[Resenha] O Descompasso Infinito do Coração

1 de abril de 2019

Título: O Descompasso Infinito do Coração
Autor: Bianca Briones
Editora: Verus
Páginas: 406
Ano: 2015
Adicione ao Skoob
*Acervo pessoal
Sinopse: Clara acaba de descobrir a traição do marido. Com dois filhos pequenos e a baixa autoestima que a consome, ela vê sua vida mudar drasticamente.
Bernardo é apaixonado por Clara desde a adolescência. Agora ele tem a chance de conquistá-la e mostrar que os dois devem finalmente ficar juntos. Mas enquanto Bernardo é preenchido por certezas, o coração de Clara é inundado por traumas.
Como viver o presente quando o passado não deixa você olhar para frente? Será que um coração despedaçado pode recuperar a capacidade de amar? E o mais importante: como se entregar de corpo e alma quando não se consegue amar nem a si mesma?
Em O descompasso infinito do coração, Bianca Briones mostra que o verdadeiro amor pode resistir a cada obstáculo que a vida lhe impõe. Uma história intensa e comovente de segredos, paixão e amizade. É a última chance de dois corações que cansaram de viver separados.
Não contém spoiler dos volumes anteriores 
Leia as resenhas dos demais livros da série:
Resenha
Clara é uma mulher doce, sensível e cheia de traumas. Ainda muito nova perdeu a mãe em um acidente de carro e se culpa por isso, o pai casou-se com novamente e a sua madrasta a torturava psicologicamente e fazia de tudo para que Clara vivesse um verdadeiro inferno dentro de casa. Mas não para por aí, perto de completar dezoito anos algo muito ruim aconteceu e Clara se fechou em seu próprio mundo. A única pessoa que poderia ajudá-la a empurrou ainda mais fundo para dentro do poço.
“A verdade é que, por mais que as pessoas gostem de dizer que tudo passa, um coração partido nunca mais será uma unidade. É possível pegar os pedacinhos e colá-los um a um, mas a maioria não se encaixará direito ou ficará sobreposta. Isso quando não faltarem pequenas lascas, que nos deixarão para sempre com a sensação de ter nos perdido pelo caminho.”
Na mesma época, Clara conheceu Maurício e engravidou dos gêmeos, foi convencida pelo pai e pela madrasta a se casar com ele e, desde então, está presa a um casamento sem amor e com um marido que não faz nada para melhorar as coisas, pelo contrário, Maurício a está traindo. Clara acabou de descobrir a traição e está completamente abalada, ela vê sua vida em ruínas e não sabe o que fazer. Clara quer se divorciar de Maurício, mas os filhos ainda são muito pequenos e não entendem o que está acontecendo, tornando as coisas ainda mais difíceis para ela.
Bernardo é um homem muito gentil e carinhoso, ele sempre foi apaixonado por Clara, mas quando ela se casou com Maurício ele preferiu recuar e deixar que ela fosse feliz. No entanto, agora ela está sofrendo muito e precisa de seu amigo. Os dois cresceram juntos e eram amigos inseparáveis, por mais que Bernardo tentasse demonstrar os seus sentimentos a ela, Clara deixava claro que eram ótimos amigos. Ele não pode ver o sofrimento dela e não fazer nada, ele a deseja mais do que nunca, mas sabe que não é o momento para isso e vai dar todo o apoio que Clara precisa.

Clara pediu o divórcio, no entanto Maurício está usando os filhos para chantageá-la e ela está quase cedendo, afinal, qual é a mãe que quer ver os filhos sofrerem? Mas seus amigos procuram fazê-la perceber que o melhor para as crianças é ver a mãe deles bem e não sofrendo em um casamento que já não tem o menor sentido. E quando Bernardo sente que é o momento certo ele tenta mostrar a Clara o quanto ele a ama e que ele nunca a magoará.
Clara nunca se imaginou tendo uma relação com Bernardo que não fosse apenas de amizade, mas tem sentido casa vez mais a necessidade de estar perto dele e dentro dela crescem sentimentos que a assustam. Clara sabe que Bernardo nunca fará mal a ela, mas no momento não se acha uma boa companhia e teme que ela acabe fazendo mal a ele e então se afasta. Precisa se entender antes de qualquer coisa, precisa curar suas feridas e não deixar que o passado continue a afetando. E isso ela precisa fazer sozinha, ninguém tem esse poder, somente ela.
“Eu sei que ele está muito magoado comigo, mas é melhor assim. Não vou começar algo que terminaria em ruínas. Não preciso disso. Não preciso de nada. Quero ser forte e repito mil vezes que não preciso de nada. Não preciso de outra pessoa. Preciso de mim mesma. Onde quer que eu esteja.”
Clara está extremamente frágil, a qualquer momento pode desmoronar e dia após dia se perde mais um pouco dentro do seu labirinto interno. Mas Bernardo não vai deixá-la se afundar, vai pegar a sua mão e mostrar que ela não está sozinha, que não tem que enfrentar tudo sozinha, que pedir ajuda não é sinal de fraqueza. E quando Bernardo finalmente descobrir o que tanto feriu Clara ele vai se culpar por nunca ter percebido e por não ter conseguido salvar a mulher que ama.
"Se tio Pedro criou a expressão 'batidas perdidas' para o que ele acreditava ser o amor, acho que no meu caso seria 'descompasso infinito do coração'. Essa sensação estranha que faz formigar o peito e machuca o coração só pode ser sentida por quem tem um amor não correspondido, platônico. Você sabe que é melhor se afastar, sabe que o mais prudente é tentar viver algo morno com outra pessoa, mas não consegue. Prefere se queimar e ficar com cicatrizes para o resto da vida a desistir. Desistir dela seria desistir de mim."
Minha impressão
Eu acho a escrita da Bianca Briones muito intensa e ela faz com que a gente sinta tudo o que os personagens estão vivenciando. Clara precisa de ajuda e a vontade que tive durante a leitura foi de entrar no livro e dar um abraço nela e dizer que tudo ficaria bem. Clara tem ótimos amigos e todos ficam ao lado dela dando apoio, mas ela tem um segredo muito doloroso e não suporta contar a ninguém o que aconteceu no seu passado e por isso nenhum de seus amigos sabe ao certo o que mexe tanto com ela.

Clara acabou de ser traída, então todos os seus sentimentos e psicológico estão uma bagunça, ela está cada vez mais perdida e não sabe como se encontrar.  Bernardo e Clara cresceram juntos e são muito amigos, ele a ama desde sempre e ela nunca deu uma chance de ele mostrar esse amor, agora que o casamento dela acabou Bernardo vai esperar pelo momento certo para fazê-la perceber o quanto ele a ama e que nunca a fará mal.

Por mais que Bernardo a deseje loucamente ele não vai pressioná-la, ela não precisa disso agora, ela precisa se fortalecer antes de qualquer coisa e é o que ela procura. Clara quer se sentir bem, a aproximação com Bernardo está  fazendo seu coração palpitar mais forte e antes de se envolver com alguém novamente ela quer estar bem consigo mesma.

Eu amei demais esse livro, mas perto do final eu me incomodei um pouco com as atitudes da Clara. Tem uma revelação bombástica sobre o ex-marido dela e depois disso eu senti que as coisas meio que se perderam. A Clara começou a parecer uma adolescente e em certos momentos sua impulsividade não combinou com a personalidade dela, até entendo que ela estivesse procurando uma mudança, mas não consegui me envolver tanto assim com ela perto do final como havia me envolvido no começo.  

Sobre o ex dela eu achei o assunto abordado muito bom e gostei de como a autora o explorou, só não posso contar o que é porque seria um baita spoiler. Sobre o segredo que Clara guarda há anos, infelizmente ele é muito difícil de ser abordado, mas eu gostaria de ter visto mais, é algo muito sério e não sei se teve tanta atenção quando era necessário, porém, o foco do livro é o romance, está bom assim, eu que gostaria de ter visto mais (sem detalhes do incidente, mas como ela passou por tudo sozinha).

Enfim, é uma leitura gostosa e com momentos tensos que apertam o coração, mas o final traz aquele quentinho que a gente gosta.  

Minha nota para o livro

14 comentários:

  1. Nossa, que livro fofinho. Me passou a impressão de ser bem clichê, mas deve ser uma leitura super gostosa e que ajuda a sair da ressaca, e eu ando procurando livros assim, porque tá dificil kkkk
    Adorei a dica, já anotei por aqui! Valeu mesmo <3

    ResponderExcluir
  2. Olá Bea!
    Apesar de achar que a série já não me chama atenção mais, mesmo já tendo lido. Acho que a Bianca sempre conduz bem os dramas familiares, ressalta a importância de se contar com amigos e que pode surpreender muitos leitores.

