[Resenha] Bibliotecas no Mundo Antigo

23 de julho de 2018

Título: Bibliotecas no Mundo antigo
Autor: Lionel Casson
Editora: Vestígio
Páginas: 208
Ano: 2018
Adicione ao Skoob
*Cortesia da editora


Sinopse: Esta deliciosa obra conta a história das bibliotecas antigas desde suas origens, quando “livros” eram tábuas de cerâmica e a escrita, um fenômeno novo. O renomado estudioso clássico Lionel Casson nos conduz em uma animada viagem, partindo das bibliotecas reais do Antigo Oriente, passando pelas bibliotecas públicas e privadas da Grécia e de Roma, até as primeiras bibliotecas monásticas cristãs. Casson traça o desenvolvimento das construções, os sistemas, acervos e patronos das bibliotecas, considerando questões de uma ampla variedade de tópicos, como: quem contribuiu para o desenvolvimento das bibliotecas públicas, especialmente a grande Biblioteca de Alexandria? O que as bibliotecas antigas incluíam em seu acervo? Como bibliotecas antigas adquiriam livros? Qual era a natureza das publicações no mundo greco-romano? Como o cristianismo transformou a natureza dos acervos bibliotecários? Assim como uma biblioteca recompensa quem a explora com tesouros inesperados, este interessante livro oferece a seus leitores a história surpreendente da ascensão e do desenvolvimento de bibliotecas antigas – uma história fascinante que nunca foi contada antes.

Resenha
Bibliotecas no Mundo Antigo é uma obra fascinante e tão cheia de detalhes que leva o leitor em uma verdadeira viagem ao passado, ao nascimento da escrita, dos primeiros livros e bibliotecas. Podemos acompanhar como e por que se deu o processo de escrita e, em seguida, a criação dos livros e a necessidade de um espaço para guardá-los, assim como a catalogação ainda precária, porém bastante eficiente para a época.
"As primeiras tabuletas de argila são simples anotações de números de mercadorias - animais, potes, cestos etc. A escrita, ao que parece, começou como uma forma primitiva de contabilidade. Seu uso logo foi ampliado para documentar as inúmeras coisas e atos que estavam envolvidos na vida diária, desde os simples inventários de mercadorias até a burocracia governamental."
Por volta do século XIII a.C., foi preciso adicionar notas de identificação às tabuletas de argila quando estas eram catalogadas. Algumas tabuletas faziam parte de conjuntos e traziam no final do texto uma espécie de folha de rosto que temos nos livros atuais, chamadas colofão, onde se tinha informações como: o nome do escriba que copiou o texto; o lote da qual ela faz parte; o nome do autor; se a tabuleta foi transferida de um lugar para outro e inúmeras outras.
Na Grécia Antiga, os autores dos primeiros livros possuíam apenas um exemplar de suas obras e para transmitir seu conteúdo realizavam leituras, dessa maneira as pessoas podiam conhecer seus textos. Mais para frente, os próprios autores  passaram disponibilizar cópias para amigos e outras pessoas, que por sua vez podiam fazer outras cópias das que receberam.  Foi quando, no final do século V a.C., surgiram os vendedores de livros. *Vale ressaltar aqui que na época não havia direitos autorais ou algo semelhante.

Em meados do século IV a.C., o número de pessoas que liam por prazer e não por necessidade havia aumentado consideravelmente, obras sobre diversos assuntos estavam disponíveis e as pessoas passaram a colecioná-las. Então, nas primeiras décadas do século III a.C., foi criada a primeira biblioteca pública - em Alexandria - onde se tinha rolos de livros organizados de acordo com o seu conteúdo.
Os rolos recebiam etiquetas de identificação e eram empilhados em ordem alfabética, essa prática era apenas para a primeira letra, mas já facilitava muito na organização. Somente no segundo século d.C., ocorreu a alfabetização completa.

Durante a Idade Média temos o surgimento dos códices, que substituíram os rolos de papiro ou pergaminhos. A adaptação de rolos para códice foi um processo longo, os rolos continuaram a ser usados, mas o códice era dominante.
Minha impressão
Que obra encantadora! Assim que vi esse livro eu logo me interessei por ele, além de possuir uma premissa completamente atrativa, essa capa está maravilhosa e o título bem intrigante. Lionel Casson nos conduz, através de sua escrita, por caminhos de descobertas constantes nos quais podemos contemplar como os nossos amados livros e bibliotecas surgiram e como foram evoluindo com o passar do tempo. 

É muito curioso ver o resultado das contribuições das bibliotecas antigas nos dias atuais, as práticas foram se aprimorando, claro, e hoje temos a tecnologia a nosso dispor, mas entender como tudo começou é fascinante. 

Outro ponto que achei muito legal de ler foi o uso dos códices, as pessoas não estavam acostumadas a eles e demorou um longo período para que os rolos de pergaminho ou papiro deixassem de ser usados. Quando os códices apareceram, as pessoas tinham facilidade de para carregá-los e manuseá-los, uma vez que uma das mãos poderia ficar livre, enquanto nos rolos era preciso usar as duas mãos para poder ler. 

