[Resenha] Warcross

17 de abril de 2019

Título: Warcross (Livro 01)
Autor: Marie Lu
Editora: Fantástica Rocco
Páginas: 320
Ano: 2018
Adicione ao Skoob
*Cortesia da editora
Sinopse:Autora das bem-sucedidas trilogias Legend e Jovens de Elite e nome forte da literatura jovem internacional, Marie Lu mergulha no mundo da tecnologia em Warcross. Neste eletrizante thriller de ficção científica, Emika Chen é uma hacker de 18 anos com uma vida financeira difícil. Num golpe de sorte do destino, ela se torna milionária ao ser contratada pelo criador do Warcross, um jogo de realidade virtual que virou febre em todo o mundo, para evitar um ataque em massa que estaria sendo planejado contra a plataforma – e seus milhões de usuários – durante a cerimônia de encerramento de um grande campeonato.
Mas a garota logo conhece o lado sombrio do sucesso, à medida que a final se aproxima e pistas ameaçadoras começam a surgir. De onde partirá o ataque ao maior fenômeno da tecnologia mundial? Imersa no universo do Warcross, Emika descobre que escolher em quem confiar pode ser o jogo mais arriscado de todos.
Resenha
Emika Chen é uma jovem de dezoito anos e desde cedo teve que aprender a se virar sozinha, após a morte de seu pai ela foi morar em um orfanato e as coisas lá não eram boas, mas ela conseguiu passar por tudo com a ajuda de uma nova tecnologia que prometia revolucionar o mundo... anos mais tarde todas as pessoas usariam o NeuroLink e jogariam Warcross. O responsável por esse feito foi Hideo Tanaka, com apenas treze anos.

O NeuroLink é uma interface cérebro-computador e faz com que o cérebro aceite um ambiente virtual como se ele fosse real, assim, os jogadores de Warcross têm uma experiência impressionante ao colocar o par de óculos e se conectar, é o simulador perfeito. É possível mesclar o jogo com o mundo real e ver aquele universo fantástico enquanto se caminha pelas ruas. O jogo consiste em duas equipes lutando na tentativa de capturar o artefato uma da outra, quem fizer isso primeiro ganha. Os mapas do jogo são extremamente realistas, é como se as pessoas tivessem sido colocadas lá.
Assim como existe o submundo na internet (a dark web) em Warcross também existe um submundo chamado Dark World, é um lugar virtual sujo, onde são feitas coisas ilegais e pesadas. Emika está acostumada com esse ambiente. Na vida real, Emika é uma das melhores hackers e constantemente precisa acessar a Dark World para encontrar algum jogador que faz apostas em dinheiro, o que é proibido no jogo. A polícia não tem tempo para delitos como esses e emite um alerta para que caçadores de recompensa os peguem, e Emika não perde a oportunidade.

Ela está com o aluguel atrasado e recebeu uma ordem de despejo, precisa conseguir dinheiro urgentemente ou não terá onde morar. E então surge uma oportunidade, perigosa, mas ela não tem escolha. Está acontecendo o Campeonato Mundial de Warcross e a abertura é o evento mais assistido em todo o mundo, todas as pessoas estão conectadas. Emika vê uma possibilidade de pegar algo extremamente valioso achando que sua conta hackeada passaria despercebida, mas não é isso que acontece e de repente ela está visível para todos. Emika foi pega em flagrante!
O próprio Hideo Tanaka faz contato com ela, sua foto está em todos os jornais e ela virou uma celebridade instantânea. Hideo paga todas as suas dívidas e a leva para Tóquio, onde tem uma proposta de emprego para ela. Sua capacidade o deixou impressionado e ele quer que Emika o ajude a resolver um problema. Há um hacker que está invadindo Warcross, mudando alguns algoritmos e provocando falhas consideráveis, Hideo convida Emika para participar do campeonato e de dentro dele tentar rastrear Zero (como eles chamam o invasor).

As descobertas de Emika e deixam apreensiva, Zero não só quer causar danos ao jogo como também quer matar. Quanto mais Emika investiga mais ela se vê diante de uma situação catastrófica e precisa impedir que Zero realize os seus planos. É uma corrida contra o tempo e pessoas dependem dela.
Minha impressão
Warcross é uma leitura completamente viciante, a autora tem uma escrita tão envolvente que é como se nós estivéssemos dentro do livro vivenciando aventuras eletrizantes e realizando uma caçada frenética ao lado de Emika. A hacker precisa pegar Zero antes que ele coloque em prática os seus planos e vidas por todo o mundo sejam destruídas. Ela não sabe quem ele é, mas vai percorrer a Dark World em busca de pistas que possam levá-la até ele ao mesmo tempo em que participa do campeonato e tenta ajudar a sua equipe a chegar o mais longe possível, assim ela terá mais tempo para investigar. 

