino do homem desenterrou o cadáver agora e o jogou pela ponte para despistar a polícia. E a morte dele coincide com o período em que Nicole e Megan foram sequestradas. Aquela noite ainda é um mistério, mas Lívia vai esmiuçar a história por trás da morte desse homem na tentativa de entender o que aconteceu com ele e, quem sabe, descobrir algo que a leve ao paradeiro do corpo de sua irmã.
Minha impressão

Gente, que livro é esse? Fãs de livros policiais, temos aqui uma obra de excelente qualidade, um livro que prende o leitor desde as primeiras páginas e nos entrega uma trama repleta se segredos que nos fazem ficar cada vez mais instigados. Eu sabia que iria gostar desse livro, mas eu não tinha ideia do quanto ficaria viciada na leitura. Eu fui enganada várias vezes, criei teorias durante a leitura e toda hora surgia algo novo que me fazia duvidar do que eu acreditava. E, por fim, até que minha intuição estava certa, mas aquilo que eu imaginava ter descoberto era só a pontinha do iceberg porque embaixo dessas descobertas tinha muita coisa ainda e fiquei chocada com as revelações!

Um sequestro, duas vítimas; Uma volta para casa, a outra continua desaparecida. Nicole e Megan foram sequestradas em uma noite que acontecia uma festa à beira de um lago, ninguém viu nada e durante duas semanas a polícia investigou sem sucesso. Até que Megan conseguiu fugir e foi transformada em uma heroína, um ano depois escreveu um livro e sua história é contada como inspiração. Mas ninguém mais fala de Nicole, que continua desaparecida. Lívia é a irmã dela e ainda tem esperanças de encontrar o corpo da irmã, ela é médica legista e espera pelo momento em que terá o corpo de Nicole em sua mesa.

O autor nos traz duas linhas do tempo, então acompanhamos o presente através de Lívia e voltamos no tempo para alguns meses antes do sequestro e podemos ver os acontecimentos até aquele dia, isso nos permite entender melhor quem era a Nicole e com o que ela estava envolvida. Além disso, alguns capítulos temos a visão do sequestrador e não fica claro (propositalmente) em que momento esses capítulos acontecem, se são os dias seguintes ao sequestro de Nicole e Megan ou se está acontecendo agora, meses depois.Essa foi uma jogava brilhante do autor e eu ficava me perguntando se a mulher com ele era a Megan enquanto estava em cativeiro, se era a Nicole que ainda poderia estar viva ou se não era nenhuma das duas e era uma nova vítima.

Esse é o segundo livro que eu leio do autor e preciso ler os outros dele, Charlie Donlea entrou para a minha lista de autores preferidos. 

Minha nota para o livro

Nenhum comentário:

Postar um comentário