[Resenha] Treze

17 de julho de 2019

Título: Treze
Autor: FML Pepper
Editora: Galera Record
Páginas: 406
Ano: 2017
Adicione ao Skoob
*Cortesia da autora
Sinopse: “TREZE, o romance repleto de ação e de reviravoltas onde por detrás dos mistérios de um número encontra-se o verdadeiro amor”.
Às vésperas de cometer o maior golpe de sua vida, a cética Rebeca vai a um parque de diversões decadente e se depara com uma enigmática cartomante que, contra a sua vontade, faz uma série de previsões bizarras sobre seu futuro. Para seu desespero, todas as nefastas previsões viriam a se concretizar e a arremessariam em um furacão de perdas e de derrotas. Quando sua vida chega ao fundo do poço, circunstâncias inesperadas lhe dão a chance de um recomeço e, querendo ou não, agora Rebeca não pode desprezar a última e mais perturbadora previsão da vidente: o número TREZE, ou melhor, o décimo terceiro namorado seria o homem que traria sua salvação. Longe dele, sua existência seria apenas caos e ruína. O que Rebeca jamais poderia imaginar, no entanto, é a que a cartomante camuflaria o predestinado atrás de charadas. Dois rapazes surgem em seu caminho e se encaixam perfeitamente nas pistas, mas apenas um deles será o grande amor da sua vida. É chegada a hora de decifrar o enigma do coração ou arriscar perder tudo para sempre.
Resenha
“Desde pequena conheço as artimanhas do crime. A bandidagem foi meu berço e minha escola; o roubo, minha arte. Nasci para isso. Se é um dom ou uma desgraça, ainda não sei”
Rebeca é uma jovem que cresceu em meio a roubos, ao lado da mãe pratica grandes golpes, mas nada comparado ao que elas estão prestes a fazer. O último roubo, aquele que as tiraria para sempre dessa vida. Mas esse trabalho é arriscado demais, é para gente perigosa e qualquer erro pode ser o fim de tudo. Rebeca é uma racker extremamente habilidosa, ela vê a vida em cima de probabilidades, os números e as estatísticas ditam as regras e ela as segue, sendo completamente cética para assuntos como religião, amor e sorte.

Um dia antes do grande golpe, sua amiga Suzy a leva como acompanhante em uma sessão com Madame Nadeje, uma cartomante que atende em um parque de diversões. Obviamente Rebeca não se anima para ir, mas vai para proteger a amiga das falácias da cartomante. Chegando lá elas são impedidas de entrar juntas, quando a amiga sai está triste e diz que Rebeca não pode fazer o trabalho no dia seguinte e é ignorada.
“A vida é uma balança, e a estatística, os pesos. São eles que vão pender nossas vidas para um lado ou para o outro. Simples assim...”.
Madame Nadeje dá um jeito de se encontrar com Rebeca e faz algumas previsões sobre o seu futuro, a jovem não acredita em uma só palavra do que a cartomante fala, mas algo lhe chama atenção. A cartomante disse que o décimo terceiro namorado de Rebeca seria o seu grande amor, sem ele a vida dela se tornaria um completo caos. Através de uma série de charadas Madame Nadeje revela algumas características dele. Rebeca só começa a acreditar na profecia do número treze quando as primeiras previsões começam a acontecer, a primeira delas, no dia seguinte. Desde então, uma a uma das previsões se concretizam e a tão temida está para acontecer.

Karl era um lutador de MMA muito bom, mas levava a vida de uma maneira insana, desagradava a preocupava a mãe, era tão fissurado na luta que não dava à namorada a devida atenção que ela merecia, então Beatriz o deixou, partindo o seu coração. Após o término do namoro ele sofreu um acidente que quase o matou e deixou sequelas, se levar algum golpe na cabeça ele poderá morrer, com a notícia Karl abandonou as lutas. Beatriz o deixou marcado para sempre, ele não quer sofrer assim novamente por nenhuma outra mulher, agora ele trabalha em um café, faz faculdade e não se envolve amorosamente com ninguém, apenas sexo casual e jamais duas vezes com a mesma garota.
Eric seria o namorado perfeito, um cara lindo, carinhoso, bom coração, vem de uma família rica e está completamente apaixonado por Rebeca. Mas Eric ainda não é o 13 e ela foge dele um pouco porque sente que ele é o certo, ele será o amor de sua vida e se ficar com ele antes disso vai arruinar tudo. E então surge a solução perfeita para os seus problemas. A família de Karl está realizando um encontro e ele vem mentindo para mãe há algum tempo dizendo que tem uma namorada, se inventar um desculpa qualquer a todos vão descobrir que é mentira e que ele ainda é caidinho pela Beatriz. E é aí que entra a Rebeca.

Karl convida a Rebeca para fingir ser a namorada dele durante o final de semana e ela aceita, para que a profecia se cumpra ela precisa transar com o rapaz e ele precisa apresentá-la como namorada. Esse final de semana promete grandes reviravoltas e Rebeca fica dividia, estaria fazendo a coisa certa? Eric é mesmo o seu predestinado? Ele tem todas as características que a cartomante deu, mas por que seu coração diz o contrário?  Karl e Rebeca estão cada vez mais envolvidos, de repente a farsa do namoro parece não ser uma mentira, mas ele não é o 13, não teria como ser o grande amor da sua vida. Teria?
Minha impressão
Eu sou completamente apaixonada pela escrita da Pepper, ela consegue envolver o leitor desde o início e nos deixar ansiosos para chegar ao final. Cada uma de suas obras fez isso comigo, com Treze não foi diferente. Os capítulos são narrados em primeira pessoa e se intercalam entre Rebeca e Karl, o que nos deixa ainda mais curiosos para chegar ao próximo e continuar acompanhando a visão de quem narrava o capítulo anterior, é viciante.

