[Resenha] A Contrapartida

24 de abril de 2019

Título: A Contrapartida
Autor: Uranio Bonoldi
Editora: Valentina
Páginas: 336
Ano: 2019
Adicione ao Skoob
*Cortesia da editora
Sinopse: "O que poucas pessoas têm em mente é que Cultura, no sentido mais amplo da palavra, não se restringe apenas ao entretenimento. O objetivo maior e primeiro da Cultura é nos transformar em pessoas melhores, agregando novos conhecimentos e percepções sobre nós mesmos, os outros e o entorno em que vivemos – é isso que A Contrapartida faz. A sua leitura nos proporciona uma série de profundas e valiosas reflexões sem, contudo, deixar o entretenimento e o suspense de lado. Com relação ao suspense, gostaria de fazer uma breve analogia com o mundo do cinema para ser mais claro em minha exposição. Um bom thriller é aquele que nos causa ansiedade para ver a próxima cena e nele os acontecimentos não são óbvios e declarados. Enfim, é o que aconteceu comigo quando li A Contrapartida – eu queria saber o que estava para acontecer na próxima página, de modo a poder ligar os fatos apresentados no livro e ter as respostas às perguntas que a leitura indiretamente me fazia. Inevitavelmente, a leitura do livro me remeteu à Hollywood. Quando nos referimos a thrillers, logo vem à mente o nome de Alfred Hitchcock, cuja genialidade se encontrava em entender profundamente a psiquê do ser humano e em criar um estado emocional tão intenso no público, que seus filmes se transformavam imediatamente em sucesso. Essa mesma genialidade foi reproduzida aqui neste livro. O autor conseguiu criar caminhos mentais de condução de nós, leitores, em um mundo imaginativo de suspense e mistério dignos de um grande blockbuster.” Lion Andreassa – produtor e diretor de cinema da Lumix Art Films
Resenha
Tavinho é um cirurgião bem-sucedido e muito requisitado, com apenas vinte e seis anos ele tem um ótimo currículo e grandes feitos, mas o que ninguém sabe é a que custo ele conquistou o seu espaço e conseguiu se destacar. Durante a adolescência ele tinha muita dificuldade de aprendizado, sua mãe contratou professores particulares e nem assim ele conseguia se concentrar e se lembrar das coisas que aprendia. Até que o diretor da escola lhe diz que ele precisa se esforçar mais ou vai repetir o ano.

Quando mais nova, a mãe de Tavinho viajou para a Amazônia para escrever a sua monografia e lá conheceu a índia Iaúna, sua tribo havia sumido misteriosamente e ela estava fugindo de uns homens maus, se a encontrassem ela morreria. Iaúna pede ajuda à Cristina que a leva para São Paulo. A amizade entre Cristina e a índia se fortalecia cada vez mais, quando Cristina se casou levou a amiga para trabalhar na casa dela.
Na tribo de Iaúna eles tinham alguns rituais de adoração aos deuses e eram conhecidos por sua impiedade, Iaúna era a filha do pajé e aprendeu todos os costumes antes de a tribo desaparecer e ela precisar fugir.  Uma das coisas que ela aprendeu foi o preparo de um elixir que dá inteligência a quem o toma, para prepará-lo é necessário um ritual macabro e para conseguir os ingredientes uma pessoa deveria morrer.
“Os Moxiruna ofereciam tal sacrifício acreditando na eficácia do bem sobre o mal, do bom sobre o ruim.”
Ao perceber a angústia de Tavinho ela lhe oferece ajuda, conta sobre o elixir e diz que pode lhe dar uma inteligência poderosa, no entanto, para conseguir isso ele precisa estar disposto a fazer alguns sacrifícios, pois a ingestão do elixir exige compromissos. Além do mais, o elixir tem um prazo de validade e de tempos em tempos deverá tomá-lo novamente.  Na época Tavinho tinha apenas treze anos e aceitou a ajuda.
Os anos se passam e Tavinho está cada vez mais inteligente e conquistando muitas coisas, mas sempre às custas do elixir e, consequentemente, às vidas de outras pessoas. Quando soube dos ingredientes secretos ele ficou escandalizado, porém não desistiu, continuou aceitando a bebida e participando do ritual ao lado de Iaúna. A índia faria de tudo para vê-lo feliz e garantiu que Tavinho não precisaria ir atrás dos ingredientes para ela, tampouco ajudá-la a preparar a mistura, ele só teria que tomar. Tavinho foi hipócrita ao pensar que por não estar diretamente ligado às atrocidades cometidas ele também não era culpado.

