[Resenha] A Casa dos Novos Começos

22 de julho de 2019

Título: A Casa dos Novos Começos
Autor: Lucy Diamond
Editora: Arqueiro
Páginas: 320
Ano: 2019
Adicione ao Skoob
*Cortesia da editora
Sinopse: A CASA DOS NOVOS COMEÇOS FAZ PARTE DE UMA NOVA COLEÇÃO DE ROMANCES DA EDITORA ARQUEIRO, “ROMANCES DE HOJE”.
Um romance que mescla humor, temas sérios - como perda e luto - e as responsabilidades de mulheres contemporâneas.
Em uma casa elegante próxima à orla, três moradoras têm mais em comum do que imaginam...
Uma terrível descoberta leva Rosa a largar uma carreira de sucesso em Londres e, num impulso, recomeçar a vida como sous-chef em Brighton. O trabalho é árduo e estressante, mas a distrai. Bem, pelo menos até ela conhecer a adolescente emburrada que mora no apartamento ao lado, que a faz questionar suas escolhas.
Georgie se muda para o Sul com o namorado, Simon, atrás de uma incrível oportunidade... para a carreira dele. Mas ela está determinada a ser bem-sucedida como jornalista e faz de tudo para trabalhar para uma revista local. A princípio, a cidade parece recebê-la de braços abertos, mas não vai demorar muito até ela se meter em várias enrascadas.
Após uma grande tragédia, Charlotte passa as noites isolada em seu apartamento. Porém, Margot, uma senhorinha estilosa que mora no último andar, tem outros planos para ela. Querendo ou não, Charlotte vai precisar encarar o mundo real... e todas as suas possibilidades.
Quando as três se conhecem, a esperança renasce, a amizade floresce e um novo capítulo se inicia na vida dessas mulheres.
Resenha
Georgie e Simon são namorados desde a época do colégio e se dão muito bem, eles moram juntos e são felizes assim Ela é bibliotecária e ele, arquiteto. Mas de repente a rotina do casal muda completamente, Simon recebe uma ótima oportunidade de emprego e precisa mudar de cidade, serão apenas seis meses e depois ele poderá voltar. Georgie fica indignada com a indiferença dele em relação a esse distanciamento temporário, e então – depois de uma pausa longa demais – ele a convida para ir junto.  E ela vai. Larga tudo para seguir o namorado nessa nova etapa de sua vida.

Simon vai primeiro para arrumar os detalhes, Georgie vai alguns dias depois, quando já estava tudo resolvido. O apartamento que ele alugou é diferente do que ela esperava, mas terá de se acostumar. A vida perfeitinha do casal começa, então, a se desmanchar aos poucos. Simon está sempre cansado e sobrecarregado financeiramente, não tem ânimo para sair com ela e parece se incomodar com tudo. Georgie não quer ser um peso, uma inútil, largou seu emprego para ficar com ele e agora quer fazer alguma coisa de novo. Depois de algumas tentativas frustradas ela consegue emprego na revista local, o salário é baixíssimo, mas Georgie sente que está fazendo algo e algo de que gosta.
No mesmo prédio de Georgie e Simon moram outras pessoas que têm seus problemas também, por incrível que pareça elas não se conheciam ainda, mas logo todas seriam amigas. Rosa tinha um emprego dos seus sonhos em Londres e um namorado quase perfeito, só que ele escondia um segredo dela e quando Rosa descobriu foi embora da cidade e alugou um apartamento em Brighton. Desde então, trabalha em um restaurante que exige demais dela e tem um chef mandão que humilha os funcionários, mas Rosa gosta da rotina louca, isso a deixa com a cabeça um pouco afastada de seu ex, o problema são as redes sociais que ela gosta de olhar escondido – e Rosa sofre todas as vezes que vê as atualizações.

