[Resenha] Volta Para Casa

11 de abril de 2019

Título: Volta Para Casa
Autor: Harlan Coben
Editora: Arqueiro
Páginas: 304
Ano: 2018
Adicione ao Skoob
*Cortesia da editora
Sinopse: Dez anos atrás, dois meninos de 6 anos foram sequestrados enquanto brincavam na casa de um deles, uma mansão em um bairro elegante de Nova Jersey. Mas, após o pedido de resgate, as famílias nunca mais tiveram notícias dos sequestradores nem de seus filhos.
Agora, Myron Bolitar e seu amigo Win acreditam ter localizado um deles, o adolescente Patrick, e farão de tudo para resgatá-lo e obter as respostas pelas quais todos anseiam:
O que aconteceu no dia em que foram raptados?
Onde ele esteve durante todo esse tempo?
E, o mais importante, onde está Rhys, seu amigo ainda desaparecido?
Após cinco anos sem escrever nenhum livro da série Myron Bolitar, Harlan Coben brinda os leitores com Volta Para Casa, um suspense explosivo, como só o seu talento pode criar. Um thriller profundamente comovente sobre amizade, família e o verdadeiro significado de lar.
Resenha
Duas crianças de seis anos foram sequestradas enquanto brincavam, as famílias entram em desespero e esperam pelo pedido de resgate, porém, quando eles entregariam o dinheiro os sequestradores desapareceram com os meninos e nunca mais entraram em contato. A babá foi amarrada e largada no porão, a polícia vasculhou a vida dela para ver se não tinha alguma ligação com o sequestro porque a história que ela contou tinha algumas irregularidades, mas não identificaram nada, procuraram qualquer pista que pudesse levar às crianças, nem os pais foram poupados, qualquer um era suspeito. 

Dez anos se passaram e as famílias continuam arrasadas. Nancy e Brooke era amigas e depois que seus filhos foram sequestrados da casa de Brooke elas se afastaram, embora ainda sejam vizinhas, Nancy culpa Brooke por tudo. Muito tempo já se passou, mas a esperança de encontrarem os filhos ainda é tão real quando no primeiro dia. Se vivos ou mortos elas não sabem, mas precisam saber o que aconteceu, a dúvida as consome.
Win recebeu um e-mail anônimo com informações que podem levá-lo a um dos garotos e não perde tempo, afinal, ele tem uma forte ligação com a família de Brooke e também tem interesse em encontrar os meninos. Ele tem fotos de como os garotos poderiam estar atualmente e quando chega ao local indicado tem certeza de que o jovem de dezesseis anos à sua frente é Patrick, o filho de Nancy.

Win não tem ideia das dificuldades que os meninos enfrentaram, quais torturas e abusos foram submetidos. A única coisa que ele quer é resgatar os dois. Mas só tem o paradeiro de Patrick e precisa encontrar Rhys, então o que ele faz é observar. Tudo indica que Patrick está sendo obrigado a se prostituir, que ambos foram pegos por uma rede de tráfico humano e agora estão sob uma constante vigilância e tendo que fazer tudo o que os sequestradores mandam para não serem punidos.
Win pede ajuda a Myron, seu fiel e inseparável amigo. Depois de um ano sem receber notícias de Win, Myron se surpreende com a ligação, mas sabe que o assunto é sério e larga tudo para atender ao chamado do amigo. E o que eles descobrem é repugnante. O que aconteceu naquele dia do sequestro? Para onde os meninos foram levados? Onde eles estiveram todo esse tempo? Por que os sequestradores desistiram de pedir o resgate milionário e desapareceram com as crianças? São muitas perguntas e até agora nenhuma resposta.

Com o retorno de Patrick todas as inconsistência do caso estão de volta. O que a polícia não conseguiu enxergar anos atrás? Win e Myron têm que encontrar a peça que está faltando, só assim saberão o paradeiro de Rhys. Nancy quer proteger o seu filho que está traumatizado e sem condições de colaborar com as investigações, a família começa a dificultar as coisas e novas dúvidas surgem, quais motivos essa família teria para não quererem encontrar Rhys e o que Patrick está escondendo? A verdade vai além do que qualquer um poderia imaginar.
Minha impressão
Eu não me canso de falar que o Harlan Coben é o meu autor preferido, o cara é simplesmente um gênio e sempre me surpreende com suas obras. Volta Para Casa tomou um rumo tão inesperado que quando vi as coisas acontecendo e para onde estavam se encaminhando eu fiquei chocada. Uma trama eletrizante do início ao fim, capaz de fazer o leitor se questionar sobre os limites da ética e da lei. O que faríamos no lugar dos personagens, no lugar dessas mães?

