[Resenha] A Grande Ilusão

23 de setembro de 2019

Título: A Grande Ilusão
Autor: Harlan Coben
Editora: Arqueiro
Páginas: 304
Ano: 2017
Adicione ao Skoob
*Cortesia da editora
Sinopse: Maya Stern é uma ex-piloto de operações especiais que voltou recentemente da guerra. Um dia, ela vê uma imagem impensável capturada pela câmera escondida em sua casa: a filha de 2 anos brincando com Joe, seu falecido marido, brutalmente assassinado duas semanas antes.
Tentando manter a sanidade, Maya começa a investigar, mas todas as descobertas só levantam mais dúvidas.
Conforme os dias passam, ela percebe que não sabe mais em quem confiar, até que se vê diante da mais importante pergunta: é possível acreditar em tudo o que vemos com os próprios olhos, mesmo quando é algo que desejamos desesperadamente?
Para encontrar a resposta, Maya precisará lidar com os segredos profundos e as mentiras de seu passado antes de encarar a inacreditável verdade sobre seu marido – e sobre si mesma.
Resenha
O marido de Maya Stern foi assassinado alguns dias atrás, eles estavam em um parque tarde da noite quando dois homens chegaram para assaltá-los e mataram Joe com três tiros. Tudo o que se lembra daquela noite ela contou à polícia, cada detalhe para que pudessem identificar os criminosos. Ela tem uma filha de dois anos e com a morte do marido Maya fica sem saber o que fazer ao certo, não sabe o que falar para a filha. 

Após o enterro de Joe, uma amiga de Maya lhe presenteia com um porta-retratos digital que é na verdade uma câmera escondida, a amiga insiste que ela precisa de mais segurança em casa e que precisa vigiar melhor a sua filha enquanto estiver fora. Maya passa a assistir às gravações e um dia tem uma surpresa, algo que a deixa confusa e com medo. Sua linda filhinha de dois anos estava brincando no sofá da sala com o pai. O pai que havia morrido alguns dias antes.
Maya é uma ex-piloto do exército e desde que voltou da guerra vem sofrendo com as lembranças terríveis, são crises desesperadoras nas quais ela se vê novamente em meio a todo aquele horror, em meio às mortes e dor. Agora que está sozinha as crises vêm piorando e ela precisa de ajuda, mas não reconhece isso. Quando vê o marido morto na gravação ela fica em dúvida, seria coisa da sua cabeça ou o marido não tinha morrido? Mas ela o viu morto!

Maya tenta pedir ajuda, mas a gravação some e isso a deixa ainda mais confusa! Ela tem certeza do que viu, seu marido morto estava brincando com a filha. Mas não há vestígios e ela não pode falar com a polícia, que desconfia dela devido a alguns pontos do depoimento. Então sua única opção é investigar por contra própria.  E ela descobre segredos que pessoas estão dispostas a matar para que continuem escondidos.
A morte de Joe (se é que ele está mesmo morto) não foi por acaso, alguém o queria morto. Mas quem? Enquanto avança nas investigações, Maya descobre algumas pistas que a levam a outro assassinato, essa pessoa havia descoberto um grande esquema de corrupção em uma indústria farmacêutica e também que os responsáveis por isso vinham pagando propina a um homem importante, mas essa pessoa foi assassinada.

Maya segue essas pistas, sabe que é perigoso, mas precisa descobrir a verdade. Mortes se acumulam e segredos podres vão sendo desvendados, ela não pode mais confiar em ninguém, todos são suspeitos. O passado é um baú que esconde atos hediondos e repulsivos, Maya abriu esse baú e agora precisa saber como lidar com as informações que descobriu. A morte de Joe foi apenas a ponta do iceberg, a verdade por trás dela é ainda mais terrível!
Minha impressão
Harlan Coben nunca me decepciona! Sabe aquele autor que você confia de olhos fechados, que você pega um livro sabendo que vai gostar? É assim que me sinto com os livros dele. Em A Grande Ilusão temos mais uma trama recheada de segredos e conspirações, com muitas reviravoltas e um suspense que se mantém durante toda a leitura.

