[Resenha] Nossa Parte de Noite

10 de junho de 2021

 

Título: Nossa Parte de Noite
Autor: Mariana Enriquez
Editora: Intrínseca
Páginas: 542
Ano: 2021
*Cortesia da editora (Clube Intrínsecos #32)
Sinopse: A Nossa Parte da Noite, o aguardado livro da argentina Mariana Enriquez, é um romance épico, gótico, múltiplo, uma mescla de géneros e tradições literárias e onde as personagens atravessam mundos e submundos. Os temas universais da família, do poder e da eternidade cruzam-se com os de sociedades secretas e seres obscuros que procuram redefinir a natureza da vida e da morte – o terror sobrenatural entrecruza-se com terrores muito reais. Em tempos de ditadura militar, um pai e um filho atravessam a Argentina de carro, desde Buenos Aires até às cataratas de Iguaçu. Pelo caminho há operações de controlo militar e o clima geral é de grande tensão. O pai tenta proteger o filho, Gaspar, de um destino que parece estar traçado. A mãe morreu em circunstâncias pouco claras. Tal como o pai, Gaspar foi chamado a ser médium numa sociedade secreta, A Ordem — já com séculos de existência —, dominada pela poderosa família da mãe de Gaspar. O destino do médium é cruel, pois o seu desgaste físico e mental é rápido e implacável. Desta inicial viagem de carro partimos para uma outra viagem alucinante – com passadiços que escondem monstros inimagináveis; interiores de casas que comportam abismos e mudam subitamente sem a intervenção humana; com enigmáticas liturgias sexuais; andanças pela Londres psicadélica dos anos sessenta; a ditadura militar, os desaparecidos; e a incerta chegada da democracia.

Resenha
Gaspar é apenas uma criança, mas precisa fugir de um destino cruel sem nem mesmo saber disso. Seu pai tenta a todo custo mantê-lo afastado das forças do mal que querem pegá-lo e usar seu corpo como um instrumento para suas necessidades, para isso, Juan Peterson (pai de Gaspar) faz coisas das quais a criança não entende... coisas que machucam Gaspar física e emocionalmente... coisas que assustam... coisas que Gaspar lembrará para sempre.

A família da mãe de Gaspar comanda – há séculos – uma poderosa sociedade secreta que faz cultos obscuros, todas as práticas da Ordem são sórdidas, seus membros cultuam o mal, chamam por demônios, pedem favores e em troca precisam oferecer sacrifícios vivos, alguns membros da Ordem que estão iniciando até se oferecem de bom grado para alimentar a Escuridão. Na calada da noite, no local de invocação, muitas coisas ruins acontecem e no centro disso tudo está Juan, ele é o médium atual da Ordem, é no corpo dele que o demônio se manifesta e a Escuridão age. A forma física de Juan muda, ele já não parece o mesmo, não tem controle do que acontece depois que a Escuridão chega.
A mãe de Gaspar foi criada na Ordem, então ela teme as regras e nunca quis fazer nada que fosse contra suas crenças, mas quando A Ordem pede seu filho ela fica em dúvida. Juan está desfalecendo e a Escuridão quer que ele transfira a sua consciência para o corpo de Gaspar, matando o filho ao ocupar seu corpo, mas ele jamais será capaz de entregar seu filho para que tenha um destino tão terrível e ele sabe que mesmo ao se recusar em transferir sua consciência para o corpo de Gaspar a Ordem irá atrás do menino de qualquer maneira e vai transformá-lo em um médium ainda mais poderoso que Juan.

A mãe de Gaspar foi morta pela Ordem (pela própria família) e Juan só pode recorrer a três pessoas para ajudá-lo a salvar Gaspar. Dois tios do menino se dispuseram a agir secretamente contra a Ordem, eles sabem que se forem pegos vão sofrer, mas não podem permitir que Gaspar seja preso, torturado, abusado e transformado em uma criatura horrenda para que A Ordem continue com seus cultos. A outra pessoa a quem Juan pediu ajuda foi seu irmão, ele o nomeou tutor de Gaspar após a sua morte e espera que o irmão possa cuidar de seu filho quando ele não estiver mais presente.
Para que o filho não seja encontrado pela família, Juan precisa pedir à Escuridão um símbolo que mantenha Gaspar escondido, se alguém tentar encontrá-lo não vai conseguir. A Escuridão tem esse símbolo e pode dar a ele, mas é preciso oferecer algo em troca e o ritual para marcar Gaspar é sinistro, violento e pode fazer com que o menino nunca mais olhe para o pai do mesmo jeito... Juan está disposto a tentar. E o que será dado em troca é terrível, mas Juan faz a sua escolha e terá de lidar com as consequências.

Gaspar tem alguns amigos que ele, sem querer, acaba arrastando para essa loucura que é a sua vida e eles começam a sofrer também. Seus amigos veem coisas, sentem coisas, eles têm medo e correm perigo. Conforme Gaspar vai crescendo ele entende toda a preocupação do pai em relação à Ordem, mas não sabe se pode lutar contra todas aquelas pessoas malignas, com todas as criaturas demoníacas que o Culto das Sombras invoca. Ele precisa tentar porque não pode permitir que as pessoas que ama sejam, uma a uma, assassinadas brutalmente pela ordem.
Minha impressão
Quando eu vi a premissa de Nossa Parte de Noite eu fiquei muito interessada na leitura, a história macabra que o livro traz me deixou intrigada e logo comecei a ler. A leitura me provocou sentimentos diferentes, ao mesmo tempo em que eu estava curiosa para ler e descobrir mais sobre A Ordem e o Culto das Sombras eu ficava horrorizada, escandalizada com tanta crueldade e isso me fez admirar a autora pela facilidade com que ela nos choca e ao mesmo tempo nos instiga.

Não é uma leitura fácil, mas é um ótimo livro e quem gosta de histórias góticas, com muito horror e cenas macabras tem aqui uma obra fascinante. Somos apresentados a Gaspar e seu pai, que tenta proteger o filho com todas as suas forças e com todas as artimanhas de quem dispõe. Durante a leitura eu duvidei do pai dele (Juan) em alguns momentos, eu questionava seus métodos para proteção do filho, mas ao finalizar o livro eu entendi que toda aquela sordidez era necessária.

A Ordem é uma sociedade secreta que cultua o mal, eles precisam de um médium para invocar a escuridão e o médium atual é Juan, mas a Ordem quer o corpo de Gaspar e Juan vai tentar ludibriar os membros dessa sociedade secreta para salvar seu filho. O corpo do médium se desgasta facilmente, os rituais são exaustivos e as transmutações exigem demais do médium, então eles têm uma vida útil bem curta, por isso Gaspar é alvo da substituição, A Escuridão quer que Juan transfira a sua consciência para o corpo do filho.

A Ordem não poupa crianças, pelo contrário, as usa em seus sacrifícios, tortura crianças independentemente da idade para fazer pedidos à Escuridão. É doloroso de ver as condições nas quais são mantidas, são sequestradas, abusadas, torturadas, mutiladas... tudo para que os membros da Ordem possam conseguir seus desejos com A Escuridão.

Embora alguns trechos sejam mais lentos, eu gostei da leitura e recomendo!

Minha nota para o livro

Nenhum comentário:

Postar um comentário