[Resenha] Malorie

2 de setembro de 2020

Título: Malorie (Caixa de Pássaros #2)
Autor: Josh Malerman
Editora: Intrínseca
Páginas: 288
Ano: 2020
Clique aqui para comprar pela Amazon e ajude o blog
*Cortesia da editora
Sinopse: Doze anos se passaram desde que Malorie e os filhos atravessaram o rio com vendas no rosto, mas tapar os olhos ainda é uma regra que não podem deixar de seguir. Eles sabem que apenas um vislumbre das criaturas pode levar pessoas comuns a uma violência indescritível.
Ainda não há explicação. Nenhuma solução.
Tudo o que Malorie pode fazer é sobreviver... e transmitir aos filhos sua determinação. Não se descuidem, diz a eles. Fiquem vendados. E NÃO ABRAM OS OLHOS.
Quando eles tomam conhecimento de uma notícia que parecia impossível, Malorie se permite ter esperança pela primeira vez desde o início do surto. Há sobreviventes. Pessoas que ela considerava mortas, mas que talvez estejam vivas.
Junto dessa informação, porém, ela acaba descobrindo coisas aterrorizantes: em lugares não tão distantes, alguns afirmam ter capturado as criaturas e feito experimentos. Invenções monstruosas e ideias extremamente perigosas. Além disso, circulam rumores de que as próprias criaturas se transformaram em algo ainda mais assustador.
Malorie agora precisa fazer uma escolha angustiante: viver de acordo com as regras de sobrevivência que funcionaram tão bem até então, ou se aventurar na escuridão e buscar a esperança mais uma vez.
Resenha
Já se passaram dezesseis anos desde que o mundo mudou drasticamente, desde que as criaturas assumiram o controle e as pessoas vivem com medo. Não podem olhar. Precisam estar o tempo todo atentas, qualquer falha pode ser fatal. Estar com os olhos vendados é a melhor maneira de sobreviver, de ficar em segurança e não sucumbir à loucura. Era isso o que Malorie pensava, mas agora ela tem fortes motivos para acreditar que há outro meio de as criaturas transmitirem a loucura e matarem as pessoas.

O número de criaturas que vaga pelo nosso planeta aumentou consideravelmente, é possível ouvi-las com mais frequência e o som que fazem é assustador. Malorie e Garoto e Menina, que receberam os nomes Olympia e Tom, estavam vivendo relativamente bem no lugar que lhes deu abrigo quando eles atravessaram aquele rio, mas Malorie nunca se descuidou, nunca se esqueceu das vendas, por mais que lhe dissessem que o lugar era seguro. E então, dois anos depois, aconteceu. As criaturas invadiram a fortaleza e transformaram aquela calmaria em caos total. Mais uma vez Malorie se viu obrigada a pegar os seus filhos e fugir. Não antes de perceber pessoas cegas enlouquecendo pelas criaturas, como seria possível? Malorie acredita que as criaturas agora podem tocar nas pessoas e deixá-las malucas.
Após uma nova fuga frenética, Malorie e as crianças encontram abrigo em um antigo acampamento abandonado e se estabelecem nele por dez anos. A vida que levam agora é tranquila na medida do possível, eles têm o conforto de uma casa, um poço, aprenderam a conviver com as criaturas e não esquecem jamais de todas as medidas de proteção contra as elas. Sempre que precisam sair de casa é necessário usar as vendas, casacos com mangas cumpridas, luvas e capuz. Não podem olhar para as criaturas nem permitir que elas lhes toquem. Malorie é rígida e obriga os filhos a cumprirem cada uma de suas regras, mas eles agora são adolescentes e o que mais gostam de fazer é quebrar as regras. 

Olympia e Tom estão com dezesseis anos e cresceram nesse novo mundo, cercados por criaturas e sem a liberdade que os adolescentes no mundo antigo tinham. Olympia gosta muito de ler e através dos livros ela aprendeu muito sobre a vida antes das criaturas. Tom tem um espírito aventureiro e gosta de inventar coisas que julga serem úteis para um conforto maior e para se protegerem das criaturas, mas Malorie nunca permite que seus projetos cheguem ao fim, ela diz que a única proteção é a venda. Tom acha Malorie uma mãe abusiva, Olympia acha que ela é severa porque os ama e se preocupa com eles, mas concorda que Malorie poderia ser mais flexível.
Tom e Olympia têm segredos dos quais Malorie não pode nem desconfiar, eles são muito unidos, mas também guardam segredos um do outro, principalmente Olympia. Ela vem escondendo algo há muito, muito tempo, e por mais que Tom desconfie do que seja ele não faz ideia da dimensão do que ela esconde. Talvez, se Oympia tivesse conversado com a mãe, muitas situações ruins teriam sido evitadas e Malorie teria outra visão sobre algumas coisas. Mas a mãe não dá espaço para isso, não tem um relacionamento aberto assim com os filhos, ela quer mantê-los em segurança e faz de tudo para isso, obrigando-os a viver não só com medo das criaturas, mas dela também. Os dois a amam muito, sabem que tudo o que ela fez foi para que eles sobrevivessem, mas já não são mais crianças e ela não lhe dá um voto de confiança.

E quando a vida parecia não ter mais nenhuma mudança, eles têm uma nova surpresa. Um homem estranho bate à porta e lhes dá informações chocantes. Ele está coletando informações por onde passa e dá a chance de as pessoas terem um contato com o mundo novamente. Algumas pessoas dizem ter capturado criaturas e tê-las testado, mas o homem não tem como comprovar a veracidade das informações, apenas as registra. Diz também que tem um trem cego funcionando. Mas a informação que mexe com Malorie é o nome de duas pessoas do seu passado que poderem estar vivas. Ela precisa decidir se continua na segurança de seu novo lar ou se larga tudo mais uma vez para se aventurar com seus filhos e colocá-los em risco na esperança de reencontrar pessoas queridas.
Minha impressão
Caixa de Pássaros foi um dos melhores livros que eu já li na vida e quando soube desta continuação eu fiquei muito empolgada e não via a hora de ler, estava com as expectativas nas alturas e a leitura foi excelente também, Josh Malerman não decepciona e nos faz voltar ao universo de Caixa de Pássaros com uma trama tão instigante quanto a anterior e no mesmo ritmo eletrizante que tínhamos. Malorie é uma continuação que vai agradar aos leitores e saciar a curiosidade do que aconteceu depois.

Doze anos se passaram desde que Malorie e as crianças precisaram atravessar aquele rio, agora as criaturas estão em um número ainda maior e podem ter encontrado outro meio de enlouquecer as pessoas que não seja apenas com a visão. Então Malorie obriga os filhos a usarem não apenas a venda quando têm que sair de casa, mas casacos, luvas e capuz, eles não podem ver as criaturas e nem permitir que elas os toquem. O mundo está ainda mais perigoso.

Nesse volume Olympia e Tom são dois adolescentes e, como tal, gostam de quebras as regras de Malorie, por mais que saibam que isso é perigoso, eles queriam que a mãe confiasse mais neles, já não são crianças, eles podem ajudá-la e ela não deixa. Malorie é fanática com segurança e extremamente rígida. Tom diz que ela é abusiva e anda discordando muito da mãe, desafiando-a cada vez mais. Olympia fica como intermediária, sabe que a mãe quer o bem deles, mas concorda com o irmão e acha que Malorie poderia ser mais maleável com as regras e confiar mais neles. E Olympia tem um segredo que poderia mudar as coisas se ela conversasse com a mãe, o problema é que Malorie não dá abertura e se fecha em sua casca grossa.


Como eu gostaria de falar mais! Acho que a resenha já conta bastante do que temos na trama e o que vocês podem esperar dessa leitura. Fica a minha recomendação, leiam, é um livro que vale a pena!

Clique aqui e leia a resenha de Caixa de Pássaros

Minha nota para o livro

2 comentários:

  1. Oi, tudo bem?
    Eu confesso que não Caixa de Pássaros e não tenho a menor curiosidade de ler, não faz muito meu estilo. Já tinha visto a capa de Malorie,mas só fui descobrir que era uma continuação muitos dias depois haha. Como não tenho vontade de ler o primeiro, acabei não me interessando por esse. Mas adorei saber que você gostou tanto da continuação. Acho que os fãs do primeiro livro irão gostar bastante.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Olá, tudo bem? Acredita que até hoje não li nem o primeiro? Pois é! Sei que falam muito bem dele, e tenho visto a opinião meio dividida desse segundo volume. Alguns dizem que não seria necessário, outros dizem que trouxe outra primorosa história. Gostei de saber a sua opinião sobre, e pelo que podemos ver, gostou bastante. Adorei as fotos e a resenha! Quem sabe um dia eu leia?!
    Beijos

    ResponderExcluir