É uma leitura que eu recomendo! 

Minha nota para o livro

18 comentários:

  1. Gostei bastante da sua resenha, fiquei curiosa pra ler :)

    http://submersa-em-palavras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Olá, tudo bem? Caramba, eu realmente não sabia que existia um livro sobre isso! Deve ser mesmo uma obra fascinante, já que fiquei admirada só de ler tua resenha. Obrigada pela dica!

    Beijos,
    Duas Livreiras

    ResponderExcluir
  3. Oii tudo bem ?
    Não conhecia a obra fiquei bem curiosa com a trama, gostei bastante da resenha e irei da uma chance pra obra espero realmente gostar porque achei bem interessante.

    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Olá, bastante interessante esse livro, eu não conheço o autor mais gostei da sua resenha. Vou anotar a dica

    ResponderExcluir
  5. Nossa, que livro bacana!
    Gostei bastante de saber que existe um livro que mostre a história dos livros Rsrsrsrs Percebe-se que o autor soube como escrever, pois sentimos que é um livro fluido apesar que trazer um conteúdo histórico. Se tiver uma oportunidade darei uma chance a essa leitura, com certeza!
    Beijos do Wes ^^

    ResponderExcluir
  6. Eu adoro quando você surge com sugestão de livros que nunca vi na vida, fico mais animada ainda porque confio cegamente na sua opinião e sei que se você amou, é provável que eu vá amar também. Pela sinopse eu nao dava muita coisa, mas terminei de ler sua resenha e estou encantada!

    ResponderExcluir
  7. Não curto tanto livros de não-ficção leio bem poucos na verdade, apesar deste ter um tema um tanto quanto curioso ainda assim eu acho que não é para mim. Porém é interessante.

    Debyh
    Eu Insisto

    ResponderExcluir
  8. Olá! Normalmente eu não me interessaria em nada por esse livro, mas acho que por se tratar da história das bibliotecas, um lugar que amo demais, eu fiquei. Adorei o resumo que fez aqui sobre ele e já fiquei curiosa pra saber mais! Adorei!

    Abraços

    ResponderExcluir
  9. Uau,não conhecia esse livro. Adorei saber que ele fala sobre livros e bibliotecas,deve ser uma ótima leitura.
    Achei a capa bem interessante.
    Amei sua resenha,beijos!

    ResponderExcluir
  10. OI Beatriz, sua alinda, tudo bem?
    Eu sou do tempo de bibliotecas, ainda amo esse ambiente e me sinto tão bem dentro dele. Mesmo não tendo o costume de ler livros que não são de ficção, adorei esse. Acho que ficarei fascinada em descobrir como tudo surgiu. Sua resenha ficou ótima!!!!
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  11. Oii!
    Eu não sabia sobre essa obra, e apesar de achar o tema muito bacana, não é bem meu estilo de livro. Acho que seria um livro pra eu pegar de vez em quando para ler, sabe?
    beijos

    ResponderExcluir
  12. Oi linda
    Gente que obra incrível, amo livros assim e já estou aqui com a aba aberta procurando para comprar.
    E não somente eu, mas todos aqui em casa que gostam de ler curtem esse tipo de leitura,
    Dica mais que anotada,
    Bjus

    ResponderExcluir
  13. Olá, tudo bem? Ah com certeza é um livro prato cheio para qualquer leitor. Não sabia que existia um livro que trouxesse essas informações, e por isso fiquei bem interessada. E pelo que posso ver nas fotos a edição é bem caprichada. Dica anotada! E ótima resenha (;
    Beijos,
    http://diariasleituras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  14. Vi quando o livro foi lançado de cara me interessei por ele. Mas agora, depois da sua resenha, estou apaixonada pelo conteúdo! Gostaria muito de saber mais sobre o tema, espero ter a oportunidade de ler.

    ResponderExcluir
  15. Oi Beatriz, apesar de parecer interessante, desta vez o livro não me empolgou muito a ponto de querer ler.
    Bjs Rose

    ResponderExcluir
  16. esse livro parece perfeito pra quem adora conhecer as histórias por trás das bibliotecas <3

    ResponderExcluir
  17. ai que livro incivel!
    eu adoro história e adoro quando elas sao bem contadas
    vou ler esse livro sim

    ResponderExcluir
  18. Olá,

    Confesso que minha curiosidade em relação às coisas funciona de uma maneira bem incomum, por exemplo: amo ler, então estou sempre em busca de novos livros, novos autores, mas nunca parei para pensar em bibliotecas, como elas surgiram e tals. Fiquei sabendo desse lançamento esse ano, espero ter a oportunidade de fazer essa leitura, que com certeza agregará muito.

    Beijos,
    oculoselivrosblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir