[Resenha] Grey

15 de janeiro de 2016

Título: Grey
Autor: E L James
Editora: Intrínseca
Páginas: 524
Ano: 2015
Skoob: Adicione



Cinquenta Tons de Cinza pelos olhos de Christian Grey foi um dos livros mais esperados de 2015, a trilogia 50 Tons ganhou milhões de fãs pelo mundo e ao mesmo tempo que fez esse enorme sucesso, também recebeu críticas muito negativas. E L James, atendeu ao pedido de seus fãs e realizou o sonho dos apaixonados pela série, Grey mostra a história entre a universitária tímida e o empresário controlador, sob o ponto de vista do Christian. Será que esse livro vai agradar aos fãs da série? 
Antes de falar sobre o livro é preciso deixar bem claro o seguinte: Grey mostra os mesmos acontecimentos do primeiro volume da série (50 Tons de Cinza), são os mesmos diálogos, os mesmo e-mails e "quase" as mesmas cenas, a única diferença é que ao invés dos pensamentos da Anastasia e o blábláblá da deusa interior, vemos os pensamentos de Christian. Dito isso, vamos ver detalhes do livro.

Que Grey é um controlador ferrado que usa o sexo para escapar de suas frustrações todo mundo já sabe. Que a Ana é uma universitária tímida e desajeitada, que se encanta pelo poderoso Grey, todo mundo já sabe. Então vou pular a parte da história que conta como esse relacionamento se desenvolve, como o BDSM entra na relação e como Ana reage e vou falar sobre o que realmente interessa.
Nessa nova visão dos fatos, conhecemos um Grey mais sensível, porém temeroso. Ele é sim um controlador, mas entendemos que ele tem medo de perder Ana e que realmente está apaixonado por ela, só não admite nem para si mesmo nem para Ana. Aos poucos podemos ver a mudança que a jovem vem causando no Christian, até sua maneira de agir com os funcionários fica mais agradável.

Antes de chegar ao ponto de ser um milionário famoso e praticante do BDSM, Christian sofre muito em sua infância. Isso não é novidade, mas nesse livro, ele tem sonhos e lembranças dessa fase triste de sua vida. Podemos ver com maior intensidade o quanto ele sofreu. Descobrir como suas cicatrizes apareceram, ver os abusos que sua mãe sofria e ele presenciava. É difícil imaginar uma criança nas condições em que ele viveu. Após a morte de sua mãe ele foi resgatado e sua nova família lhe dará todo o amor e confiança de que ele precisava.
Ele não consegue superar os abusos e as violências e cresce um menino revoltado, mas isso até conhecer Elena (Sra Robson). Elena é a melhor amiga de sua mãe adotiva, uma mulher bem mais velha do que ele, casada, sexy e que começa a seduzi-lo enquanto ele era apenas um jovem adolescente. Vamos descobrir um pouquinho mais do relacionamento entre eles. A Elena aparece mais vezes, claro, ela ainda é uma amiga dele, vamos ver conversas, telefonemas e e-mails.

Também vamos acompanhar uma das consultas de Grey com o Dr Flynn, seu terapeuta. Sem muitas novidades, já que o Christian contava boa parte das seções para Ana, então já temos uma ideia de como são as consultas.

Minha impressão
Quando eu vi que a Intrínseca anunciou o lançamento de Grey, eu fiquei eufórica pois também queria muito saber mais sobre esse personagem tão complexo e curioso, eu esperava que fosse mostrar o lado sombrio e obscuro dele. No primeiro livro da série a visão da Ana nos mostra um Christian controlador pra caramba, totalmente sexy e apaixonante, sabemos que ele teve uma infância sofrida e que tem um lado possessivo. Então, sob o ponto de vista do próprio Grey, vemos as cenas de dominação com o seu olhar controlador e bem mais intensas do que com o olhar de uma virgem inexperiente descobrindo o BDSM.

Christian é um personagem muito melhor escrito do que a Ana, com a baboseira de "deusa interior" pra cá e pra lá. Ele é muito mais maduro e muito mais inseguro do que já se esperava. É triste acompanhar sua dolorosa infância e ver seus medos enquanto crescia. Mas não pense que temos detalhados capítulos sobre isso, são apenas trechos soltos entre as páginas. 

Descobrir a visão de Grey é interessante e fiquei curiosa para saber como o Grey vai reagir com Jack (patrão da Ana), a cena da Leila (ex-submissa do Grey) no apartamento e toda a história. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário