[Resenha] Perséfone

20 de setembro de 2019

Título: Perséfone
Autor: Fernanda Barroso
Editora: Sekhmet
Páginas: 52
Ano: 2019
Compre na pré-venda
*Publieditorial
Sinopse: O nascimento de um deus era sempre um marco no Monte Olimpo, porém, a história menos contada era a mais importante. Quando a bela Perséfone nasceu, ela chamou a atenção de todos os deuses e trouxe fertilidade aos mortais pela alegria causada em sua mãe. Sua história, porém, começou quando o deus dos mortos, Hades, colocou seus olhos pela primeira vez nela. Uma história de amor que fora modificada por deuses e mortais, mas que está pronta para ser desvendada junto a real essência do deus do submundo e sua esposa, Perséfone.
Resenha
“Quando o primeiro choro de um deus era dado em seu nascimento, todos os demais sentiam uma nova energia surgir. Suas essências se expandiam, formando uma aliança inquebrável.”
Perséfone era a filha de Zeus com a sua irmã Deméter, uma criança encantadora que foi criada pela mãe e tinha pouco contato com o pai. Para Deméter, a filha é a razão de tudo e lhe criava sob cuidados extremos e sempre com muito carinho. Perséfone gostava de colher flores, era a deusa da terra e da agricultura. Conforme foi crescendo, ela foi se tornando cada vez mais bonita.

Perséfone se tornou uma jovem linda e atraía os olhares por onde fosse, despertando desejos nos deuses e a inveja em Afrodite, que a tinha como inimiga. Deméter recebeu diversos pedidos para casar a filha e negou a todos, não queria permitir que a sua garotinha se casasse, resolveu afastá-la da companhia dos demais deuses e a levou para os campos afastados do Olimpo.
A jovem ficou muito satisfeita, lá nos campos os seus dons floresciam mais e ela se sentia livre. Para agradar à mãe, Perséfone parou de envelhecer e assumiu a aparência eterna de uma adolescente. Passado algum tempo, enquanto estava deitada no campo, um olhar diferente caiu sobre ela, era Hades, deus do submundo. Ele havia sido convocado por Zeus para ir ao Olimpo e se encantou com a linda jovem que viu.

Hades se apaixonou por Perséfone e passou a visitá-la muitas vezes, a jovem lhe dava algumas flores e sempre que elas morriam o deus voltava para buscar outras e desfrutar da companhia agradável de sua sobrinha. E assim o tempo foi passando, mas Hades não se conformava em ter apenas alguns momentos ao lado da amada, decidiu, então, levá-la para o submundo.
Hades pediu a Zeus mão de Perséfone em casamento, mas não obteve a resposta que queria. Ele arquitetou um plano para levar a jovem sem que ninguém percebesse. Em uma tarde, Perséfone colhia flores e foi surpreendia por Hades em sua carruagem, ao perceber que era Hades ela não tentou fugir, também estava apaixonada por ele. Ao chegar a seu novo lar, Perséfone ficou curiosa e começou a perguntar sobre tudo, sentia-se à vontade. Então Hades a desposou e a fez rainha do submundo.

Mas quando Deméter descobriu o rapto da filha entrou em desespero, pediu para que Zeus enviasse alguém para resgatá-la, mas não sabia que sua linda filha estava lá por vontade própria, Perséfone havia escolhido se casar com Hades.  Deméter não queria perder a sua filha, tampouco Perséfone queria ficar longe da mãe, mas seu desejo era continuar com Hades também. A saída que encontrou para resolver a situação foi satisfatória para os dois lados. Se você conhece um pouco sobre a mitologia grega deve saber o que a deusa fez, se ainda não conhece, vai se surpreender.
Minha impressão
Eu gosto bastante de mitologia grega, quando vi que a Fernanda ia publicar um livro sobre a Perséfone eu logo fiquei curiosa para ver como ela havia desenvolvido a trama e fiquei bem satisfeita com a leitura.

A autora não traz nada de novo, mas nos mostra a sua visão para os fatos e nos entrega um romance gostoso de acompanhar. O livro possui poucos diálogos e é mais descritivo, porém, em momento algum a leitura é cansativa. Eu já conhecia a história de Perséfone, então essa leitura foi ainda mais agradável porque eu sabia o que esperar, mas ver como a Fernanda construiu a obra foi prazeroso.

Perséfone é uma leitura que recomendo, quem não conhece a história vai gostar de descobrir como a deusa da terra e da agricultura acabou se tornando a esposa de Hades, o deus do submundo; quem já conhece também vai gostar, é uma leitura leve e rápida.

Minha nota para o livro

6 comentários:

  1. Oi, Bia!
    Nossa, fico muito feliz de ter gostado do meu livrinho, por ter sido prazerosa. Estou também muito honrada de ter resenha dele aqui, pois sabe que sou seguidora do blog há algum tempo e AMO suas indicações. Muito obrigada pelo carinho! <3 <3

    ResponderExcluir
  2. Olá, Beatriz! Tudo bem?

    Caramba, eu não sabia do livro da Fernanda e fico feliz que você gostou da leitura. Parabéns pela resenha, ficou bem legal! A Fê merece todo o sucesso, é uma pessoa nota mil!!
    Abraço!

    ResponderExcluir
  3. Eu adoro mitologia grega, não tenho muito conhecimento, mas um livro, mesmo curtinho assim, deve passar bastante informação. Não conhecia a obra, mas já gostei.
    Bjos
    Vivi

    ResponderExcluir
  4. Olá
    Ao contrário de você eu não sou ligada em mitologia, então para mim a leitura seria cheia de novidades. Achei a história interessante, mas não é uma leitura que faria no momento.

    Silviane, blog Memento Mori
    Conheça a siga @kzmirobooks e @Blogueiras.Cansadas

    ResponderExcluir
  5. adoro obras da mitologia, adoro mitologias <3
    fiquei curiosa com a história eu não a conheço inteira.

    ResponderExcluir
  6. Olá

    Estou com ele no Kindle para ler e é uma das minhas personagens prediletas na mitologia grega.
    É um pouco apagada por ser esposa de Hades e grande parte dos mitos focam apenas em Zeus, mas ter uma história com um novo olhar me deixa entusiasmada.

    Beijos

    ResponderExcluir