Gírias e expressões (dos leitores)

24 de janeiro de 2016


As gírias estão invadindo o universo literário e estão sendo utilizadas cada vez mais. Escolhi doze entre as mais utilizadas e vou mostrar o significado delas.

Bookaholic 
Pessoa viciada em livros. 
Poser 
Pessoa que finge ser fã apenas para estar na moda ou para fazer parte de um determinado grupo. Fã apenas quando o livro (duologia, trilogia ou série) está no auge. Muitas vezes um poser, não possuir um conhecimento mais profundo sobre o assunto. 
Crush literário 
Termo muito utilizado entre os adolescentes que significa paixão intensa por um personagem. 
Shippar 
É quando o leitor torce por um casal. 
Book ban 
Quando um leitor se proíbe (ou evita) de comprar novos livros, seja por ter muitos livros e quer terminar de ler os que já tem, seja por falta de dinheiro. 
Fandom 
Grupo de fãs reunidos, seja de um livro, série, saga, personagem ou autor.
Book tour 
"Livro viajante", é um rodízio de livros. Geralmente é utilizado em blogs, quando um autor disponibiliza um livro para ser lido entre os blogs, onde um envia o livro para o outro. Também é utilizado em clubes e grupos de leituras, os leitores participantes tem um prazo para concluir a leitura e em seguida enviam para o próximo da fila.
Booktrailer 
Semelhante ao trailer de um filme, mas sendo criado para o livro. 
Spoiler 
Quando alguém revela detalhes importante sobre o livro, estragando as surpresas durante a leitura. 
Sentada 
O ato de parar para ler. Já ouviu a frase: " li o livro em uma sentada só"? pois bem, a expressão sentada, quando dita por leitores, significa aquele período que a pessoa sentou para ler. 
Calhamaço 
Livro com muitas páginas, volumoso. 
Ressaca literária 
É quando o leitor se apega ao livro mas a leitura termina, momento temido pelos leitores. Após concluir a leitura, fica a saudade da história ou dos personagens. 

Essas são algumas das que mais vejo e escuto por aí. Se tiver alguma sugestão, deixe nos comentários. Então, tem algum bookaholic precisando de um book ban? :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário