[Resenha] Crônicas Para Um Mundo Melhor

18 de setembro de 2019

Título: Crônicas para um mundo melhor - Uma ética do cotidiano
Autor: Tarcísio Padilha
Editora: Batel
Páginas: 288
Ano: 2019
Adicione ao Skoob
*Cortesia da Oasys Cultural
Sinopse: Este livro reúne 70 artigos de autoria de Tarcisio Padilha publicados originalmente no Jornal do Commercio entre 1996 e 1998, e lançados em um volume em 1999, nos quais o autor apresenta sua avaliação e suas aspirações a respeito do mundo. Em textos que tratam de temas do cotidiano, o autor analisa e reflete sobre os fatos, contextos e realidades com um crivo ético, ressaltando virtudes e mazelas de um mundo em construção e enfatizando a ação e a reflexão como o caminho para se atingir o bem comum da humanidade.
A presente edição mantém o prefácio de 1999 de Antonio Houaiss e incorpora uma apresentação de Marco Luchesi. Com novo e moderno projeto gráfico, mostra toda a atualidade e vigor dos textos reunidos, a despeito dos vinte anos passados de seu lançamento original.
O volume faz parte da Obra Reunida de Tarcisio Padilha, com os principais e mais relevantes escritos do autor ao longo de sua carreira literária.
Resenha
“Ainda não amadureceu entre nós a idéia de se preservarem os nossos bens culturais. Com freqüência deploramos a perda de documentos por falta de conservações em instituições criadas precisamente para mantê-los em condições de consulta pelos poucos e teimosos pesquisadores que persistem em descobrir a face oculta de eventos históricos não suficientemente explorados”
Parece o trecho de algum texto publicado após o incêndio no Museu Nacional no Rio de Janeiro em 2018, mas não é! Esse trecho foi retirado do artigo Memória nacional e foi publicado muitos anos antes. “Crônicas para um mundo melhor – Uma ética do cotidiano” é um compilado de artigos do autor que foram publicados originalmente no Jornal do Commercio entre 1996 e 1998.
É assustador ver que mesmo depois de tantos anos os assuntos abordados por Tarcísio Padilha continuam em constante decadência. A maioria dos artigos presentes na obra nos mostra que é preciso mudar com urgência! São mais de vinte anos e a sociedade só não continua a mesma porque piorou. Estamos em retrocesso.  O livro foi editado em 1999, mas poderiam se passar por atuais.

O autor nos mostra a sua visão sobre diversos assuntos, aponta erros, faz sugestões. Com isso, ele traz uma obra que pode ser polêmica ao questionar atitudes políticas, familiares, religiosas, educacionais e muitas outras.
“O desafio educacional do país não pode depender apenas das iniciativas do governo. Cabe à sociedade acordar para a grande missão de retirar do nimbo da ignorância milhões de crianças, jovens e adultos que sequer atingiram os padrões mínimos de dignidade. Governo e sociedade devem tomar consciência de que vivemos a era do conhecimento.”
Os artigos de Tarcísio Padilha têm um efeito em nós durante a leitura, nos proporcionam momentos de reflexão e nos levam ao desejo de agir, de mudar. Não podemos permitir que o país continue andando para trás.
Minha impressão
Os artigos compilados nessa obra foram publicados entre 1996 e 1998, a visão que o autor traz sobre muitos assuntos que aborda é conservadora, porém, por mais que eu tenha discordado em alguns pontos, a maioria dos textos me levou a pensar em como o nosso país vem retrocedendo. São mais de vinte anos e as coisas só pioraram. A educação é vergonhosa, a saúde é um caos, a política é só corrupção... o autor –anos atrás – já alertava para os problemas que aconteciam.

Quando vi o título do livro pela primeira vez e li a sinopse eu imaginei que encontraria artigos mais leves e que me trariam uma esperança para um mundo melhor, sim, a esperança para melhorarmos é necessária e a obra realmente traz essa sensação, no entanto, ao ver que depois de todos esses anos o país afundou e afundou, também fiquei entristecida e assustada.

É uma leitura que recomendo? Certamente, obras que nos fazem refletir são sempre bem-vindas. O que encontramos nos artigos não é uma verdade absoluta, é a visão de um autor sobre os temas que se propôs a discutir através de seus textos e nós, como leitores, podemos ou não concordar e o que escolhemos fazer com as informações dadas é o diferencial. Precisamos de mudança!

Minha nota para o livro

5 comentários:

  1. Olá, tudo bem Beatriz?

    Confesso que não conhecia esse livro e achei interessante ser um compilação de artigos, mas também por tratar sobre assuntos ditos conversadores, pois eu me vejo mais como conservador, mas no aspecto pessoal, familiar, religioso. Gostei da sua resenha, vou pesquisar sobre o livro.

    Quanto a decadência do nosso país, isso vem de algum tempo e não está ligado apenas a políticas adotadas por governos passados ou atuais, tem muita influência da mídia também. Mas isso é somente a minha opinião!
    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo, o pais está em crise há muito tempo, não é apenas o governo atual ou o anterior. Influência da mídia? certamente, mas não precisei de nenhuma mídia enquanto estava na UTI Neonatal com o meu filho morrendo por negligência médica para me mostrar que a situação é precária, nem quando estudei minha vida toda em escola pública e ver minha amiga na particular com conteúdo mil vezes melhor que o que eu tinha. Enfim, se continuarmos aceitando as coisas como estão elas não vão melhorar nunca. O governo tem culpa? obviamente (não falo apenas do atual, que a meu ver, só colocou o país ainda mais atrás), mas nós, população, também precisamos fazer a nossa parte.

      Excluir
  2. Olá, tudo bem? Acho super interessantíssimo o assunto abordado no livro. Afinal como sempre dizem: devemos reconhecer nosso passado para não cometermos mais os mesmos erros. Seria uma leitura que faria sem medo, apesar de ficar triste em ver que uma coisa "passada" tornou-se tão real e atual. Como você, por mais que seja pouco a esperança para mudá-lo, sempre me agarrarei a ela pois está na mão de pessoas como eu, fazer um futuro melhor. Ótima resenha!
    Beijos,
    http://diariasleituras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Oi, tudo bem? Não conhecia o autor mas achei interessante a proposta. Ainda mais por saber que é uma coletânea. Imagina reunir textos escritos durante tantos anos, trabalho bem desenvolvido com certeza. Recentemente li algo semelhante mas eram poesias escritas durante 30 anos se não engano. Ela nem esperava em ser escritora quando começou a escrever, legal não? Um abraço, Érika =^.^=

    ResponderExcluir
  4. Não conhecia esse livro, mas é triste saber que nosso país vem retrocedendo. Para quem gosta de acompanhar mais de pertinho sobre a história, com certeza é um livro que vale a pena.

    Beijos,
    www.psamoleitura.com

    ResponderExcluir