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
  3. Bernardo e Clara me chamaram atenção, gosto de personagens apaixonantes assim como ama um com marcas do passado e como não conheço a escrita da autora fiquei curiosa para conferir essa intensidade que mencionou, então é uma pena que no final Clara tenha se perdido em relação a sua personalidade, mas ainda assim é um livro que vai para lista de desejos.

    Abraços, Bia.

    ResponderExcluir
  4. Olá, tudo bem? Eu tenho muita curiosidade de ler os livros dessa autora, pois vejo os leitores falarem super bem. Pela tua resenha esse livro parece ser mesmo incrível, fiquei louca para ler. Adorei a dica!

    Beijos,
    Duas Livreiras

    ResponderExcluir
  5. Oii, como vai?
    Que post bonito, que fotos caprichadas...
    Não por ser série, mas pela resenha eu percebi que esse livro não é muito do meu estilo preferido, e provavelmente eu não o leia. Mas, gostei muito da forma como você expôs suas considerações.
    Grande beijo

    ResponderExcluir
  6. Oi Bea, tudo bem? Dessa série eu acabei lendo só o primeiro livro, a escrita da autora não me agradou muito, achei forçada em alguns momentos e isso acabou me desanimando bastante, mas fico feliz em saber que para você a experiência foi diferente.

    ResponderExcluir
  7. Oi, Bea! Nossa, eu estava com saudades! Tive que ficar um tempinho afastada, porque estava me adaptando a nova rotina da minha vida, mas agora estou de volta e espero ficar. E olha que linda essa resenha que estou vendo depois de tanto tempo! Eu sou a louca dos romances, como você bem sabe, né? Aí você vem com um que tem segredos e me deixou curiosa ao extremo! Nossa, sério, já anotei a dica aqui, pois amei demais!

    ResponderExcluir
  8. Oie, tudo bem?
    Eu ainda não li nada da Bianca Briones e confesso que não conhecia essa série ainda. Fiquei bastante curiosa, pois achei a premissa interessante. Pretendo ler a série na ordem, então ainda vou ler a resenha sobre os dois primeiros.
    Mas adorei conhecer sua opinião sobre esse volume e fiquei interessada em descobrir os segredos. Só achei uma pena as atitudes da protagonistas terem sido tão infantis mais para o final do livro, mas ainda assim quero conferir.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  9. apesar de não ler muitos romances fiquei curiosíssima com esse segredo da clara... gente, o que será hein?!
    Esse tipo de livro mexe demais comigo, talvez seja por isso que eu não leia tanto esse genero, justamente por traumas iguais aos da personagem - imagino que sejam afinal - e até imagino a sensação que é o fim do relacionamento, dois filhos e a possibilidade de um novo amor. É muita loucura, adorei!

    ResponderExcluir
  10. Oi!

    Ainda não conhecia esse livro, mas gostei bastante da sua resenha! É o tipo de história que costumo gostar, apesar de não ler muito do gênero ultimamente. Gosto dessa carga emocional pesada, sabe? hahahaha

    Bjs

    ResponderExcluir
  11. Oi, tudo bem? Esse é o meu livro preferido dela <3 Geralmente não gosto de NA, porque vejo muito machismo, mas os livros da Bianca são atuais e bem menos romantizados. O que mais gostei é que ela aborda como o amor é fruto do respeito.

    Love, Nina.
    www.ninaeuma.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Ola Bia! Eu acho incrivel a capacidade que a Bianca tem em transmitir os sentimentos atraves das palavras. Amei a sua resenha. Esse é o meu livro preferido da autora e sua resenha me deixou aquele gostinho nostálgico de saudade.

    beijos

    ResponderExcluir
  13. Eu ganhei esse livro entre 2015 e 2016 e o li, honestamente, não sou o público alvo, mas a Bianca faz um ótimo trabalho e não à toa que ela conquista muitos leitores diariamente.

    ResponderExcluir
  14. por mais que essa leitura não seja meu estilo eu acho bacana a autora contrabalancear, trazer personagens mais cruéis como marido dela, e esse amigo que dá o suporte que ela precisa pra sair dessa relação doentia.

    ResponderExcluir