Dez anos de agonia esperando alguma notícia de seus filhos sequestrados ainda crianças. Agora que um deles foi encontrado eles precisam mais do que nunca descobrir o paradeiro do amigo que foi sequestrado junto. Nancy quer proteger o seu filho, ele está traumatizado e não pode ser confrontado como todos esperam. Brooke precisa encontrar Rhys e somente Patrick pode dizer o que aconteceu com ele. As duas mães só querem o melhor de seus filhos e farão de tudo defendê-los.

Myron e Win estão investigando e suas descobertas só levantam mais suspeitas, tem alguma coisa errada nessa história toda, alguma coisa não bate. Eles não sabem o que é, mas só vão parar quando tudo vier à tona. 

Eu adorei poder rever essa dupla e Mickey (sobrinho de Myron) aparece bastante nesse livro e foi bom ver como ele está. Esse volume traz um lado mais maduro e até mais emotivo de Myron e Win. Myron está se preparando para casar e Win assiste à felicidade do amigo como se fosse a sua. Algo que achei interessante nesse volume é que Win está mais ativo e narra também alguns capítulos, me deixando na dúvida se estaria para vir uma nova série protagonizada por ele, o que seria muito bom, mas não quero me despedir de Myron Bolitar, até por que não imagino um sem o outro. 

Para quem é fã do gênero é uma leitura obrigatória. Embora o livro faça parte da série Myron Bolitar, é possível ler separadamente, quase todos os volumes dessa série podem ser lidos assim, claro que você pode encontrar uma ou outra coisinha dos livros anteriores, mas nada demais e não fica confuso porque o autor sempre dá as informações necessárias para que o leitor se situe na vida dos personagens. 

Minha nota para o livro

10 comentários:

  1. Concordo contigo, para quem gosta do gênero a leitura é obrigatória,adorei como o Harla colocou responsabilidades no Win nesse livro.
    O que me chateou é que faltou um pouco mais de ironia da dupla

    ResponderExcluir
  2. Oi, Beatriz! Nunca li nada do autor, já li várias recomendações, mas sempre fico com o pé atrás, não sei por que. Vou procurar outros livros dessa série, acho interessante começar pelo começo, sempre. rsrs
    Bjs
    Lucy - Por essas páginas

    ResponderExcluir
  3. Oi! Eu já li muito Harlan, hoje não leio tanto mais, porque acho as histórias um pouco parecidas, e acaba que na metade do livro eu já m atei a charada toda. Mas não consigo não ler, esse livro mesmo foi assim, eu meio que já sabia, mas levei a leitura até o fim. Pra quem quer mudar um pouco o que lê, e se aventurar no romance policial, super indico. Obrigada pela resenha!

    Bjoxx ~ Aline ~ www.stalker-literaria.com ♥

    ResponderExcluir
  4. Oi, amei sua resenha. Ainda não tive a oportunidade de ler nada do autor mas pelo seu post, fiquei super curiosa para ler esse livro e descobrir o que aconteceu com os garotos e onde está o outro.

    ResponderExcluir
  5. Oi, Bia!
    Nunca li nada do Harlan, mas ouço tantos elogios que me sinto uma et por ainda não ter conferido nenhum dos seus trabalhos.
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  6. Eu adoro os livros desse autor, mas faz um tempo que não leio nada dele.
    Gostei muito da sua resenha de Volta para casa, pelo jeito é uma leitura incrível e surpreendente, tem tudo que eu gosto.
    beijos

    ResponderExcluir
  7. Eu li um livro do autor e foi o suficiente para querer ler tudo dele, realmente ele é um gênio.Quero muito todos os livros dessa série, só tenho 3 e nem estão na ordem, mas saber que podem ser lidos separadamente é animador, vou ver se tenho esse, pois quero ler.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  8. Oi Bia!
    Só de ler sua resenha fiquei com minha adrenalina subiu, adoro Harlan e seus livros, fico vidrada a cada descoberta e torcendo para que consigam solucionar o mistério, esse livro ainda não li, mas já coloquei na minha lista de desejados. Parabéns pela resenha fiquei curiosa sobre o final e a solução do caso, obrigado pela dica, bjs!

    ResponderExcluir
  9. Olá, tudo bom?
    Eu adorei a premissa desse livro! Fiquei super curiosa para saber o que levou ao sumiço dessas duas crianças e em que ponto a história do desaparecimento não bate com as descobertas. Adorei saber também do amadurecimento dos personagens e claro, dessa participação maior do Mickey na história. Dica anotada!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  10. Olá Beatriz!!!
    Eu me apaixonei por Harlan por conta da série do detetiv Myron Bolitar e tenho que admitir que preciso ler o resto da série e ver o que acontece, pois fico tão curiosa quando leio acerca dos outros livros que ele aparece.
    Adorei saber que essa história se desdobra de forma que não sabemos o que vai acontecer e a dica está mais que anota ;)

    lereliterario.blogspot.com

    ResponderExcluir