A Contrapartida | Uranio Bonoldi [Li até a página 100 e...]

12 de abril de 2019

Sinopse:
"O que poucas pessoas têm em mente é que Cultura, no sentido mais amplo da palavra, não se restringe apenas ao entretenimento. O objetivo maior e primeiro da Cultura é nos transformar em pessoas melhores, agregando novos conhecimentos e percepções sobre nós mesmos, os outros e o entorno em que vivemos – é isso que A Contrapartida faz. A sua leitura nos proporciona uma série de profundas e valiosas reflexões sem, contudo, deixar o entretenimento e o suspense de lado. Com relação ao suspense, gostaria de fazer uma breve analogia com o mundo do cinema para ser mais claro em minha exposição. Um bom thriller é aquele que nos causa ansiedade para ver a próxima cena e nele os acontecimentos não são óbvios e declarados. Enfim, é o que aconteceu comigo quando li A Contrapartida – eu queria saber o que estava para acontecer na próxima página, de modo a poder ligar os fatos apresentados no livro e ter as respostas às perguntas que a leitura indiretamente me fazia. Inevitavelmente, a leitura do livro me remeteu à Hollywood. Quando nos referimos a thrillers, logo vem à mente o nome de Alfred Hitchcock, cuja genialidade se encontrava em entender profundamente a psiquê do ser humano e em criar um estado emocional tão intenso no público, que seus filmes se transformavam imediatamente em sucesso. Essa mesma genialidade foi reproduzida aqui neste livro. O autor conseguiu criar caminhos mentais de condução de nós, leitores, em um mundo imaginativo de suspense e mistério dignos de um grande blockbuster.” Lion Andreassa – produtor e diretor de cinema da Lumix Art Films
Primeira frase da página 100:
"(...) só depois vim entender o que era um caixão e o porquê do rosto estar praticamente todo corberto por flores."

Do que se trata o livro?
O livro começa com uma cena no presente bem tensa e deixa clima de mistério, depois volta alguns anos e vamos acompanhar as coisas para ver como chegaram a tal ponto. Tavinho era um adolescente com problemas de concentração e memória, sendo humilhado na escola por isso. Na sua casa trabalha uma índia amiga da mãe de muito tempo, Iaúna diz que pode ajudá-lo a ter uma inteligência fora do comum, mas para isso ele teria que estar disposto a fazer alguns sacrifícios. Ela lhe daria um elixir e os ingredientes são... bem, por enquanto basta dizer que o ritual é macabro.

O que está achando até agora?
Estou gostando, mas a narrativa é mais lenta do que eu esperava, porém a curiosidade me impulsiona a continuar lendo sem querer largar o livro. Tem muita descrição sobre o passado dos personagens e acho que poderia ter um pouco menos desse recurso porque acaba deixando a leitura cansativa no começo. 

O que está achando do personagem principal?
Eu acho que ele foi manipulado, tinha só treze anos quando aceitou tomar o elixir para conseguir inteligência, era muito novo e não tinha capacidade de compreender a natureza do que lhe estava sendo oferecido. Tavinho preferiu não participar diretamente do ritual e somente tomar o elixir, como se por não fazer ele não seria tão culpado quanto quem o preparava. 

Vai continuar lendo?
Sim

Última frase da página:
"Ufa! Deu tudo certo."


11 comentários:

  1. Caraca, peguei esse livro na mão ontem na Leitura. Tá, quer dizer... eu trombei na prateleira e derrubei ele! hahahaha Mas, já estou de olho nele desde que começaram anunciar essa edição. Achei ele lindo, com sinopse instigante, do jeito que gosto.
    Vou super querer ler. Que bom que você vai continuar a leitura mesmo com os poréns que ressaltou. Sinal que tá interessante, e te prendeu pra descobrir onde tudo vai dar.

    Um beijo

    www.coisasdemineira.com

    ResponderExcluir
  2. Já tinha visto o livro, mas nem sonhava do que se tratava e fiquei instigada para conhecer esse sacrifício para inteligencia. Uma pena a narrativa ser lenta e cansativa com esse excesso de flashback,uma pena, pois não aguento livros assim. Mas quem sabe no final tudo valha a pena, depois me conta.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  3. Olá, tudo bem? Não sabia da existência desse livro ainda, mas confesso que a capa já me deixou assustada, hahaha. Parece ser uma leitura bem diferente do que estou acostumada, mas fiquei curiosa para saber mais.

    Beijos,
    Duas Livreiras

    ResponderExcluir
  4. Oi Beatriz, fico na torcida para que o restante do livro seja bom, uma pena essa humilhação que o personagem vive na escola, fiquei curiosa para saber mais sobre esse elixir. Já quero ler esse livro também.

    ResponderExcluir
  5. Oi Bia, sua linda, tudo bem?
    Infelizmente existem pessoas no mundo que se aproveitam da vulnerabilidade de alguém. Eles se aproximam justamente quando a pessoa tem algum problema, porque nesse momento é mais fácil convencê-la. Ainda mais uma criança de 13 anos. Estou muito ansiosa para ler o livro.
    beijinhos.
    cila.

    ResponderExcluir
  6. Oiii bea

    Nem imaginava que esse liro tivesse essa sinopse, a trama parece diferente e intrigante, mas estou receosa com essa narrativa lenta, vou aguardar a resenha pra conferir tua opinião completa

    Beijos

    www.derepentenoultimolivro.com

    ResponderExcluir
  7. Ola Bia!!

    Ah esse livro! Tive a oportunidade de lê-lo recentemente, confesso que também achei o inicio da historia um pouco lento e a escrita nao tão fluida. Porem, continue lendo mesmo, vale a pena no final!

    Estou curiosa para conferir sua resenha completa

    beijos

    ResponderExcluir
  8. Olá, tudo bem? Nossa só conhecia o livro de capa, e agora sabendo um pouco mais dele, tomei um susto hehehe pelo jeito tem um quê de macabrinho mesmo hehe Adorei conferir sua opinião até as 100 páginas iniciais, e espero que ele fique melhor ainda.
    Beijos,
    http://diariasleituras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Oi, tudo bem? Quando li a sinopse do livro fiquei bem curiosa ainda mais para conhecer a escrita do autor. Um bom thriler traz diversos elementos e se o autor souber dosar e prender a atenção do leitor com certeza será um sucesso. Ele já estava na minha lista depois das suas palavras fiquei ainda mais curiosa principalmente para saber quais serão esses elementos. As vezes o início é meio lento mas quando engata não paramos de ler. Beijos, Érika =^.^=

    ResponderExcluir
  10. Oi, BEatriz! Vi que já tem resenha desse livro, vou dar uma lida. Essas primeiras impressões já me deixaram curiosa, vamos ver se vale a pena.
    bjs
    Lucy - Por essas páginas

    ResponderExcluir
  11. Nossa! Fiquei muito curiosa para conhecer mais da resposta. Achei o enredo super interessante e bem chamativo. Todos esses elementos me faz pensar no que será que se tornou esse ritual.
    Bjim!
    Tammy

    ResponderExcluir