[Resenha] Um Amor Para Recordar

17 de setembro de 2019

Título: Um Amor Para Recordar
Autor: Nicholas Sparks
Editora: Arqueiro
Páginas: 144
Ano: 2019
Adicione ao Skoob
*Cortesia da editora
Sinopse: Aos 17 anos, a vida de Landon Carter muda para sempre. Largado pela namorada e sem companhia para o baile da escola, ele está desesperado para dar a volta por cima. Como as garotas que lhe interessam já têm par, sua única opção é alguém impensável: Jamie Sullivan, a filha do pastor da igreja que frequenta.
Para Landon e seus amigos, Jamie é muito esquisita. Anda sempre com as mesmas roupas, não usa maquiagem, vive com o cabelo preso e carrega a Bíblia surrada para todos os lados. A vida dela gira em torno do pai viúvo, do resgate de animais feridos e do seu trabalho como voluntária num orfanato.
Nenhum garoto jamais a chamou para sair – até Landon fazer o convite. A menina aceita com uma condição: ele não pode se apaixonar por ela. A princípio, parece uma tarefa fácil, mas o garoto se pega passando cada vez mais tempo com Jamie, e uma transformação pessoal começa a acontecer.
Com ela, Landon aprenderá sobre as profundezas do coração humano e tomará uma decisão extraordinária que o conduzirá à jornada do amadurecimento.
Resenha
“Meu nome é Landon Carter e tenho 17 anos.
Esta é a minha história; prometo não omitir nada.
Primeiro você vai sorrir, mas depois vai chorar. Não diga que não avisei.”
Landon é um jovem bem popular, ele faz parte do conselho estudantil e está no último ano do ensino médio. Ele quer curtir a vida, gosta de sair com os amigos e aprontar por aí, muitas pessoas o vêem como uma má companhia, mas ele tem um bom coração. Seu pai não foi muito presente em sua vida, sua mãe, por outro lado, o cercava de cuidados. O baile de formatura está, mas ele está com um problema: A namorada terminou o namoro poucos dias antes, deixando-o sem companhia para a festa.

Jamie é uma garota gentil e está sempre disposta a ajudar, ela é filha do pastor Jamie e está sempre acompanhada de sua Bíblia, ela não usa maquiagem e suas roupas são bem simples, alguns dos adolescentes da escola fazem piadas de mal gosto a respeito do comportamento dela, mas Jamie não se importa. Jamie foi criada pelo pai, sua mãe morreu quando ela nasceu, e os dois são muito unidos. Vai haver uma peça de Natal e ela é escolhida para um dos papéis principais, a maior surpresa, porém, é que Landon vai fazer o outro e com o passar do tempo ele percebe que convidar Jamie para o baile pode ser a única opção.
Landon não tinha a menor vontade de fazer aulas de teatro, mas comprado com Química II foi a melhor escolha, só não esperava fazer um papel tão importante assim na peça, ainda mais contracenando com a esquisitona da Jamie. Seus amigos logo começam a fazer piadas com ele e Landon decide ir mal de propósito, talvez a professora mudasse de idéia. Mas Jamie é cada vez mais amável, oferecendo-se para ajudar com as falas e dizendo que ele se sairá bem, ela confia nele.

Com o tempo Landon passa a enxergar Jamie de uma maneira diferente, de repente ela não era assim tão esquisita como ele (e todos) imaginava. Landon não sabe se Jamie vai aceitar seu convite para ir ao baile, mas não tem opção, então vai até a casa dela para perguntar. Jamie diz que só vai aceitar com uma condição: Ele não pode se apaixonar por ela.
“—Você não pode se apaixonar por mim, Landon – disse, com os olhos vermelhos e inchados. – Podemos ser amigos, podemos nos ver... mas você não pode me amar.”
Uma amizade surge entre eles, Landon percebe que Jamie é uma menina especial e descobre que não será capaz de cumprir a sua promessa, ele realmente está se apaixonando por ela. Mas Jamie, apesar de demonstrar sentir o mesmo, não permite uma maior aproximação, somente quando Landon revela seus sentimentos e ela lhe conta o seu maior segredo é que ele entende o motivo.
“Jamie não era apenas a filha do pastor, alguém que lia a Bíblia e fazia o melhor que podia para ajudar os outros. Também era uma garota de 17 anos com as mesmas esperanças e dúvidas que eu tinha. Pelo menos, foi o que imaginei, até que ela enfim me contou o seu segredo.”
Landon não consegue acreditar no que Jamie lhe conta, mas todos os sinais estavam lá, ele só não os havia percebido. Landon vai correr contra o tempo para mostrar a Jamie todo o seu amor, vai fazer tudo o que estiver ao seu alcance para que ela se sinta amada. Jamie é e sempre será o seu amor, o seu grande amor. Ela disse que ele não poderia se apaixonar, mas aconteceu e agora os dois vão viver juntos momentos intensos e verdadeiros, aproveitarão cada segundo.  Um amor que poucos têm a chance de sentir, de viver, um amor para recordar...
Minha impressão
Eu sou já era completamente apaixonada por essa história, assisti ao filme várias vezes e em todas elas eu me acabei de chorar. Quando comecei a ler esse livro eu já sabia que iria sofrer, mas foi uma experiência ainda mais intensa. O livro nos traz mais detalhes que o filme (obviamente) e me deixou muito mais envolvida com os personagens.

O livro começa sendo narrado por Landon muitos anos depois, ele nos conta o que aconteceu quando era mais novo e podemos conhecer, através do seu olhar, a Jamie Sullivan, uma jovem de dezessete anos que é totalmente diferente das demais. Ela é a filha do pastor, não usa maquiagem, suas roupas são estranhas e está sempre acompanhada de sua Bíblia. Jamie é prestativa, gentil e nunca espera o pior das pessoas, tem sempre a esperança de que elas podem melhorar.

Landon entrou para a turma de teatro só porque não queria fazer Química II, achou que seria fácil, mas não sabia que a sua vida mudaria para sempre. Ele foi escolhido para fazer o papel principal com Jamie na peça de Natal, ela ficou feliz com a escolha, já ele, tentou erras as falas, interpretar mal, mas não funcionou. Até que ele começou a perceber que Jamie não era tão estranha assim e surgiu uma amizade entre eles. Jamie o alertou para que ele não se apaixonasse por ela, Landon não entendeu e levou na brincadeira. Só que ele se apaixonou e descobriu o segredo dela, fazendo o seu coração se despedaçar profundamente.

O Nicholas Sparks tem esse dom de nos destruir com as suas histórias, Um Amor Para Recordar é um livro que aparenta ser leve, mas quando nos damos conta do que está acontecendo ele rasga os nossos corações. É um livro que guardarei com muito carinho e sempre será uma história especial para mim.

Minha nota para o livro

2 comentários:

  1. eu nunca li nada do autor porque nada dele me chama a atenção, não sou muito fã de coisas previsíveis como romance.
    Mas eu vi o filme desse livro, achei ele bem legal, e eu tava vendo com umas amigas e eu fui a unica que não chorou, me senti uma louca, mas segue a vida hahahahaha
    adorei sua resenha e suas fotos estão perfeitas!

    ResponderExcluir
  2. Eu acho que já comentei com vc que tenho vários livros dele na estante, mas que na verdade são da minha irmã, né? hahahahaha Ela é apaixonada pela escrita dele. Eu chorei muito com esse filme, gosto das adaptações, porém não consegui me envolver com os livros O.O

    Beijos
    Sai da Minha Lente

    ResponderExcluir