Charlotte tem lembranças dolorosas demais, não suportava o peso e também foi embora de sua casa e alugou um apartamento no mesmo prédio. Porém, não importa aonde vá, a dor sempre estará presente. Ela gosta de ficar sozinha, longe de tudo e de todos, quando chega do trabalho se isola em seu cantinho, somente ela e suas lembranças. Até que um dia precisou ajudar uma simpática senhorinha já muito idosa e surgiu uma inesperada amizade entre elas. Margot é uma francesa que mora sozinha no Brasil, nega todos os pedidos dos filhos de voltar para a França e diz estar bem aqui. Margot tem um grande amor pela vida e aproveita cada segundo do seu tempo.
Com Margot, Charlotte vai aprendendo a viver novamente, a amiga consegue trazer alegria para seus dias e até dá uma de cupido. Charlotte não estava à procura de um relacionamento, mas ao ver Ned com as suas duas filhas algo dentro dela desperta e eles começam a se ver com mais frequência, a conversa é agradável, passam momentos bons juntos... talvez seja a hora de dar uma chance ao amor. Tudo em seu tempo.

E quando as três vizinhas (Georgie, Rosa e Charlotte) finalmente se conhecem a amizade é instantânea, parecem amigas de longa data. Elas vão se apoiar nos momentos difíceis e se alegrar nos bons. As três vão passar por mudanças drásticas em suas vidas, mas estarão uma ao lado da outra. E ainda tem a Jo, uma vizinha que é levada para o hospital às pressas e deixa em casa sua filha adolescente, a Bea. Rosa fica responsável pela Bea enquanto a Jo está no hospital, mas é uma tarefa difícil, a adolescente é um pouco rebelde e Rosa descobre que ela vem sofrendo bullying na escola.
Minha impressão
A Casa dos Novos Começos é uma leitura leve e divertida, mas que traz alguns temas fortes e a autora os aborda de maneira exemplar. Traição, morte de uma pessoa muito querida, relacionamento familiar, a vida falsa por trás dos sorrisos nas redes sociais, o valor de uma amizade e alguns outros assuntos estão presentes na obra. Às vezes na vida precisamos reconhecer que é hora de dar um basta (em qualquer que seja a área) e mudar, deixar para trás o que não nos faz bem ou o que não está dando certo e tentar algo novo, aqui vemos três mulheres que foram obrigadas pelas circunstâncias a fazer isso, mas depois reconheceram que precisavam dar mais um passo e, dessa vez, por vontade própria.

Georgie deixou o emprego para seguir o namorado para uma nova cidade, o relacionamento entre eles foi de mal a pior e ela entendeu que já era a hora de viver por ela e não por ele, então foi em busca de própria vida, se ele vai estar ao lado dela, só lendo para descobrir, mas Georgie não vai mais aceitar certas atitudes dele e se for para ficar junto ele terá que mudar. Rosa descobriu algo terrível de seu namorado e foi embora, largou tudo e mudou de vida, mas ainda tem seu coração despedaçado, o emprego a ajuda e quando precisa cuidar da filha de uma vizinha que foi para o hospital sua vida sai dos eixos novamente. E tem a Charlotte, uma mulher que teve uma perda que ninguém deveria ter e sofre dia após dia, ela se mudou para tentar seguir em frete, mas é tão difícil.

As personagens são carismáticas e eu me envolvi com cada uma delas, os personagens secundários também são importantes para a história. Ned, Jo, Bea e Gareth  Margot deixam sua marca, mas destaco a Margot, uma senhora muito idosa e simpática que nos traz mensagens lindas durante a leitura, me apeguei a ela. É uma leitura que eu recomendo! Um livro gostoso de ler, que nos deixa felizes com a leitura.

Minha nota para o livro

14 comentários:

  1. Olá, tudo bem? Não conhecia esse livro ainda, mas parece ser uma leitura bem do estilo que eu gosto: divertida e leve, mas que aborda temas importantes também. Adorei a resenha e a dica, já quero ler!