Emika é uma personagem forte e inteligentíssima, conforme avança nas investigações ela percebe que Zero pode saber que ela está atrás dele e teme que a sua vida também corra perigo. Temos um personagem que pode ser ajudante dele e ao longo da leitura vemos alguns indícios que podem ou não confirmar as suspeitas dela, mas a identidade de Zero é mantida em segredo até que algumas pontas são deixadas soltas para que possamos montar o quebra-cabeça e não é difícil descobrir quem ele é. 

O plot twist aqui é outro, quando desvendamos quem é Zero a trama fica ainda mais interessante! Quais motivos ele teria para tentar acabar com Warcross e não se importar de matar algumas pessoas pelo caminho? Garanto que você vai se surpreender. 

Esse foi o meu primeiro contato com um livro da autora e já me tornei fã, a obra é genial. No final eu fiquei totalmente surpresa e preciso muito ler o segundo volume, felizmente já está aqui comigo e será minha próxima leitura. 

Minha nota para o livro

10 comentários:

  1. Esse livro tá na minha listinha de preciso ler faz muuuuuuuuito tempo, eu sou louca pra ler porque eu amo essa capa e depois eu vi que tem o segundo ai agora eu tô mais pirada ainda pra ler, espero que eu consiga ler! Amei sua resenha, Bia! <3

    ResponderExcluir
  2. Eu vi a sua foto ontem no instagram e fiquei tentada hahahaha
    Eu comprei esse livro há um tempo atrás, mas ficou parado na estante e agora fiquei com vontade de iniciar a leitura dele.

    Sai da Minha Lente

    ResponderExcluir
  3. Olá, tudo bem? Caramba, só pela tua resenha já deu para sentir que é uma leitura eletrizante, haha. Esse não é o tipo de livro que eu costumo ler, mas confesso que fiquei bem curiosa para ler. Adorei a resenha e dica!

    Beijos,
    Duas Livreiras

    ResponderExcluir
  4. Oiiii Bea

    Já li todos os livros publicados da Marie Lu (à exceção de O Jogo do Coringa) e até aqui Warcross foi um dos meus favoritos por causa do universo que a autora criou, eu amei demais e foi viciante, só senti falta de conhecer melhor os colegas de equipe da Emika mas tenho altas expectativas de que no segundo livro saberia mais sobre eles e também sobre o Zero (aliás já tenho minhas teorias sobre o Zero...srs)

    Beijos, Alice

    www.derepentenoultimolivro.com

    ResponderExcluir
  5. Oi Beatriz, eu estou bem curiosa para ler esse livro, se foi uma leitura viciante eu fico ainda mais interessada em conferir a história e ver quem será que está mexendo no jogo.

    ResponderExcluir
  6. Olá, tudo bem? Serei eternamente suspeita pra falar do livro HEHEHEH é meu favorito da autora seguido de Jovens de Elite, e fui junto do plot twist dele (o que me chocou, muito!). Estou para ler o segundo ainda, e espero que esteja a altura do primeiro. Adorei conferir sua opinião que me lembrou de quando li <3
    Beijos,
    http://diariasleituras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Olá,
    Parece uma boa aventura com scifi. Gosto de scifi e algumas coisas deste livro me lembrou bastante o Jogador N1, o qual gostei. Nunca li nada da autora mas já vi muitos elogios para a escrita dela.

    Debyh
    Eu Insisto

    ResponderExcluir
  8. Oii, tudo bem?

    Já conhecia a autora, mas ainda não tinha visto este livro. Não me interessei muito pela história do livro, mas do jeito que você descreveu, parece ser bem legal e me deixou bem curiosa. Vou colocar na minha lista de desejados e ver o que acho.

    Beijinhos!!

    ResponderExcluir
  9. Olá, tenho visto algumas resenhas sobre a obra e confesso que despertou minha curiosidade, fiquei ainda mais empolgada em saber que a leitura se torna envolvente, enfim espero ter a oportunidade de ler em breve!

    ResponderExcluir
  10. Oi Bia!
    Que livro fantástico pela sua resenha me lembra bastante o Jogador n°1, já leu é super legal.
    Adorei a trama desse livro, vou anotar aqui a dica, parabéns pela resenha me passou muita empolgação e parece que você gostou bastante também. Bjs!

    ResponderExcluir