[Resenha] Luz e Sombra

12 de julho de 2019

Título: Luz e Sombra
Autor: Anaté Merger
Editora: Leque Rosa
Páginas: 312
Ano: 2017
Adicione ao Skoob
*Cortesia da editora
Sinopse: "Virgílio é um engenheiro carioca, entediado, taciturno, que nunca amou ninguém e tem na restauração das antigas fazendas de café a sua única paixão.
Ao estar prestes a adquirir mais um imóvel para ser restaurado, ele se depara com um quadro cuja figura, até então sem nome, lhe assombrava os sonhos: Olympia, filha de um barão, em um quadro do século XIX. O olhar azulado da moça o atrai de uma maneira obsessiva e aos poucos ele se envolve numa trama cada vez mais absurda, com joias misteriosas e uma inusitada carta.
Ao tentar descobrir o que as linhas amareladas escondem, Virgílio se encontra em um emaranhado de artimanhas e chantagens, amor e ódio, onde o ontem e o amanhã se confundem durante um cruzeiro pelo Atlântico no ano de 1873 e o poder da luz sobre as sombras surge nos lugares, nas pessoas e nas atitudes mais improváveis."
Resenha
Virgílio é um jovem engenheiro carioca, ele tem um grande fascínio por restauração de antigas fazendas e está envolvido em um projeto novo que vai transformar a sua vida. Virgílio é solitário e até um pouco triste, já teve alguns casos aqui e ali, mas seu único e verdadeiro amor existe apenas em seus sonhos. Uma mulher misteriosa que invade as suas noites e lhe enche de desejos. E essa mulher com quem ele sonha realmente existiu, porém em outra época.

Virgílio tem uma namorada, Clara é uma mulher fútil e mimada, não aceita as vezes que ele quer terminar o namoro e sempre dá um jeito de voltar. Virgílio marca uma visita à Inocência (fazenda que está querendo comprar para restaurar) e leva Clara junto, assim que eles chegam Clara já começa a reclamar do lugar e mostra a sua insatisfação com o investimento. E é em Inocência que Virgílio vai, enfim, dar um nome ao rosto dos seus sonhos. Ali foi o lar das Gêmeas em Flor.
No século XIX, a fazenda pertencia a um barão que tinha duas filhas gêmeas, embora fossem idênticas na aparência as suas personalidades não poderiam ser mais diferentes. Enquanto Olívia não queria se envolver com negócios ou política e era ardilosa, Olympia estava à frente do seu tempo, era a favor da libertação dos escravos e da igualdade de gêneros e não gostava de chamar atenção para si, ao contrário de sua irmã.

As duas embarcaram em um cruzeiro rumo à França e essa viagem mudou para sempre a vida das irmãs, algo aconteceu naqueles dias que estiveram em alto mar. Olympia sempre foi bondosa e para ver a felicidade da irmã era capaz de negar a si mesma, já Olívia se aproveitava do coração da gêmea e a manipulava para conseguir aquilo que queria, com o amor não foi diferente. As semanas que passaram no navio deixaram marcas eternas, elas atravessaram as barreiras do tempo e chegaram até Virgílio.
Muitos anos depois, em 2016, Virgílio está com Clara na fazenda para comprá-la e se depara com o quadro retratando as duas irmãs, ele fica completamente surpreso, bem à sua frente está o rosto da mulher amada. Ele e Clara discutem e terminam o namoro, mas antes de ir embora Clara quebra a moldura do quadro e Virgílio encontra uma caixinha escondida nele. O maior segredo da família seria, enfim, revelado.