Embora eu tenha gostado demais do livro teve algo que me incomodou. Estamos vendo cada vez mais as mulheres lutando por seu espaço, por direitos iguais, o empoderamento feminino só cresce e sabemos que a felicidade independe de um homem, não é um homem o responsável por quem somos ou o que fazemos, podemos ser felizes sozinhas, então uma trama toda voltada para a Rebeca encontrar o seu grande amor porque sem ele a sua vida seria um completo caos me deixou bastante incomodada.

No entanto, a Pepper tem uma escrita tão gostosa que eu me envolvi muito com a Rebeca, ela tem um passado cheio de crimes e atualmente ajuda a polícia em troca de sua liberdade, Rebeca não pode revelar os seus segredos a ninguém. Eu gostei do triângulo que a autora inseriu, a cartomante deu à Rebeca características do seu predestinado e quando a profecia está para acontecer surgem dois pretendentes, Eric e Karl. Os dois mexem com o ela e os dois são muito fofos, qual deles é o certo? Rebeca também fica em dúvida, ela acredita ser o Eric porque ele tem tudo o que a cartomante falou, mas o seu coração diz que é o Karl.

Eu gostei bastante da leitura e de como essa história se resolveu, tem um mistério envolvendo a cartomante e ele só será revelado no final. Mesmo tendo me incomodado com a questão que falei eu gostei muito do livro, temos superação, o amor pela família, amizades sinceras e muita coisa legal desenvolvida ao longo da trama.

Minha nota para o livro

9 comentários:

  1. Acho que eu nunca li nenhum livro que envolvesse um personagem cartomante, acredita? Estou bem curiosa para conhecer a escrita da Pepper, pois todo mundo fala super bem de seus livros. Sua resenha me deixou bem empolgada!

    Beijos,
    Blog PS Amo Leitura

    ResponderExcluir
  2. Estou louca para ler esse livro, porém ainda não tive oportunidade. Tenho outros livros da autora mas infelizmente não conseguir lê-los, por isso não sei muito como é sua escrita, mas pela sua descrição se trata de uma trama bem construída apesar das ressalvas. Eu já fiquei curiosa para desvendar os segredos da cartomante, e com quem a personagem irá ficar, quem será o grande amor de sua vida?

    ResponderExcluir
  3. Já vi muito esse livro, mas eu nunca li. Tentei recentemente outra história dela, mas achei muito travado. Sobre o que te incomodou, eu tenho certeza que me incomodaria. Uma trama toda voltada pra encontrar o amor e nada mais é importante é meio... contra a corrente.
    www.aquelemqueana.com

    ResponderExcluir
  4. Minhas duas amigas já leram esse livro em parceria com a autora, e segundo elas, é um livro ótimo pra sair da ressaca! Eu ainda não li, mas por falta de tempo mesmo. Mas todo mundo fala tanto da autora, que tô achando que sou a única que não leu ainda kkkk

    Adorei a resenha!!!

    ResponderExcluir
  5. Olá, tudo bem? Já li um livro da autora e adorei a escrita dela, fiquei muito curiosa quando lançou este em específico mais nunca consegui compra-lo, agora descobri que tem em e-book e vendo sua resenha minha vontade de ler aumentou, espero que possa conhecer melhor a obra em breve! Beijos

    ResponderExcluir
  6. Olá, tudo bem? Também fã da autora, ainda não tive oportunidade de ler esse livro dela, mas espero super mudar isso em breve. A sua resenha só me deixou mais ansiosa, ainda mais pelo mistério ali do meio, pois já espero uma grande obra. Adorei a sua postagem e fotos <3
    Beijos,
    http://diariasleituras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Eu gosto muito do estilo da autora FML Pepper, apesar de só ter lido o primeiro livro da trilogia Não Pare. Acho ela dinâmica, divertida, auto astral e nesse único livro que li, me senti muito envolvida com sua escrita.
    Esse livro quando lançamento, eu dei de presente pra uma amiga. E tenho certa curiosidade em ler um dia Treze. Só falta tempo, pois a TBR da vida é graaaande.
    Adorei a resenha.

    Beijão
    Carol, do Coisas de Mineira

    ResponderExcluir
  8. Eu também super amo a escrita da Pepper!! Apesar de ainda não ter lido esse livro dela sei que a leitura vai me cativar muito e anseio em lê-lo o quanto antes. É uma pena que essa questão tenha te incomodado,mas pelo que você falou é de incomodar mesmo. Adorei sua impressões e fiquei ainda mais louco para realizar essa leitura.

    beijos do Wes ^^

    ResponderExcluir
  9. Olá,
    Ah eu gosto muito deste livro! Mesmo que o foco seja romance, e nossa eu shippava a Rebeca e o Karl antes mesmo deles se conhecerem #soudessas, há também muita cenas com ação, por conta da vida meio louca da Rebeca, e de Karl tentando entender as coisas. Super recomendo também.

    Debyh
    Eu Insisto

    ResponderExcluir