As coisas pareciam ir muito bem, mas então ele reencontra uma antiga namorada que lhe faz uma revelação que o deixa intrigado, Tavinho se dá conta de que tem algo errado e começa a investigar. As suas descobertas vão deixá-lo completamente desestruturado. Máscaras vão cair e ele vai entender que nada na sua vida foi por acaso.
Minha impressão
A Contrapartida tem uma premissa completamente instigante e uma trama cheia de segredos e traições que somente ao final da leitura o personagem principal se dá conta da teia de mentiras em que estava preso. Um thriller nacional que fisga o leitor nas primeiras páginas e mantém a curiosidade até o final, onde temos algumas surpresas.

Confesso que o começo da leitura foi bastante lento e com muitos detalhes, o que acabou deixando um pouco cansativo para mim, mas depois as coisas foram ficando cada vez mais interessantes e quando me dei conta eu não conseguia mais parar de ler. Os diálogos também dificultaram um pouco, achei que muitos eram desnecessários, mas depois me acostumei à escrita do autor e peguei o ritmo.

Quando Tavinho tinha treze anos ele não ia nada bem na escola e sua memória era péssima, para evitar repetir o ano ele aceitou a ajuda da índia Iaúna e resolveu tomar o elixir, a partir de então a sua vida muda completamente e ele recebe uma poderosa inteligência. Mas o preço a pagar é horrível, muitas atrocidades são cometidas para que os ingredientes secretos sejam conseguidos. No começo Tavinho se escandaliza, mas Iaúna diz para ele não se preocupar, ela se encarregaria disso.

Tavinho cresceu e se tornou um homem poderoso, mas nunca deixou de tomar o elixir, muitas vidas foram perdidas para que ele alcançasse o sucesso que tem. Achei que quando mais novo ele foi manipulado pela índia, mas depois que cresceu ele tinha consciência para entender que aquilo era cruel. As palavras dela o faziam acreditar que aquilo era certo, afinal, as vidas perdidas eram de gente sem escrúpulos e perigosas. Tavinho se acostumou com a boa vida que o ritual lhe proporcionava e não se importava que algumas pessoas precisassem morrer para isso.

O final eu achei muito bom, esperava por algo parecido em uma das situações, mas a outra das surpresas guardadas pelo autor me deixou realmente sem reação.

Minha nota para o livro

8 comentários:

  1. Não conhecia o livro, mas gostei da história. Como você eu também não gosto muito de livro paradão ou diálogos demais então não sei se curtiria tanto assim.

    Beijos!
    http://prateleiracolorida.com.br/

    ResponderExcluir
  2. eu tô louca pra ler esse livro desde que ele lançou, achei a capa dele muito bonita e todo mundo que leu disse que ele é ótimo. Eu gosto de thrillers com o começo mais lento, é como se fosse uma preparação pro booom que vai vir mais pra frente!
    Adorei a sua resenha, me deixou com mais vontade de ler ainda e só aumentou a certeza de que esse livro é perfeito pra mim klkkk

    ResponderExcluir
  3. Olá, tudo bem? Nos últimos dias vi diversos comentários positivos sobre esse livro, então estou ficando cada vez mais curiosa para lê-lo. Adorei tua resenha, parece ser mesmo uma leitura bem intensa!

    Beijos,
    Duas Livreiras

    ResponderExcluir
  4. Adoro essa premissa instigante que mencionou e depois tem o fato de ser um thriller nacional... estou tão saturada dos romances adultos que quando vejo algo assim me animo muito a querer ler. Curiosa por esse desfecho que te deixou sem reação.

    Beijocas.

    ResponderExcluir
  5. Quando vi a sua resenha o instagram fiquei toda animada.
    Mas como disse, essa capa.. socorro que coisa horrorosa.. hahaha
    Mesmo assim me interessei MUITO pela história e quero dar uma chance pra ela.

    Sai da Minha Lente

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Oi, tudo bem? Tinha visto a editora divulgar o livro mas não tinha me atentado ao enredo. Pela sua resenha dá para perceber o quanto a leitura é rica em detalhes. Gosto muito quando o autor traz um final que nos surpreende. Curiosa para ler. Beijos, Érika =^.^=

    ResponderExcluir
  8. Olá, tudo bem? Fiquei um pouco chocada quando soube que era nacional, mas após esse choque, fiquei mais interessada ainda. Não sou de ler muito a temática, mas como venho me aventurando na mesma, nada melhor que novas dicas né?! Ótima resenha e com certeza dica anotada. Suas palavras me deixaram curiosa.
    Beijos,
    https://diariasleituras.blogspot.com

    ResponderExcluir