Quando o marido de Maya foi assassinado ela procurou dar todos os detalhes à polícia para que eles pudessem prender os responsáveis, mas ela foi questionada por algumas falhas em seu depoimento e o detetive não confia inteiramente nela, e a verdade é que ela também não confia nele, ainda mais depois das coisas que descobre. Quando começa a investigar a morte do marido ela se envolve em uma cadeia de segredos que só trazem mais dúvidas.

Uma trama eletrizante que nos faz questionar se o que Maya viu foi real ou não. Como o seu marido morto apareceria na sala brincando com a filha? A gravação das imagens teria sido adulterada ou o marido não morreu? Se não morreu, por que iria brincar com a filha escondido da esposa? Maya vai atrás de todas essas respostas. Ela estava presente quando Joe foi assassinado, tem certeza de que ele está morto, mas por que alguém está fazendo esse jogo com ela? Maya precisa descobrir.

Mais um livro do Harlan Coben que entra para os meus favoritos!

Minha nota para o livro

10 comentários:

  1. Os livros do Harlan são muito bons, eu li bem poucos, mas sempre que vejo alguém falando dos livros dele eu quero ler, porque ele é muito direto e acho que isso faz toda a diferença nos romances policiais.
    Não conhecia esse livro, mas já adicionei na wishlist, preciso pra ontem!

    ResponderExcluir
  2. O que mais gosto nas histórias do autor é que nada é o que parece. Este livro ainda não li, mas claro que quero ler. E estou bem ansiosa pelas séries da Netflix.
    Bjos
    Vivi
    http://duaslivreiras.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Oi Beatriz, seu post me deu vontade de ir correndo comprar um exemplar desse livro para descobrir se esse homem morreu ou não, rsrs. Preciso urgentemente ler esse livro e desvendar essa história.

    ResponderExcluir
  4. Uau! Que leitura impactante!
    Acredita que não li nada do autor ainda? Mas cada vez que leio uma resenha como a sua, acabo morrendo de vontade de comprar pelo menos um de seus livros para poder tirar minhas próprias conclusões sobre a leitura.
    Adorei sua resenha e saber que gostou tanto da obra a ponto de favoritá-la. Significa que é um livro e tanto!
    Dica mais que anotada!

    ResponderExcluir
  5. Oie!
    Não conhecia o enredo desse livro e estou mega curiosa para saber qual é a do marido morto não-morto. Com certeza deve ser uma trama que prende o leitor do começo ao fim e como amo essas coisas estou me perguntando como que nunca li Harlan Coben antes.

    Silviane, blog Memento Mori • @kzmirobooks

    ResponderExcluir
  6. Oiii Bia

    Eu tenho até vergonha de nunca ter lido Harlan Coben. Eu adoro suspenses e sei que ele é geralmente um dos mestres do gênero, pretendo ler algo dele em breve, sem escapar. Eu adorei a premissa desse livro, a capa já é bem instigante, mas o enredo todo parece ser ótimo e o ritmo perfeito. Quero ler assim que puder.

    Beijos, Ivy

    www.derepentenoultimolivro.com

    ResponderExcluir
  7. Olá, adorei sua resenha, eu gosto demais desse gênero de leitura e to fazendo uma listinha de livros do autor para conhece-lo melhor <3

    ResponderExcluir
  8. Li esse livro e fiquei impactada pelo final, não esperava nada como o que aconteceu! Ainda tenho dúvidas se gostei ou não do desfecho, mas ele de fato me surpreendeu. Foi a primeira obra que eu li do autor e consegui entender um pouco o motivo de tanta fama.

    Abraços,
    Andy - StarBooks

    ResponderExcluir
  9. Lindona, você está parecendo o próprio autor nos inundando de perguntas e não respondendo nenhuma, o que aumenta ainda mais o desejo de sair correndo para comprar o livro, ler para ver onde tudo vai dar.

    Bjks
    Tânia Bueno

    ResponderExcluir
  10. Muito fã que Harlan que você é, não esperava menos que isso hahaha Cê acredita que nunca li nada nele? Até hoje me pergunto o porque, só vejo comentários excelentes, principalmente vindos de você, acho que preciso mesclar um pouquinho as coisas que leio e dar a famigerada oportunidade.

    ResponderExcluir