    Beijos,
    Duas Livreiras

    ResponderExcluir
  2. Já li esse livro também e gostei. Achei ótima a forma como a autora abordou todos os assuntos e em uma narrativa bem leve. Queria que tivesse explorado alguns pontos a mais, sabe? Mas isso não tirou a beleza do livro. Adorei conhecer sua impressão <3

    Beijos,
    Blog PS Amo Leitura

    ResponderExcluir
  3. Tenho lido muitos elogios a respeito dessa obra, e confesso que antes achava que se tratava de uma história bem mais dramática pelos problemas pessoas dos quais as personagens terão de enfrentar. Mas, pela sua resenha e possível perceber que também trata de uma história que vem aborda a mudança e a superação desses empecilhos do cotidiano. Dessa forma pretendo sim ler a obra e me encantar pela histórias dessas três mulheres.

    ResponderExcluir
  4. Eu tô vendo muitas pessoas elogiando esses livros, eles realmente parecem ótimos!! Eu gosto muito da capa deles, da uma sensação de leveza.
    Adorei sua opinião, já tô providenciando o meu!! Fotos perfeitas, amei também!

    ResponderExcluir
  5. Oi Beatriz, esse é um livro que estou com bastante vontade de fazer, parece ser uma leitura bem agradável ao trazer a amizade que nasce entre as personagens e também falar sobre assuntos importantes.

    ResponderExcluir
  6. sem duvida é um ótimo livro, com temas como relacionamento familiar envolvido, morte e tal, eu acho interessante, já que são assuntos bem presentes nas nossas vidas, porém bastante delicados
    estou ouvindo falar super bem desse livro e quero muito ler

    ResponderExcluir
  7. Oiii Bea

    Eu gosto da ideia de ser um livro legal, leve mas ao mesmo tempo abordar temas importantes e sérios. Eu já queria ler esse livro logo que publicou, mas agora com a resenha fiquei mais entusiasmada, porque acho que vou gostar de conhecer estes personagens carismáticos.

    Beijos, Alice

    www.derepentenoultimolivro.com

    ResponderExcluir
  8. Olá, tudo bem? Eu confesso que não tenho hábito de ler romances contemporâneos, fora os livros da CoHo, por isso quando vi essa "campanha" da Arqueiro fiquei bem interessada e contente. E com sua resenha confirmei minhas expectativas, que temos ótimas histórias pela frente. Acho que irei dar uma chance sim! Dica mais que anotada e ótimas fotos e conteúdo <3
    Beijos,
    http://diariasleituras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Que capa mais lindinha. Amiga, não sou muito fã de romances, mas sua resenha me convenceu a dar uma chance hahahahahaha.

    Sai da Minha Lente

    ResponderExcluir
  10. Olá, tudo bem Beatriz?

    Eu não conhecia o livro, mas de cara me chamou atenção essa bela capa. Gostei da sua resenha, ficou muito boa e bem escrita, me parece ser uma bela leitura. Infelizmente no momento não consigo ler "A casa dos novos começos", quem sabe no futuro?
    Abraço!

    ResponderExcluir
  11. Oi!

    Bem, esse livro é bem diferente, uma vez que mesmo com a protagonista a estória gira em torno de outras (os) personagens. Mesmo a leitura sendo leve e divertida e as personagens fluírem esse é um tipo de obra que agora não conseguiria ler, mas dica anotada. Beijos!

    ResponderExcluir
  12. Eu vi esse selo da Arqueiro e fiquei bastante curiosa para entender o que seria, obrigada por esclarecer! Não fazia ideia que a obra tratava de assuntos tão sérios como esse, já quero pra ontem! Adorei conferir a sua resenha, se aprofundou bastante em questões que eu nem imaginava que o livro falava.

    ResponderExcluir
  13. Oi, tudo bem?
    Eu já tinha visto a capa desse livro, mas não sabia do que se tratava. Parece ser uma leitura cativante, que aborda assuntos sérios, mas de maneira delicada. Adorei conferir sua resenha e fiquei super curiosa para ler esse livro.
    A dica já esta anotada e vou adicioná-lo na minha lista de desejados.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  14. Olá!
    Você sempre traz livros que eu ficou louca pra ler logo e esse não foi diferente. Essa mistura de vidas e experiências me deixou fascinada e doida pra descobrir o seu desenrolar, espero conseguir conferir logo! Abraços

    ResponderExcluir