Virgílio não sabe por que sonha com Olympia ou que ligação poderia ter com ela, mas sabe que o seu amor é algo verdadeiro e é mais forte que qualquer coisa. Ele começa a vasculhar o passado da fazenda e da família, lê artigos e livros sobre a época e sobre as gêmeas, mas nada que o ajude a desvendar os mistérios que a caixinha esconde. Quando chegar o momento certo Virgílio vai entender como uma história do século XIX pode estar tão presente em sua vida e como é apaixonado por uma mulher daquela época se nunca tinha ouvido falar dela.
Minha impressão
Luz e Sombra é um romance de época encantador e nos traz uma história linda e ao mesmo tempo melancólica. Virgílio não sabe como aconteceu, mas se apaixonou pela mulher linda e misteriosa que invade seus sonhos quase todas as noites. Ele trabalha com restauração de fazendas e está fechando negócio para a compra de Inocência, quando vai visitar o lugar ele encontra um quadro com o rosto da mulher dos seus sonhos.

Olympia era uma jovem do século XIX que não seguia os padrões da época, era contra a escravidão e a favor dos direitos iguais entre homens e mulheres, mas a sua irmão gêmea Olívia era totalmente o oposto. As duas se davam muito bem, mas Olívia sempre se aproveitou da bondade da irmã para explorá-la. Quando as gêmeas fizeram um cruzeiro para a França a relação das duas mudou, Olívia passou dos limites.

Em 2016, Virgílio começa a investigar mais sobre a vida das Gêmeas em Flor e sobre Olympia, a mulher que ama. Ela viveu em outra época, mas o amor que sente por ela é tão real, Virgílio precisa entender como isso é possível. Conforme avança em suas investigações conhece pouco a pouco a vida de Olympia, mas nada do que lê o prepara para o momento no qual, finalmente, vai pode descobrir os segredos que o cercam. Há um grande mistério entre Virgílio e Olympia. Ele, um homem de 2016; ela, uma mulher de 1873. O amor supera todos os obstáculos, inclusive os limites do tempo.

Uma leitura arrebatadora! Luz e Sombra é um livro que nos envolve desde o começo e nos mantêm presos à trama até o final. Descobrir como duas pessoas de séculos diferentes se apaixonaram é interessante e a autora desenvolveu esse tema muito bem. O livro é dividido em duas partes, na primeira acompanhamos o presente e vemos a busca de Virgílio por explicações, na segunda, voltamos no tempo e vemos como foram as coisas para Olympia e encontramos as respostas.

O final do livro me deixou com o coração partido! É lindo, mas eu esperava algo diferente e fiquei triste por não ter sido como eu estava torcendo para terminar, mas não posso negar que é muito bonito. Com certeza os fãs de romances de época vão se apaixonar e quem ainda não leu nada do gênero eu também recomendo. 

Minha nota para o livro

5 comentários:

  1. Oi, eu amo romances de época e pelo seu post, fiquei curiosíssima para ler esse e descobrir como pode acontecer esse amor entre um casal de épocas diferentes. Os personagens são bem interessantes. Preciso ler e conferir o que o Virgílio vai descobrir sobre sua amada.

    ResponderExcluir
  2. Olá, tudo bem? Outra dica de romance de época anotada! Não conhecia a obra, mas fiquei bem curiosa até porque estamos lidando com limites do tempo. Achei interessante. Adorei e espero pode ler em breve. Foto linda!
    Beijos,
    http://diariasleituras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Oi amiga, tudo bem?
    Odeio quando o autor não segue com o final que fiz na minha cabeça haUIHAUIAHUAHUIAHUHAIUHAiuAH
    Não conhecia o livro e mesmo não curtindo o gênero, me interessei

    Sai da Minha Lente

    ResponderExcluir
  4. Olá!
    Mais um romance de época que não conhecia, mas já estou anotando a dica. Nunca li um romance de época, mesmo tendo alguns na estante. Ainda não tive a oportunidade de lê-los. Espero mudar isso em breve.
    Adorei conhecer sua opinião, beijos!

    ResponderExcluir
  5. Olá, que pena saber que o final não lhe agradou tanto quanto poderia, a obra possui uma abordagem bacana mais neste momento acredito não ser o tipo de leitura que faria.

    ResponderExcluir